Questões de Concursos Para Camara de Para de Minas - Câmara de Pará de Minas - MG

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição 1
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
268 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O mecanismo de segurança e privacidade que torna determinada comunicação (textos, imagens ou vídeos) ininteligível para quem não tem acesso aos códigos de “tradução” da mensagem é chamado de


A

criptografia.


B

esteganografia.


C

autenticação.


D

controle de acesso.

Com relação à mensuração de ativos e passivos, no contexto das demonstrações contábeis no setor público, tomando como base os preceitos do MCASP, assinale a alternativa correta.


A

O objetivo da mensuração é selecionar bases que reflitam de modo mais adequado o custo dos serviços, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade de forma que seja útil para a prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.


B

A seleção da base de mensuração para ativos e passivos satisfaz os objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil pelas entidades do setor público ao fornecer aos usuários avaliações precisas dos custos dos serviços prestados no período, em termos históricos ou atuais.


C

As bases de mensuração fornecem valores de entrada ou de saída. Para o ativo, os de entrada refletem o resultado da compra. Os valores de entrada refletem os benefícios econômicos da venda e também o montante financeiro a ser obtido com a utilização continuada do ativo.


D

As normas contábeis prescrevem uma única base de mensuração (ou a combinação de bases) para cada uma das transações, eventos e condições. Definem bases de mensuração derivadas de informações sobre os custos, a capacidade operacional e financeira da entidade.

Com relação ao gênero do texto, assinale a alternativa correta.


A

Trata-se de reportagem, sendo predominantemente do tipo descritivo.


B

Trata-se de artigo de opinião, sendo predominantemente do tipo dissertativo.


C

Trata-se de reportagem, sendo predominantemente do tipo narrativo.


D

Trata-se de artigo de opinião, sendo predominantemente do tipo expositivo.

Considerando a pontuação empregada, é incorreto afirmar que, no trecho


A

“O especialista em produtividade, Chris Bailey, revela [...].”, as vírgulas separam um vocativo.


B

“[...] como o cérebro alterna entre o modo hiperfoco (um estado de profunda concentração) [...].”, os parênteses separam um aposto.


C

“Como afirmou o escritor J. R. R. Tolkien, “nem todos os que vagueiam estão perdidos” [...].”, as aspas em destaque separam uma citação.


D

“Faça atividades manuais: Pintar, costurar, desenhar, esculpir, cozinhar…”, as reticências indicam que a ideia continua.

Em relação às certidões de regularidade fiscal, e conforme o disposto no Código Tributário Nacional, analise as afirmativas a seguir.


I. A certidão de que conste a existência de créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa, tem os mesmos efeitos da certidão negativa.

II. A certidão negativa será expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 30 (trinta) dias da data da entrada do requerimento na repartição.

III. A certidão negativa expedida com dolo ou fraude, que contenha erro contra a Fazenda Pública, não responsabiliza pelo crédito tributário o funcionário que a expedir.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, II e III.

Analise o emprego do sinal de crase nos trechos a seguir. I. I


I. “Pare de associar produtividade à trabalho [...].

II. “[...] isso não necessariamente está ligado à uma atividade profissional.”

III. “Domingo à tarde e todas as pendências estão em dia.”

IV. “Ao invés de ceder seu tempo às telas digitais, busque viver o tédio.”


Está correto o emprego da crase nos trechos


A

III e IV, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

De acordo com a Lei Complementar municipal nº 6.883, de 2023, que dispõe sobre o quadro de pessoal, o plano de carreira e a política de remuneração dos servidores da Câmara Municipal de Pará de Minas, serão deferidos aos servidores os seguintes adicionais, exceto:


A

Por tempo de serviço


B

Por participação em comissão


C

Pela prestação de serviço extraordinário


D

Adicional noturno

Acerca do processo legislativo municipal, conforme disposto na Lei Orgânica de Pará de Minas, analise as afirmativas a seguir.


I. A iniciativa de lei complementar e ordinária cabe a qualquer vereador, ao prefeito e aos cidadãos, na forma e nos casos definidos na Lei Orgânica.

II. Não será admitido o aumento de despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do prefeito municipal.

III. A apreciação do veto pelo plenário da Câmara Municipal deve ser dar dentro de 15 (quinze) dias a contar de seu recebimento.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, II e III.

Considere esta afirmativa verdadeira: “Se Maria treina antes da partida, ela ganha o jogo”. Julgue, logicamente, as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas, considerando a afirmativa anterior.


I. Se Maria não treinar antes da partida, ela não ganhará o jogo.

II. Se Maria ganhou o jogo, é porque ela treinou antes da partida.

III. Se Maria não ganhou o jogo, é porque ela não treinou antes da partida.


Qual(is) afirmativa(s) é(são) equivalente(s) à afirmativa inicial?


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

III, apenas.


D

II e III, apenas.

Diferentes empresas de diversos setores econômicos estão, cada vez mais, compreendendo a necessidade de reavaliar as suas práticas de gestão de pessoas. Para se ter uma organização competitiva e moderna, é preciso repensar uma cultura que garanta um engajamento dos colaboradores, a partir de um ambiente saudável, que promova um olhar humanizado, com uma liderança que busca a participação e o desenvolvimento de todos.


Considerando os princípios da gestão de pessoas que visam a garantir uma gestão competitiva para as organizações do século XXI, analise as afirmativas a seguir.


I. As políticas, os processos e as práticas de gestão de pessoas precisam estar pautados num contexto que incentive e crie condições necessárias, para que tanto a organização quanto as pessoas possam desenvolver-se mutuamente.

II. A gestão de pessoas deve possibilitar espaços para que as pessoas possam se desenvolver, de acordo com as suas expectativas e dentro de suas capacidades.

III. A orientação para a tratativa dos problemas na gestão de pessoas deve ser realizada em função de cada situação, área ou pessoas que mais pressionam.

IV. O processo de recrutamento e seleção, chamado hoje de captação de pessoas, deve dar ênfase e ter total foco nas necessidades atuais da organização.

V. As empresas necessitam definir com precisão as competências demandadas pelas organizações e pela sociedade, para dar melhor encaminhamento aos investimentos em desenvolvimento de pessoas.


Estão corretas as afirmativas


A

II, III e IV, apenas.


B

I, II e V, apenas.


C

I e III, apenas.


D

IV e V, apenas.

Considere a árvore de diretórios descrita a seguir, obtida de um sistema Linux.


MeuProjeto/

|-- Documentos/

| |-- Textos/

| | |-- Rascunhos/

| | |-- Finais/

|-- Código/

| |-- Java/

| |-- Python/

|-- Recursos/

| |-- Imagens/

| |-- Áudios/

|-- Relatórios/

|-- Configs/

|-- README.md


A partir do diretório “Documentos”, assinale a alternativa que permite ao usuário navegar para dentro do diretório “Python”.


A

cd ./Código/Python


B

cd ~/Código/Python


C

cd */Python


D

cd ../Código/Python

Analise o código a seguir, escrito na linguagem Java.


public class ContaCorrente implements Serializable {

private String agencia;

private String numero;

private List<Operacao> operacoes;

private double saldo;

private static int totalDeContas;

...

}


Sobre o código descrito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A classe Operacao precisa herdar a interface Serializable para que ContaCorrente seja corretamente serializada.

( ) Por ser primitiva, a variável saldo não será salva no processo de Serialização.

( ) Antes de serializar a ContaCorrente, é necessário serializar cada uma das operações presentes na lista operacoes separadamente.

( ) Por ser estática, a variável totalDeContas não será salva no processo de serialização.


Assinale a sequência correta.


A

F F V F


B

V F F V


C

F V V F


D

V V F V

Considere o trecho de código a seguir, escrito na linguagem Java.


String[] nomes = {“Jorge”, “Maria”, “Carlos”};

String[] nomes2 = nomes;


nomes2[0] = “João”;

nomes[1] = “Ana”;


System.out.println(nomes[0] + “ “ + nomes[1] + “ “ + nomes[2]);


Assinale a alternativa que contém a impressão correta para o programa.


A

Jorge Maria Carlos


B

Jorge Ana Carlos


C

João Ana Carlos


D

João Maria Carlos

Em relação aos elementos coesivos apresentados a seguir, é correto afirmar que a palavra ou expressão destacada em


A

“Isso a princípio parece bom” pode ser substituída por “em princípio”.


B

No entanto, o bombardeio de opções” pode ser substituída por “portanto”.


C

Além disso, a necessidade de acompanhar” equivale a “Por um lado”.


D

Embora seja conveniente” pode ser substituída por “Conquanto”.

Sobre processos de produção jornalística, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O processo de prospecção no jornalismo é dividido em quatro instantes sequenciais: sondagem, consulta, exploratório e intuitivo.

( ) O processo de planejamento jornalístico tem na pauta uma de suas principais características para a interação entre os diferentes agentes da produção jornalística.

( ) O processo de produção textual no jornalismo exige a busca por uma historicidade das narrativas que constituem o texto para melhor estratégia ao informar.

( ) O processo de edição textual no jornalismo exige a compreensão de um texto fechado em si mesmo para ser possível hierarquizar sentidos.


Assinale a sequência correta.


A

V V F V


B

V F V F


C

F V V F


D

F F F V

Em relação ao tratamento de dados pessoais e às regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, assinale a alternativa incorreta.


A

O tratamento de dados pessoais poderá ser realizado mediante o fornecimento de consentimento pelo titular.


B

O tratamento de dados pessoais cujo acesso é público deve considerar a finalidade, a boa-fé e o interesse público que justificaram sua disponibilização.


C

O tratamento de dados pessoais sensíveis poderá ocorrer quando o titular consentir, de forma específica e destacada, para finalidades específicas.


D

O tratamento de dados pessoais de crianças deverá ser realizado com o consentimento específico e em destaque dado por ambos os pais.

Sobre eventos institucionais, assinale a alternativa incorreta.


A

A tribuna pode ficar à direita ou à esquerda da mesa de honra.


B

A toalha é item facultativo sobre a mesa de honra.


C

Arranjos de flores devem ser colocados sobre a mesa de honra.


D

O checklist deve ser feito na ordem cronológica das atividades a serem executadas

A construção clara de um cenário de intolerância, de divisionismo patrocinado, marca a contemporaneidade, sendo acelerado e maximizado pela velocidade da internet.

Os bastidores que contribuem para a formação da opinião pública não são enxergados pelos usuários de redes, e o estímulo ao enclausuramento do debate é fortalecido por estratégias subsidiadas por fundações e institutos patrocinados por grandes grupos empresariais e políticos que trabalham no sentido do direcionamento a uma recepção passiva da notícia (Silva, 2017).


FARIAS, Luiz Alberto de; CARDOSO, Ivelise de Almeida; NASSAR, Paulo. Opinião pública: revoluções digitais na era da pós-verdade. In: FARIAS, Luiz Alberto de; LEMOS, Else; REBECHI, Claudia Nociolini. [orgs.] Opinião Pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. São Paulo: Abrapcorp, 2020. p. 229 (adaptado).


Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O cidadão percebe a influência de fatores como as plataformas digitais, as programações dos algoritmos e as arquiteturas das redes.

PORQUE


II. As plataformas são gestoras das vinculações relacionais que conformam a opinião pública.


Acerca das afirmativas, assinale a alternativa correta.


A

As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


B

As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


C

A afirmativa I é verdadeira, mas a II é falsa.


D

A afirmativa I é falsa, mas a II é verdadeira.

Em relação ao conceito de plataforma e aos estudos relacionados ao mesmo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) As plataformas on-line não influenciam decisivamente o modo como são compreendidas e geridas as relações interpessoais, profissionais e sociais.

( ) Empresas como a Google, ao se apresentarem como “meros intermediários”, utilizam estrategicamente o termo “plataforma” para se promoverem como artefatos neutros que possibilitam uma circulação mais aberta e democrática de informações.

( ) Os modos de estabelecer vínculos na web não podem ser dissociados da lógica de sociabilidade programada proposta pelas plataformas.

( ) Os Estudos de Plataforma não têm relação explícita com outros campos do conhecimento, sendo considerados um construto teórico e metodológico rígido.


Assinale a sequência correta.


A

V V V F


B

F V V F


C

V F F V


D

F F F V

No que diz respeito ao Poder Legislativo e às regras previstas na Lei Orgânica do município de Pará de Minas, assinale a alternativa correta.


A

Cada legislatura terá duração de 2 (dois) anos, compreendendo cada ano uma sessão legislativa.


B

A sessão legislativa não será interrompida sem a deliberação sobre o projeto de lei orçamentária e Lei de Diretrizes Orçamentárias.


C

A Câmara Municipal de Pará de Minas é composta por 15 (quinze) vereadores.


D

O número de vereadores será fixado pela Câmara Municipal, tendo em vista o índice de desenvolvimento humano do Município.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado