

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É correto afirmar que o risco relacionado ao atendimento das BPF é estimado por meio de
processos e produtos.
número de inspetores.
criticidade dos produtos fabricados
número e tipo de deficiências (não conformidades).
da profundidade da inspeção.
Sobre as infrações sanitárias, é correto afirmar que
I. o resultado destas é imputável a quem lhe deu causa ou para ela concorreu.
II. a omissão é considerada causa sem a qual a infração não teria ocorrido.
III. não exclui a imputação de infração a causa decorrente de força maior ou proveniente de eventos naturais ou circunstâncias imprevisíveis, que vier a determinar avaria, deterioração ou alteração de produtos ou bens do interesse da saúde pública, dada a responsabilidade objetiva pelas infrações no âmbito da legislação sanitária.
É correto o que está contido em
I, apenas
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas
I e III, apenas.
Assinale a alternativa que apresenta somente exemplos de tecnologia nova de intervenção nas práticas de regulação e vigilância sanitária.
Autorização de funcionamento e inspeção sanitária.
Certificação do cumprimento de boas práticas de fabricação e a vigilância de eventos adversos.
Licenciamento de estabelecimento e anuência prévia de patentes.
Inspeção sanitária e vigilância de eventos adversos.
Autorização de funcionamento e certificação do cumprimento de boas práticas de fabricação.
O Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) praticado nas vendas destinadas a entes da Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios será aplicado aos
medicamentos e insumos de assistência farmacêutica dos Programas de Hipertensão e Diabetes.
medicamentos antineoplásicos ou medicamentos utilizados como adjuvantes no tratamento do câncer.
medicamentos e insumos de assistência farmacêutica dos Programas de Saúde Mental.
produtos classificados nas categorias III e IV, de acordo com o disposto na Resolução nº 2 de março de 2004.
produtos que estejam ou venham a ser incluídos no componente básico da Assistência Farmacêutica, conforme definido na Portaria nº 698/2006.
A produção de medicamentos de uso público é sustentada por quatro pilares fundamentais: segurança, eficácia, acesso e qualidade (Portaria 3.916/1998-GM). A implementação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), incentivada pelo governo brasileiro, promoveu mudanças no mercado brasileiro de medicamentos. Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas mudanças.
Padronização na produção de medicamentos.
Aumento na segurança no processo de fabricação.
Minimização de erros normalmente observados durante algumas etapas da produção.
Menor necessidade de se registrar certas etapas de produção, afastando o dano causado pela burocracia.
Influência na queda de preços.
De acordo com a legislação que normatiza a Política Nacional de Regulação de Preços de Medicamentos no Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. Compete à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), entre outros atos, opinar sobre regulamentações que envolvam tributação de medicamentos.
II. A política de preços de medicamentos no Brasil abrange somente as empresas produtoras de medicamentos, os representantes e as distribuidoras de medicamentos, quer seja público ou privado.
III. O ajuste de preços de medicamentos será baseado em modelo de teto de preços calculado com base em um índice, em um fator de produtividade e em um fator de ajuste de preços relativos intrassetor e entre setores.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
Sobre o licenciamento de estabelecimentos de empresas produtoras de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.
Aos estabelecimentos pertencentes a uma única empresa será concedida licença única, mesmo que se situem em unidades de federação distintas.
A existência de instalações, equipamentos e aparelhagem técnica são indispensáveis e em condições necessárias à finalidade a que se propõe.
Devem contar com responsáveis técnicos correspondentes aos diversos setores de atividade.
Devem possuir meios para a inspeção e o controle de qualidade dos produtos que industrialize.
Devem possuir meios capazes de eliminar ou reduzir elementos de poluição decorrente da industrialização procedida, que causem efeitos nocivos à saúde.
O processo de gerenciamento de risco inicia-se com base nas informações da avaliação de risco, sendo realizado pela autoridade reguladora em três etapas. A respeito desse processo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O estabelecimento das opções regulatórias e a tomada de decisão representam o fim do processo de gerenciamento do risco, pois é o final da avaliação de todo o processo.
( ) A implantação das ações de controle é o momento de informar à sociedade sobre os riscos que estão sendo regulados e as ações de controle que estão sendo implementadas.
( ) A avaliação das ações de controle consiste no levantamento das possibilidades de ações que podem minimizar os riscos, quando a viabilidade político-econômico-cultural de cada uma das ações deve ser avaliada.
V/ F/ V
F/ V/ V
V/ V/ F
F/ F/ V
F/ V/ F
São normas de biossegurança e/ou condutas a serem tomadas na ocasião de acidentes com material perfuro-cortantes ou contato com sangue e fluidos corpóreos em mucosa e pele não íntegra recomendadas pela ANVISA, EXCETO:
o atendimento deve ser imediato, feito por médico do trabalho ou no pronto atendimento.
os acidentes deverão ser monitorados por indicadores e discutidos com os profissionais de saúde.
em casos de respingos de sangue oriundo de fonte soropositiva em pele íntegra, deve-se fazer a profilaxia básica.
na ocorrência de acidente ambiental (derrame, por exemplo), o serviço de limpeza deve ser acionado e o isolamento da área deve ser providenciado.
pequenas quantidades de material orgânico contaminado em superfícies devem ser removidas com o uso de papel-toalha, e descartadas adequadamente.
De acordo com o Artigo 8° da Lei 9.782 de 26 de Janeiro de 1999, incumbe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde pública. Assinale a alternativa que indica de forma errada os bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência:
Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
Alimentos, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários, exceto bebidas e águas envasadas.
Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.
Assinale a alternativa que está em desacordo com a Resolução RDC/ANVISA nº 302/2005, sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.
A Resolução RDC/ ANVISA nº 302/2005 aprova o Regulamento Técnico para funcionamento dos serviços que realizem atividades laboratoriais, tais como: Laboratório Clínico e Posto de Coleta Laboratorial, além de Laboratório Genético e Postos de Saúde, bem como Laboratório de Pesquisas Universitárias e Laboratório de Organizações Não Governamentais.
Estabelece a Resolução RDC/ ANVISA nº 302/2005 que a construção, reforma ou adaptação na estrutura física do laboratório clínico e posto de coleta laboratorial deve ser precedida de aprovação do projeto junto à autoridade sanitária.
As Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal devem implementar os procedimentos para adoção do Regulamento Técnico estabelecido pela RDC, conforme a Resolução em questão.
Podem adotar as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal normas de caráter suplementar com a finalidade de adequação às especificidades locais.
O descumprimento das determinações do Regulamento em questão constitui infração de natureza sanitária.
É indispensável a concessão de licença prévia pela autoridade sanitária a qualquer entidade que utilize produto, substância ou droga ilícita que cause dependência física ou psíquica, ou produto químico destinado à sua preparação.
Cabe à vigilância sanitária intervir tanto no processo quanto no resultado da produção industrial e agrícola.
Objetivando a padronização de procedimentos, além do regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados, a legislação federal pertinente instituiu a lista de verificação das boas práticas de fabricação em estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos.
Um dos objetivos específicos do regulamento técnico para inspeção sanitária de alimentos é classificar os estabelecimentos produtores de alimento em relação aos perigos ao trabalhador, usuário, consumidor e(ou) possibilidade de contaminação do alimento.
O responsável técnico pelo processamento e pela industrialização do pescado deve ter autoridade e competência para a adoção do método de Avaliação de Perigos e Determinação de Pontos Críticos de Controle (APPCC), como estabelecido na norma federal pertinente.
A maioria das bactérias do grupo coliforme pertence aos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter, embora vários outros gêneros e espécies pertençam a esse grupo.
Incumbe à ANVISA regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde pública, de forma autônoma e independente da legislação em vigor.
Certo
Errado
Para monitorar a evolução dos preços de medicamentos, equipamentos, componentes, insumos e serviços de saúde, a ANVISA poderá requisitar informações relativas a produção, insumos, matérias-primas, vendas e quaisquer outros dados em poder de pessoas, de direito público ou privado, que se dediquem às atividades de produção, distribuição e comercialização desses bens e serviços.
A ANVISA não poderá dispensar de registro os produtos imunobiológicos, inseticidas, medicamentos e outros insumos estratégicos, ainda que adquiridos por intermédio de organismos multilaterais internacionais para uso em programas de saúde pública pelo Ministério da Saúde e suas entidades vinculadas.