

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No cabeçalho ou no rodapé do ofício, devem, necessariamente, constar as informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.
Com base no exemplo de documento oficial apresentado, assinale a opção correta acerca da redação de correspondências oficiais.
A referência à data atende às normas estabelecidas para a redação de correspondências oficiais.
O vocativo está corretamente empregado, dado que a correspondência é endereçada a autoridade do Poder Executivo.
O documento apresenta as características de um ofício, expediente a ser utilizado para a comunicação entre autoridades de mesma hierarquia.
O fecho empregado no documento está adequado, considerando-se os cargos ocupados pelo seu emissor e pelo seu destinatário.
O emprego da primeira pessoa em “Convido-o” não atende a exigência de impessoalidade que deve caracterizar os expedientes oficiais.

A identificação do signatário poderia ser suprimida do documento, mantendo-se apenas a menção a seu cargo.
O expediente apresentado é exemplo de aviso.
O fecho “Respeitosamente” deve ser empregado em todas as correspondências dirigidas ao presidente do Supremo Tribunal Federal.
Caso o expediente acima fosse enviado a um juiz, em vez de ser enviado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, o vocativo “Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal” deveria ser substituído por Senhor Juiz.
No envelope da correspondência oficial acima, estaria correta
a seguinte forma de endereçamento.
Ao Senhor
[nome do destinatário]
Presidente do Supremo Tribunal Federal
Praça dos Três Poderes
70000-000 Brasília. DF
Relativamente ao formato do aviso, do ofício e do memorando, será suficiente a inclusão das seguintes partes: tipo e número do expediente (seguido da sigla do órgão que o expediu), assunto, texto, fecho e identificação do signatário da correspondência oficial emitida, logo abaixo da assinatura.
Acerca da redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.
Deve constar do ofício o endereço da pessoa a quem é dirigido, que deve ser identificada por nome e cargo.
Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.
A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.
Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.
Em um envelope contendo correspondência oficial, o endereçamento dirigido às autoridades tratadas por Vossa Excelência terá a seguinte forma:
Supondo que Maria tenha encaminhado sua solicitação por meio de memorando, assinale a opção que contém a forma correta de apresentação das seguintes informações: tipo de expediente, data, destinatário, assunto, fecho e signatário. Considere que Maria e o destinatário ocupam cargos de mesma hierarquia.




Seguindo as normas do Manual de Redação da Presidência da República, no destinatário de um ofício, além do nome e do cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, deve ser incluída(o):
endereço.
grau acadêmico.
graduação universitária.
cargo ocupado anteriormente.
local onde concluiu a graduação.
Correspondência pela qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional. Suas partes componentes são:
1. Título abreviado, acompanhado da sigla do órgão expedidor, sua esfera administrativa e numeração, à esquerda da página.
2. Local e data, por extenso, à direita da página, na mesma linha do título.
3. Endereçamento (alinhado à esquerda): nome do destinatário, precedido da forma de tratamento, e o endereço.
4. Vocativo: a palavra Senhor(a), seguida do cargo do destinatário e de vírgula.
5. Texto paragrafado, com a exposição do(s) assunto(s) e o objetivo da correspondência.
6. Fecho de cortesia, expresso por advérbios: Atenciosamente, Cordialmente ou Respeitosamente.
7. Assinatura, nome e cargo do emitente da correspondência.
De qual documento são as características acima:
Declaração.
Ofício
Memorando
Requerimento.
Instrução Normativa.
A pauta de uma reunião não precisa ser um documento formal, mas para ser útil deve conter no mínimo os seguintes itens, EXCETO:
Tema da reunião.
Tópicos não agendados.
Data, horário, duração prevista e local.
Motivo da sua realização.
Sobre as partes do documento no padrão ofício, analise as assertivas abaixo.
I. Destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício, deve ser incluído também o endereço.
II. Deve conter a assinatura do autor da comunicação e identificação do signatário.
III. Deve conter local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à esquerda.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Devem constar do documento a data de sua emissão, a referência ao assunto tratado e a identificação do emitente, no caso, a diretora.
Nos expedientes aviso e ofício, deve-se invocar o destinatário por meio de um vocativo, em que se emprega, necessariamente, o pronome de tratamento correspondente ao cargo ocupado por ele.
São elementos obrigatórios do documento a ser redigido pelo funcionário o vocativo, o fecho e a assinatura do autor da comunicação, no caso em apreço, o presidente da AL/CE.
1 Ofício n.o 1 1234/DPRTS
Brasília, 29 de fevereiro de 2011
Senhor Secretário Executivo,
4 Em atendimento à solicitação constante do
Ofício 4321/DSTR, encaminho, em anexo, o Relatório
de Atividades desenvolvidas por esta Diretoria no
7 período de janeiro de 2010 a dezembro de 2010.
Registro, por oportuno, o grande empenho de
todos os Chefes de Seção no sentido de tornar possível
10 o desenvolvimento das atividades, apesar da carência de
recursos humanos e materiais de que Vossa Senhoria tem
pleno conhecimento.
13 Confio que, com a completa informatização das
seções, teremos a partir de agora melhores condições de
atingir nossas metas.
16 Atenciosamente,

José de José
Diretor
A Sua Senhoria,
Beltrano de Tal
Ministério XYZ
70 000.000 – Brasília, DF
Para que o exemplo fictício de documento apresentado acima respeite as normas de elaboração de documentos oficiais, é necessário
tornar o texto adequado ao padrão culto de linguagem, alterando “esta” (ℓ. 6) por essa, e retirando a preposição em “de que” (ℓ. 11).
corrigir o vocativo, acrescentando o nome do destinatário.
transformar as letras iniciais maiúsculas em “Relatório de Atividades”, “Chefes de Seção” e “Vossa Senhoria” em minúsculas.
inserir numeração dos parágrafos, admitindo-se subentendida a numeração do primeiro.
retirar os dados do destinatário da parte inferior da página, escrevendo-os apenas no envelope.
Ilustríssimo Senhor
General José da Rocha
A sua Excelência o Senhor
General José da Rocha
Eminente Senhor
General José da Rocha
Tanto na exposição de motivos quanto no aviso e no ofício, quando se tratar de comunicação interna, na parte destinada a local e data, o local pode ser abreviado, como nos seguintes exemplos: BSB, 12 de agosto de 2008; SP, 11 de julho de 2008; BH, 15 de maio de 2008.