Questões de Concurso sobre Ergonomia - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Ergonomia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
64 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que não se relaciona com a Ergonomia no Trabalho.


A

essas ações de ergonomia no trabalho não evitam doenças ocupacionais


B

moveis projetados para as variações de peso, altura e tempo de uso


C

potencializa a organização e a segurança do trabalho


D

melhora a performance dos colaboradores


E

conforto no sentar com cadeiras adequadas

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir sobre as clínicas do trabalho.


No artigo sobre as clínicas do trabalho Bendassolli e Soboll (2011, p. 69) afirmam que há, no Brasil, tradições de pesquisa e intervenção no trabalho já consolidadas e que se configuram a partir de outras influências, especialmente da tradição francesa de análise do trabalho – como a ____________, a ergonomia, a ____________, a psicopatologia, a ____________ e a ____________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é


A

teoria sistêmica / teoria comportamental / teoria dos traços / teoria de Herzberg


B

psicologia / antropologia / sociologia / ciências sociais


C

psicossociologia / ergologia / psicodinâmica do trabalho / clínica da atividade


D

teoria da hierarquia das necessidades / teoria de dois fatores / teoria ERC / teoria das necessidades adquiridas


E

psicanálise / fenomenologia / psicologia comportamental / análise junguiana

Para a ergonomia da atividade, o bem-estar do trabalhador é preponderante em relação à eficiência organizacional, o que significa que essa eficiência não é mensurada pelos estudos da área.


C

Certo


E

Errado

As preocupações com os riscos ocupacionais (RPOs) não são recentes, já que, desde a década de 1950, a Organização Mundial da Saúde empreende esforços conjuntos para desenvolver estudos e complementar os programas destinados a proteger a saúde dos trabalhadores. Guimarães (2013) afirma que, a partir de 1960, as questões relacionadas à organização do trabalho e aos RPOs têm sido intensamente estudadas. Diante disso, os RPOs são considerados uma nova categoria de riscos associados a fenômenos que transformam o contexto laboral, como a intensificação e a precarização do trabalho, as novas formas de organização do trabalho e a introdução de novas tecnologias. A ergonomia da atividade foi marcada pelo envolvimento de pesquisadores com o mundo do trabalho, mais especificamente com as suas condições, as dimensões da organização e das relações socioprofissionais de trabalho e bem estar. Essa abordagem acumulou, ao longo dos anos, experiências analíticas bastante consistentes dos ambientes de trabalho, inserindo-a num cenário protagonista da promoção da qualidade de vida no trabalho nos cotidianos das organizações.

A análise ergonômica do trabalho possui algumas etapas:


( ) Explicitação da demanda do estudo.

( ) Análise das tarefas, atividades e situações de trabalho.

( ) Discussão e restituição dos resultados aos trabalhadores envolvidos.

( ) Recomendações ergonômicas específicas para os postos avaliados.

( ) Avaliação e revisão das intervenções efetuadas com a participação dos trabalhadores, supervisores e gerentes.

( ) Avaliação da eficiência das recomendações.


A alternativa que apresenta de forma CORRETA a classificação das afirmações acima é:


A

Falsa, Falsa, Verdadeira, Verdadeira, Falsa, Falsa.


B

Verdadeira, Falsa, Falsa, Verdadeira, Verdadeira, Verdadeira.


C

Falsa, Verdadeira, Falsa, Falsa, Verdadeira, Falsa.


D

Falsa, Falsa, Falsa, Falsa, Falsa, Falsa.


E

Verdadeira, Verdadeira, Verdadeira, Verdadeira, Verdadeira, Verdadeira.

Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, os trabalhadores não são sujeitos passivos relativamente à organização do trabalho, mas sujeitos ativos que mobilizam estratégias (defensivas) para enfrentar as situações que colocam em risco a sua integridade.


C

Certo


E

Errado

Uma das questões mais debatidas no ambiente corporativo atualmente é a sustentabilidade organizacional.


Com relação à sustentabilidade organizacional, assinale a afirmativa correta.


A

É uma questão de responsabilidade ambiental e social, mas não representa um fator de decisão estratégica na empresa.


B

Deve, para funcionar, estar atenta para os aspectos social, ambiental e relacional, que compõem o tripé da sustentabilidade organizacional.


C

Tem impactos na melhoria do clima organizacional, na diminuição de multas e no aumento da credibilidade no mercado.


D

Objetiva agir na criação de ações que preservem o meio ambiente, sem atentar para formas de retorno financeiro;


E

Oferece projetos de desenvolvimento profissional que incentivem a inclusão de pessoas de diferentes raças, embora a pauta de gênero não entre nesse paradigma.

A Ergonomia pode ser definida como a ciência que estuda a adaptação dos indivíduos no seu ambiente de trabalho, buscando melhores condições de conforto, segurança para que, assim, o trabalhador possa desempenhar suas atividades de forma mais produtiva. A Ergonomia Cognitiva diz respeito à otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas corporativas e processo de produção e negócio.


C

Certo


E

Errado

Em uma empresa com 15 funcionários, constantemente um ou outro indivíduo se queixava de tontura, mal-estar e dor de cabeça. Quando isso ocorria após uma discussão com outros colegas ou com a chefia, a interação social encontrada em função da queixa era: isso é psicológico.


Com base no exemplo assinale a alternativa que melhor define o exemplo acima:


A

Discussões podem resultar em sintomas corporais de fato, como tontura e dor de cabeça.


B

Discussões não resultam em sintomas corporais de fato, como tontura e dor de cabeça.


C

Discussões podem resultar em sintomas de fato, porém não em sintomas corporais como tontura e dor de cabeça.


D

Discussões podem resultar em sintomas corporais de fato, mas são expressados como ações de fúria.

Caso, após um erro grave na organização, o ergonomista seja solicitado a elaborar ações de melhoria do trabalho, ele deve buscar compreender as estratégias de mediação utilizadas pelos trabalhadores e os elementos da complexidade da atividade para subsidiar a sua proposta.


C

Certo


E

Errado

No contexto da organização em que a paciente é empregada, é correto afirmar que intervenções com base na psicodinâmica do trabalho e na ergonomia da atividade poderiam gerar benefícios para o bem-estar geral dos trabalhadores daquele contexto.


C

Certo


E

Errado

A adequabilidade dos postos de trabalho e dos processos produtivos que organizam ritmos repetitivos, o emprego da força, em algumas atividades, e as posições ergonômicas são aspectos que devem ser monitorados e constantemente revistos, mesmo que isso implique investimentos financeiros significativos pela empresa.


C
Certo

E
Errado

Para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, de acordo com a ergonomia da atividade, a principal ação que o psicólogo deve adotar inclui


A

oferecer aos funcionários sessões de ioga, a fim de reduzir o estresse.


B

oferecer cursos de meditação para que os funcionários aprendam habilidades de controle frente às demandas do trabalho.


C

desenvolver um programa de coaching em saúde e estilo de vida para que as pessoas aprendam a equilibrar os diferentes papéis sociais.


D

criar salas antiestresse em locais de maior incidência de afastamentos por problemas de saúde.


E

desenvolver um programa fundamentado em uma avaliação realizada pelos próprios trabalhadores a respeito da sua qualidade de vida no trabalho.

No que diz respeito à atuação do profissional de Psicologia do Trabalho, quanto à ergonomia, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Analisa a interação homem-computador.


B

Avalia a ergonomia do contexto de trabalho.


C

Regula conflitos interpessoais.


D

Analisa o trabalho e suas cargas físicas e mentais.

O trabalho humano tem sido cada vez mais compreendido em sua dimensão subjetiva, o que tem efeitos sobre aspectos produtivos e ao mesmo tempo sobre a saúde do trabalhador de modo mais amplo. Sobre campos de interesse da psicologia do trabalho, é correto afirmar:

I. À Psicologia do trabalho interessa as Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador, implementadas enquanto Direito por meio da Constituição Federal de 1988, e depois por meio da Lei 8080/1990. Tal campo visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença. Esse campo entende saúde-doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico.

II. Ainda que fundamentada na fisiologia, a Ergonomia (adaptação do homem ao trabalho) interessa à Psicologia do Trabalho. A Ergonomia tem a sociologia e a antropologia, como disciplinas pouco articuladas ao seu campo teórico, tendo em vista o tecnocentrismo presente na Engenharia.

III. A Saúde do trabalhador pode ser articulada ao campo de interesse da psicologia do trabalho, pois adota métodos de análise, com sucessivas aproximações a um problema ou conjunto de problemas, buscando desafiar a capacidade explicativa simples, exigindo uma teorização dialética e complexa. A partir disso busca respostas considerando os entraves econômicos e as alternativas tecnológicas e organizacionais.


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


C

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


D

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Levando em conta os conceitos de Aguiar e Bastos (2018) sobre a perspectiva positiva das interfaces entre o trabalho e família, o conceito que se refere à extensão na qual a participação em um papel é melhorada em virtude da participação em outro papel denomina-se:


A

Troca afetiva.


B

Facilitação.


C

Valorização.


D

Extravasamento positivo.


E

Enriquecimento.

Entre as ações do psicólogo organizacional, está a garantia da saúde no ambiente de trabalho, que pode ser feita por meio da implantação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT). Uma estratégia para justificar ações nos PQVT é recorrer às Normas Regulamentadoras (NR). A NR- 17 (Ergonomia) “visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.


Com base nessa NR, é possível justificar PQVT que incluam


A

bons programas de corrida, acompanhamento nutricional e solicitação periódica de exames médicos dos funcionários.


B

planejamento e adaptação dos postos de trabalho para a posição sentada sempre que o trabalho puder ser executado dessa maneira.


C

ginástica laboral e sessões de relaxamento, quando as atividades tiverem natureza estressante ou insalubre.


D

etapa de diagnóstico com os funcionários e gestores para analisar o que é valorizado em cada organização.


E

adaptação dos trabalhadores aos respectivos postos de trabalho, para que não sofram com exigências inadequadas.

O conhecimento de ergonomia é importante para o exercício profissional do psicólogo na área de saúde porque essa ciência:


A

Explica a origem de algumas doenças mentais.


B

Cria melhores condições de trabalho e evita doenças físicas.


C

Garante a obtenção do esforço máximo do trabalhador.


D

Permite identificar somatizações apresentadas pelos trabalhadores.

Espera-se do funcionário, no seu local de trabalho, que demonstre satisfação, mesmo que passe por situações estressantes. Espera-se dele expressões positivas decorrentes do chamado trabalho emocional.


Assim, as reações são positivas se a pessoa experimentar as emoções que exibe, mas pretender estar feliz quando a emoção é contrária à felicidade, é o que se denomina


A

dissonância emocional.


B

insatisfação compulsória.


C

inadequação redutora.


D

projeção emocional.

Segundo Lacaz, a saúde do trabalhador configura um campo de saber e de práticas que demandam da psicologia uma atuação sobre o trabalho e sobre as estruturas e os processos que o organizam, a partir dos serviços públicos de saúde. Trata-se de um campo de conhecimentos e de práticas que tem como objetivo o estudo, a análise e a intervenção nas relações existentes entre trabalho e saúde-doença, mediante propostas programáticas desenvolvidas na rede de serviços de saúde pública. Esse campo agrega conhecimentos provenientes de diversas disciplinas, quais sejam:


A

psicologia, psiquiatria, ergonomia, epidemiologia, física e tecnologia da informação.


B

medicina do trabalho, psiquiatria, psicologia e ciências atuariais.


C

psicologia, economia, geriatria, engenharia, ciências atuariais e biomedicina.


D

medicina do trabalho, ergonomia, psicologia, psiquiatria e epidemiologia social.

   
Gerar simulado