

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A universidade, ao construir sua proposta pedagógica, deve assumir sua função social e formadora, considerando a diversidade de saberes, culturas, trajetórias e expectativas presentes em seu corpo discente e docente.
A partir disso, assinale a alternativa que melhor expressa tal proposta.
A proposta pedagógica da universidade deve ser construída coletivamente.
A construção da proposta pedagógica universitária deve priorizar os padrões internacionais de ensino.
A participação dos estudantes na construção da proposta pedagógica deve ser limitada.
A proposta pedagógica da universidade deve ser elaborada por especialistas em currículo.
A proposta pedagógica deve garantir estabilidade institucional e evitar conflitos ideológicos no ambiente acadêmico.
Segundo Carrasco e Azevedo (2022), a literatura evidencia que o assessor pedagógico universitário é um dos profissionais que se preocupa com as questões da Pedagogia Universitária.
Em relação ao assessor pedagógico, é correto afirmar que
é uma figura presente em muitas instituições de educação superior no Brasil e em outros países, seu papel e ações junto a docentes e discentes apresentam grande visibilidade no contexto universitário.
esse profissional tem como principal função desencadear processos formativos capazes de melhorar a qualidade do ensino e diminuir a evasão, especialmente do ensino de graduação.
ao assumir a formação direta dos docentes, ou sendo articulador dessa formação, esse profissional precisa desenvolver saberes voltados à formação.
há grande empenho do assessor pedagógico em ampliar o rol de atuação dentro e fora da instituição na qual atua, de modo a atender ao imediatismo da dinâmica institucional.
Segundo Nogaro e Jung (2021), a incursão nas obras de Paulo Freire nos permite apresentar conceitos considerados pertinentes para fundamentar o pensamento pedagógico que transpassa a pedagogia universitária.
Nessa perspectiva, e considerando também a obra “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa” (2001), representam aspectos importantes de um perfil docente esperado para atuar na docência universitária:
Exercício de uma pedagogia dialógica e humanizadora
Ética na relação entre os saberes e nas lutas políticas ideológicas
Rigorosidade metódica, respeito aos conteúdos e às lógicas acadêmicas
Conhecimento disciplinar e compromisso racionalizado na transformação do mundo
Sobre as universidades no período Medieval, é correto afirmar que
seus professores não poderiam pertencer ao corpo eclesial da igreja.
seu programa de estudos era composto somente por disciplinas relacionadas à teologia.
possuíam um caráter predominantemente eclesiástico.
os membros do papado não exerciam influência no seu plano de estudos, já que seu conteúdo sempre foi universal.
estudos filosóficos não faziam parte do seu plano escolar.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Aprender uma língua é a única forma de aprender os significados culturais pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade e a si mesmas.
II. O ensino da Língua Portuguesa deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de valorizar a leitura como fonte de informação e uma via de acesso aos mundos criados pela literatura.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação à promoção. ,
( ) Obedecerá aos critérios de tempo de exercício mínimo na classe e de merecimento.
( ) É a passagem do profissional do Magistério de uma determinada classe para a classe de mesma base.
( ) O merecimento para promoção à classe seguinte será avaliado pelo desempenho de forma eficiente, pela assiduidade, pontualidade, responsabilidade, realização de cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, projetos e trabalhos realizados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – F.
V – F – V.
F – F – V.
V – V – F.
V – V – V.
O PP, ao definir tempos escolares, considera as diferentes demandas de alunos e professores de forma que, no AEE, os tempos escolares do aluno devem considerar:
o horário do professor do AEE e do professor da sala comum articulados com os recursos físicos da escola e os calendários escolares.
os calendários escolares, os horários dos espaços físicos da escola e do contraturno do aluno e os horários do professor do AEE.
o horário do professor para atendimento ao aluno e à família, preparação de material e orientação ao professor da sala comum.
os calendários escolares, os horários de turnos do aluno, articulando-se com os espaços e recursos físicos e humanos da escola.
o horário oposto ao que o aluno frequenta a sala comum, quando, para atender às necessidades apontadas no plano do AEE, houver a indicação de sala de recursos multifuncionais – SRM.
Entendido(a) como prática acadêmica que interliga a universidade, nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população, possibilita essa formação do profissional cidadão e se credencia cada vez mais junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. Essa definição diz respeito à(ao)
pesquisa acadêmica.
extensão universitária.
ensino.
metodologia científica.
práxis social.
Na obra de Quadros (2004), intitulada “O tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais e língua portuguesa” temos um breve relato histórico sobre esse profissional.
Neste sentido, é correto afirmar:
A profissionalização em nível superior de intérpretes de libras/português ocorre no início dos anos 90, em parceria com a FENEIS e o INES.
A presença de intérpretes de línguas de sinais no Brasil é iniciada na década de 80 em contextos religiosos.
O INES, considerado uma escola de grande importância para os surdos, foi a instituição que promoveu o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
A presença de intérpretes de línguas de sinais no Brasil é iniciada na década de 80, em contextos educacionais.
A profissão do intérprete sempre foi reconhecida e remunerada, e sua formação é mais antiga que a formação do pedagogo bilíngue.
A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:
Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integralemuma mesma escola.
Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.
Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no Projeto Político-Pedagógico.
Proposta Pedagógica da Educação Infantil prevendo formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, com antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.
Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:
A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade.
As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.
A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.
A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.