Questões de Concurso sobre Química Analítica

 
 
Disciplina 1
Assunto 5
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.268 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O cromatograma a seguir representa a separação dos hormônios representados pelas estruturas 1 a 4, através da cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) em fase reversa. O eluente foi metanol:água – 40:60.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nesse cromatograma, os picos A, B, C e D estão respectivamente relacionados às estruturas


A

1, 4, 3 e 2.


B

3, 2, 1 e 4.


C

4, 1, 2 e 3.


D

2, 3, 4 e 1.

O espectro de massas, obtido através de ionização por impacto eletrônico de um dos isômeros a seguir, apresenta fragmentos importantes em m/z 72 (70%) e 57 (90%).


Imagem associada para resolução da questão


Com base nessa informação, o espectro representa a


A

2-octanona.


B

3-octanona.


C

2-metil-3-heptanona.


D

4-metil-2-heptanona.

Para analisar a presença de efedrinas na urina, realizou-se um teste com padrão interno de MDMA (3,4-metilenodioximetilanfetamina) em coluna capilar de sílica fundida e uma amostra de urina contendo, além do padrão interno, as substâncias efedrina, norefedrina, metilefedrina e pseudoefedrina. O quadro apresenta as estruturas das substâncias testadas e o cromatograma apresenta a ordem de eluição das substâncias presentes na amostra.


Substância

Fórmula estrutural

MDMA

Imagem associada para resolução da questão

Efedrina

Imagem associada para resolução da questão

Norefedrina

Imagem associada para resolução da questão

Metilefedrina

Imagem associada para resolução da questão

Pseudoefedrina

Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão


(Perfil cromatográfico obtido pela análise de amostra de urina contendo MDMA e os quatro tipos de efedrina)

Em seguida, realizou-se a análise de uma amostra de urina de um voluntário, obtendo-se o perfil cromatográfico a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Comparando-se os resultados obtidos nos dois perfis cromatográficos, verifica-se na amostra do voluntário a ausência da substância


A

MDMA.


B

efedrina.


C

norefedrina.


D

metilefedrina.


E

pseudoefedrina.

A figura que segue representa a região de interface de um ICP-MS típico:


Imagem associada para resolução da questão


Nela, A, B, C e D representam, respectivamente:


A

plasma, gás da amostra, gás de refrigeração e gás do plasma.


B

gás da amostra, gás de refrigeração, gás do plasma e plasma.


C

gás de refrigeração, gás do plasma, plasma e gás da amostra.


D

gás do plasma, plasma, gás da amostra e gás de refrigeração.

Analise as afirmativas abaixo:


1. Cromatografia é uma técnica na qual os componentes de uma mistura são separados com base nas diferenças de velocidade nas quais são transportados através de uma fase fixa estacionária por uma fase móvel líquida ou gasosa.

2. A fase estacionária em cromatografia é imobilizada em uma coluna ou sobre uma superfície plana enquanto que a fase móvel desta técnica movimenta-se através da fase estacionária, transportando a mistura dos analitos.

3. A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, CLAE, também chamada de Cromatografia Líquida de Alta Resolução, é um tipo de cromatografia que emprega uma fase móvel líquida e uma fase estacionária muito finamente dividida. Para se obterem vazões satisfatórias, o líquido deve ser pressurizado a pressões superiores a 1,0 × 10⁷ Pa.

4. A fase móvel em cromatografia gasosa é denominada gás de arraste e deve ser quimicamente bastante reativo. Esses gases estão disponíveis em bombonas de plástico de 50,0 L. Reguladores de pressão, manômetros e medidores de vazão são necessários para se controlar a vazão do gás.

5. A Cromatografia Gasosa quantitativa está baseada na comparação da altura ou da área de um pico analítico com aquele de um ou mais padrões. Se as condições são controladas adequadamente, ambos os parâmetros variam linearmente com a concentração. A maioria dos instrumentos cromatográficos modernos é equipada com computadores que fornecem medidas de áreas relativas. Se esse equipamento não está disponível, uma estimativa manual deve ser feita.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

A análise elementar de 100 g de uma substância orgânica revelou um teor de 58,53% de Carbono, 11,38% de Nitrogênio e 4% de Hidrogênio. O espectro de massa dessa substância revelou um pico de íon molecular muito intenso em m/z=77, seguidos de outro intenso em m/z= 51 e de menores em m/z=65 e m/z=93, entre outros.

...

Associando os dados fornecidos, a estrutura orgânica provável da substância sob análise será:

...

(Dados, em g/mol: C= 12, H= 1, 0= 16, N= 14)


A

benzonitrila


B

nitrobenzeno


C

2,3-dimetil-2-nitrobutano


D

2,3-dimetil-1-nitrobut-2-eno

Com relação à técnica de Espectrofotometria de Absorção Molecular, assinale a alterativa que descreve os fundamentos da técnica.


A

Técnica analítica baseada na absorção de radiação eletromagnética na região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis) por moléculas e íons complexos e relação entre a absorbância ou transmitância com a concentração destas na amostra de interesse.


B

A origem do Espectro de Absorção na Região do UV-Visível resulta da interação de fótons de uma fonte de radiação não contínua com espécies absorventes (íons metálicos, complexos ou moléculas) presentes na amostra.


C

Um espectro de absorção na região do UV-Vis é obtido traçando-se o gráfico da absorbância (A) ou transmitância (T) (eixo x) versus o comprimento de onda (λ) em nm (eixo y).


D

Transições eletrônicas que dão lugar a bandas de absorção molecular de alta intensidade apresentam ε = 109 ou 1012 e são utilizadas para a quantificação.

Sabendo que uma solução de éter etílico — substância utilizada para compor a fase móvel da técnica de separação denominada cromatografia em camada delgada — apresenta ponto de fusão iguala —116,3 ºC e ponto de ebulição igual a 34,6 ºC a uma dada pressão P, julgue os itens a seguir, considerando essa mesma pressão P.


I A -140 ºC o estado do éter etílico é sólido.

II A 23ºC o estado do éter etílico é gasoso.

III A 34,6 ºC estarão presentes os estados sólido e líquido do éter etílico.

IV A-113ºC o estado do éter etílico é líquido.


Estão certos apenas os itens


A

I, II e III.


B

II, III e IV.


C

I e III.


D

II e IV.


E

I e IV.

A filtração é um processo utilizado para remover partículas sólidas em suspensão que não puderam ser removidas pela decantação.


No caso do tratamento de águas naturais para fins de potabilização, os processos mais utilizados são os filtros de meios granulares (filtros de areia).


Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.


1. Filtros rápidos são mais recomendados para abastecimento de águas em grandes cidades.

2. Na montagem dos filtros de areia utiliza-se materiais como: areia, antracito, terra diatomácea, brita, etc. em camadas superpostas de um ou mais desses materiais.

3. No projeto dos filtros de areia vão ser considerados o diâmetro médio das partículas e a espessura da camada filtrante, além da pressão exercida sobre o leito.

4. A classificação de um filtro denominado rápido (alta taxa de filtração) e de um filtro denominado lento (baixa taxa de filtração) depende somente da vazão aplicada no sistema.

5. Um filtro que possui areia com diâmetro médio pequeno promove maior perda de carga no leito do que filtros com areia com maior diâmetro médio.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Em relação à espectroscopia de absorção molecular UV-visível e à Lei de Beer-Lambert, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A absorvância é proporcional ao comprimento do caminho óptico e à concentração das espécies absorventes.

( ) Transições eletrônicas do tipo n → π* e π → π* em compostos orgânicos produzem bandas de absorção tipicamente intensas, sendo úteis para avaliação qualitativa de estrutura e dinâmica molecular.

( ) Os coeficientes de absorção molares de transições associadas a processos de transferência de carga são comparativamente menores do que os associados a transições 𝜎→ 𝜎*.

( ) Os picos resultantes das transições n → π* são deslocados para comprimentos de onda mais curtos (deslocamento para o azul), com o aumento da polaridade do solvente.


A

F – V – F – F


B

V – F – V – V


C

V – V – F – V


D

V – V – F – F


E

F – F – V – F

A espectrometria de massa é uma ferramenta analítica útil para medir a razão massa/carga (m/z) de uma ou mais moléculas presentes em uma amostra, possibilitando a elucidação de aspectos estruturais da molécula. Essas medições também podem ser usadas para calcular a massa molar exata dos componentes. Nesse contexto, relacione as espécies da coluna 1 com os respectivos valores de m/z presentes na coluna 2, considerando um analito com a fórmula molecular C5H10N2O3 (massa monoisotópica de 146,06913). Considere as massas atômicas: H = 1,00782 uma e Na = 22,98980 uma.


Coluna 1

Coluna 2 (m/z)

I. [M+H]+

( ) 145,06131

II. [M+2H]2+

( ) 167,04329

III. [M-H]–

( ) 147,07695

IV.[M+Na]+

( ) 169,05893

V. [M-2H+Na]–

( ) 148,08477

VI.[M+2H]+

( ) 74,042385


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

III – V – I – IV – VI – II


B

II – I – IV – V – III – VI


C

I – II – VI – III – IV –V


D

III – V – I – IV – II – VI


E

VI – III – IV – V – I – II

Dois tubos de ensaio estão parcialmente preenchidos com 10 ml de uma solução de 3,7M de KCl cada, sendo esta uma solução saturada. No primeiro tubo, se adiciona 10 ml de uma solução de 6M de HCl, já no segundo tubo são adicionados 10 ml de uma solução 12M de HCl. Após agitação, os sistemas atingem um novo equilíbrio. Sobre esse novo equilíbrio, assinale a alternativa correta.


A

Ambos os tubos apresentaram precipitados.


B

Ambos os tubos não apresentaram precipitados.


C

Somente apareceu precipitado no primeiro tubo.


D

Somente apareceu precipitado no segundo tubo.

O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de gerar imagens através da varredura de uma amostra por um feixe de elétrons. A interação entre a amostra e o feixe de elétrons gera diferentes sinais que são captados por um detector. A técnica de espectroscopia por energia dispersiva (EDS) é frequentemente utilizada acoplada ao MEV e permite a detecção de elementos químicos na superfície das amostras. Sobre o MEV, assinale a alternativa correta.


A

A análise EDS permite uma avaliação da composição química da amostra como um todo sendo mais representativa que outros métodos de análise, como fluorescência de raio-X.


B

O MEV permite a análise de fraturas auxiliando na identificação das causas por meio da morfologia das regiões próximas ao local de formação e propagação das trincas.


C

Elétrons retroespalhados e elétrons secundários possuem faixas similares de energia e sua leitura em detector gera a formação das imagens no MEV.


D

Feixes de elétrons penetram mais profundamente a amostras que feixes de raio-X, por isso permitem a formação de imagens mais nítidas oriundas dos sinais detectados nos detectores.


E

O MEV forma imagens reais e de alta definição, a partir da luz captada no detector, que permite a análise das irregularidades da superfície.

Duas análises físico-químicas da água podem ser usadas na determinação de espécies contendo cloro: cloretos são analisados pelo método ____________ e o cloro residual, pelo método ____________.


As lacunas são correta e respectivamente preenchidas por:


A

colorimétrico (com solução DPD) … potenciométrico (com pHmetro).


B

titulométrico (com nitrato de prata) … colorimétrico (com solução DPD).


C

potenciométrico (com pHmetro) … colorimétrico (com solução DPD).


D

titulométrico (com nitrato de prata) … potenciométrico (com pHmetro).

O chumbo (Pb) é um metal potencialmente tóxico encontrado em diversas matrizes ambientais. Para determinação de Pb em água, pode-se empregar a técnica de espectrometria de absorção atômica. Considerando a técnica apresentada, julgue os itens a seguir.


I A relação entre a quantidade de luz absorvida e a concentração do analito em padrões conhecidos pode ser usada para determinar concentrações desconhecidas.

II A instrumentação básica requer fonte de luz primária, sistema de atomização, monocromador e detector.

III O sistema queimador-nebulizador é um limitante e possui algumas desvantagens na técnica de absorção atômica em chama.


Assinale a opção correta.


A

Apenas o item II está certo.


B

Apenas o item III está certo.


C

Apenas os itens I e II estão certos.


D

Apenas os itens I e III estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

No processo de validação, a precisão intermediária de um método analítico foi de 2,5%, mas os resultados analíticos do teste de recuperação, em um material de referência, produziu todos os resultados acima do esperado, com erro relativo de 8,5%.


A precisão e o erro relativo são, respectivamente, erros do tipo


A

sistemático e aleatório.


B

grosseiro e sistemático.


C

incerteza de medição e aleatório.


D

aleatório e sistemático.


E

de operador e incerteza de medição.

De acordo com a situação, diversas técnicas podem ser empregadas para a purificação de proteínas. Uma delas baseia-se no fato de que as moléculas que se deseja separar sofrem partição devido a diferenças na massa molar das espécies, entre um solvente (fase móvel) e uma fase estável de porosidade definida.

-

A técnica cujo princípio foi descrito é a


A

diálise.


B

eletroforese.


C

porosimetria.


D

cromatografia a gás.


E

cromatografia de exclusão molecular.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado