

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) são estratégias que visam melhorar a saúde, a satisfação e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Contudo, diferentes abordagens podem impactar a eficácia desses programas. Assinale a alternativa que apresenta a prática mais eficiente e sustentável em um programa de QVT.
Incorporar a prática de feedback constante entre líderes e colaboradores para identificar problemas e propor soluções personalizadas.
Focar exclusivamente em premiar os líderes que baterem suas metas, independentemente de como essas metas foram conquistadas.
Substituir benefícios relacionados à saúde mental e física por benefícios financeiros, como vales e cartões de benefício, para reduzir custos.
Estabelecer jornadas de trabalho estendidas e oferecer cursos noturnos para os colaboradores se qualificarem em horários alternativos.
Criar competições internas para determinar quais setores mais contribuem para os resultados da empresa, promovendo maior produtividade.
Com relação à saúde e à qualidade de vida no ambiente de trabalho, existem aspectos relacionados a estressores ambientais e a consequências disfuncionais. Nesse sentido, representa um estressor ambiental o(a):
falta de apoio
pressão alta
cansaço
insônia
Suponha que uma organização, a fim de elevar o grau de satisfação e de bem-estar experimentados por seus colaboradores no ambiente profissional, tenha implantado um conjunto de práticas, políticas e percepções que influenciam o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas no ambiente de trabalho. Nesse caso, é correto afirmar que foi implantado um programa de
qualidade de vida no trabalho.
melhoria da produtividade.
treinamento e aperfeiçoamento.
redução de custos e desperdícios.
tratamento e gerenciamento de riscos.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é o conjunto de ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Abrange a Qualidade de Vida no Trabalho, EXCETO:
Orgulho pelo trabalho realizado.
Imagem da empresa/instituição junto à opinião pública.
Horários e condições de trabalho sensatos.
Oportunidades e perspectivas de carreira.
Desrespeito aos direitos.
Dentre as categorias avaliadoras da qualidade de vida no trabalho está aquela conhecida como relevância social do trabalho na vida que corresponde
ao papel balanceado no trabalho e à estabilidade de horários.
à imagem da empresa na comunidade.
à ausência de preconceito e à igualdade.
à jornada de trabalho e ao ambiente físico.
à equidade interna e externa.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é essencial para que os trabalhadores desenvolvam o seu melhor potencial e atinjam o seu melhor desempenho.
Considerando as características da concepção evolutiva da QVT, conforme as teorias da administração, associe as Concepções da Coluna 1 com as Características ou Visão da Coluna 2.
Coluna 1 Concepção Evolutiva
1. QVT como uma variável
2. QVT como uma abordagem
3. QVT como um método
4. QVT como um movimento
5. QVT como tudo
Coluna 2 Características ou Visão
( ) O foco era o indivíduo antes do resultado organizacional; mas, ao mesmo tempo, busca- se trazer melhorias tanto ao empregado como à direção.
( ) Reação do indivíduo ao trabalho. Investigava- se como melhorar a qualidade de vida no trabalho para o indivíduo.
( ) Declaração ideológica sobre a natureza do trabalho e as relações dos trabalhadores com a organização.
( ) Como panaceia contra a competição estrangeira, problemas de qualidade, baixas taxas de produtividade, problemas de queixas e outros, organizacionais.
( ) QVT era vista como sinônimo de grupos autônomos de trabalho, enriquecimento de cargo ou desenho de novas plantas com integração social e técnica.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 • 2 • 4 • 5 • 3
1 • 3 • 4 • 5 • 2
1 • 3 • 5 • 4 • 2
2 • 1 • 4 • 5 • 3
2 • 1 • 5 • 4 • 3
Em busca de criar ambientes mais produtivos e colaborativos, uma tendência percebida na gestão de pessoas nas organizações públicas é a crescente preocupação com políticas voltadas para a promoção da qualidade de vida e a melhoria do clima organizacional.
Certo
Errado
Os três modelos de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) mais importantes são os de Nadler e Lawler, de Hackman e Oldhan e Walton, conforme Chiavenato (2010).
Associe corretamente o modelo de QVT aos seus respectivos pressupostos conceituais.
MODELOS
1. Hackman e Oldhan
2. Walton
3. Nadler e Lawler
PRESSUPOSTOS
( ) A QVT pode ser incrementada, caso haja melhoria no ambiente de trabalho relacionada às condições físicas e psicológicas.
( ) A participação dos funcionários nas decisões é um aspecto que, se incrementado, pode haver uma melhoria na QVT.
( ) As dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam a QVT.
( ) As dimensões do cargo são determinantes da QVT, pois oferecem recompensas intrínsecas que produzem a satisfação no cargo.
( ) As oportunidades de crescimento contínuo e de segurança, juntamente com a relevância social do trabalho, fazem parte dos 8 fatores que afetam a QVT para esses autores.
( ) O estabelecimento de normas e regras de organização, direitos e deveres do trabalhador fazem parte dos fatores que afetam a QVT.
A sequência correta dessa associação é:
1, 2, 3, 1, 2, 3.
1, 2, 1, 2, 3, 3.
2, 3, 3, 2, 1, 1.
3, 3, 1, 1, 2, 2.
3, 1, 2, 3, 1, 2.
As organizações têm se preocupado cada vez mais com a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho, visando à promoção do bem-estar físico, mental e social dos colaboradores. Considerando os elementos fundamentais de programas de bem-estar corporativo, assinale a alternativa que apresenta a abordagem mais adequada para garantir a efetividade dessa iniciativa no longo prazo.
Realizar eventos pontuais, como palestras motivacionais, para engajar os colaboradores no momento e promover mudanças culturais imediatas.
Oferecer primordialmente benefícios financeiros, como bônus mensais, para estimular o sentido de valorização dos colaboradores.
Implementar jornadas de trabalho mais flexíveis, associadas a psicoterapia contínua e atividades físicas personalizadas, com acompanhamento e revisão periódica de necessidades.
Concentrar-se primariamente em programas de recompensa para equipes com maior desempenho, como forma de estimular a produtividade.
Criar regras rígidas para limitar pausas ou intervalos durante o expediente, a fim de melhorar o foco e a eficiência nos processos.
A qualidade do relacionamento interpessoal satisfatório e motivacional é fundamental para a melhoria das relações interpessoais no trabalho.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em uma secretaria municipal, pesquisa interna indica que os servidores reconhecem a relevância social do trabalho, mas relatam decisões pouco explicadas, distribuição desigual de tarefas, conflitos tratados tardiamente e sensação de baixa escuta pelas chefias. Analise as sentenças a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A pesquisa de clima deve ser tratada como diagnóstico organizacional, não como enquete isolada de satisfação.
(__)A gestão de conflitos deve priorizar enquadramento disciplinar sempre que houver divergência entre servidores.
(__)A motivação pode ser afetada por reconhecimento, justiça percebida, liderança, condições de trabalho e desenvolvimento.
(__)A qualidade de vida no trabalho envolve condições materiais, organização do trabalho, comunicação e saúde psicossocial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V − F − F − V.
F − V − V − F.
F − V − F − F.
V − F − V − V.
F − V − F − V.
Em um diagnóstico organizacional, identificou-se queda na produtividade, aumento de conflitos interpessoais e relatos de esgotamento físico e emocional entre os colaboradores. Considerando os conceitos de motivação, clima e qualidade de vida no trabalho, assinale a alternativa CORRETA.
A motivação individual não sofre influência do clima organizacional, pois depende apenas de fatores internos de cada trabalhador.
O clima organizacional corresponde a políticas de remuneração e benefícios, sendo independente das percepções coletivas sobre o ambiente de trabalho.
A qualidade de vida no trabalho está restrita a programas de saúde física, não abrangendo fatores psicológicos ou sociais.
Um clima organizacional positivo contribui para maior motivação e melhor qualidade de vida no trabalho, reduzindo impactos negativos como estresse e conflitos.
A motivação no trabalho é determinada exclusivamente por recompensas financeiras formais.
Em determinado órgão público, a administração implementou ações voltadas à melhoria das condições ergonômicas dos postos de trabalho, à promoção da saúde ocupacional e ao equilíbrio entre as demandas profissionais e o bem-estar dos servidores. A iniciativa tinha como objetivo reduzir afastamentos e aumentar a satisfação dos trabalhadores. Considerando os conceitos de qualidade de vida no trabalho, assinale a alternativa CORRETA.
A qualidade de vida no trabalho está relacionada exclusivamente à remuneração percebida pelos trabalhadores.
A qualidade de vida no trabalho envolve fatores que contribuem para o bem-estar físico, psicológico e social dos trabalhadores no ambiente laboral.
A qualidade de vida no trabalho limita-se à oferta de benefícios assistenciais concedidos pela organização.
A qualidade de vida no trabalho possui relevância apenas para atividades que envolvam esforço físico intenso.
A promoção da qualidade de vida no trabalho não produz reflexos sobre a satisfação ou o desempenho dos trabalhadores.
Ao valorizar a organização no ambiente de trabalho, há uma promoção, de forma direta, de uma cultura de segurança e saúde que:
Tem como objetivo eliminar conversas no meio do expediente.
Visa ao bem-estar única e exclusivamente da diretoria.
Tem como objetivo evitar acidentes de trabalho.
Busca erradicar o problema de ausência dos colaboradores.
Em relação à motivação e o clima organizacional, assinale a alternativa CORRETA.
Um clima organizacional saudável depende exclusivamente de salários elevados, sendo desnecessário considerar comunicação interna, relações interpessoais ou reconhecimento institucional.
A motivação do Agente Comunitário de Saúde decorre apenas de fatores pessoais, não sendo influenciada pelo ambiente de trabalho, pela liderança ou pelas condições estruturais oferecidas pela unidade de saúde.
A qualidade de vida no trabalho está relacionada ao equilíbrio entre demandas e recursos, incluindo apoio da gestão, condições adequadas de trabalho e relações respeitosas com a comunidade atendida.
O clima de trabalho não interfere no desempenho do agente comunitário, já que sua função é predominantemente externa e não depende da interação com outros profissionais.
A motivação profissional é um componente irrelevante para o desempenho das atividades de visita domiciliar, pois estas se realizam de forma protocolar e padronizada.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Considere o trecho a seguir:
“Um dos autores mais influentes a respeito do construto é Richard Walton. Ele o associou aos fatores remuneração adequada, condições de saúde e segurança, utilização e desenvolvimento das capacidades, crescimento e segurança no emprego, integração social nas relações de trabalho, constitucionalismo no trabalho, balanceamento entre o trabalho e o espaço total da vida e relevância da organização ou profissão na sociedade. Desenvolvido nos anos de 1970, o modelo tem muitas dificuldades hoje para lidar com as mudanças no mundo do trabalho e as novas formas de organização e relações de trabalho, o que limita sua utilização, uma vez que as organizações para as quais ele foi concebido estão transformadas e as exigências sobre os indivíduos e grupos são de outra ordem”.
(Sampaio, 2012).
O construto ao qual se refere o excerto acima é:
Liderança Situacional.
Desenvolvimento Interpessoal.
Qualidade de Vida no Trabalho.
Comprometimento no Trabalho.
Motivação e Satisfação no Trabalho.
Transformações recentes nas relações laborais ampliaram o debate sobre fatores organizacionais capazes de afetar não apenas a saúde física, mas também o equilíbrio emocional e psicológico dos trabalhadores. Em ambientes marcados por pressão contínua, ausência de organização funcional clara e condições inadequadas de trabalho, determinados sofrimentos psíquicos passaram a ser reconhecidos como elementos relevantes para a formulação de políticas de segurança ocupacional. Considerando esse contexto, qual situação caracteriza de forma mais adequada um risco psicossocial relacionado ao trabalho?
A ocorrência exclusiva de doenças físicas provocadas por agentes químicos presentes em ambientes industriais de alta complexidade.
A manifestação temporária de dificuldades emocionais sem relação com estruturas organizacionais ou condições ocupacionais específicas.
A presença de conflitos interpessoais isolados desvinculados das dinâmicas institucionais estabelecidas no ambiente profissional.
A existência de práticas organizacionais e condições laborais que comprometem o bem-estar psicológico e a percepção de identidade do trabalhador.
O setor de protocolo da Alerj recebeu uma reclamação coletiva sobre dores nas costas e nos membros superiores dos seus servidores.
Uma avaliação preliminar indicou que as estações de trabalho possuem mobiliário antigo e não ajustável, a rotina exige movimentos repetitivos de digitação e a organização de processos físicos pesados.
Diante dessa situação, assinale a opção que indica a ação técnica de Saúde e Segurança do Trabalho que deve ser realizada prioritariamente para embasar intervenções eficazes.
Distribuição de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os trabalhadores do setor.
Encaminhamento dos trabalhadores para avaliação no ambulatório de medicina do trabalho.
Realizar uma análise ergonômica das posturas, dos mobiliários, da organização das tarefas e dos esforços repetitivos.
Afastamento temporário dos trabalhadores e eventual encaminhamento para o INSS.
Transferir imediatamente todos os servidores queixosos para outros setores.
A qualidade de vida no trabalho está relacionada a ações organizacionais destinadas a melhorar o bem-estar físico, psicológico e social dos trabalhadores. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
A qualidade de vida no trabalho diz respeito apenas a benefícios materiais, como vale-alimentação e plano de saúde.
Programas de qualidade de vida no trabalho devem focar exclusivamente em ergonomia, não abrangendo fatores emocionais ou sociais.
A qualidade de vida no trabalho é responsabilidade exclusiva do servidor, não cabendo à organização promover melhorias.
A implementação de ações de qualidade de vida no trabalho elimina completamente o estresse ocupacional.
Um programa de qualidade de vida no trabalho eficaz considera aspectos como saúde, segurança, relações interpessoais, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e condições adequadas de trabalho.
Durante uma auditoria interna, observou-se que a disposição física do mobiliário em uma repartição pública dificultava o fluxo de trabalho e causava desconforto físico nos servidores. Alguns relataram dores musculares, cansaço visual e dificuldades de concentração. Com base nesse cenário, assinale a alternativa que representa uma ação inadequada para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável:
Incentivar pausas curtas e regulares para alongamento e descanso visual durante o expediente.
Reduzir temporariamente o horário de atendimento ao público para evitar sobrecarga nos servidores.
Reorganizar os postos de trabalho para garantir liberdade de movimento e boa circulação no ambiente.
Ajustar as cadeiras e mesas às características físicas dos usuários, promovendo a ergonomia.
Manter iluminação adequada, natural ou artificial, compatível com a natureza das atividades realizadas.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.