Questões de Concurso sobre Tendências Pedagógicas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.324 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como a educação é compartilhada. Elas se dividem em dois modelos: liberal e progressista.


As assertivas a seguir são características da tendência tradicional, EXCETO:


A

Considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento.


B

O professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento repassado aos alunos, normalmente, por meio de aula expositiva.


C

O estudante é reduzido a expectador da aula, cabendo a ele apenas memorizar e reproduzir os saberes.


D

Valoriza a experiência e a realidade em que o educador e o educando vivem, considerando estes, aspectos fundamentais para a prática educativa.

Segundo Luckesi, o papel da educação na sociedade pode ser classificado em três grandes tendências teóricas, são elas, EXCETO:


A

Tendência reprodutivista.


B

Tendência transformadora.


C

Tendência redentora.


D

Tendência tradicional.

As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão.


Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/15/t endecircncias-pedagoacutegicas-o-que-satildeo-e-para-que-servem


Acerca dessa temática é correto afirmar, que o papel da escola na Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova) é:


A

É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.


B

Formação de atitudes.


C

Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.


D

A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.

As aulas são expositivas, organizadas de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. Tal descrição se refere à tendência pedagógica:


A

tecnicista.


B

progressista.


C

tradicional.


D

sociointeracionista.

Na Tendência Liberal Renovadora Progressivista a aprendizagem é baseada em qual dos princípios a seguir:


A

Na preparação intelectual e moral dos estudantes.


B

No aperfeiçoamento do sistema capitalista, pois provê a formação de indivíduos para o mercado de trabalho.


C

Na modificação e nas percepções da realidade.


D

Na motivação e na estimulação de problemas.

Ano: 2022
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 2022

Qual tendência pedagógica implantou a inclusão de disciplinas técnicas no currículo, tendo por consequência a exclusão de outras, como por exemplo a filosofia?


A

Liberal renovada não-diretiva.


B

Tradicional.


C

Tecnicista.


D

Progressista libertadora.

As tendências pedagógicas são grandes influenciadoras da práxis dos professores. Uma delas tem em seus pressupostos que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida. Logo, os programas, então, devem ser dados numa progressão lógica, estabelecida pelo adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade.


Fonte: Luckesi C.C. Filosofia da educação. Editora Cortez. 1994 (modificado).


Essa descrição está ligada à qual tendência pedagógica? Marque a alternativa CORRETA.


A

Tendência progressista.


B

Tendências democráticas.


C

Ambas as tendências, liberal e progressistas.


D

Tendência liberal.

"As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país".


Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/ tendencias-pedagogicas-brasileiras


Falar das tendências pedagógicas que se destacaram no Brasil é falar sobre:


A

Tendências Libertinas e Tendências Progressistas.


B

Tendências Liberais e Tendências Progressistas.


C

Tendências Libertinas e Tendências Prioritárias.


D

Tendências Liberais e Tendências Prioritárias.

"Supõe voltar-se para dentro de si mesmo ou do sistema do qual se faz parte. Supõe dar um tempo para o que não tem uma resposta imediata ou fácil. Implica valorizar a posição, o pensamento, as hipóteses do sujeito que age", afirma Lino de Macedo, o que não se dá de modo exterior, sob o comando de um formador supostamente detentor do conhecimento. Ninguém reflete descolado dos seus arquivos pessoais e profissionais sem considerar a história de vida na qual se alicerçam seus saberes.


Fonte: Gestão pedagógica da rede de ensino: política de formação continuada, acompanhamento e avaliação da aprendizagem / coordenação geral Ana Inoue e Cybele Amado de Oliveira; coordenação pedagógica Beatriz Gouveia. - 1. ed. - Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2014. - (Educar em rede; 2)


O texto acima refere-se a qual dos temas descritos nas alternativas? Marque a opção CORRETA.


A

A práxis imperativa.


B

Os saberes pedagógicos fundamentais.


C

O raciocínio lógico pedagógico.


D

A tendência primordial dos saberes.


E

A prática pedagógica reflexiva.

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas, mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Conhecer as diferentes tendências pedagógicas é fundamental na prática docente. Esse fator contribui para o desenvolvimento de uma atuação mais consciente e baseada nas principais demandas de aprendizagem. As tendências pedagógicas foram formuladas ao longo dos anos por diversos teóricos, baseadas sobretudo na visão que tinham sobre o contexto histórico. O maior objetivo, com isso, foi o de elaborar sistemas de ensino compatíveis com as demandas observadas em cada âmbito social. Levando em consideração o citado acima, marque TL para representar Tendências Liberais e TP para Tendências Progressistas.


( ) Essa tendência parte do pressuposto de que os estudantes devem ser preparados para assumir determinados papéis sociais, considerando suas maiores aptidões e habilidades.

( ) A escola deve assumir o preparo intelectual e moral dos discentes, perpetuando a divisão das classes sociais. Portanto, a aprendizagem ocorre tendo a figura do professor como facilitador. Ele deve analisar quais são os melhores métodos para que o processo pedagógico ocorra da melhor forma para todos os envolvidos.

( ) Essa pedagogia parte justamente de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação, propondo um processo de ensino baseado na transformação da sociedade.

( ) Os conteúdos curriculares são repassados por meio de informações ordenadas por uma sequência lógica e psicológica, tendo a ciência objetiva como base. As metodologias de ensino também apresentam maior equilíbrio entre as demandas educativas e os valores sociais vigentes.

( ) A escola tem a função social de ser um espaço onde professores e alunos tenham uma relação sustentada na autogestão, sendo que o docente é considerado um orientador do conhecimento. Geralmente, as atividades realizadas são relacionadas à prática cotidiana vivenciada pelos estudantes, sempre de acordo com os conteúdos curriculares propostos em sala de aula.

( ) O progresso faz parte de sua metodologia de ensino. A inspiração vem da teoria do conhecimento marxista. Dá para ver facilmente como essa formação pedagógica estimula rupturas, para chegar num local teórico e abstrato. Para isso, o aluno vira o protagonista do seu processo de aprendizado.


Assinale a sequência correta:


A

TL – TP – TL – TP – TP – TP.


B

TL – TL – TP – TL – TP – TP.


C

TP – TL – TP – TP – TL – TL.


D

TP – TP – TP – TL – TL – TL.

No ensino de química, é sempre recomendável a abordagem da aula expositiva, preferencialmente utilizando-se recursos tecnológicos, como apresentações com projetores.


C

Certo


E

Errado

Dentro das tendências pedagógicas, nós temos basicamente duas tendências predominantes, a saber, as Tendências Pedagógicas _______________ e as Tendências Pedagógicas ________________. Embora existam outras tendências, as mais exploradas e citadas são essas duas.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

Liberais – Progressistas


B

Conservadoras – Democráticas


C

Inovadoras – Revolucionárias


D

Abertas – Fechadas


E

Contemporâneas – Tradicionalistas

As práticas pedagógicas na Educação Infantil são capazes de proporcionar aprendizagem e o desenvolvimento infantil. O universo infantil permite a exploração do ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.


Exemplo de prática pedagógica: Utilização de caixas de papelão de diferentes formas, tamanhos, cores, cheiros e texturas dispostas no espaço da sala para a interação com bebês.


Marque a opção que NÃO representa um desenvolvimento infantil com esse tipo de prática pedagógica.


A

Explorar e descobrir as propriedades de objetos (tamanho, odor, cor, textura).


B

Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos, explorando sons produzidos com o próprio corpo.


C

Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos dos objetos.


D

Utilizar os movimentos de encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio.

Considerando as tendências pedagógicas descritas e comentadas na literatura pertinente ao tema, assinale a afirmativa incorreta.


A

Na tendência pedagógica tradicional, o papel da escola é o de proporcionar a transmissão de conteúdos, com base no pressuposto de que a condição subalterna de um indivíduo na sociedade está diretamente ligada à falta de conhecimentos.


B

A tendência pedagógica tecnicista é articulada à lógica da produção, com o objetivo de aperfeiçoamento do sistema capitalista, a fim de promover a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.


C

Para a tendência renovada progressivista, o importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas a nova forma de relação com a experiência vivida.


D

A concepção histórico-crítica ou dialética incorpora ideias das tendências liberais e considera que a sociedade só será equilibrada quando o que a escola transmitir for compreendido e seguido por todos.


E

A pedagogia progressista libertadora propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. Nessa corrente, o papel da escola está voltado para a formação da consciência política do discente para agir e modificar a realidade.

As tendências pedagógicas brasileiras, considerando-se a realidade política e cultural dos diversos períodos históricos, podem ser sistematizadas em dois grandes grupos denominados pedagogia liberal e pedagogia progressista. Cada um desses dois grupos, por sua vez, se subdivide em outras categorias de tendências pedagógicas. Em determinada tendência pedagógica, o aluno deve ser formado para ser um cidadão solidário, crítico, ético e participativo.

-

Nesse sentido, assinale a opção que indica a tendência pedagógica em que a educação é entendida como um verdadeiro ato político, em uma busca permanente em favor das classes oprimidas.


A

Renovada progressivista, preconizada por Montessori, Dewey e Piaget.


B

Tradicional, preconizada pelas escolas humanísticas clássicas.


C

Tecnicista, preconizada por Skinner.


D

Libertadora, preconizada por Paulo Freire.


E

Renovada não diretiva, preconizada por Anísio Teixeira.

Dentre as principais tendências educacionais para a escola do futuro, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas tendências.


A

Flexibilização do currículo.


B

Menor interatividade entre os estudantes.


C

Aproximação entre pais e escola através de meios tecnológicos.


D

Desenvolvimento da inteligência emocional.


E

Mistura entre ensino na sala de aula e meio tecnológico.

Ano: 2022
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Professor Substituto - Área: Língua Inglesa - 2022

Nos estudos desenvolvidos sobre as tendências pedagógicas, percebe-se acentuadamente a relação entre estas e a Didática. Isto porque as tendências pedagógicas revelam concepções de ensino, aprendizagem, escola, educação e versam ainda sobre os diálogos que caracterizam a relação professor x aluno. Acerca dessa relação entre as tendências pedagógicas e a Didática, marque a alternativa INCORRETA.


A

Na tendência tradicional, a Didática é caracterizada por um conjunto de regras que atua como reguladores do ensino.


B

Na tendência escolanovista, a Didática assume um caráter menos enrijecido e percebe o aluno como sujeito da aprendizagem.


C

Na perspectiva tecnicista, a Didática revela a concepção do educador como mediador do processo de aprendizagem.


D

Na tendência libertadora, a Didática caracteriza-se pelo diálogo que estabelece com a realidade social, analisando questões da comunidade local.

As assertivas a seguir são características das Tendências Pedagógicas Tradicionais, EXCETO:


A

O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social.


B

Tem como fundamental pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual.


C

Tem como principal princípio ajudar os estudantes a desenvolverem consciência de liberdade, reconhecer tendências autoritárias e conectar o conhecimento ao poder e à habilidade de tomar atitudes construtivas.


D

A metodologia baseia-se na exposição oral dos conteúdos, seguindo passos pré-determinados e fixos para todo e qualquer contexto escolar.

No que se refere à história da Didática no Brasil, “os autores, em geral, concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal — Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e tecnicismo educacional —; as de cunho progressista — Pedagogia Libertadora e Pedagogia Critico-Social dos Conteúdos. Certamente existem outras correntes vinculadas a uma ou outra dessas tendências, mas essas são as mais conhecidas.” (LIBÂNEO, 2013, p. 66-67 – grifo nosso)


Levando em conta as principais características de cada tendência pedagógica, com base na obra “Didática” de autoria de Libâneo, relacione as colunas 1 e 2 abaixo.


Coluna 1 Pedagogia

1. Pedagogia tradicional

2. Pedagogia renovada

3. Tecnicismo educacional

4. Pedagogia libertadora


Coluna 2 Características

( ) Essa tendência inclui várias correntes, todas, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da pedagogia ativa que surge no final do século XIX. O centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno ativo e investigador. O professor incentiva, orienta, organiza as situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos.

( ) Essa orientação acabou sendo imposta às escolas pelos organismos oficiais ao longo de boa parte dos anos 1970 e 1980, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica então vigente. A didática instrumental está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes.

( ) Essa tendência não tem uma proposta explícita de didática e muitos dos seus seguidores entendem que toda didática resumir-se-ia ao seu caráter tecnicista, instrumental, meramente prescritivo. O trabalho escolar não se assenta, prioritariamente, nos conteúdos de ensino já sistematizados, mas no processo de participação ativa nas discussões e nas ações práticas sobre questões da realidade social imediata.

( ) Para essa corrente a didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. O aluno é um recebedor da matéria e sua tarefa é decorá-la.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

2 • 1 • 4 • 3


B

2 • 3 • 4 • 1


C

2 • 4 • 3 • 1


D

4 • 3 • 2 • 1


E

4 • 1 • 2 • 3

Sobre o papel da escola de acordo com as várias tendências pedagógicas, assinale a alternativa CORRETA.


A

A Pedagogia Liberal Tecnicista acredita que a escola deve modelar comportamentos a partir da aplicação de técnicas específicas.


B

A Pedagogia Liberal Tradicional entende que a escola deve formar atitudes.


C

A Pedagogia Liberal Renovadora Progressiva defende que a escola deve preparar moralmente os estudantes.


D

A Pedagogia Progressista Libertária propõe que a escola deve difundir conteúdos.

   
Gerar simulado