Questões de Concurso sobre Recursos didáticos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
225 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em uma Sala de Recursos Multifuncionais do tipo II, durante uma atividade de escrita em Braille, a professora solicita que uma estudante com deficiência visual utilize a ferramenta específica para realizar a marcação (perfuração) dos pontos no papel.


A ferramenta solicitada é o(a):


A

cubaritmo.


B

tiposcópio.


C

reglete.


D

soroban.


E

punção.

O Plano Educacional Individualizado (PEI) constitui instrumento de planejamento para estudantes com deficiência. Esse documento deve ser elaborado colaborativamente envolvendo professores, família e profissionais especializados, estabelecendo objetivos, adaptações e estratégias específicas. O período recomendado para revisão do PEI é:


A

Diário.


B

Mensal.


C

Semestral.


D

Anual.


E

Bimestral.

Os materiais pedagógicos, especialmente os usualmente chamados de materiais concretos, foram criados e utilizados, de modo geral, com a finalidade de representar conceitos matemáticos de forma visível, tátil e operável pelos estudantes. Embora possam ser adaptados para diversas situações, alguns deles, em sua concepção e origem, têm o objetivo de ensinar certo conceito matemático. Por exemplo, se o objetivo do educador é trabalhar o sistema de numeração decimal com os estudantes, qual dos seguintes materiais foi originalmente concebido para esse objetivo?


A

Barras Cuisenaire.


B

Dominó.


C

Geoplano.


D

Material dourado.

Em uma escola de jornada ampliada, o coletivo docente discute escolhas de conteúdos, metodologias e recursos para turmas de 3º ano. Analise as afirmativas sobre esse planejamento.


I. A seleção de conteúdos leva em conta o que a criança já sabe, os objetivos de cada ano e a possibilidade de articular diferentes áreas em torno de problemas reais.

II. Metodologias ativas favorecem que a criança pense, argumente, busque informações e elabore respostas próprias, em interação com colegas e professores.

III. Recursos didáticos, como jogos, livros, materiais concretos e tecnologias digitais, ganham sentido quando dialogam com objetivos e conteúdos definidos para o grupo.

IV. A decisão sobre conteúdos pode seguir prioritariamente a ordem de capítulos do livro adotado, independentemente das características da turma e do projeto pedagógico.

V. A organização da sala em grupos e a circulação de diferentes materiais criam oportunidades para que as crianças participem de forma mais autoral do processo de aprendizagem.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II – III.


B

I – II – III – IV.


C

II – III – V.


D

I – II – III – V.


E

I – III – IV – V.

Em uma escola da rede municipal, a sala de recursos multifuncionais passou a ser utilizada regularmente para atendimento de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem em diferentes componentes curriculares.

Durante o período destinado ao Atendimento Educacional Especializado, os alunos realizam exercícios de revisão de conteúdos trabalhados em sala comum, recebem explicações adicionais sobre temas do currículo e são acompanhados em atividades avaliativas, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar geral.

Os registros institucionais descrevem o serviço como “reforço pedagógico individualizado”, organizado conforme o conteúdo ministrado na turma regular, sem planejamento específico voltado à eliminação de barreiras de acesso ao currículo, ao desenvolvimento de recursos de acessibilidade ou à mediação de necessidades educacionais relacionadas à deficiência.


Considerando a finalidade normativa do Atendimento Educacional Especializado e a organização funcional das salas de recursos multifuncionais, analise as alternativas a seguir e aponte a que está CORRETA.


A

A organização descrita caracteriza uso adequado da sala de recursos multifuncionais, pois o Atendimento Educacional Especializado deve priorizar a melhoria do desempenho acadêmico global dos estudantes, independentemente da natureza das dificuldades apresentadas.


B

A organização descrita evidencia desvio de finalidade do Atendimento Educacional Especializado, pois o serviço possui função específica de eliminar barreiras de acesso, desenvolver recursos de acessibilidade e complementar o ensino regular, não se confundindo com reforço pedagógico ou revisão de conteúdos curriculares.


C

A organização descrita é compatível com a finalidade do Atendimento Educacional Especializado, desde que as atividades realizadas contribuam para a consolidação das aprendizagens curriculares desenvolvidas na classe comum.


D

A organização descrita é adequada quando a escola identifica que estudantes apresentam baixo rendimento escolar, pois a sala de recursos multifuncionais constitui espaço institucional destinado ao atendimento educacional diferenciado conforme as necessidades pedagógicas identificadas.


E

A organização descrita é pedagogicamente legítima sempre que houver planejamento sistemático de atividades individualizadas, uma vez que a individualização do ensino constitui finalidade central do Atendimento Educacional Especializado.

Toda prática docente envolve ações pedagógicas previamente planejadas de acordo com cada realidade e demandas, para além da utilização de recursos instrumentais necessários. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que uma prática docente eficaz compreende:


A

O uso exclusivo de livros didáticos, somente.


B

A adaptação das estratégias de ensino às necessidades dos alunos, articulando o conhecimento já elaborado pelos mesmos e os recursos instrumentais necessários para ampliação dos mesmos.


C

A permanência do professor como único agente do conhecimento.


D

O foco exclusivo na memorização de conteúdo.


E

A avaliação somente no final do semestre, como uma prova escrita que prove que todos aprenderam de fato.

Os recursos didáticos utilizados no ensino de Biologia contribuem para a compreensão de conceitos e fenômenos naturais. Assinale a opção que apresenta o recurso característico do laboratório escolar.


A

apostila impressa


B

livro didático


C

quadro branco


D

microscópio


E

slides digitais

Ao avaliar a utilização de recursos didáticos digitais, o inspetor deve considerar que sua pertinência pedagógica depende:


A

da inovação tecnológica em si


B

do alinhamento aos objetivos e à metodologia adotada


C

da obrigatoriedade prevista na BNCC


D

da substituição da mediação docente

Uma equipe de design educacional está desenvolvendo um material didático digital para um curso autoinstrucional destinado a servidores públicos. Durante a revisão do material, observou-se que os conteúdos estavam concentrados em textos extensos, com poucas oportunidades de interação e escassa utilização de recursos visuais para apoiar a aprendizagem. Considerando o cenário apresentado, qual decisão está mais alinhada aos princípios do design educacional para aprimorar a qualidade pedagógica desse material?


A

Manter a organização original do conteúdo, preservando a sequência textual elaborada pelos especialistas da área, a fim de assegurar a integralidade das informações.


B

Acrescentar novos conteúdos e referências bibliográficas ao material antes de revisar sua organização didática, ampliando o aprofundamento conceitual.


C

Reestruturar o material em unidades menores, utilizando linguagem clara, recursos visuais pertinentes e atividades interativas coerentes com os objetivos de aprendizagem.


D

Substituir as atividades interativas por textos complementares, favorecendo a padronização da apresentação dos conteúdos para todos os participantes.


E

Priorizar a ampliação dos recursos multimídia, considerando que a diversidade de mídias tende a aumentar o interesse e o engajamento dos participantes durante o curso.

Ano: 2026
Prova: ISET - Prefeitura de Amélia Rodrigues - BA - Professor - Área: Matemática - 2026

Uma instituição pretende utilizar um ambiente virtual de aprendizagem em um curso de formação continuada. O desenho pedagógico prevê aulas presenciais e remotas, fóruns, atividades colaborativas, materiais acessíveis, acompanhamento da participação e avaliações formativas. Durante a elaboração do plano, foram apresentadas as seguintes propostas:

I. Definir os recursos tecnológicos a partir dos objetivos de aprendizagem, e não apenas pela disponibilidade ou novidade das ferramentas.

II. Utilizar registros de acesso como uma das fontes de acompanhamento, sem confundi-los automaticamente com aprendizagem efetiva.

III. Limitar todas as atividades a encontros síncronos, pois atividades assíncronas impedem interação e mediação pedagógica.

IV. Disponibilizar alternativas de acesso e formatos acessíveis para reduzir barreiras tecnológicas e educacionais.

V. Automatizar integralmente a avaliação, eliminando a análise docente das produções discursivas e colaborativas.

Assinale a alternativa que apresenta somente propostas pedagogicamente adequadas.


A

I, II e III.


B

I, II e IV.


C

II, III e V.


D

I, IV e V.


E

II, IV e V.

Dias et al. (2022) defendem que, ao se basear uma proposta pedagógica na resolução de problemas, se deve tomar a seguinte asserção como um de seus princípios:


A

o ponto de partida da atividade matemática é a definição, a partir da qual o problema ganha sentido.


B

o problema tem como característica fundamental ser um exercício de aplicação de fórmulas e processos operatórios.


C

a resolução de problemas é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo à aprendizagem, como sua aplicação.


D

existe uma resolução ótima, ou mais eficiente, para cada problema, que deve ser ensinada como a forma adequada de abordá-lo.


E

o aluno constrói um campo de conceitos que tem sentido num campo de problemas.

O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é um instrumento essencial para a organização do AEE.


Com a vigência da BNCC, sua elaboração deve constituir um processo colaborativo que:


1. Deve ser realizado exclusivamente pelo professor do AEE, isolado do professor da sala comum, para manter a especificidade do atendimento.

2. Necessita ser padronizado para todos os alunos com a mesma deficiência, desconsiderando as singularidades e o nível de participação na classe comum.

3. Deve, obrigatoriamente, partir da análise das barreiras que impedem o acesso e a participação do estudante nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC, especificando os recursos, serviços e estratégias de AEE que irão complementar e garantir a acessibilidade ao currículo comum.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 1.


B

É correta apenas a afirmativa 2.


C

É correta apenas a afirmativa 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


E

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Ensino de Votorantim, acerca da organização do Plano de Ensino Individualizado (PEI), analise as asserções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I – A elaboração do PEI é responsabilidade exclusiva do professor do AEE, cabendo ao docente do ensino regular apenas executar as orientações recebidas.

II – O professor do Ensino regular junto ao professor do AEE, organizará o Plano de ensino individualizado aos alunos que apresentam deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.


A

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

As asserções I e II são proposições falsas.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.

No ensino de matemática, o papel do recurso didático, no que se refere a seus efeitos sobre os estudantes, é


A

facilitar a aprendizagem.


B

preparar para a prova.


C

estimular a concentração.


D

estabelecer disciplina.


E

diminuir o trabalho do professor.

Durante o planejamento das atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a professora responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) propôs o uso de diferentes materiais e equipamentos para atender às necessidades dos estudantes público-alvo da Educação Especial.


Com base nas especificações dos tipos de salas e nas finalidades pedagógicas dos recursos, analise as assertivas a seguir.


I- O uso de jogos como o Dominó de Animais, em Libras, e o Dominó de Frutas, em Libras, favorece a ludicidade e o aprendizado da língua de sinais, promovendo a interação e a comunicação entre estudantes com deficiência auditiva.

II- A Sala de Recursos Tipo II é uma ampliação da Tipo I, incluindo materiais e equipamentos voltados principalmente para estudantes com deficiência visual, tais como: a Impressora Braille de pequeno porte, o Soroban e a Máquina de Datilografia Braille.

III- Por não conter recursos pedagógicos específicos, as Salas de Recursos Multifuncionais não contemplam o atendimento a estudantes com superdotação.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.


E

III, apenas.

Acerca do uso de recursos didáticos no ensino de biologia, julgue os itens seguintes.


I Recursos didáticos digitais, como simulações virtuais e uso de inteligência artificial, podem substituir integralmente as práticas laboratoriais presenciais, para qualquer objetivo de aprendizagem, com a vantagem de requerer menos estrutura física.

II A utilização de recursos didáticos no ensino de biologia deve estar vinculada a objetivos pedagógicos claros e contemplar diversidade de estratégias.

III O planejamento de aulas práticas deve aliar a execução técnica dos experimentos à contextualização teórica.


Assinale a opção correta.


A

Está certo apenas o item I.


B

Está certo apenas o item III.


C

Estão certos apenas os itens I e II.


D

Estão certos apenas os itens II e III.


E

Todos os itens estão certos.

No contexto da educação inclusiva, a organização de recursos pedagógicos específicos é fundamental para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Considerando as práticas adequadas ao atendimento educacional, assinale a alternativa correta.


A

O atendimento ao aluno com deficiência visual deve priorizar apenas os recursos visuais, sem necessidade de adaptações táteis ou auditivas.


B

Os materiais didáticos não precisam ser adaptados, desde que o professor realize explicações rápidas durante as aulas.


C

sistema alternativo de comunicação adaptado às possibilidades do aluno: sistema Braille tipos escritos ampliados.


D

O uso de recursos pedagógicos específicos deve ser evitado para não diferenciar o aluno dos demais colegas.


E

A organização do espaço físico da sala de aula não interfere na aprendizagem do aluno com deficiência visual.

No ensino de estudantes com deficiência intelectual, alguns recursos pedagógicos podem favorecer sua aprendizagem e ampliar suas possibilidades de desenvolvimento.


Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta um recurso adequado para esse público.


A

Utilização de instrumentos sociais escritos, como textos, palavras e rótulos, para apoiar o processo de mediação.


B

Estratégias baseadas nas limitações biológicas do estudante.


C

Atividades concretas e repetitivas que evitam uso de elementos simbólicos.


D

Ensino individualizado, sem interação com outras pessoas.


E

Aprendizagem autônoma, sem participação do professor.

De acordo com Boss (2024), para alcançar uma aprendizagem consistente, profunda e significativa, a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) deve ter alguns elementos essenciais. Entre os componentes que devem estar presentes na elaboração de projetos estão os seguintes, EXCETO:


A

Investigação contínua.


B

Problema ou questão desafiadora.


C

Voz e escolha dos professores.


D

Crítica e revisão.

Um(a) estudante com baixa visão precisa acessar textos extensos com autonomia e reduzir fadiga visual, mantendo leitura funcional na SRM (Sala de Recursos Multifuncionais). Identifique o recurso mais indicado:


A

Prancha de comunicação por símbolos.


B

Engrossador de lápis.


C

Lupa eletrônica com ampliação.


D

Relógio vibratório.


E

Teclado compacto sem contraste.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado