

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Plano de Contingência para Emergências Zoossanitárias é um instrumento estratégico que estabelece procedimentos e diretrizes para prevenir, controlar e erradicar doenças que representam ameaça à saúde animal e ao setor agropecuário. Esse plano prevê ações coordenadas entre diferentes níveis de governo, instituições e o setor privado, visando minimizar impactos econômicos e sociais de surtos ou epidemias. Com base no Plano de Contingência para Emergências Zoossanitárias, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O plano prevê a formação de Comitês de Emergência, compostos por especialistas de diferentes áreas, para avaliar riscos e propor estratégias de resposta.
II. O monitoramento contínuo de doenças emergentes e reemergentes é considerado uma ação reativa no plano, sendo implementado apenas após a confirmação de surtos.
III. A notificação obrigatória de doenças exóticas ou de alta mortalidade é uma das principais ferramentas para a ativação imediata do plano de contingência.
IV. Exercícios de simulação e treinamento são componentes essenciais para garantir que as equipes responsáveis pela resposta estejam preparadas para atuar em situações reais.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
O Regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) estabelece diretrizes importantes para a vacinação, diagnóstico e manejo de animais reagentes.
Com base nesse regulamento, nas obrigações do médico veterinário e no manejo sanitário de bovinos e bubalinos para prevenção e controle da brucelose, considere as afirmativas a seguir.
I → O médico veterinário deve testar todas as fêmeas bovinas a partir dos 12 meses de idade, independentemente da vacinação, utilizando o teste Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) como exame confirmatório.
II → Animais reagentes positivos para brucelose devem ser marcados no lado direito da face com ferro candente ou nitrogênio líquido e abatidos no prazo máximo de trinta dias após o diagnóstico.
III → Os animais positivos para brucelose ou tuberculose podem continuar na produção leiteira até que seja possível o abate, desde que isolados dos outros animais.
IV → Machos bovinos destinados à reprodução só devem ser testados para brucelose quando atingirem 24 meses.
Está(ão) correta(s)
apenas I.
apenas II.
apenas II e III.
apenas I e IV.
apenas III e IV.
O Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa para o período de 2017 a 2026 tem por objetivo ampliar as zonas livres da doença com vacinação.
Certo
Errado
No que concerne à gestão e coordenação em instituições veterinárias, é CORRETO afirmar que:
a gestão eficaz é independente da comunicação e de objetivos bem definidos;
o planejamento estratégico em instituições veterinárias é um processo estático e pontual;
controles de micromanagers são essenciais para uma boa coordenação de atividades em instituições veterinárias;
ferramentas digitais e software de gestão são dispensáveis na organização de atividades veterinárias;
um planejamento e organização eficazes das atividades veterinárias contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do atendimento e da saúde animal.
Para o diagnóstico indireto da tuberculose em bovinos, utilizam-se testes alérgicos de tuberculinização intradérmica, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).
Sobre o diagnóstico indireto da tuberculose em bovinos, é correto afirmar que
os bovinos precisam ter atingido a idade mínima de 6 meses para que seja realizado o teste de tuberculinização.
o teste cervical simples e o teste cervical comparativo são usados como testes de rotina.
o médico veterinário deve notificar resultados positivos no teste de tuberculinização em até 72 horas.
fêmeas não devem ser submetidas ao teste de diagnóstico da tuberculose no intervalo de 15 dias antes a quinze dias após o parto.
no teste da prega caudal, o animal é considerado positivo com base na sensibilidade à dor, e não ao aumento da espessura da prega inoculada.
O Programa Nacional de Profilaxia da Raiva criado em 1973 no Brasil completou 50 anos em 2023, este programa implantou muitas atividades. Uma das atividades resultou num decréscimo significativo nos casos de raiva e controle da raiva urbana no país.
Revista CFMV, v.3, n. 95, 2023. História e Desafios nos 50 anos do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva no Brasil. Disponível em:https://www.cfmv.gov.br/revista-cfmv-v-3-n-95-2023/comunicacao/revista-cfmv/2023/12/14/#8
Acesso em: 06 jul. 2024. Adaptado.
Marque a alternativa que indica a atividade a que o texto se refere, que resultou num decréscimo significativo nos casos de raiva e controle da raiva urbana no país.
Distribuição de material de divulgação das ações preventivas.
Atendimento satisfatório às pessoas atacadas por animais.
Elaboração de metodologias de determinação de áreas de risco.
Identificação da variante viral envolvida nos casos positivos.
Vacinação antirrábica canina e felina em todo território nacional.
As relações sociais se processam de diversas formas e em diferentes níveis na sociedade, e podem ser classificadas em primárias e secundárias, a depender do nível de interação entre as partes da relação.
Em se tratando de saúde, assinale a opção que apresenta exemplos de associações primárias e secundárias, respectivamente.
A associação médica e o conselho de medicina.
A secretaria de saúde do município e o ministério da saúde.
Dois irmãos médicos e a associação médica a que pertencem.
O conselho de medicina veterinária e os veterinários inscritos nele.
O conselho de saúde do município e a secretaria de saúde do mesmo município.
Chama-se sistema nervoso parassimpático a parte do sistema nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. Esse sistema é o responsável por estimular as seguintes ações ao organismo, EXCETO:
Estimular a salivação.
Acelerar os batimentos cardíacos.
Estimular broncoconstrição.
Contrair a pupila.
Estimular a vesícula biliar.
Sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), um dos programas nacionais de saúde animal do MAPA, é CORRETO afirmar:
A participação dos proprietários de equídeos, por meio da compreensão e cumprimento das normas sanitárias e do correto manejo dos animais, é fundamental para a efetivação dos propósitos do programa.
Tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da febre aftosa, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Para certificação de propriedade monitorada pelo programa, os testes para brucelose e tuberculose são aplicados apenas em machos reprodutores, de acordo com o estabelecido no regulamento técnico do PNCEBT.
Tem como objetivo reduzir a prevalência e a incidência de novos focos de brucelose e de tuberculose bovina e bubalina; e criar um número significativo de propriedades certificadas como livres ou monitoradas que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário.
Tem evoluído de forma crescente, buscando amparar a cadeia produtiva avícola que tem como principal característica a tecnificação e organização, não sendo por acaso que o Brasil é o terceiro maior produtor e o maior exportador de carne do mundo.
A redução no débito cardíaco em razão da falência cardíaca reduz a perfusão em alguns tecidos. Frente a essa situação, há ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona. O órgão responsável por esta ativação é:
Pulmão
Fígado.
Pulmão.
Coração.
Rim.
Assinale a alternativa que apresenta a estratégia correta para o controle da tuberculose, de acordo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Identificar bovinos leiteiros positivos por meio dos testes de tuberculinização da prega ano-caudal.
Vacinar fêmeas entre 3 e 8 meses de idade. Não é recomendada a vacinação para machos não castrados.
Rebanhos bovinos com baixa prevalência (<5%), uma vez que a bactéria é autoeliminada do rebanho pelo sistema imune dos animais.
Higienizar e desinfetar, periodicamente, todas as instalações, especialmente os bebedouros e os cochos (hipoclorito de sódio 5%, fenol 5%, formaldeído 3%, cresol 5%).
Identificar as bactérias Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium bovis nos rebanhos bovinos e tratar os animais constituem uma das principais estratégias para o controle da tuberculose bovina.
A estratégia de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal é baseada na adoção de procedimentos de defesa sanitária animal que visa a baixar a prevalência e a incidência da tuberculose.
Sobre esse programa de controle e erradicação da tuberculose animal, assinale a alternativa incorreta.
Para o diagnóstico indireto da tuberculose, devem ser utilizados testes alérgicos de tuberculinização intradérmica em bovinos e bubalinos com idade igual ou superior a seis semanas.
A tuberculina PPD bovina, para o teste de tuberculinização intradérmica, deve ser sempre inoculada na região lombar caudal do bovino, após tricotomia da região.
Animais com reações inconclusivas aos testes de diagnóstico para tuberculose deverão ser isolados de todo o rebanho e retestados 60 a 90 dias após o teste anterior.
Os testes de diagnóstico para tuberculose devem ser realizados num intervalo de 10 a 12 meses, até obter-se dois resultados negativos consecutivos em todos os animais testados, passando então a ser realizados em um intervalo de 18 a 24 meses.
Sobre o Programa Nacional de Sanidade Avícola, assinale a alternativa correta.
Foram relatados casos de Influenza Aviária nas regiões sul e sudeste do Brasil, em 2022
A definição de caso suspeito de Síndrome Respiratória e Nervosa das aves pode incluir a identificação de alguns critérios, como a mortalidade maior ou igual a 10%, em até 48 horas, em quaisquer estabelecimentos de criação de aves de produção comercial ou em um único galpão do núcleo de estabelecimentos avícolas comerciais ou de reprodução
Um foco de Influenza Aviária somente será encerrado após a eliminação dos animais suscetíveis na unidade epidemiológica, comprovação de ausência de transmissão viral e conclusão dos procedimentos de vigilância nas zonas de emergência sanitária
O Diagnóstico Laboratorial da Influenza Aviária inclui a determinação do índice de patogenicidade intracerebral (IPIC), conforme o plano de contingencia de Influenza Aviária de doença de Newcastle
A Influenza Aviária é causada pelo Paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), sendo classificados como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) ou Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (IABP)
No município de Nova Santa Rita, o rebanho de bovinos e bubalinos soma aproximadamente 8 mil animais. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) abrange especificamente essas duas espécies animais. Em relação ao PNCEBT, assinale a alternativa correta.
O Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) é o teste de triagem (rotina) para o diagnóstico da brucelose.
A vacina B19 é aplicada apenas para o controle da brucelose bubalina e a RB 51 para o controle da brucelose bovina.
Curiosamente a vacina contra a tuberculose humana (BCG) utiliza a amostra Mycobacterium bovis e para os bovinos a vacina é constituída com a amostra humana (M. tuberculosis).
Tanto a vacina B19 como a RB 51 devem ser aplicadas anualmente nos animais após os 3 primeiros meses de vida.
Os dois tipos de vacinas contra a brucelose (B19 e RB 51) também protegem os equinos contra a Brucella equi.
Em um rol com os seguintes números: 1, 2, 3, 3, 4, 4, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13. A moda deste rol é:
3.
4.
5.
6.
7.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, assim como o terceiro maior produtor mundial. O sucesso da avicultura brasileira nos últimos anos está associado à utilização de sistemas de planejamento com as novas tecnologias. Nesse sentido, o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) mostra harmonia com o setor produtivo, ao estabelecer medidas de prevenção, controle e vigilância das principais doenças avícolas de impacto, tanto em saúde pública quanto em saúde animal. Entre as doenças oficialmente controlada pelo PNSA, estão a (as)
doença de Gumboro, a doença de Newcastle, a influenza aviária e a doença de Marek.
influenza aviária, a bronquite infecciosa, as salmoneloses e a micoplasmoses.
doença de Newcastle, a influenza aviária e a bronquite infecciosa.
influenza aviária, a doença de Newcastle, as salmoneloses e a micoplasmoses.
salmoneloses, a coriza infecciosa e a micoplasmoses.
Sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT, assinale a alternativa correta.
Para obter a certificação de estabelecimento de criação livre, é necessária a realização de dois testes de rebanho negativos consecutivos para brucelose ou para tuberculose com intervalo de 6 a 12 meses
Os animais reagentes positivos para brucelose ou para tuberculose deverão ser marcados, pelo médico veterinário responsável pelo exame, a ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado esquerdo da cara, isolados do rebanho, afastados da produção leiteira e abatidos no prazo máximo de trinta dias após o diagnóstico, em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial
Carcaças de animais reagentes positivos a teste de diagnóstico para tuberculose devem ser destinadas ao tratamento pelo frio, desde que não se enquadrem nas condições previstas na legislação vigente
As carcaças dos suínos, dos caprinos, dos ovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas
As medidas voluntárias do programa consistem na vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre os 3 e 8 meses de idade contra a brucelose e a exigência de exames negativos para trânsito interestadual e para participação de animais em eventos pecuários
No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, utilizando o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em produtos de origem animal (PNCRC), inspeciona e fiscaliza tais produtos com o objetivo de promover a segurança química dos alimentos de origem animal. São elaborados amostragem e diferentes testes em ovos, mel, leite e animais encaminhados para abate. Os testes incluem ampla gama de drogas veterinárias comercializadas, químicos proibidos, contaminantes inorgânicos, micotoxinas e dioxinas. Dadas as afirmativas sobre o PNCRC,
I. O antibiótico kanamicina pode ser utilizado na maioria das espécies animais, com exceção dos peixes e aves produtores de ovos para o consumo humano.
II. A molécula de cloranfenicol pode ser utilizada em bovinos leiteiros, desde que o Limite Máximo de Resíduos (LMR) não ultrapasse 50 mcg/kg nos músculos do animal.
III. A molécula de florfenicol é um antibiótico com estrutura similar ao cloranfenicol, a qual pode ser utilizada em bovinos de corte e para a produção de leite. Nessa situação, o Limite Máximo de Resíduos (LMR) não pode ultrapassar 200 mcg/kg nos músculos do animal.
IV. O antibiótico metranidazol é tolerável para bovinos leiteiros desde que o Limite Máximo de Resíduos (LMR) não ultrapasse 100 mcg/kg nos músculos do animal.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A Instrução Normativa 48 de 14 de julho de 2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA). Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
Animais suscetíveis à febre aftosa: espécies da subordem Ruminantia e da família Suidae, da ordem Artiodactyla, além do Camelus bactrianus, nas quais a infecção e a importância epidemiológica são cientificamente demonstradas, especialmente os bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos
A confirmação de foco de febre aftosa acarreta declaração de estado de emergência zoossanitária pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de acordo com a legislação específica
A vacinação sistemática e obrigatória contra a febre aftosa será realizada em bovinos e bubalinos nas zonas livres de febre aftosa com vacinação, sendo proibida a vacinação de outras espécies suscetíveis, salvo em situações especiais determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Somente é permitido o trânsito de sêmen, embriões, ovócitos de animais suscetíveis à febre aftosa quando obtidos em estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O ingresso e incorporação de animais suscetíveis à febre aftosa em zona livre sem vacinação fica autorizado para animais nascidos ou que permaneceram por um período mínimo de 6 (seis) meses imediatamente antes de seu ingresso em outra zona livre de febre aftosa sem vacinação
A respeito das principais doenças de controle oficial do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), assinale a alternativa INCORRETA:
As micoplasmoses de interesse econômico no setor avícola podem causar enfermidade clínica ou subclínica nas aves.
A área do foco pode reaver a condição livre para Doença de Newcastle 30 dias após sacrifício de aves suspeitas, desinfecção da área do foco e introdução de aves sentinelas.
Sinais clínicos compatíveis para Influenza aviária ou Doença de Newcastle também podem estar presentes em erros de manejo como privação de água, ventilação e alimentação, devendo ser considerado como diagnóstico diferencial.
Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum não causam problemas na saúde humana pelo consumo de aves contaminadas.
As ações de emergência sanitária são implementadas somente após a confirmação do diagnóstico de Doença de Newcastle ou Influenza aviária.