

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A forma de tratamento adequada na elaboração de uma Parte é
ilustríssimo para se dirigir a qualquer patente.
vossa senhoria, já que ela dispensa as formas de cortesia.
adequada à forma de cortesia dispensada a cada patente.
designada de acordo com a patente, sem utilização de nenhuma outra forma de tratamento.
Nas comunicações oficiais de uma instituição de ensino em cuja hierarquia administrativa o cargo máximo é o de Reitor, uma correspondência a ele enviada deve ter o seguinte endereçamento:
ao Magnífico Reitor.
ao Magnânimo Reitor.
ao Ilustríssimo Dr. Reitor.
ao Eminente Senhor Reitor.
ao Estimado Prof. Dr. Reitor.
Considerando as partes que devem ter o documento no Padrão Ofício, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
( ) Tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
( ) Local e data.
( ) Assunto.
( ) Destinatário.
( ) Texto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – F – F – V.
F – F – V – V – V.
V – F – F – F – F.
F – V – V – F – F.
V – V – V – V – V.
No rodapé do documento, devem constar, em fonte 12, dados que identifiquem o endereço do remetente, como o nome da Universidade de Brasília e da unidade acadêmica, o número de telefone e o endereço eletrônico.
Certo
Errado
No fecho de uma comunicação oficial é correta a utilização de:
“Atenciosamente” somente para autoridades de hierarquia inferior.
“Respeitosamente” para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.
“Respeitosamente” para autoridades superiores, exceto o Presidente da República.
“Atenciosamente” somente para autoridades de mesma hierarquia.
“Atenciosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
Em toda comunicação oficial, exceto nas direcionadas a autoridades estrangeiras, deve-se fazer uso dos fechos Respeitosamente ou Atenciosamente, de acordo com as hierarquias do destinatário e do remetente.
Certo
Errado
Dentre outras partes do documento no Padrão Ofício estão:
I. identificação do signatário;
II. assinatura do autor da comunicação;
III. tipo e número do expediente, seguidos da sigla do órgão que o expede;
IV. local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.
Estão corretas as alternativas
1 Caso o fragmento apresentado seja parte de um ofício, nele devem ser incluídos o endereço do destinatário, o nome do órgão ou setor do remetente e respectivos endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.
Certo
Errado
Analise as afirmativas abaixo, sobre o Manual de Redação e Estilo da Presidência da República e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
“Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:”
( ) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 10 nas citações, e 8 nas notas de rodapé;
( ) o início de cada parágrafo do texto deve ter 1,5 cm de distância da margem esquerda;.
( ) o campo destinado à margem lateral direita terá 2,5 cm;
Assinale a alternativa correta:
F, F, V
F, V, F
F, F, F
V, F, F
V, V, F
Além do fecho utilizado no documento, o Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de mais dois fechos: Respeitosamente, para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República; e Cordialmente, para particulares.
Certo
Errado
Com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca do formato das correspondências oficiais, assinale a opção correta.
No campo destinado à identificação do signatário, deve-se informar o nome da pessoa que redigiu o documento.
No fecho das comunicações oficiais, deve constar a saudação final ao destinatário, expressa pela fórmula de cortesia “Atentamente”.
No campo assunto, devem-se descrever detalhadamente todos os assuntos que motivaram o encaminhamento do expediente.
O local e a data em que o documento oficial foi assinado devem ser indicados por extenso e vir centralizados na página.
Abaixo do local reservado à assinatura, devem constar o nome e o cargo da autoridade que expede o documento, com exceção dos expedientes assinados pelo presidente da República, em que são dispensadas essas informações.
Com relação às características do padrão ofício, assinale a opção correta.
No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa; no aviso e no ofício, deve-se acrescer o vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
Na parte destinada ao campo destinatário do aviso, devem constar o nome, o cargo e o endereço de quem receberá a correspondência.
No ofício e no memorando, todas as páginas devem ser numeradas; no aviso, a numeração deve constar apenas a partir da segunda página.
A numeração dos parágrafos é obrigatória, principalmente nos casos em que os parágrafos estejam organizados em títulos e subtítulos.
Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.
Distanciamento mínimo de 2,5 cm da margem lateral esquerda com o emprego da expressão “Digníssima Secretária- Executiva.”.
Distanciamento mínimo de 5,5 cm da margem lateral esquerda com a seguinte expressão: “Senhora Secretária-Executiva,”.
Alinhamento à margem lateral direita com distanciamento mínimo de 1,5 cm e com o emprego da expressão “A Senhora Secretária-Executiva”.
Distanciamento mínimo de 3,0 cm da margem lateral esquerda com a utilização da seguinte fórmula: “À Senhora Secretária- Executiva”.
Alinhamento centralizado no texto com os seguintes dizeres: “Ilustríssima Senhora Secretária-Executiva”.
Analise as seguintes assertivas, relacionadas a alguns dos elementos que devem compor o ofício, de modo geral, segundo Beltrão e Beltrão (2011):
1. “Na correspondência interna ou interdepartamental, o ___________ é composto pelo nome da entidade, o nome da divisão administrativa, o índice e o número de ordem do documento.”
2. “O __________ é a indicação do setor de onde provém o papel, quando a correspondência é descentralizada.”
3. “No____________ gramatical aparece a vírgula e no ____________ epistolar, os dois-pontos.”
A alternativa que preenche correta e respectivamente
cabeçalho – índice – vocativo – vocativo
timbre – vocativo – índice – índice
vocativo – índice – vocativo – cabeçalho
timbre – cabeçalho – vocativo – vocativo
cabeçalho – vocativo – índice – timbre