Questões de Concurso sobre Regimento Interno da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
172 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

É correto afirmar que o risco relacionado ao atendimento das BPF é estimado por meio de


A

processos e produtos.


B

número de inspetores.


C

criticidade dos produtos fabricados


D

número e tipo de deficiências (não conformidades).


E

da profundidade da inspeção.

Sobre as infrações sanitárias, é correto afirmar que

I. o resultado destas é imputável a quem lhe deu causa ou para ela concorreu.

II. a omissão é considerada causa sem a qual a infração não teria ocorrido.

III. não exclui a imputação de infração a causa decorrente de força maior ou proveniente de eventos naturais ou circunstâncias imprevisíveis, que vier a determinar avaria, deterioração ou alteração de produtos ou bens do interesse da saúde pública, dada a responsabilidade objetiva pelas infrações no âmbito da legislação sanitária.

É correto o que está contido em


A

I, apenas


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas


E

I e III, apenas.

Assinale a alternativa que apresenta somente exemplos de tecnologia nova de intervenção nas práticas de regulação e vigilância sanitária.


A

Autorização de funcionamento e inspeção sanitária.


B

Certificação do cumprimento de boas práticas de fabricação e a vigilância de eventos adversos.


C

Licenciamento de estabelecimento e anuência prévia de patentes.


D

Inspeção sanitária e vigilância de eventos adversos.


E

Autorização de funcionamento e certificação do cumprimento de boas práticas de fabricação.

O Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) praticado nas vendas destinadas a entes da Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios será aplicado aos


A

medicamentos e insumos de assistência farmacêutica dos Programas de Hipertensão e Diabetes.


B

medicamentos antineoplásicos ou medicamentos utilizados como adjuvantes no tratamento do câncer.


C

medicamentos e insumos de assistência farmacêutica dos Programas de Saúde Mental.


D

produtos classificados nas categorias III e IV, de acordo com o disposto na Resolução nº 2 de março de 2004.


E

produtos que estejam ou venham a ser incluídos no componente básico da Assistência Farmacêutica, conforme definido na Portaria nº 698/2006.

A produção de medicamentos de uso público é sustentada por quatro pilares fundamentais: segurança, eficácia, acesso e qualidade (Portaria 3.916/1998-GM). A implementação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), incentivada pelo governo brasileiro, promoveu mudanças no mercado brasileiro de medicamentos. Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas mudanças.


A

Padronização na produção de medicamentos.


B

Aumento na segurança no processo de fabricação.


C

Minimização de erros normalmente observados durante algumas etapas da produção.


D

Menor necessidade de se registrar certas etapas de produção, afastando o dano causado pela burocracia.


E

Influência na queda de preços.

De acordo com a legislação que normatiza a Política Nacional de Regulação de Preços de Medicamentos no Brasil, analise as assertivas abaixo.


I. Compete à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), entre outros atos, opinar sobre regulamentações que envolvam tributação de medicamentos.

II. A política de preços de medicamentos no Brasil abrange somente as empresas produtoras de medicamentos, os representantes e as distribuidoras de medicamentos, quer seja público ou privado.

III. O ajuste de preços de medicamentos será baseado em modelo de teto de preços calculado com base em um índice, em um fator de produtividade e em um fator de ajuste de preços relativos intrassetor e entre setores.


É correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.


E

II, apenas.

Sobre o licenciamento de estabelecimentos de empresas produtoras de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.


A

Aos estabelecimentos pertencentes a uma única empresa será concedida licença única, mesmo que se situem em unidades de federação distintas.


B

A existência de instalações, equipamentos e aparelhagem técnica são indispensáveis e em condições necessárias à finalidade a que se propõe.


C

Devem contar com responsáveis técnicos correspondentes aos diversos setores de atividade.


D

Devem possuir meios para a inspeção e o controle de qualidade dos produtos que industrialize.


E

Devem possuir meios capazes de eliminar ou reduzir elementos de poluição decorrente da industrialização procedida, que causem efeitos nocivos à saúde.

O processo de gerenciamento de risco inicia-se com base nas informações da avaliação de risco, sendo realizado pela autoridade reguladora em três etapas. A respeito desse processo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O estabelecimento das opções regulatórias e a tomada de decisão representam o fim do processo de gerenciamento do risco, pois é o final da avaliação de todo o processo.

( ) A implantação das ações de controle é o momento de informar à sociedade sobre os riscos que estão sendo regulados e as ações de controle que estão sendo implementadas.

( ) A avaliação das ações de controle consiste no levantamento das possibilidades de ações que podem minimizar os riscos, quando a viabilidade político-econômico-cultural de cada uma das ações deve ser avaliada.


A

V/ F/ V


B

F/ V/ V


C

V/ V/ F


D

F/ F/ V


E

F/ V/ F

São normas de biossegurança e/ou condutas a serem tomadas na ocasião de acidentes com material perfuro-cortantes ou contato com sangue e fluidos corpóreos em mucosa e pele não íntegra recomendadas pela ANVISA, EXCETO:


A

o atendimento deve ser imediato, feito por médico do trabalho ou no pronto atendimento.


B

os acidentes deverão ser monitorados por indicadores e discutidos com os profissionais de saúde.


C

em casos de respingos de sangue oriundo de fonte soropositiva em pele íntegra, deve-se fazer a profilaxia básica.


D

na ocorrência de acidente ambiental (derrame, por exemplo), o serviço de limpeza deve ser acionado e o isolamento da área deve ser providenciado.


E

pequenas quantidades de material orgânico contaminado em superfícies devem ser removidas com o uso de papel-toalha, e descartadas adequadamente.

De acordo com o Artigo 8° da Lei 9.782 de 26 de Janeiro de 1999, incumbe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde pública. Assinale a alternativa que indica de forma errada os bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência:


A

Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.


B

Alimentos, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários, exceto bebidas e águas envasadas.


C

Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.


D

Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.

Assinale a alternativa que está em desacordo com a Resolução RDC/ANVISA nº 302/2005, sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.


A

A Resolução RDC/ ANVISA nº 302/2005 aprova o Regulamento Técnico para funcionamento dos serviços que realizem atividades laboratoriais, tais como: Laboratório Clínico e Posto de Coleta Laboratorial, além de Laboratório Genético e Postos de Saúde, bem como Laboratório de Pesquisas Universitárias e Laboratório de Organizações Não Governamentais.


B

Estabelece a Resolução RDC/ ANVISA nº 302/2005 que a construção, reforma ou adaptação na estrutura física do laboratório clínico e posto de coleta laboratorial deve ser precedida de aprovação do projeto junto à autoridade sanitária.


C

As Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal devem implementar os procedimentos para adoção do Regulamento Técnico estabelecido pela RDC, conforme a Resolução em questão.


D

Podem adotar as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal normas de caráter suplementar com a finalidade de adequação às especificidades locais.


E

O descumprimento das determinações do Regulamento em questão constitui infração de natureza sanitária.

É indispensável a concessão de licença prévia pela autoridade sanitária a qualquer entidade que utilize produto, substância ou droga ilícita que cause dependência física ou psíquica, ou produto químico destinado à sua preparação.


C
Certo

E
Errado

Objetivando a padronização de procedimentos, além do regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados, a legislação federal pertinente instituiu a lista de verificação das boas práticas de fabricação em estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos.


C
Certo

E
Errado

Um dos objetivos específicos do regulamento técnico para inspeção sanitária de alimentos é classificar os estabelecimentos produtores de alimento em relação aos perigos ao trabalhador, usuário, consumidor e(ou) possibilidade de contaminação do alimento.


C
Certo

E
Errado

O responsável técnico pelo processamento e pela industrialização do pescado deve ter autoridade e competência para a adoção do método de Avaliação de Perigos e Determinação de Pontos Críticos de Controle (APPCC), como estabelecido na norma federal pertinente.


C
Certo

E
Errado

A maioria das bactérias do grupo coliforme pertence aos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter, embora vários outros gêneros e espécies pertençam a esse grupo.


C
Certo

E
Errado

Incumbe à ANVISA regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde pública, de forma autônoma e independente da legislação em vigor.


C

Certo


E

Errado

Para monitorar a evolução dos preços de medicamentos, equipamentos, componentes, insumos e serviços de saúde, a ANVISA poderá requisitar informações relativas a produção, insumos, matérias-primas, vendas e quaisquer outros dados em poder de pessoas, de direito público ou privado, que se dediquem às atividades de produção, distribuição e comercialização desses bens e serviços.


C
Certo

E
Errado

A ANVISA não poderá dispensar de registro os produtos imunobiológicos, inseticidas, medicamentos e outros insumos estratégicos, ainda que adquiridos por intermédio de organismos multilaterais internacionais para uso em programas de saúde pública pelo Ministério da Saúde e suas entidades vinculadas.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado