Questões de Concurso sobre O Cuidar na Educação Infantil

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.087 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A higiene, como a compreendemos atualmente, é resultado de um longo processo de acumulação de conhecimentos sobre agentes infecciosos. Os hábitos pessoais de higiene que devemos praticar e ensinar as crianças começam com


A

os braços.


B

a boca.


C

o rosto.


D

os pés.


E

as mãos.

Entre outros, o momento da alimentação é uma das situações em que o cuidar e o educar acontecem de modo indissociável. Neste sentido, é correto afirmar que


A

a escola deve acolher e disponibilizar um local específico caso a mãe tenha disponibilidade para comparecer à instituição de ensino para amamentar seu bebê.


B

o adulto deve observar as crianças que recusam os alimentos e repreendê-las veementemente diante das demais, a fim de que as outras aprendam que não podem rejeitar a comida.


C

as crianças têm menor necessidade de beber água que o adulto, por isso a ingestão de água por elas precisa ser controlada, inclusive para evitar sua ida constante ao banheiro.


D

os alimentos precisam ser servidos em temperatura adequada para a criança, mas, caso estejam quentes, o adulto deve soprar bastante os alimentos, até esfriarem.


E

as mamadeiras devem ser oferecidas às crianças enquanto estão deitadas nos berços ou nos colchonetes para que desfrutem do leite confortavelmente.

Sobre as salas de atividades para bebês nas escolas de Educação Infantil, analisar os itens abaixo:


I. Não há necessidade de a sala ter acesso a exterior, pátio ou pracinha.

II. A presença de um espelho grande para as crianças se observarem auxilia tanto na construção de suas identidades quanto na diferenciação das outras crianças a partir da construção das suas imagens.

III. Deve ser um espaço claro, arejado, amplo, com materiais estimulantes e com cores fortes e escuras.

IV. Os espaços de sono, troca e higiene devem estar interligados ao grande ambiente da sala, permitindo que as crianças que estejam brincando não fiquem totalmente separadas das que estão recebendo cuidados pessoais.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e III.


B

Somente os itens I, II e IV.


C

Somente os itens II e IV.


D

Somente os itens II, III e IV.

Na hora do repouso no ambiente da Educação Infantil, uma baixa iluminação é uma das contribuições para que esse momento fique mais adequado ao descanso das crianças. Dentre os cuidados que estão descritos a seguir, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)As crianças devem ficar com a cabeça completamente coberta para dormirem melhor.

(__)As crianças podem ser agasalhadas ou descobertas, conforme necessidade pela variação de temperatura ambiente.

(__)As crianças devem ficar em ambiente arejado.

(__)As crianças devem ser observadas cuidadosamente pelos educadores.


Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

V - V - V - V


B

F - V - V - V


C

F - F - V - V


D

F - V - V - F


E

V - V - F - F

Segundo a Proposta Pedagógica da Rede Municipal (2010, p. 32) a Secretaria Municipal de Educação e os professores de Educação Infantil da Rede de Gaspar concebem o cuidar/educar como sendo:


I. Todas as ações desenvolvidas na rotina diária de uma instituição de Educação Infantil.

II. Tem o desdobramento na ampliação do repertório cultural das crianças.

III. O cuidar é responsabilidade somente da família.

IV. O educar é responsabilidade somente dos CDIs.


A sequência correta é:


A

Apenas as assertivas II e IV estão corretas.


B

Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


C

Apenas as assertivas II e III estão corretas.


D

Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Os documentos oficiais do Ministério da Educação sinalizam a importância da educação infantil ser um lugar para planejar de forma indissociável:


A

A educação e o cuidado.


B

A instrução e a disciplina.


C

A conformação dos corpos e o ensino.


D

O cuidado e a conformação dos corpos.


E

O cuidado e a disciplina.

A escola é o local onde nossas crianças passam boa parte de seu tempo e a sua importância vai muito além do ensino. É nela que, habitualmente, acontecem os primeiros contatos e relações fora da família, se desenvolvem relações de afeto ou desafeto, amizade ou inimizade.


FERREIRA, Fabiana Zanardo; VILLELA, Fabio Camargo Bandeira. O Desenvolvimento Emocional Infantil e o Lúdico: a Escola como Espaço do Brincar. Colloquium Humanarum, 2018.


A partir da perspectiva exposta no excerto, marque a alternativa que apresenta corretamente qual é a ação realizada pela criança que expressa uma necessidade que a escola deve oportunizar a ela:


A

O estudar.


B

O aprender.


C

O cuidar.


D

A rotina.


E

O brincar.

A elaboração de propostas educacionais na Educação Infantil necessariamente precisa contemplar concepções sobre criança, educar, cuidar e aprendizagem. Contemplar o cuidado significa:


I. Ter como objetivo principal a preparação das crianças pequenas para a aquisição de habilidades intelectuais, por meio de atividades sequenciadas e práticas, como forma de preparação para o ingresso no Ensino Fundamental.

II. Compreender que o desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e os cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.

III. Conhecer os conhecimentos, as habilidades e os instrumentos que envolvem a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda conhecimentos apenas de um único profissional: o professor.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.

Conversar com o grupo infantil sobre os acidentes que ocorrem, onde, quando e por que ocorreram e o que podem fazer juntos para evitar que aconteçam novamente, são práticas educativas que vão gradativamente construindo com as crianças atitudes de ______________, ______________ e ______________ com sua segurança e com a dos companheiros.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.


A

respeito / cuidado / proteção


B

responsabilidade / precaução / reflexão


C

empatia / socialização / planejamento


D

moderação / gentileza / compromisso

Os trabalhadores da educação infantil precisam ter uma concepção clara da sua função de cuidar da criança num ambiente escolar, pois esse cuidar não significa privar os educandos de serem sujeitos das suas próprias experiências, mas permitir aos educandos a oportunidade de vivenciarem novas experiências. Os RCNEI destacam a importância do cuidar no espaço escolar, que aborda a necessidade do comprometimento de quem cuida, que, nesse caso, é o professor. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.


A

Para cuidar, é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades, pois disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado (RCNEI, p. 25).


B

O desenvolvimento integral da criança depende dos cuidados educacionais, que envolvem a dimensão cognitiva, e dos cuidados com aspectos psicológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e das oportunidades de acesso a alimentos variados (RCNEI, p. 24).


C

O cuidado precisa considerar, principalmente, as vontades das crianças, que, quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo e os procedimentos também precisam seguir os princípios de promoção à alegria (RCNEI, p. 25).


D

Para cuidar, é preciso antes de tudo estar comprometido consigo mesmo, com sua singularidade, ser solidário com suas vontades, confiando em suas capacidades, pois disso depende a construção de um vínculo entre a criança e o seu interior (RCNEI, p. 25).


E

O cuidado precisa considerar, além da dimensão cognitiva, que o professor pode ajudar a criança a identificar suas vontades e priorizá-las, assim como atendê-las, pois cuidar da criança é sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento (RCNEI, p. 25).

A concepção que vincula educar e cuidar, na Educação Infantil, vem se consolidando nas últimas décadas, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Assim, contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil demanda:


A

a redução de atividades de ensino na rotina para a inclusão de propostas de cuidado, a fim de não sobrecarregar os profissionais


B

a identificação das necessidades básicas das crianças, que serão indicadas exclusivamente pelos responsáveis


C

a separação do tempo destinado às atividades exclusivas de cuidado e as demais que são atividades de ensino


D

a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas

Leia o texto a seguir.


Há uma relação estreita entre cuidado, atenção e aprendizagem durante os primeiros anos de vida. É como o alicerce de uma construção: quanto mais robusto e bem fundamentado, mais peso e altura ele aguentará. Da mesma maneira, a qualidade dos vínculos que a criança estabelece com familiares, cuidadores, educadores e ambientes construirá a base sobre a qual um complexo processo de conhecimento do mundo se erguerá. Assim, a Educação é parte do conjunto de iniciativas que devem amparar a criança na Primeira Infância.


Disponível em: www.todospelaeducação.org.br. Acesso em 19 abr. 2023.


Essa fase de desenvolvimento intenso das crianças, chamada “primeira infância”, é o período que vai de


A

0 a 3 anos.


B

0 a 6 anos.


C

0 a 7 anos.


D

0 a 12 anos.

Sobre "Cuidar e educar", analise as assertivas com o código V (Verdadeiro) ou F (Falso):


(__)O cuidar envolve questões afetivas, biológicas e de proteção, saúde, alimentação, interação, segurança e brincadeira.

(__)O educar propicia situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada.

(__)As ações de cuidado não se identificam com as ações de conhecer e explorar o mundo.


Marque a alternativa com a série CORRETA.


A

F, V, F.


B

F, F, V.


C

V, V, F.


D

V, V, V.

É considerada Educação Infantil em tempo parcial:


A

A jornada de, no mínimo, quatro horas diárias.


B

A jornada de, no mínimo, duas horas diárias.


C

A jornada superior a sete horas diárias.


D

A jornada de inferior a duas horas diárias.

Os termos educar e cuidar vêm se consolidando cada vez mais na Educação Infantil. Visto que, o cuidado é algo indissociável do processo educativo. Dessa forma, as creches e pré-escolas ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente familiar e social, têm como objetivo:


I- Ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças.

II- Diversificar e consolidar novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar;

III- Potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família.


Após analisar as alternativas acima, marque a opção adequada:


A

Apenas I está correta.


B

Apenas I e II estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

I, II e III estão corretas.

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, especialmente do nascimento até os 5 anos de idade, é fundamental para a promoção à saúde da criança e prevenção de doenças, além de conseguir identificar as situações de risco e atuar precocemente nas intercorrências. As ações como, pesar, medir, avaliar aquisição de novas habilidades, a imunização e a utilização do cartão da criança são algumas atividades relacionadas à avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças e que de acordo com o Ministério da Saúde está relacionado a um determinado conceito.


Qual o nome desse conceito? Marque a alternativa CORRETA.


A

Puerpério.


B

Acompanhamento jurídico processual.


C

Parturição.


D

Avaliação patológica.


E

Puericultura.

Nos últimos 20 anos, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como:


A

uma ação indissociável do processo educativo.


B

um processo histórico,


C

uma situação de socialização estruturada.


D

vínculos afetivos familiares.

Os recursos digitais, como filmagem e fotografia, facilitam as descrições, interpretações e análises, possibilitando, a quem não estava presente, conhecer determinados fatos, inspirando a reflexão sobre o acontecido, o que torna os registros fotográficos e em vídeos imprescindíveis para o trabalho com as crianças pequenas. Esses recursos têm a função de possíveis


A

anúncios publicitários das escolas, sem necessidade de autorização dos pais.


B

divulgações de eventos da escola como marketing comercial, tão somente.


C

filmagens para, exclusivamente, advertência dos alunos indisciplinados.


D

solicitações dos pais para acompanhamento dos filhos, unicamente.


E

registros que compõem a documentação pedagógica na educação infantil.

Sabendo que as experiências específicas de uma criança nos seus primeiros anos de vida têm o profundo efeito de limitar ou expandir seu potencial social, físico e cognitivo podemos concluir que?


A

O papel dos adultos no cotidiano com as crianças é fundamental e deve ter uma atenção especial para que essa relação contribua para seu desenvolvimento.


B

O adulto não tem um papel importante no desenvolvimento das crianças, portanto, não há com o que se preocupar nessa relação.


C

A relação do adulto com a criança no espaço de Educação Infantil é exclusivamente de atender as necessidades básicas, como alimentação e higiene.


D

A Educação Infantil é apenas uma solução para os pais que trabalham e não conseguem cuidar dos filhos em algum período do dia.

Os gestores atuam, em estreita consonância com profissionais sob sua responsabilidade, famílias e representantes da comunidade local, exercendo papel fundamental no sentido de garantir que as instituições de educação infantil realizem um trabalho de qualidade com as crianças que as frequentam. Por isso, devem


A

assegurar que as crianças de 0 até 8 anos, sob sua responsabilidade, sejam o principal foco das ações e das decisões tomadas.


B

encaminhar ao superior imediato os casos de crianças vítimas de violência ou maus-tratos.


C

orientar mães e pais e/ou responsáveis para não fornecerem dados às professoras que julguem relevantes sobre a criança.


D

realizar encontro anual entre mães, pais, familiares e/ou responsáveis e profissionais da instituição de educação infantil, visando à informação sobre aprovação e retenção das crianças.


E

possibilitar que mães, pais e familiares e/ou responsáveis tenham a oportunidade de visitar as instalações das instituições de educação infantil e de conhecer os profissionais que lá trabalham antes de matricular a criança.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado