

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O prazo de validade de um produto veterinário injetável é definido com base nos resultados dos testes de eficiência — por meio de testes de estabilidade de longa duração — realizados em três lotes consecutivos do produto.
O vírus causador da raiva resiste bem à putrefação. Por essa razão, caso seja necessário, a amostra para exame de indivíduo suspeito de contaminação por esse vírus poderá ser coletada em cadáver de animal morto há algumas horas.
Em caso de suspeita de botulismo de origem alimentar, se não houver restos de alimento efetivamente consumido para análise, pode-se utilizar, como amostra, a própria embalagem do alimento, uma vez que a toxina botulínica pode estar presente em suas paredes internas e, nesse caso, ser retirada mediante enxugadura. Em tal circunstância, o diagnóstico bromatológico deve ser feito por meio de diagnóstico in vivo ou in vitro.
A presença acentuada de formação rouleaux — aglomeração de eritrócitos semelhante a uma pilha de moedas — é comum em ruminantes, mas incomum em cavalos e gatos.
Para o diagnóstico da leptospirose recomenda-se, preferencialmente, a coleta de
fezes.
urina.
sangue.
placenta.
fígado.
Em relação à Brucelose, é INCORRETO afirmar
O teste do antígeno acidificado tamponado, é muito sensível e de fácil execução, é o teste de triagem realizado por médicos veterinários habilitados
Os animais que reagirem ao teste de triagem poderão ser submetidos a um teste confirmatório, o 2-Mercaptoetanol, que é mais específico
O teste de fixação de complemento, ou outro que o substitua, é realizado em laboratórios oficiais credenciados para efeito de trânsito internacional, como teste confirmatório em animais reagentes ao teste de triagem, ou para diagnóstico de casos inconclusivos ao teste do 2- Mercaptoetanol
O teste do anel em leite é um teste simples podendo ser utilizado para monitoramento da condição sanitária de propriedades livres ou como ferramenta de diagnóstico em sistemas de vigilância epidemiológica; pode ser executado por qualquer técnico veterinário, por laboratórios sem exigência de credenciamento
Todas as alternativas estão incorretas
Os testes laboratoriais são a base para o diagnóstico de muitas doenças infecciosas. Para obter resultados confiáveis, é essencial utilizar testes validados pela comunidade científica veterinária e fazer uma interpretação correta dos resultados obtidos. Os testes imunológicos são uma importante ferramenta no diagnóstico de doenças nos animais domésticos, e sobre estes diagnósticos é correto afirmar que
um teste com alta sensibilidade apresenta um número menor de resultados falso-positivos.
os testes diretos são utilizados para a detecção de anticorpos no soro.
o ensaio imunossorvente ligado à enzima (ELISA) é um teste importante na medicina veterinária, utilizado para detectar e mensurar anticorpos, e não antígenos.
a presença de anticorpos pode não ser indicativa de infecção ativa, mas sim de infecção prévia.
Para o diagnóstico indireto da tuberculose, serão utilizados testes alérgicos de tuberculinização intradérmica em bovinos e bubalinos com idade igual ou superior a seis semanas. O Teste Cervical Simples (TCS) é o teste de rotina recomendado, observando-se as seguintes condições e critérios:
I. Deve ser realizado com inoculação intradérmica de tuberculina PPD bovina, na dosagem de 1 ml, na região cervical ou na região escapular de bovinos, devendo a inoculação ser efetuada de um mesmo lado de todos os animais do estabelecimento de criação.
II. O local da inoculação deve ser demarcado por tricotomia e a espessura da dobra da pele medi da com cutímetro antes da inoculação.
III. Após 72 horas, mais ou menos 6 horas da inoculação, será realizada nova medida da dobrada pele, no local de inoculação da tuberculina PPD bovina.
Estão INCORRETAS:
I.
II.
III.
I e III.
O teste utilizado para confirmação da tuberculose bovina é:
Ring Teste;
TPC (teste da prega caudal);
ELISA;
TCC (Teste Cervical comparativo);
Soroaglutinação em Placa.
Nas análises físico-químicas de amostras de leite, o método do Disco de Ackermann permite determinar o teor de:
extrato seco total, por meio dos valores de densidade e do teor de gordura do leite.
cloretos, pela reação no nitrato de prata na presença deumindicador.
caseinomacropeptídeo proveniente da ação proteolítica de enzimas.
gordura extraída pelo uso de solventes orgânicos posteriormente separados.
proteína bruta baseado no teor de nitrogênio orgânico total.
A reação de imunofluorescência direta é o método sorológico mais utilizado para diagnóstico das rickettsioses, devido à sua disponibilidade laboratorial e à impossibilidade de uso de técnicas de biologia molecular como a reação em cadeia de polimerase.
Os procedimentos e as provas laboratoriais, para o diagnóstico da doença de newcastle e da influenza aviária, são determinados por normas específicas da SDA/MAPA, são preconizadas as seguintes provas, EXCETO:
Ensaio imunoenzimático (ELISA).
Teste de hemaglutinação (HA).
Teste de inibição da hemaglutinação (HI).
Soro aglutinação em placa(SPA).
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo: Na determinação da acidez da manteiga utiliza-se solução alcoólica de fenolftaleína a 1%, solução de hidróxido de sódio 0,1 N, além de solução de álcool etílico e ___________ (1+2) neutralizada.
éter etílico
metanol
zinco
fenol
ferro
A raiva e uma doença que se apresenta de forma variável nas diferentes espécies de mamíferos, razão pela qual todo animal suspeito deve ter o sistema nervoso central coletado e enviado, em condições adequadas, ao laboratório de diagnóstico, para a confirmação de uma suspeita clínica. Dentre as diversas recomendações abaixo, é INCORRETO afirmar.
A amostra suspeita deve ser encaminhada ao laboratório em condições de refrigeração, se a previsão de envio for de ate 24 horas ou nos casos em que a previsão de envio situar-se entre 24 a 48 horas, a amostra deve ser congelada.
Quando houver dificuldades para manter as amostras sob refrigeração ou congeladas para envio ao laboratório, estas devem ser colocadas em uma mistura de glicerina a 50%, com salina estéril tamponada.
A técnica histológica (coloração de Sellers) consiste na coloração de impressões de diferentes porções do sistema nervoso central com o corante de Sellers e na pesquisa (por meio de microscopia ótica comum) da presença de inclusões patognomônicas da infecção rábica denominada corpúsculos de Lentz.
A técnica de imunofluorescência direta com utilização de anticorpos fluorescentes (imunoglobulinas antirrábicas marcadas com isotiocianato de fluoresceína = conjugado antirrábico) se constitui em um método rápido, sensível e especifico de diagnosticar a infecção rábica em susceptíveis.
Na prova para isolamento do vírus rábico em camundongos (prova biológica) deve ser realizada inoculações por via intracerebral em animais lactentes de até cinco dias (0,01mL por animal) ou em camundongos de 21 dias de idade com 11 a 14 gramas de peso (0,03mL por animal).
Com relação ao monitoramento da qualidade sanitária de alimento, a colheita de amostras DEVE ser feita:
em triplicata, sendo uma unidade amostral entregue ao detentor do produto amostrado, com a orientação de conservá-la adequadamente até o resultado da análise laboratorial, visando à utilização da mesma numa possível análise de contra prova. As outras duas unidades amostrais devem ser encaminhadas ao laboratório;
em quadruplicada, sendo uma unidade amostral entregue ao detentor do produto amostrado, com a orientação de conservá-la adequadamente até o resultado da análise laboratorial, visando à utilização da mesma numa possível análise de contra prova. As outras três unidades amostrais devem ser encaminhadas ao laboratório sendo duas ao laboratório estadual e outra ao laboratório central da ANVISA para confirmação;
em duplicata, sendo que ambas (fiscal e contra prova) devem ser encaminhadas ao laboratório, mantendo adequadamente conservada uma unidade amostral caso haja recurso do detentor do produto sendo a mesma utilizada neste caso;
em triplicata, sendo que todas as unidades amostrais devem ser encaminhadas ao laboratório, mantendo adequadamente conservada uma unidade amostral caso haja recurso do detentor do produto sendo a mesma utilizada neste caso na análise de contra prova;
em triplicata, sendo uma unidade amostral entregue ao detentor do produto amostrado, com a orientação de conservá-la adequadamente até o resultado da análise laboratorial, visando à utilização da mesma numa possível análise de contra prova. Uma unidade amostral encaminha ao laboratório local (estadual) e a outra ao laboratório regional da ANVISA para confirmação.
Amostragem é o processo de retirada de amostra de um lote ou volume.
No contexto do bem-estar animal, um dos métodos mais usados para avaliar a dor e o estresse a que são submetidos é o(a):
índice glicêmico
dosagem de cortisol
dosagem de serotoninas
dosagem de acetilcolina
dosagem de catecolaminas
Considerando que às análises do sangue são importantes no apoio ao diagnóstico clínico, com relação aos cuidados durante sua colheita, armazenamento e transporte, das recomendações abaixo NÃO é correta.
Para obtenção de sangue total deverá ser colhido e enviado em tubo com anticoagulante (EDTA k2) e homogeneizado suavemente, invertendo o tubo de 5 a 10 vezes.
O sangue total poderá ser congelado a temperatura - 20°C, por até um mês, contudo deverá chegar ao laboratório refrigerado e dentro de 48 horas.
Para obtenção do soro, colher o sangue em tubo sem anticoagulante; mantendo o tubo inclinado em temperatura ambiente até o sangue coagular e retrair o coágulo, exsudando o soro (30 a 60 min). Transferir o soro para outro tubo (tampa com rosca ou tipo “Eppendorf”).
Para obtenção do soro, se for utilizado tubo com gel separador, será necessário centrifugar o sangue no mínimo 30 minutos após a colheita e no máximo 2 horas e enviar o soro no próprio tubo.
O transporte sob refrigeração tanto o sangue total como o soro deve ser feito entre +2°C a +8°C e chegarem ao laboratório em no máximo 48 hora s.