

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Lei nº 13.146/2015, assegura os direitos das pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social e a acessibilidade. Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, avalie as proposições:
I.A avaliação da deficiência será realizada exclusivamente por um único profissional, sem considerar fatores socioambientais, psicológicos ou pessoais.
II.Uma pessoa com deficiência tem o direito de conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória.
III.Toda pessoa com deficiência é obrigada a usufruir de benefícios decorrentes de ação afirmativa, sem exceções.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a proposição III está correta.
Apenas a proposição I está correta.
Apenas a proposição II está correta.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Sandra, que tem baixa visão, passou em um concurso público na cota de pessoas com deficiência. A efetiva inclusão de Sandra depende, entre outras medidas, da superação de barreiras que possam obstruir sua integração plena.
São consideradas barreiras atitudinais:
os comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições com as demais pessoas;
as barreiras que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência aos equipamentos e recursos de tecnologia assistiva;
quaisquer obstáculos que dificultem ou impossibilitem o recebimento de mensagens e de informações pelos sistemas de comunicação;
as adaptações razoáveis que promovem modificações e ajustes necessários e adequados sem acarretar ônus desproporcional e indevido;
os obstáculos existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo e nos edifícios públicos e privados.
Felipe, empresário de 33 anos, ficou em coma na sequência de um grave acidente de carro. Diante da incerteza quanto a sua recuperação, seu irmão e sócio, Fernando, pediu sua curatela para poder dar continuidade aos negócios da empresa. Ao longo do processo de reabilitação, Felipe recuperou a consciência, restando sequelas na área motora que passaram a ser tratadas com fisioterapia. Felipe está namorando Alice, sua fisioterapeuta.
Sobre essa situação e de acordo com a legislação que trata dos direitos da pessoa com deficiência, é correto afirmar que
Felipe não poderá se casar com Alice em função da interdição judicial.
a interdição é uma medida irrevogável e definitiva quanto aos efeitos patrimoniais.
Felipe deverá continuar sob a curatela de Fernando considerando seu capacitismo.
a curatela de Felipe poderá ser levantada já que ele recuperou sua capacidade de decisão.
as adaptações razoáveis constituem barreiras à plena readaptação de Felipe ao trabalho.
Considerando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei nº 13.146/2015, assinale a alternativa correta.
assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário;
A pessoa com deficiência está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa;
A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para casar-se, constituir união estável e exercer direitos sexuais e reprodutivos;
A pessoa com deficiência pode ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica;
O valor do ingresso da pessoa com deficiência poderá ser superior ao valor cobrado das demais pessoas.
Juliana é mulher negra e periférica, e mãe de três filhos, dois dos quais assassinados em meio à política de combate e de guerra às drogas. Para refletir sobre tal situação, que se repete em toda extensão nacional, vale citar o pensador negro Achille Mbembe, que cria um conceito-chave para descrever a política de Estado que determina, por meio de ações ou omissões, quem pode permanecer vivo ou deve morrer, nesse último caso, atingindo de sobremaneira as populações mais pobres e minorias raciais.
O caso narrado ilustra o conceito de
biopoder.
necropolítica.
estado de exceção.
cultura do narcisismo.
narcisismo das pequenas diferenças.
A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios;
I - Desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da pessoa portadora de deficiência no contexto sócio-econômico e cultural;
II - Estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o seu bem-estar pessoal, social e econômico; e
III - Respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos.
São corretas:
I
II
I e II
I, II e III
A Política Nacional de Humanização possui 03 (três) princípios básicos que causa uma determinada ação, causa ou força a política, gerando um movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão. Diante disso, assinale a alternativa que cita corretamente quais são os 3 (três) princípios da PNH.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013.
Autonomia dos sujeitos e da gestão, subjetividade e transversalidade.
Indissociabilidade entre atenção e sujeito, protagonismo e corresponsabilidade da gestão e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
Subjetividade, atenção, protagonismo e responsabilidade entre gestão e sujeito e transversalidade.
Transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão e protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
Transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão e corresponsabilidade, autonomia e protagonismo da gestão.
Conforme Oliveira (2017), em sua obra “Redes de atenção à saúde: rede de cuidados à pessoa com deficiência”, assinale a alternativa INCORRETA.
A rede de cuidados à pessoa com deficiência é organizada com os seguintes componentes: Atenção Básica; Atenção Especializada em Reabilitação; e Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.
As deficiências podem ser parte ou expressão de uma condição de saúde, mas não indicam, necessariamente, a presença de uma doença ou que o indivíduo passe a ser considerado doente.
São objetivos específicos da rede de cuidados à pessoa com deficiência: promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com deficiência, por meio do acesso ao trabalho; produzir e ofertar informações sobre direitos das pessoas, medidas de prevenção e cuidado por meio de cadernos e cartilhas.
A deficiência é conceituada como condição individual que impõe barreiras comportamentais e ambientais que impedem a participação plena e eficaz na sociedade de forma igualitária.
Para que a pessoa com deficiência alcance a plena participação na sociedade, é necessário que as políticas públicas e programas de inclusão façam cumprir as normas e legislações que assegurem os direitos dessas pessoas e a adequada proteção social.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado. Dentre as afirmações abaixo, qual dessas leis não está representada nesse estatuto.
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei 13.146/2015.
Lei da Primeira Infância. Lei n.º 13.257, de 08 de março de 2016.
Lei da Escuta Protegida. Lei n.º 13.431, de 04 de abril de 2017.
Nenhuma das opções anteriores.
Pessoas com deficiência enfrentam desafios mínimos no cotidiano. A acessibilidade a serviços básicos, esferas sociais e ambientes é universal, eliminando estigmas. Portanto, a saúde mental dessas pessoas é menos suscetível à deterioração, não havendo correlação significativa entre deficiência e ansiedade, preocupação, desânimo, estresse ou limitações ambientais.
Certo
Errado
A deficiência intelectual e os transtornos invasivos de desenvolvimento, como o autismo, são condições passageiras que geralmente desaparecem na fase adulta. Há necessidade de envolvimento familiar no cuidado desses indivíduos, já que tais transtornos afetam as atividades diárias ou a adaptação aos ambientes sociais e educacionais. Os serviços de saúde requerem um acompanhamento regular, já que tais condições geralmente se autolimitam sem afetar a vida adulta.
Certo
Errado
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2022) sobre avaliação psicológica direcionada à pessoa com deficiência, alguns aspectos devem ser observados com objetivo de manter a qualidade psicométrica dos instrumentos e procedimentos empregados.
(CFP, 2022 p. 57-58.)
Sobre a avaliação psicológica direcionada à pessoa com deficiência e testes usados neste contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Cabe ao profissional pesquisar quais são os procedimentos, os meios e as técnicas mais adequados para o contexto de seu trabalho, uma vez que o CFP defende a autonomia profissional dos psicólogos quanto à escolha dos testes.
II. As condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis.
III. No ano de 2019, foi lançado o prêmio profissional “Avaliação Psicológica”, foi direcionado a pessoas com deficiência; tem como objetivo estimular profissionais de psicologia a relatarem suas experiências sobre o tema, de modo a levar a categoria a pensar e a integrar novas formas de ação inclusiva na sua prática profissional.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Conforme o manual "Redes de Atenção à Saúde: Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência" (Oliveira; Garcia, 2017), analise as assertivas abaixo:
I. A deficiência é o resultado da interação dos atributos das pessoas, de um lado, e das barreiras ambientais e atitudinais, do outro, que podem impedir a participação plena da pessoa com deficiência na sociedade.
II. As deficiências podem ser parte ou expressão de uma condição de saúde e, portanto, indicam necessariamente ao menos a presença de uma doença ou que o indivíduo passa a ser considerado doente.
III. Para implantação e execução da rede de cuidados à pessoa com deficiência, é necessário considerar os aspectos históricos, políticos e ideológicos que influenciam sua implementação.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre inclusão e acessibilidade é, INCORRETO afirmar que
o capacitismo consiste na naturalização do pressuposto de inferioridade da pessoa com deficiência, afirmando serem a exclusão e o fracasso consequências de seus impedimentos e lesões.
barreiras atitudinais são aquelas oriundas das atitudes das pessoas diante da deficiência como consequências da falta de informação e do preconceito, o que acaba resultando em discriminação, preconceito e exclusão. Essas atitudes são de caráter individual e nem sempre são intencionais ou percebidas.
a inclusão vai além da diversidade e a sua concretização depende da gestão da diversidade, de modo a criar um ambiente organizacional que possibilite a todos o pleno desenvolvimento de seu potencial na realização dos objetivos organizacionais.
o acesso das pessoas com deficiência pode ser dificultado pela presença de barreiras que podem ser de várias naturezas, tais como: arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais.
Ainda que a questão da deficiência seja uma temática presente desde a origem da Psicologia brasileira, no início do século XX, o modelo biomédico sempre vigorou como referência principal da Psicologia em relação a esse tema. Esse cenário começou a mudar nos anos 2000, quando houve uma maior aproximação da Psicologia ao campo dos Direitos Humanos e Diversidade (GESSER et ai., 2019). Até essa mudança, a Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais e os textos publicados em periódicos de Psicologia sobre o tema focavam:
nas deficiências em si, considerando-as como entidades independentes da singularidade das pessoas
na singularidade dos sujeitos, levando em conta as suas diferenças e particularidades
nos processos grupais e comunitários para trabalhar a identificação entre os usuários
nos processos de autoajuda e autoestima como um meio para lidar com a realidade das condições dos pacientes
No Brasil, dados do IBGE (2011) apontam que cerca de 23,9% do total da população possui algum tipo de deficiência. Acerca desse tema, considere as afirmativas a seguir:
I-O modelo social da deficiência compreende o fenômeno como experiência constituída na interação da limitação física, sensorial ou intelectual com o contexto social opressivo.
II-A intersecção da deficiência com marcadores sociais como raça, geração e gênero, potencializa processos de opressão.
III-A problematização dos parâmetros definidores de normalidade possibilita compreender a deficiência como diversidade da natureza e da condição humana.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I, II e III.
lll, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
A avaliação biopsicossocial da deficiência é realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considera, entre outros fatores, a interação da pessoa com barreiras que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A psicóloga Helena ficou tetraplégica após um acidente e se candidatou a uma vaga destinada a pessoas com deficiência em um concurso público do Poder Judiciário.
Pode constituir uma barreira na integração de Helena ao trabalho:
a oferta de tecnologia assistiva, como softwares de comando por voz;
o capacitismo dos colegas de trabalho;
o desconhecimento da linguagem de Libras;
a disponibilização de acesso por rampas e elevadores;
o direito ao Benefício de Prestação Continuada.
Em relação à acessibilidade e inclusão, a Nota Técnica nº 6/2019/GTEC/CG de Orientação às(aos) psicólogas(os) sobre Avaliação da Capacidade Decisional de Pessoas com Deficiência afirma que:
a avaliação da capacidade decisional deve considerar recursos tais como tecnologia assistiva e a utilização de tradução e intérprete, e limita o uso da comunicação alternativa.
na avaliação da capacidade decisional, a pessoa com deficiência intelectual não deve envolver o apoio de pessoas com as quais mantenha vínculos.
a pessoa com deficiência intelectual pode eleger pessoas idôneas, com as quais mantenha vínculo de confiança, para obter informações necessárias à tomada de decisão sobre sua vida civil.
deve ser considerada a liberdade da pessoa com transtorno global do desenvolvimento, mas com restrições de sua autonomia quando os impedimentos intelectuais são de longo prazo.
devem ser analisadas as convicções ideológicas da pessoa com deficiência a fim de avaliar sua capacidade decisional.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência tem a finalidade de garantir e promover os direitos e liberdades fundamentais das PcD, visando a sua real inclusão social e a participação ativa na sociedade. O profissional de psicologia tem papel importante na mediação dessa inclusão, na medida em que
busca compreender o ser humano por trás de qualquer limitação, evidenciando suas verdadeiras potencialidades e as estimulando de forma individual e/ou coletiva.
oferece o atendimento adequado às suas características e necessidades, apenas em serviços destinados para esse fim.
promove a inclusão social, ao considerar as dificuldades das pessoas e limitar suas ações às condições de sua deficiência, a fim de protegê-las.
considera os conhecimentos técnicos sobre personalidade e comportamentos considerados normais, atuando de modo a buscar o mais próximo a esses padrões.
Assinale a alternativa que indica corretamente um argumento utilizado na tese da opressão pela deficiência, de Abberley.
A ênfase nas origens biológicas das lesões.
A adoção de uma perspectiva política capaz de garantir justiça aos deficientes.
O questionamento da ideia de uma produção social das lesões.
O reconhecimento de que as desvantagens sofridas pelos deficientes são subprodutos da natureza física das lesões.
O não reconhecimento das desvantagens sociais, econômicas, ambientais e psicológicas provocadas nas pessoas com lesões.