Questões de Concurso sobre Políticas Públicas - Pessoas com Deficiência

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
105 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Estatuto da Pessoa com Deficiência tem a finalidade de garantir e promover os direitos e liberdades fundamentais das PcD, visando a sua real inclusão social e a participação ativa na sociedade. O profissional de psicologia tem papel importante na mediação dessa inclusão, na medida em que


A

busca compreender o ser humano por trás de qualquer limitação, evidenciando suas verdadeiras potencialidades e as estimulando de forma individual e/ou coletiva.


B

oferece o atendimento adequado às suas características e necessidades, apenas em serviços destinados para esse fim.


C

promove a inclusão social, ao considerar as dificuldades das pessoas e limitar suas ações às condições de sua deficiência, a fim de protegê-las.


D

considera os conhecimentos técnicos sobre personalidade e comportamentos considerados normais, atuando de modo a buscar o mais próximo a esses padrões.

Assinale a alternativa que indica corretamente um argumento utilizado na tese da opressão pela deficiência, de Abberley.


A

A ênfase nas origens biológicas das lesões.


B

A adoção de uma perspectiva política capaz de garantir justiça aos deficientes.


C

O questionamento da ideia de uma produção social das lesões.


D

O reconhecimento de que as desvantagens sofridas pelos deficientes são subprodutos da natureza física das lesões.


E

O não reconhecimento das desvantagens sociais, econômicas, ambientais e psicológicas provocadas nas pessoas com lesões.

Estamos muito aquém de entender por que e como crianças com histórias de pobreza, com tanta frequência, fracassam nas escolas e muito menos ainda o que pode ser feito para reduzir ou eliminar tais disparidades. Não há uma explicação simples ou única para isso. Alguns culpam as crianças por serem menos inteligentes ou estarem menos “prontas” para aprender. Outros criticam os pais pelo fracasso como consequência do fato de não se interessarem pelo desenvolvimento de seus filhos e de não oferecerem um ambiente que conduza ao desenvolvimento e à aprendizagem. As escolas são culpadas por terem baixa expectativa quanto ao aproveitamento dos alunos e, além disso, por aceitarem com facilidade que as crianças pobres serão aquelas que mais provavelmente não terão um bom desempenho na escola. Quase todos nós culpamos o governo por não gastar dinheiro suficiente com as crianças ou por gastá-lo de maneira errada (MITTLER, 2015). Acerca das questões pertinentes à desigualdade e à exclusão social, analise as afirmativas a seguir.


I. O modelo social da deficiência baseia-se na proposição de que a sociedade e as suas instituições é que são opressivas, discriminadoras e incapacitantes e que a atenção, portanto, precisa estar direcionada para a remoção dos obstáculos existentes à participação das pessoas portadoras de deficiências na vida em sociedade e para a mudança institucional, ou seja, para a mudança de regulamentos e de atitudes que criam e mantêm a exclusão.

II. A essência da inclusão é que deve haver uma investigação sobre o que está disponível para assegurar aquilo que é relevante e acessível a qualquer aluno na escola.

III. A palavra ‘’especial’’ quando aplicada ao contexto de crianças em fase de aprendizagem, é mais do que um assunto da linguagem do “politicamente correto”: refere-se ao constante uso de palavras que criam ou mantêm um modo de pensar que perpetua a segregação exatamente em um momento em que estamos focando sobre mover-se em direção a sistemas educacionais mais inclusivos e sobre uma sociedade mais inclusiva.

IV. O conceito “necessidade”, em pessoas com algum tipo de particularidade em seu desenvolvimento, físico e mental, ajudou a mudar a ênfase dos defeitos e dos déficits da criança para a identificação de uma necessidade individual única, desconsiderando-se os rótulos trazidos pela categorização (diagnósticos).

V. Um dos últimos indícios de angústia que as crianças demonstram quando, por qualquer razão, estão infelizes ou sob tensão é a ocorrência da deterioração no trabalho escolar ou no comportamento, e, quase nunca de forma expressiva.


Estão corretas as afirmativas:


A

III, IV e V apenas


B

I, e IV apenas


C

I, II e III apenas


D

I, II, III e IV apenas

Situações que envolvam comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, são denominadas barreiras


A

atitudinais.


B

nas comunicações e informações.


C

tecnológicas.


D

sociais.


E

interacionais.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Federal nº 13.146, a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de proteção e socorro em quaisquer circunstâncias e atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.


Nesse sentido, com relação ao atendimento psicológico, o profissional não deve


A

atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.


B

oferecer serviços de qualidade, diminuindo sofrimentos e evitando a cronificação dos quadros de vulnerabilidade.


C

potencializar a capacidade de transformação social, envolvendo a construção de novos significados, rompendo com processos de exclusão.


D

atuar numa perspectiva assistencial, acolhendo e estabelecendo uma rede de suporte, amparo e proteção social contínua.

A psicologia pode contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços organizacionais. Nesse sentido, a Orientação Profissional e de Carreira (OPC) é um meio de auxiliar na inserção profissional e social dos cidadãos com deficiência, pois auxilia a construção de projetos de vida individuais, além de participar da elaboração e acompanhamento de mecanismos de inserção no âmbito do trabalho. Dessa maneira, através da OPC, pessoas com deficiência física / motora, visual, auditiva ou intelectual se beneficiariam do mesmo processo, tendo em vista que nessas deficiências os desafios e dificuldades enfrentadas são as mesmas.


C

Certo


E

Errado

Segundo o decreto 3289/1.999 constam como diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:


I - Estabelecer mecanismos que acelerem e favoreçam a inclusão social da pessoa portadora de deficiência;

II - Adotar estratégias de articulação com órgãos e entidades públicos e privados, bem assim com organismos internacionais e estrangeiros para a implantação desta Política;

III - Incluir a pessoa portadora de deficiência, respeitadas as suas peculiaridades, em todas as iniciativas governamentais relacionadas à educação, à saúde, ao trabalho, à edificação pública, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à habitação, à cultura, ao esporte e ao lazer;

IV - Viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas;

V - Ampliar as alternativas de inserção econômica da pessoa portadora de deficiência, proporcionando a ela qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho;

VI - Garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, com o cunho assistencialista.


São corretas:


A

I, II, IV, V, VI


B

II, III, V, VI


C

I, II, III, IV, V


D

I, II, III, IV, V, VI

Como política de inclusão, a Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Sobre o disposto no Capítulo VI, do Direito ao Trabalho, Seção I, em suas disposições gerais, não se pode afirmar que:


Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146. Acesso em: 23 jul. 2023.


A

As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.


B

A pessoa com deficiência têm direito, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, a condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo remuneração por trabalho de valor diferenciado.


C

É vedada a restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação, admissão, exames admissional e periódico, permanência no emprego, ascensão profissional e reabilitação profissional, bem como exigência de aptidão plena.


D

A pessoa com deficiência tem direito na participação e acesso a cursos, treinamentos, educação continuada, planos de carreira, promoções, bonificações e incentivos profissionais oferecidos pelo empregador, em igualdade de oportunidades com os demais empregados.


E

Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode em alguns casos indicar que seu portador é pessoa com deficiência, uma vez que pela lei brasileira de inclusão da pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), promulgada em 2015, se considera que


A

apenas após os 18 anos de idade o autista pode ser interditado e protegido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.


B

pessoas com deficiências mentais são um sério problema de saúde pública no Brasil e que trazem grande impacto no orçamento público.


C

pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


D

o autista não necessita da curatela, uma vez que a medida tem apenas efeito patrimonial e negocial.


E

a pessoa com autismo ou qualquer tipo e doença mental deve ser interditada e acompanhada por curador especial.

As pessoas com deficiência são cotidianamente observadas e qualificadas pela sua capacidade. A forma hierarquizada e naturalizada de conceber qualquer corpo humano como algo que deve funcionar, agir e se comportar de acordo com a Biologia, como se houvesse “um padrão de corpo, mente, ou comportamento definido como perfeito, típico da espécie humana” (CAMPBELL, F., 1999), chama-se:


A

categorização


B

capacitismo


C

preconceito


D

eugenismo

Na Proteção Social Básica (PSB), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias. Porém, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, além da PSB, existem os serviços da Proteção Social Especial, de média e alta complexidade. Entre os serviços abaixo, qual NÃO faz parte da Proteção Social Especial, de média complexidade?


A

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.


B

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).


C

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e Suas Famílias.


D

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.


E

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS pelo menos 10% da população é constituída por pessoas com algum tipo de deficiência. Conforme a OMS são portadores de necessidades especiais pessoas que apresentam:


I. ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica;

II. ausência fisiológica ou anatômica;

III. perda visual, motora, mental e/ou auditiva.


Estão CORRETAS:


A

I, II e III;


B

I e III, apenas;


C

II e III, apenas;


D

I e II, apenas.

Lucas, jovem cego de 27 anos, é graduado em Ciência da Computação e trabalha como desenvolvedor de sistemas em uma empresa privada. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no desempenho de suas funções profissionais, Lucas tem direito:

-

I. a receber tratamento respeitoso e diferenciado por parte de colegas e superiores, com foco no capacitismo e na inclusão;

II. à disponibilização de recursos de tecnologia assistiva, como softwares que fazem a leitura da tela do computador;

III. à igualdade de oportunidades para a participação em cursos de formação e de capacitação oferecidos pelo empregador.

-

Está correto o que se afirma em:


A

somente I;


B

somente II;


C

somente I e III;


D

somente II e III;


E

I, II e III.

A funcionalidade humana não depende apenas de aspectos diretamente ligados às funções e estruturas do corpo. O Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para Fins de Aposentadoria (IFBrA) é um instrumento de avaliação psicossocial da deficiência que leva em conta também o papel do contexto na forma como as pessoas desempenham suas atividades habituais. Considerando os fatores ambientais envolvidos na funcionalidade, analise as afirmativas a seguir, considerando V para(s) a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s):


I. Assistentes virtuais por comando de voz são ferramentas de tecnologia assistiva para pessoas com tetraplegia.

II. O cão-guia é um facilitador na categoria apoio e relacionamentos para a mobilidade de pessoas com deficiência visual.

III. O assistencialismo garante promoção e proteção social para pessoas socialmente vulneráveis com deficiência física.

IV. A deficiência intelectual implica o veto ao exercício dos direitos civis, como a participação na vida política por meio do voto.


A sequência correta é:


A

V – V – F – F;


B

F – F – V – V;


C

V – F – V – F;


D

F – F – F – V;


E

V – V – V – F.

Na área da saúde, a mudança conceitual acerca da deficiência passou a compreendê-la no modelo social como sendo complexa, política, e não apenas biológica e sujeita a um diagnóstico simplificado, o que rompe com o modelo clínico anteriormente adotado. O modelo de integração e normalização classifica as pessoas em superiores e inferiores, e trata a deficiência como fenômeno biomédico de um corpo lesionado denominado ‘corpo deficiente’. Assinale a alternativa que corresponde ao modelo inclusivo.


A

No modelo médico, a cultura de capacitismo leva a um padrão comportamental social de preconceito e violência contra a pessoa com deficiência.


B

O modelo médico antagoniza-se com a perspectiva sociológica do modelo social que percebe o corpo da pessoa com deficiência com algum tipo de lesão e analisa, simultaneamente, a natureza social, as repercussões das desvantagens, opressão e a exclusão impostas a esta pessoa.


C

A complexidade desafia a concepção de hegemonia biomédica e leva à emergência de novas categorias políticas de análise, na perspectiva da justiça social incorporada à noção de diversidade.


D

O modelo social abrange os estilos de vida das pessoas com deficiência e favorece avanços na direção de transformações da sociedade.


E

O modelo social abrange os estilos de vida das pessoas com deficiência, embora não avance na direção de transformações dos sujeitos.

A inclusão é um processo sócio-histórico e um direito social, no sentido dialógico de inclusão/exclusão, acessibilidade/inacessibilidade, e pautado na igualdade e diversidade humanas no âmbito social, cultural, político e afetivo. Assinale a alternativa correta sobre o tema.


A

Na visão ampliada da legislação que assegura direitos, o sujeito é visto pela deficiência e pelas necessidades que esta demanda.


B

A pessoa com deficiência requer avaliação e acompanhamento biopsicossocial, multiprofissional e interdisciplinar.


C

A legislação pertinente à inclusão é clara em relação ao atendimento das demandas da pessoa com deficiência, ao apoio especializado nas instituições para atender alguma peculiaridade, especificidade ou necessidade especial.


D

Na Convenção de Nova Iorque (2006), construiuse a definição de limitação de uma pessoa com deficiência.


E

No atual conceito de deficiência da Lei Brasileira de Inclusão (2015), o foco da deficiência é o sujeito social.

A Tomada de Decisão Apoiada é o processo pelo qual


A

qualquer pessoa interessada elege pelo menos três pessoas preferencialmente sem vínculos afetivos anteriores, para prestar-lhe apoio na tomada de decisão sobre atos da vida civil.


B

o indivíduo considerado incapaz plenamente elege pelo menos duas pessoas idôneas com as quais mantenha vínculo de confiança para prestar-lhe apoio na tomada de decisão sobre atos da vida civil.


C

a pessoa com deficiência elege pelo menos três pessoas idôneas com as quais mantenha vínculo empregatício de confiança para prestar-lhe apoio na tomada de decisão sobre atos da vida civil.


D

a pessoa com deficiência indica, por meio do apoio de um Juiz da Vara de Família, pelo menos duas pessoas com as quais mantenha vínculo de confiança para prestar-lhe apoio indefinido e sem interferência judicial.


E

a pessoa com deficiência elege pelo menos duas pessoas idôneas com as quais mantenha vínculo de confiança para prestar-lhe apoio na tomada de decisão sobre atos da vida civil.

O psicólogo, profissional atuante na Psicologia, deve ter um olhar abrangente, ver o aluno com deficiência como um ser biopsicossocial, e não olhando apenas o biológico, mas um ser que apesar das limitações é também dotado de potencialidades. (...) O trabalho da Psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico. Quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial:

I.Na preparação dos profissionais envolvidos no trabalho de inclusão educacional.

II.No apoio familiar de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

III.No suporte à comunidade discente envolvida com inclusão educacional.

IV.No acompanhamento intensivo na escola e fora da escola, quando se trata de educação inclusiva.

Está (ão) CORRETA (S):


A

I e II apenas.


B

II e IV apenas.


C

I, II e III apenas.


D

I, II, III e IV.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

II. Dependendo dos objetivos da avaliação psicológica, a compreensão poderá abranger aspectos psicológicos de natureza diversa. É importante notar que a qualidade do conhecimento alcançado depende da escolha de instrumentos que maximizem a qualidade do processo de avaliação psicológica.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

F – V – V


B

V – F – F


C

F – V – F


D

V – F – V


E

V – V – F

   
Gerar simulado