

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula. Com base nessa informação assinale verdadeiro ou falso :
( ) O planejamento da escola é o plano integral da instituição composto pelos referenciais que dizem respeito aos objetivos e metas estabelecidas para cada uma das dimensões de gestão da escola: pedagógica, administrativa, recursos humanos, recursos financeiros e resultados educacionais.
( ) O plano curricular ou de ensino constitui-se no referencial com os fundamentos de cada disciplina. Nele devem estar expressos as expectativas de aprendizagem, os conteúdos previstos e as propostas de avaliação para cada ano/série.
( ) Em coerência com o planejamento da escola e com o plano de ensino, o plano de aula deve constituir-se na organização didática do processo de ensino destinado a cada turma, levando em consideração tanto as defasagens como os conhecimentos prévios dos alunos de modo a garantir que todos os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem contidos no plano de ensino; contudo, enquanto instrumento personalizado de trabalho deve ser desenvolvido para atingir os objetivos de cada turma em separado.
Assinale a alternativa CORRETA
V-V-V
V-F-V
F-V-F.
V-V-F
Nenhuma das alternativas.
Analise as afirmativas abaixo em relação às funções do planejamento escolar.
I. Atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana.
II. Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos, afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor.
III. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
IV. Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.
V. Permitir ao docente apenas o registro das etapas a serem seguidas durante as aulas, possibilitando-se assim a memória das atividades no diário de classe.
Considerando-se essas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas sentenças abaixo sobre o planejamento escolar:
( ) É a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa.
( ) Deve ter a participação efetiva de professores e alunos para que tenha validade na sua aplicação. Trabalho em conjunto.
( ) Não adianta planejar se não houver acompanhamento, nem registro das ações e dos resultados.
( ) É um documento produzido por questões administrativas.
( ) É o documento maior da escola e contém as intenções de tudo que ocorre na instituição escolar.
A sequência correta de cima para baixo é:
V, F, F, V, F.
V, V, V, F, F.
F, V, V, V, F.
F, F, F, V, V.
F, V, F, F, V.
Dentre as muitas funções do Planejamento escolar, as opções abaixo caracterizam cada uma delas, EXCETO em:
Permitir ao professor e escola um ensino de qualidade.
Excluir a racionalização e organização do trabalho docente.
Evitar a improvisação e a rotina.
Assegurar a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
Em conformidade com MACEDO, em relação ao planejamento, analisar a sentença abaixo:
O planejamento é apenas um tipo de programação que controla e define a quantidade de conteúdos pedagógicos que devem ser ensinados, bem como os recursos materiais necessários (1ª parte). O planejamento deve ser concebido como um projeto pedagógico, que envolve diálogo, reescrita, crítica e reformulação (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
De acordo com CARREIRA, para ver concretizado um projeto de mudança, é preciso planejar. Em relação ao planejamento escolar, analisar os itens abaixo:
I. Ajuda a definir e organizar as atividades que devem ser colocadas em prática para alcançar os objetivos, a decidir quem são os responsáveis por essas atividades e a prever o tempo necessário para sua execução.
II. É um ato neutro que envolve o preenchimento de formulários no início de um semestre ou ano letivos.
III. Deve ser processado segundo os moldes que estão estabelecidos pelos órgãos oficiais, em moldes sistêmicos, com o foco para a operacionalização de objetivos.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item III.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Planejamento em educação consiste na tomada de decisões a serem efetivadas na escola, na sala de aula, ou no país. Sobre planejamento educacional, é CORRETO o que se afirma em:
Nos anos 1990, o Brasil viveu uma reforma educacional. A partir dessa reforma, a organização do ensino no País foi reorganizada, considerando desde a formação de professores para atuar na Educação Básica, inclusive com repercussão no PPP dos cursos, até a educação básica, iniciando pelo Ensino Fundamental.
A 8ª meta do Plano Nacional de Educação (2014-2014) é “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3° (terceiro) ano do ensino fundamental”.
O Plano de Desenvolvimento da Educação é um programa que perpassa todos os níveis e modalidades da Educação Básica com mais de 40 programas.
A BNCC para formação de professores foi submetida à consulta popular e foi sancionada em 2019. A partir de 2020, a expectativa é de que as escolas e órgãos gestores da educação passem a promover a formação continuada de professores com base na BNCC.
A 17ª meta do Plano Nacional de Educação (2014-2014) é “Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE”.
De acordo com Vasconcellos, o planejamento representa o processo de síntese do conhecimento, constituindo-se em um espaço centrado na aprendizagem, tendo como referência o direito ao acesso aos conhecimentos elaborados histórica e socialmente. Com base nessa informação, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos seus objetivos.
( ) Resgatar a intencionalidade da ação educativa.
( ) Superar as imposições ou disputas de vontades individuais, construindo a participação de todos na Gestão Democrática.
( ) Racionalizar os espaços e recursos para atingir os fins do processo educativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – F.
V – F – V.
V – V – V.
F – F – F.
V – V – F.
Sobre o planejamento escolar, Libâneo afirma que é:
I. Um momento de pesquisa e reflexão.
II. Um processo desvinculado da ação avaliativa.
III. Uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Marque a alternativa correta sobre o planejamento escolar.
O planejamento escolar deve ser dialógico e flexível.
O planejamento escolar não assegura a unidade e a coerência do trabalho docente.
O planejamento escolar não é um processo contínuo e dinâmico.
O planejamento escolar não se inter-relaciona ao plano de aula.
O planejamento escolar pode ser definido como o ato de “Antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.” (VASCONCELLOS , 2000, p.79).
A literatura especializada em planejamento escolar confirma a necessidade de organizar o processo de ensino e de aprendizagem considerando, exceto, a
organização de metas, tempos, ações, metodologias para atender às necessidades da escola.
sistematização, organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, articulado com o Projeto Político Pedagógico da escola.
tomada de decisões sobre quais habilidades e competências a serem desenvolvidas no percurso escolar dos alunos em cada área do conhecimento.
organização de ações que contemplem o pleno desenvolvimento dos alunos, abrangendo os aspectos cognitivos, emocionais e sociais realizados apenas pelo corpo gestor da escola.
“[...] o planejamento escolar é uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis” (LIBÂNEO, 2013, p. 250). Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo, marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, não se caracterizando um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
( ) O planejamento assegura, por si só, o andamento do processo de ensino.
( ) O planejamento é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente.
( ) O plano de ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para cada aula, dividido por unidades sequenciais.
A sequência que responde adequadamente é:
V, F, F, F.
V, F, F, V.
V, F, V, V.
F, F, V, F.
O planejamento escolar é um processo de organização e coordenação de toda a ação docente, é uma atividade em que o professor organiza seu fazer pedagógico com a previsão de atividades didáticas em face dos objetivos propostos. Analise as sentenças a seguir sobre as modalidades de planejamento:
I - O plano de ensino refere-se a um roteiro das unidades didáticas para um ano ou para um semestre letivo.
II - O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino, devendo levar em consideração o tempo de execução de um ano ou um semestre letivo.
III - O plano da escola refere-se ao plano pedagógico e administrativo da unidade escola. Neste plano é descrito a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teóricometodológicas, a contextualização social, econômica, politica e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, estrutura curricular e a estrutura organizacional e administrativa.
IV - Refere-se ao plano da escola, plano de ensino e plano de aula.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV
I, II e IV
III
I, II, III
I e IV
A respeito do planejamento escolar, assinale a alternativa correta.
É estruturado e articulado nos níveis escolar, curricular e de aula.
É um momento de reflexão sobre as temáticas curriculares necessárias à progressão dos alunos nos níveis de ensino.
É o processo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula.
É o conjunto de formulários que devem ser preenchidos pela equipe diretiva da escola, a fim de manter o controle administrativo.
É o processo de planejamento da atividade docente voltada para a manutenção do status quo social.
Relacione as colunas e aponte a alternativa que apresenta a sequência correta:
COLUNA 1.
(1) Planejamento Educacional.
(2) Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola.
(3) Planejamento Curricular.
(4) Planejamento de Ensino.
COLUNA 2.
( ) É o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56)
( ) É o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33)
( ) Também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.”. (VASCONCELLOS, 2000, p.95)
( ) Atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO, 1992, p. 221)
3 – 4 – 2 – 1.
2 – 1 – 4 – 3.
3 – 4 – 1 – 2.
1 – 2 – 3 – 4.
Sobre o planejamento curricular não se pode afirmar que:
é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
prevê as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola.
faz a previsão assistemática e desordenada de toda a vida escolar do aluno.
reúne experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante.
Leia as afirmativas a seguir:
I. No período de planejamento escolar, as escolas costumam agendar uma semana pedagógica, durante a qual se discute o que acontecerá no ano letivo.
II. Um docente deve ignorar a sua relação com outros campos do saber.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
O planejamento escolar se configura numa atividade de reflexão sobre a ação docente e apresenta entre as suas principais funções
Aperfeiçoar o trabalho docente sem flexibilizar as ações já estabelecidas.
Inter-relacionar os elementos que compõem o processo de ensino: objetivos, conteúdos, métodos e avaliação.
Concretizar-se num documento que será monitorado periodicamente pela coordenação pedagógica para avaliar o professor.
Determinar quais conteúdos de ensino serão trabalhados para que não haja mudança em sua estrutura.
Indicar o que o professor sabe ensinar e o que os alunos aprenderam.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A garantia de padrão de qualidade é uma das bases da educação nacional.
II. Em geral, o planejamento escolar é feito para o ano inteiro e acontece antes do início das aulas.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
O educador pode colaborar para a ação significativa do educando, procurando interagir com ele na:
I. Criação da necessidade.
II. Geração da finalidade.
III. Elaboração do plano de ação.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.