

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A professora Lúcia está planejando uma sequência didática para o 4º ano sobre "Matéria e Energia" (Ciências da Natureza), com foco na observação de transformações. Seu plano inclui as seguintes etapas:
1ª Etapa: Exposição do conceito de "transformação química" no quadro e leitura do texto do livro didático.
2ª Etapa: Distribuição de uma ficha de exercícios para que os estudantes preencham os espaços em branco com as definições ensinadas.
3ª Etapa: Demonstração prática da queima de papel pela professora, com os estudantes apenas observando.
Analise as afirmativas sobre a coerência desse Plano de Aula com a metodologia investigativa e a estratégias de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O plano é coerente com o ensino de Ciências, pois prioriza a exposição do conceito pela professora antes de qualquer experimentação, garantindo que a base teórica seja compreendida antes de a prática ser introduzida.
(__)A sequência didática não inclui momentos de levantamento de hipóteses pelos estudantes (o que eles pensam que vai acontecer) e a discussão sobre os resultados (o que aconteceu e por quê), o que pode dificultar a aprendizagem dos conhecimentos.
(__)O uso de experimentos de demonstração (como queimar o papel) é válido, mas a professora deveria ter incluído uma etapa em que os estudantes manipulassem materiais ou elaborassem o próprio registro da transformação observada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F − V − F.
V − V − F.
V − F − F.
F − V − V.
V − F − V.
O Design Thinking aplicado à educação propõe empatia, ideação, prototipagem e experimentação colaborativa, favorecendo aprendizagens inovadoras e resolução de problemas complexos.
Assinale a alternativa correta.
O Design Thinking consiste em modelo transmissivo centrado no professor exclusivamente.
O Design Thinking substitui a criatividade pela repetição de protocolos rígidos na prática escolar.
O Design Thinking integra criatividade, colaboração e experimentação na resolução de problemas.
O Design Thinking exclui a experimentação colaborativa, mantendo práticas pedagógicas padronizadas.
O Design Thinking nega criticidade, fundamentando-se em práticas tecnicistas tradicionais.
Um professor precisa dividir uma tarefa complexa em etapas menores e monitorar o progresso de cada parte dentro de um cartão no Trello. Para isso, a funcionalidade mais adequada é
Checklists em cartões.
Labels para categorização.
Due dates para prazos.
Comentários para discussões.
Anexos para arquivos.
Uma professora recém-formada assumiu uma turma do 6º ano do ensino fundamental tomando como ponto de partida no conteúdo o conceito de lugar. Visando conhecer a turma e introduzir o conteúdo, a docente iniciou a aula pedindo para os alunos desenharem, com riqueza de detalhes, um lugar que fizesse parte da vida deles. Ao final, todos partilharam com a turma seus desenhos, acompanhados de relatos sobre a imagem. Durante a aula, a professora destacou como o conceito de lugar está relacionado à vida cotidiana, mas percebeu que a explicação foi insuficiente, então procurou possibilidades para aprofundar a temática e ampliar a discussão sobre o tema. Diante do problema apresentado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Uma possibilidade para a professora seria trabalhar o conceito de “lugar” na perspectiva histórico-dialética, segundo a qual “lugar” é compreendido nas suas particularidades e como expressão concreta da globalização, sendo definido como o espaço onde se manifestam tanto os impactos globais quanto as resistências locais, identitárias e subjetivas.
( ) A professora pode trabalhar o conceito de “lugar” na perspectiva da geografia humanística, em que “lugar” é compreendido como o espaço que se torna próximo e significativo para o indivíduo, um espaço vivido e experienciado, considerando tanto o comportamento geográfico quanto os sentimentos e ideias sobre o espaço e o lugar.
( ) A perspectiva pós-moderna é uma alternativa para a professora trabalhar o conceito de “lugar”, já que enfatiza a noção de totalidade, alinhando-se à concepção crítica e valorizando a razão como fundamento da explicação da realidade.
( ) A concepção do determinismo geográfico é uma possibilidade para a professora trabalhar o conceito de “lugar”, que é visto como um espaço humanizado, o qual expressa identidades coletivas e memórias sociais, sendo fundamental para compreender a diversidade das formas de viver e organizar o espaço.
V – V – F – F.
F – V – F – V.
V – F – F – V.
V – V – V – V.
F – F – F – F.
Orienta a prática do professor, organizando de forma sistemática as atividades que serão desenvolvidas. Detalha os conteúdos a serem trabalhados, os objetivos de aprendizagem, as metodologias, os recursos didáticos, a duração das atividades e os critérios de avaliação. Busca garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja intencional, coerente e eficaz, promovendo a organização e o planejamento do trabalho docente.
A qual instrumento do planejamento escolar o texto acima se refere? Assinale a alternativa correta.
Projeto Político Pedagógico.
Plano de Aula.
Plano Individual de Ensino.
Planejamento Participativo.
A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades.
Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens.
Personalização do ensino, com adaptação de conteúdos e ritmos de aprendizagem às necessidades individuais.
Feedback instantâneo e contínuo, permitindo que os alunos identifiquem lacunas de conhecimento em tempo real.
Automação de tarefas burocráticas, como correção de atividades e gestão de dados.
Diminuição da necessidade de interação social entre alunos, otimizando o tempo dedicado ao aprendizado.
Expansão do acesso à educação por meio de plataformas adaptativas e tutoriais inteligentes.
De acordo com Libâneo (1994), o plano de aula bem-estruturado favorece a organização do trabalho didático, e estabelece uma metodologia facilitada com ordem de execução na qual, sem dúvidas, poderá influenciar nos futuros resultados de ensino-aprendizagem, na qual professores e alunos estarão submetidos. Nesse sentido, todos os elementos que compõem o plano de aula precisam convergir para o tempo pensado para a consolidação dessas pretensões. Relacione adequadamente os elementos do plano de aula elencados às suas respectivas características.
1. Objetivos.
2. Conteúdos.
3. Procedimentos de ensino.
4. Recursos.
5. Procedimentos de avaliação.
( ) Garante ao professor lançar um olhar crítico sobre a sua própria prática e modificar aquilo que não corresponde aos objetivos traçados para o seu grupo.
( ) São os meios necessários à concretização da estratégia. Estão relacionados aos métodos de ensino e estratégias a serem utilizadas. Devem ser previstos os instrumentos materiais, físicos, humanos e financeiros.
( ) São as ações pensadas para a aula a ser dada e para o conteúdo a ser ensinado. Nesse item são apresentadas as ações, que traduzem as intenções do docente e suas expectativas em relação à aula.
( ) Trata-se dos modos de estabelecer a melhor forma de desenvolver a aula e os conteúdos previstos para ela, ou seja, corresponde aos caminhos/meios para atingir os objetivos; pode usar jogos, dramatização, dinâmica de grupo, roda de conversa, dentre outras.
( ) Refere-se à relação de temas a serem trabalhados no período da aula e já previamente determinados no plano da disciplina, ou seja, trata-se da organização dos tópicos, que precisam ser desmembrados dentro do assunto previsto, de modo a levar o aluno à compreensão e apropriação do saber.
A sequência está correta em
3, 4, 5, 1, 2.
4, 3, 2, 1, 5.
4, 5, 3, 2, 1.
5, 4, 1, 3, 2.
Complete o enunciado a seguir:
O/A ___________________ é um processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.
planejamento
plano de aula
didática pedagógica
proposta pedagógica
regimento escolar
O planejamento docente é um processo dinâmico e contínuo, que requer a articulação entre diferentes elementos e a adaptação às necessidades dos alunos e ao contexto educacional. Qual das alternativas a seguir apresenta uma sequência lógica e coerente para o planejamento de uma aula?
Diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, definição dos conteúdos, escolha das metodologias de ensino, seleção dos recursos didáticos, aplicação da aula e avaliação da aprendizagem.
Análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, definição dos objetivos de aprendizagem, seleção dos conteúdos, escolha das metodologias de ensino, definição dos recursos didáticos e avaliação da aprendizagem.
Escolha do tema da aula, definição dos objetivos de aprendizagem, seleção dos conteúdos, escolha das metodologias de ensino, definição dos recursos didáticos e avaliação da aprendizagem.
Levantamento dos interesses dos alunos, definição dos objetivos de aprendizagem, seleção dos conteúdos, escolha das metodologias de ensino, definição dos recursos didáticos e avaliação da aprendizagem.
Definição dos objetivos de aprendizagem, seleção dos conteúdos, escolha das metodologias de ensino, definição dos recursos didáticos, previsão da avaliação da aprendizagem e flexibilização do plano de aula.
Sobre o plano de aula, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O plano de aula é um documento obrigatório para todos os professores do Brasil.
( ) O plano de aula deve ser elaborado de acordo com os objetivos de aprendizagem da BNCC.
( ) O plano de aula deve ser flexível, pois pode ser necessário fazer adaptações durante a aula.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – V.
V – F – F.
F – V – F.
V – F – V.
V – V – V.
A sequência didática permite que o professor adapte suas estratégias às necessidades dos estudantes, promovendo a reflexão e a aplicação prática dos conceitos. Contudo, a sequência didática deve ser planejada sem considerar o conhecimento prévio dos alunos.
Certo
Errado
Ao elaborar o plano de ensino, o professor selecionará temas de estudo que representem conhecimentos e habilidades que possam proporcionar o máximo possível de desenvolvimento intelectual, tendo em conta o limite superior das possibilidades do grupo de alunos.
Conforme Libâneo (2013), recomenda-se ao professor
evitar explicações científicas de cada conteúdo da matéria, a fim de não tornar as aulas monótonas para os estudantes.
desvincular objetivos, conteúdos e métodos no processo educativo, de modo que possam ser trabalhados de forma independente.
inovar no plano de ensino e na aula a apresentação dos conceitos e das habilidades, evitando a articulação sequencial.
garantir o pleno cumprimento do cronograma de conteúdos, prosseguindo com a matéria nova, independentemente da consolidação da matéria anterior pelos alunos.
aproveitar, em todos os momentos, as possibilidades educativas da matéria no sentido de formar atitudes e convicções.
Os principais aspectos de composição de um plano de aula são a seleção do conteúdo a ser ensinado, os objetivos didáticos a ele referentes, a metodologia mais adequada, os recursos didáticos necessários à sua execução, a organização do tempo e a forma escolhida para identificar os ganhos da aprendizagem.
Certo
Errado
O plano de aula é um detalhamento do _______________. As unidades e subunidades que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
projeto pedagógico
projeto setorial
plano de ensino
plano global
plano de ação
Qual das seguintes opções representa uma prática recomendada para um professor substituto ao planejar aulas em uma situação de substituição?
Focar apenas na teoria, sem realizar atividades práticas.
Evitar interações com os alunos para não desviar do conteúdo.
Seguir rigidamente o plano de aula do professor titular, sem adaptações.
Utilizar recursos didáticos variados para engajar os alunos.
Em relação ao planejamento de aula, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, indique a alternativa que apresenta a sequência correta das respostas:
(__) O planejamento de aula difere de qualquer outro porque não se refere a dados que possam ser controlados. Ele requer um cuidado maior, pois lida com pessoas, os alunos, que possuem, cada um, sua história e aprendem de maneira diferente, mesmo partilhando da mesma escola e sala de aula.
(__) Durante a elaboração do plano de aula, o professor deve ter ciência dos objetivos que devem ser alcançados em cada tópico que vai ser abordado na sala de aula. E também deve se compreender que cada tópico da unidade de aula dificilmente poderá ser desenvolvido em uma única aula.
(__) A preparação do plano de aula é indispensável e deve resultar num documento escrito que servirá para orientar as ações do professor como também possibilitar constantes revisões e aprimoramento profissional, ou seja, o professor poderá refletir, repensar e modificar o plano de aula de acordo com as situações que surgirem no percurso do processo de aprendizagem.
F - V - F.
V - F - V.
V - V - V.
V - V - F.
As aulas devem ser executadas a partir de métodos ativos, em que os alunos são incentivados a participar ativamente do processo de construção do conhecimento, sempre alinhadas às abordagens tradicionais.
Certo
Errado
Embora as abordagens pedagógicas fundamentadas no protagonismo do aluno sejam indispensáveis à consolidação das aprendizagens, o professor possui um papel importante na promoção do processo de ensino orientado por percursos criativos, complexos e, principalmente, desafiadores na produção da aula. Considerando as orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o papel do professor na produção de sala de aula é de um:
reprodutor de soluções na preparação e organização do ensino
incentivador durante o ensino da produção individual e grupal
estimulador das principais correntes da arte na cena contemporânea
observador durante o ensino da liberdade pessoal e irrestrita do aluno
Os autores Valdes Roberto Bolella e Mario Luís Ribeiro Cesaretti, em seu artigo intitulado “Sala de aula invertida na educação para as profissões de saúde: conceitos essenciais para a prática”, publicado em 2017 no volume 14, número 1, da Revista Eletrônica de Farmácia, discutem acerca das características desse modelo pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à caracterização do modelo pedagógico conhecido como “sala de aula invertida” segundo esses autores.
Modelo pedagógico no qual o professor envia materiais de leitura ou recursos multimídia para serem lidos e/ou assistidos previamente à aula, e utiliza o tempo da aula para fazer apresentação do conteúdo e posteriormente os estudantes elaborarem uma síntese sobre essa apresentação.
Modelo pedagógico no qual um grupo de estudantes seleciona materiais de leitura ou recursos multimídia para serem lidos e/ou assistidos previamente à aula pelo restante do grupo e utilizam o tempo de aula para fazer apresentação do conteúdo e propostas de atividades relacionadas a esses materiais e/ou recursos.
Modelo pedagógico no qual o professor apresenta o conteúdo previamente à aula presencial na forma de materiais de leitura ou recursos multimídia e utiliza o tempo da aula presencial para os estudantes resolverem problemas, desenvolverem estudos de caso, entre outros.
Modelo pedagógico no qual tanto o professor como os estudantes selecionam materiais de leitura e/ou recursos multimídia para serem lidos e/ou assistidos previamente à aula, sendo o tempo da aula presencial destinado exclusivamente para a avaliação dos conteúdos veiculados nesses materiais e/ou recursos.
Modelo pedagógico no qual o professor envia materiais de leitura e/ou recursos multimídia para serem lidos e/ou assistidos previamente à aula, e utiliza o tempo da aula presencial para dar continuidade ao conteúdo programático, propondo atividades para os estudantes realizarem durante a aula presencial sobre o conteúdo que ele desenvolveu na aula.
Sobre o plano de aula, analise as seguintes assertivas:
I. Deve estar adaptado às reais condições dos alunos: suas possibilidades, necessidades e interesses.
II. Ao elaborá-lo, o professor deve levar em conta as características dos alunos e partir dos conhecimentos que eles já possuem.
III. Nele, o professor generaliza e amplifica os procedimentos propostos nos planos de cursos e de unidade.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.