

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre o Censo Escolar, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O Censo Escolar é um levantamento nacional que abrange escolas públicas e privadas de ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
II. Apenas as escolas públicas devem responder ao questionário do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
III. O Censo Escolar é instrumento para o planejamento das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais de educação.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
As assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A melhoria na qualidade dos serviços educacionais púbicos no Brasil é um objetivo que inclui ações de diversas partes interessadas, como educadores, gestores educacionais, pais, responsáveis e o Estado. Nesse contexto, deve o Estado assegurar o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, assim como assegurar a progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
II. Na Educação infantil, o desenvolvimento dos conhecimentos lógico-matemáticos pode envolver jogos e brincadeiras simples e espontâneas, pois as crianças se relacionam com os conceitos matemáticos de forma lúdica.
III. A escolha dos conteúdos de ensino deve considerar exclusivamente os interesses do estudante quanto ao ingresso no mercado de trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
O regimento escolar é um documento que especifica com detalhes o regime interno que deve ser seguido pelo conjunto de uma comunidade educativa. Há uma série de aspectos que devem ser respeitados nesse tipo de documento, dentre elas podemos destacar:
1) O cumprimento dos horários pré-estabelecidos;
2) Quais as condutas não são admissíveis e suas sanções correspondentes;
3) Normas de higiene;
4) Regras de comportamento geral entre a relação professor x aluno.
Está correto o que se afirma em:
Apenas em 1 e 3.
Apenas em 2 e 4.
Apenas em 1, 2 e 3.
Todas estão corretas.
A organização e gestão da escola precisa estar ancorada na concepção democráticoparticipativa, que se baseia na relação orgânica entre a equipe diretiva e a participação efetiva dos membros da comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários). Para sua efetivação são definidos os seguintes princípios, segundo Libâneo:
Descentralização dos recursos financeiros.
Órgãos colegiados.
Eleição de diretores.
Projeto Político-Pedagógico.
Todas alternativas estão corretas.
O diálogo efetivo é a chave de uma boa liderança, de uma boa administração e até mesmo de uma boa convivência com a família e os amigos, afirmam Anna e Marc Burbridge, em Gestão de conflitos: desafio do mundo corporativo.
Os autores se referem a uma habilidade fundamental, tanto para um diálogo produtivo como para negociações efetivas, que exige um equilíbrio entre assertividade e colaboração e uma percepção sobre o jeito natural de as pessoas lidarem com confrontações. Existem diversas técnicas para isso, e uma das mais importantes implica criar espaços e tempo para o pensamento dominar as emoções. Para conflitos entre dois indivíduos, o processo de automediação tem mostrado bons resultados, porém necessita que uma das partes domine o método.
O enunciado faz referência à habilidade de
gerência.
percepção de ameaças.
negociação.
autogestão.
mediação.
Considerando que o inspetor escolar trabalha diretamente com a legislação educacional e executa atividades relacionadas à gestão e à organização pedagógica e administrativa das instituições escolares, assinale a alternativa que contém apenas atribuições inerentes às funções desse profissional da educação.
Coordenar a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar e acompanhar diariamente o processo didático-pedagógico desenvolvido no âmbito escolar.
Exercer a intermediação entre as escolas e o sistema gestor e orientar o corpo docente no desenvolvimento de suas potencialidades profissionais, assessorando-o, técnica e pedagogicamente, na rotina diária do trabalho pedagógico.
Exercer o controle externo das escolas, tanto na dimensão pedagógica como na administrativa e financeira, e orientar a escola na elaboração e atualização do regimento escolar, quadro curricular e calendário escolar, resguardando as normas legais vigentes, acompanhando o seu cumprimento.
Zelar pela coerência da política educacional com as necessidades do processo de ensino-aprendizagem dentro da escola e auxiliar o processo de elaboração dos planos de trabalho do professor, promovendo a melhor utilização de todos os espaços físicos da instituição.
Analise a situação-problema a seguir.
“Maria Clara estava matriculada no Curso de Formação para Professores de Nível Médio, na Modalidade Normal. Transferiu-se para outra unidade sem haver cursado uma determinada disciplina obrigatória do currículo do referido Curso. Neste caso, Maria Clara deverá cumprir a disciplina para concluir o seu curso e receber a diplomação. Do resultado, deverá ser lavrada ata especial e constará na ficha individual e no histórico escolar da aluna”.
Assinale a opção que contém a nomenclatura CORRETA desse processo de regularização da vida escolar de Maria Clara.
Complementação curricular.
Aproveitamento de estudos.
Circularidade de estudos.
Reclassificação.
Estudos de recuperação.
Sobre o envolvimento dos pais no ambiente escolar, é INCORRETO afirmar que:
Esse envolvimento proporciona segurança aos educandos, que se sentem acolhidos, encorajados e responsáveis por seus atos, que são observados e valorizados.
A escola deve trabalhar para que essa parceria seja eficaz, e acolher pais e responsáveis no ambiente educacional.
Canais eficientes de comunicação entre ambas as partes devem ser estabelecidos e hoje, graças às tecnologias, essa demanda está cada vez mais acessível.
A escola tem uma percepção diferente sobre as necessidades do estudante, assim como a família tem um olhar particular graças à convivência próxima com o aluno. A interação dessas duas visões pode atrapalhar a eficiência da formação educacional.
O regulamento escolar pode ter por base dois tipos de metodologia educacional: a mais restritiva, que enfatiza os elementos sancionadores, e a mais tolerante, que considera que a proibição pura e simples pode ser substituída por/pela:
parcerias com a polícia local.
parcerias com o trabalho educativo dos quartéis próximos à escola.
prevenção e pelo diálogo.
censura e penalidades brandas.
um conjunto de regras criadas pelos alunos.
No ambiente escolar, as funções executivas são primordiais para que o estudante possa ter sucesso em todas as etapas de sua educação. Sobre as funções executivas, é INCORRETO afirmar que:
Atuam como uma interface entre os indivíduos e o ambiente com o qual interagem.
São responsáveis pela regulação cotidiana do comportamento e estão presentes em sua plenitude até o início da idade adulta.
Como as histórias individuais são diferentes, também o desenvolvimento das funções executivas terá trajetórias desiguais para cada pessoa, e as habilidades adquiridas serão provavelmente distintas.
Seu processo de aprimoramento é contínuo, embora diferenciado para seus múltiplos aspectos, e parece haver correspondência com surtos de desenvolvimento do córtex pré-frontal.
Em apresentação sobre a função social da escola, Arêas destaca que a prática social da Educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes, para atender às diferenciadas demandas. Segundo a autora, a educação, entendida como espaço de garantia de direitos, tem como locus privilegiado
a escola.
o bairro.
a cidade.
a família.
o entorno escolar.
A Resolução nº 3, de 16 de maio 2012, define diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância.
De acordo com essa resolução, é correto afirmar:
São considerados crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância aqueles pertencentes a grupos sociais que vivem em tal condição por motivos culturais, políticos, econômicos e de saúde. Por exemplo: os ciganos, os indígenas, os povos nômades, os trabalhadores itinerantes, os acampados, os circenses e os artistas e / ou trabalhadores de parques de diversão e de teatro mambembe.
Os sistemas de ensino, por meio de seus estabelecimentos públicos ou privados de Educação Básica, deverão exigir comprovante de endereço formal para assegurar a matrícula de estudante em situação de itinerância.
Os sistemas de ensino poderão orientar as escolas quanto à necessidade de garantir não só a matrícula, mas, também, a permanência e, quando for o caso, a conclusão dos estudos aos estudantes em situação de itinerância, bem como a elaboração e a disponibilização do respectivo plano de trabalho com o estudante.
Os cursos destinados à formação inicial de professores deverão orientar os estudantes sobre a importância do conhecimento de estratégias pedagógicas, bem como sobre procedimentos de avaliação que considerem a realidade cultural, social e profissional do estudante itinerante como parte do cumprimento do direito à educação. Nos cursos de formação continuada, trata-se de uma recomendação.
Heloísa Lück, em uma de suas entrevistas, afirma que: “A escola deve ser uma comunidade de aprendizagem também em liderança, tendo em vista a natureza do trabalho educacional.” (Revista Escola Nova, 2009). Em sua obra Liderança em Gestão Escolar (LÜCK, 2012), a autora apresenta a gestão como um novo paradigma que se contrapõe à administração escolar.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que ocorre em uma liderança pautada pela gestão.
( ) Hierarquização e verticalização dos processos administrativos e pedagógicos.
( ) Aproximação da tomada de decisão e a ação, propriamente dita, visando eficiência e efetividade das intervenções.
( ) Democratização do acesso e promoção do sucesso do aluno na escola; dos processos pedagógicos e de gestão escolar.
( ) Decisões colegiadas privilegiando a participação de todos os setores da escola (ou representantes) e comunidade escolar, especialmente do conselho escolar.
A sequência correta é
Assinale a alternativa correta com relação ao tópico Monitoramento Educacional, no âmbito da gestão escolar de ensino.
Aferição do conhecimento individual de cada aluno como pressuposto para a progressão do aluno.
Aferição do conhecimento individual de cada aluno como meio para reforçar o conteúdo e contribuir com a aprendizagem.
Contratação de bolsistas para assistir aos alunos em tópicos específicos da grade curricular de determinadas séries.
Contratação de bolsistas para assistir aos alunos em temas transversais que permeiam várias séries.
Acompanhamento sistemático de um conjunto de indicadores educacionais em intervalos regulares de tempo.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade.
II. A valorização da experiência extra-escolar deve ser uma das bases da prática educacional.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A mãe de um determinado aluno dirigiu-se à secretaria da escola solicitando transferência de seu filho para outra unidade de ensino. Em relação ao processo de transferência, é correto afirmar que
ela só poderá ocorrer ao final do ano letivo, portanto, a genitora deverá ser orientada para retornar à unidade escolar após conclusão da série/ano/curso; único momento em que é possível informar a carga horária e os dias letivos correspondentes à fase em que o aluno está matriculado.
caberá a unidade escolar expedir histórico escolar, com as especificações cabíveis: aproveitamento, assiduidade, carga horária e dias letivos cursados pelo aluno até a data da expedição do documento.
após o pedido cabe à unidade escolar encaminhar o histórico escolar para unidade de ensino solicitada pelo responsável em até 60 dias corridos.
a secretaria da escola deverá comunicar imediatamente o órgão responsável – Secretaria Municipal de Educação no caso de escola municipal – para que ela emita a documentação necessária.
após atestar para instituição de origem, por meio do documento de declaração de transferência, firmado em duas vias, em que o aluno está matriculado e cursando uma série/curso/ano, a unidade de origem deverá arquivar o prontuário do aluno para eventuais consultas.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um instrumento de Escrituração Escolar utilizado para registrar a vida escolar do estudante.
Expedição e Registro de Diplomas.
Relatórios.
Atas.
Certificados.
No conflito apresentado, analisamos as evidências e podemos concluir que
I. ao lidar com conflitos, deve-se considerar as semelhanças dos aspectos da situação ao invés de somente as divergências.
II. as partes envolvidas no conflito deverão ver a situação de maneira pessimista no aspecto das relações interpessoais.
III. a ponderação nos conflitos deve prevalecer, pois nem para todos os envolvidos valeu o esforço para solucionar os impasses.
IV. avaliar os aspectos, quem está envolvido no conflito e as consequências são atitudes para se tomarem decisões assertivas.
V. conhecer os envolvidos no conflito é essencial para que não se cometam injustiças.
São corretas as afirmações:
I – II – III.
I – IV – V.
III – IV – V.
II – III – V.
II – IV – V.
A experiência do brincar, na história do ser humano, vem cruzando diferentes tempos e espaços, sendo marcada, ao mesmo tempo, pela continuidade e pela mudança. Assim, podemos afirmar em relação ao papel da brincadeira na educação infantil que:
é uma prática irrelevante no contexto da educação formal.
é uma atividade oposta ao trabalho, assim não gera resultados na aprendizagem das crianças.
configura-se como tempo perdido, assim, enquanto prática pedagógica, deve ser evitada pelo professor.
é um lugar de construção de culturas e suporte de sociabilidade no desenvolvimento infantil.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A gestão escolar implica visibilidade de objetivos e metas dentro da instituição escolar.
II. Os peroxissomos não realizam a oxidação de ácidos graxos.
III. As artérias são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos. A parede das artérias, como a das veias, também é formada por três camadas. A diferença, porém, é que a camada muscular e a conjuntiva são menos espessas que suas correspondentes veias.
IV. Termos como leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau são frequentemente associados ao Reino Vegetal.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Apenas três afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.