Questões de Concurso sobre O Cuidar na Educação Infantil

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.087 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na busca por garantir um olhar contínuo sobre os processos vivenciados pela criança, devem ser criadas estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição por elas vividos. As instituições de Educação Infantil devem, assim:


I.Planejar e efetivar o acolhimento das crianças e de suas famílias quando do ingresso na instituição, considerando a necessária adaptação das crianças e seus responsáveis às práticas e relacionamentos que têm lugar naquele espaço e visar ao conhecimento de cada criança e de sua família pela equipe da Instituição.

II.Desdobrar o trabalho pedagógico enviado pelo governo, reunindo as equipes da creche e da pré-escola, acompanhado de relatórios descritivos das turmas e das crianças, suas vivências, conquistas e planos, de modo a dar continuidade ao seu processo de aprendizagem.

III.Priorizar a observação atenta das crianças e mediar as relações que elas estabelecem entre si, entre elas e os adultos, entre elas e as situações e objetos, para orientar as mudanças de turmas pelas crianças e acompanhar seu processo de vivência e desenvolvimento no interior da instituição.


É correto o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II, apenas.


E

III, apenas.

Ao cuidar de crianças em uma creche, qual das seguintes práticas é considerada INCORRETA em relação aos cuidados físicos com as crianças?


A

Certificar-se de que os brinquedos na área de recreação são adequados para a faixa etária das crianças e estão em boas condições de segurança.


B

Aplicar protetor solar antes de levar as crianças para atividades ao ar livre, especialmente em dias ensolarados, para protegê-las dos raios UV.


C

Verificar regularmente as fraldas das crianças e trocá-las conforme necessário para manter a higiene e o conforto.


D

Garantir que as crianças exerçam sua independência e se desenvolvam ao brincarem com os mais diversos objetos livremente, como botões ou peças de quebra-cabeça.


E

Garantir que a área de alimentação seja limpa e higienizada antes de cada refeição e que as crianças recebam alimentos adequados à sua idade e necessidades nutricionais.

Na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar vem se consolidando. Nesse sentido, para que atinjam seus objetivos de preservação da vida e de desenvolvimento das capacidades humanas, as atitudes e procedimentos de cuidado precisam estar baseados:


A

nas carências afetivas das crianças provenientes de famílias desestruturadas


B

no vínculo construído entre quem cuida e quem é cuidado, sem descaracterizar a posição hierárquica de cada um


C

em princípios de promoção à saúde, definidos coletivamente pelas famílias e elencados no projeto político pedagógico da instituição


D

em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais

A hora do sono é um momento fundamental para o desenvolvimento dos bebês e deve fazer parte da rotina da instituição de Educação Infantil. Para que a hora do sono possa oferecer condições adequadas e acolhedoras de sono, é preciso levar em consideração que:


I. Sejam oferecidos paninhos, fraldas e chupetas às crianças que fazem uso desses objetos em casa. Os educadores podem estimular a criança a dormir sem precisar fazer uso desses objetos, mas isso deve ocorrer de forma gradual e natural.

II. As crianças devem ficar desacompanhadas quando estão dormindo, respeitando o momento do descanso.

III. A luminosidade não seja reduzida, a fim de preservar os hábitos de sono das crianças.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item III.


C

Somente os itens I e II.


D

Somente os itens II e III.

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. A dimensão do cuidado, no seu caráter ético, é assim orientada pela perspectiva de promoção da qualidade e sustentabilidade da vida e pelo princípio do direito e da proteção integral da criança.


PORQUE


II. Educar de modo indissociado do cuidar é dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras e construírem sentidos pessoais e significados coletivos à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular das formas culturais de agir, sentir e pensar.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


E

As asserções I e II são proposições falsas.

A negligência refere-se ao ato de não suprir as necessidades físicas básicas, emocionais, educativas e médicas da criança. Em relação aos diferentes tipos de negligência, analisar os itens abaixo:


I. A física inclui a falta de oferta adequada de alimento, vestuário, proteção, supervisão e proteção contra danos potenciais.

II. A emocional é a falha na demonstração de afeto, ou amor, ou outro tipo de apoio emocional.

III. A educacional é a falha em não matricular a criança na escola, assegurar a frequência escolar ou uma prática de educar em casa.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

Sobre o cuidado na Educação Infantil, avalie as alternativas abaixo e, marque a opção INCORRETA:


A

Um dos requisitos que tem mais relevância na ação do cuidar é compreender como ajudar o outro a desenvolver-se como ser humano.


B

É desnecessária a colaboração de profissionais de diversas áreas para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e habilidades.


C

O cuidado também precisar considerar, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar retornos importantes sobre a qualidade do que estão recebendo.


D

No ato de cuidar é necessário o envolvimento de proximidade, compromisso, preocupação, tempo, interesse e atenção.

Em relação ao CUIDAR na Educação Infantil, assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas:


(__) O Cuidar não se resume aos cuidados de uma forma simplista, é fundamental comprometimento, tempo e proximidade por parte do professor, no qual deve perceber que o outro é um sujeito ativo e capaz, que deve ser ouvido e respeitado, sendo um ser que necessita desenvolver- se de modo pleno e autônomo.

(__) O Cuidar necessita construir vínculos entre quem cuida e quem é cuidado, envolve habilidades em observar as especificidades, individualidade, ideias e emoções da criança e ajudá-la em todos os seus aspectos.

(__) O Cuidar na perspectiva da Educação Infantil é uma ação cidadã, da qual os professores necessitam estar atentos e ter consciência dos direitos das crianças, que é um ser ativo em todo o processo, devendo contribuir eficientemente para que haja crescimento e desenvolvimento da criança, considerando as necessidades da mesma, o que tornará o educador mais humano.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, V.


B

V, V, F.


C

V, F, V.


D

F, V, V.

Sobre o “cuidar” e “educar” na educação infantil, tendo em vista o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) de 1998, analise as afirmativas a seguir.


I. A dimensão do “cuidar” na educação infantil é reduzida somente aos momentos de garantia da integridade da criança, ou em atividades como alimentação, higiene e proteção.

II. Para “cuidar” é preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado.

III. No processo de “educar”, a criança é auxiliada no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para sua formação em crianças felizes e saudáveis.

IV. “Educar” é propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.


Está correto o que se afirma em


A

I, II, III e IV.


B

I e IV, apenas.


C

II e III, apenas.


D

II, III e IV, apenas.

Ao pensar no ambiente e no espaço físico na escola, deve-se levar em conta os odores, as cores, os ritmos, os mobiliários, os sons e as palavras, o gosto e as regras de segurança, pois cada um tem identidade própria. Os ambientes e espaços destinados à realização de atividades por crianças, bem como os espaços de circulação exclusivos dos profissionais da educação, merecem atenção especial por contribuírem diretamente na promoção da saúde, no bem-estar físico e no desenvolvimento das pessoas.


EEduuaar__e_Cudda/Educar_e__Cuudaa_200199_10_09_119.pdf) es_gerais_2/Educar_e_Cuidar/Educar_e_Cuidar_2019_10_09_19.pdf) − (P.10)


Sobre a "Organização do tempo e espaço físico na escola", analise as assertivas:


I.A limpeza e a organização dos ambientes, dos espaços físicos, dos materiais, prescindem à organização do tempo na escola.

II.Os espaços na Educação Infantil, da forma com que se configuram, também são uma intervenção educativa, pois as crianças aprendem com tudo o que está à sua volta, com os materiais e ambientes.

III.A intencionalidade pedagógica transforma espaços físicos em ambientes aprazíveis para as práticas educativas infantis.

IV.O ambiente envolve aspectos físicos, culturais, afetivos e sociais.


É correto o que se afirma em:


A

I, III e IV, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

I e II, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I, II e IV, apenas.

Quando começam a aparecer os primeiros dentes nas crianças é preciso alterar alguns procedimentos na rotina de cuidado, por exemplo:


I- Limpá-lo com uma escova bem macia ou com uma gaze, cuidadosamente;

II- Recomenda-se o uso de pomadas analgésicas em caso de dor na dentição;

III- É importante que também seja feita limpeza nas gengivas, bochechas e língua, duas vezes por dia, com um paninho úmido.

IV- Não é recomendado dar nada para a criança morder neste período.


Dos itens acima:


A

Apenas os itens I e III estão corretos.


B

Apenas os itens II e IV estão corretos.


C

Apenas os itens I, III e IV estão corretos.


D

Apenas os itens III e IV estão corretos.


E

Todos os itens estão corretos.

A infância é um período da vida em que as crianças estão descobrindo o mundo, estando portanto, suscetíveis a várias situações de risco, assim é dever de todos zelar pela proteção da ocorrência de acidentes. Verifique o exemplo dado:


Mateus estava no horário do recreio escolar e sem os(as) professores (as) e os(as) auxiliares notarem, ele parou em frente a cozinha e encontrou um caroço de feijão cru no chão e o enfiou no ouvido.


Em relação às noções básicas de primeiros socorros, qual deverá ser a sua atitude?


A

Existem remédios específicos para o ouvido que podem ser facilmente adquiridos na farmácia, solicitar a diretora a aquisição de um desses remédios e aplicar no ouvido da criança para que desloque o corpo estranho do seu ouvido.


B

Entrar em contato com os pais para que os mesmos, levem a criança ao médico para que ele possa remover o corpo estranho do ouvido da criança.


C

Esquentar uma água e deixá-la bem morna e ir pingando aos poucos no ouvido da criança até que o corpo estranha saia.


D

Embeber um cotonete no álcool e inseri-lo no ouvido delicadamente a fim de retirar o corpo estranho do ouvido da criança.

Ano: 2022
Prova: ÁPICE - Prefeitura - Monitor de Musica - 2022

De acordo com Jesus e Germano (2013), o planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Portanto, esse planejamento deve incorporar, de forma integrada, dois princípios indispensáveis.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses princípios:


A

O educar e o cuidar.


B

O ensinar e o alfabetizar.


C

O aprender a brincar e ler.


D

O ler e escrever.


E

O brincar e o desenvolvimento da imaginação.

As noções de cuidado na Educação Infantil envolvem vários aspectos, portanto, o cuidar num contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos que inclusive podem extrapolar a dimensão pedagógica. Dessa forma, estão relacionados ao ato de cuidar na fase de Educação Infantil alguns dos aspectos abaixo, EXCETO.


A

A qualidade da alimentação ofertada.


B

Os aspectos relacionados ao ensino instantâneo e acelerado.


C

A dimensão afetiva e os cuidados com os aspectos biológicos do corpo.


D

Cuidados com a saúde e higiene.

A alimentação é fator determinante na saúde da criança, afinal uma alimentação adequada e saudável pode evitar doenças. Por isso, é importante conhecimento correto e atualizado acerca do assunto. Principalmente, as fases iniciais do desenvolvimento humano são largamente influenciadas pelos fatores nutricionais e metabólicos, que inclusive pode ter efeitos a longo prazo na saúde na vida adulta, por exemplo, muitas crianças que na infância apresentam obesidade podem carregar esse problema para a vida adulta.


Sobre a alimentação infantil, julgue os itens a seguir como V, para verdadeiros, ou F, para falsos:


I.(__)Desestimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

II.(__)Oferecer à criança diferentes variedades de alimentos ao longo do dia, pois uma alimentação variada também é uma alimentação colorida.

III.(__)Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos, estimulando a utilização do sal.

IV.(__)Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos e garantir o seu armazenamento e conservação adequados.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

I.V, II.F, III.F, IV.V.


B

I.F, II.V, III.F, IV.V.


C

I.V, II.V, III.V, IV.F.


D

I.F, II.F, III.V, IV.F.

No momento de sono dos bebês, é necessário que o monitor faça vigília e garanta a proteção das crianças enquanto elas dormem, portanto ele não deve cochilar, dormir, deitar-se na sala, ficar de costas para as crianças ou fazer uso de telefone, sob o risco de perder o foco em seu trabalho.


C

Certo


E

Errado

Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo a concepção que vincula. Consiste em compreender que o espaço e o tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.


Marque a alternativa CORRETA da vinculação contextualizada acima.


A

Explorar e expressar.


B

Cuidar e educar.


C

Brincar e participar.


D

Interações e brincadeiras.

No ambiente da creche, a relação que se estabelece com o bebê e a criança, no processo de cuidar, também é uma ação educativa, quando:


A

As atitudes e processos de cuidados corporais conduzem a experiências ricas ao bebê e à criança, que proporcionam aprendizados sobre si mesmos, sobre o outro, sobre o meio físico, social e cultural onde vivem.


B

As atitudes e processos de cuidados corporais são rápidos e aligeirados junto ao bebê e à criança, de modo que se otimize o tempo pedagógico para aprendizados sobre o meio físico, social e cultural onde vivem.


C

As atitudes e processos de cuidados corporais são bem demorados junto ao bebê e à criança, pois eles por sí só são mais importantes que os conteúdos pedagógicos sob a responsabilidade da professora.


D

As atitudes e processos de cuidados corporais são de responsabilidade exclusiva da família junto ao bebê e à criança, cabendo a creche proporcionar aprendizados sobre si mesmos, sobre o outro, sobre o meio físico, social e cultural onde vivem.

Cuidar e educar significa compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana (...). (Brasil, 2010, p. 17.). Com relação ao cuidar e o educar, é INCORRETO afirmar que:


A

Os docentes precisam, ao educar, estimular a curiosidade e a imaginação das crianças, pois educar quer dizer formar cidadãos que estão parcelados em capacidades isoladas.


B

Educar implica preparar as situações como organização do tempo e do espaço dando condições para que as crianças criem os seus próprios conhecimentos por meio das interações com as pessoas, o meio físico, social e cultural.


C

O cuidar é essencial para a formação da criança enquanto um ser em desenvolvimento contínuo e deve ser aliado ao processo educativo, ou seja, o educar, cuidando para que assim as ações que promovam afetividade, sensibilidade e autonomia sejam construídas.


D

Em cada criança há uma criatura humana em formação e, neste sentido, cuidar e educar são, ao mesmo tempo, princípios e atos que orientam e dão sentido aos processos de ensino, de aprendizagem e de construção da pessoa humana em suas múltiplas dimensões.


E

O cuidar e o educar caminham junto na prática pedagógica com a criança pequena e o estudante com deficiência. Os dois momentos precisam fazer parte da rotina diária do planejamento do professor.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado