Questões de Concurso de Brasil e Localidades Específicas - Atualidades e Conhecimentos Gerais

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1163619

Concurso Professor de Ciências 2019

Questão 38

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

“No dia 10 de agosto [de 2019], agricultores e grileiros da Região Norte do país teriam iniciado um movimento simultâneo para incendiar áreas da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e a suas medidas para enfraquecer a fiscalização de órgãos ambientais. (...) o caso está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF). “Se (...) for realmente comprovado, é a prova de que estamos em um período de esquizofrenia coletiva”, avalia Daniel Caixeta Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco) e professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).


Esse dia 10 de agosto ficou conhecido como Dia

  • A.

    do Fogo

  • B.

    do Fogaréu

  • C.

    da Chama Ardente

  • D.

    da Amazônia inflamada

Questão de Concurso - 1205911

Concurso CRO DF Fiscal 2019

Questão 37

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, no dia 16 de dezembro de 2019, que vetará o projeto que modifica o Código de Trânsito Brasileiro se o Legislativo aprovar a versão do deputado Juscelino Filho (DEM-BA), relator da proposta. Bolsonaro disse que a intenção de desburocratizar a vida do motorista será prejudicada com a ação do relator.

Internet: www.em.com.br (com adaptações).

Quanto às mudanças no Código de Trânsito Brasileiro propostas pelo governo do presidente Bolsonaro, julgue os itens de 36 a 40.

A extinção da multa para o condutor que transportar crianças de até sete anos de idade fora da cadeirinha específica, proposta pelo governo, foi mantida pelo relator do projeto de lei, Juscelino Filho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1181715

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Serviço Social 2019

Questão 60

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os seguintes itens, a respeito do turismo sexual.

I No Brasil, o turismo sexual acontece nas regiões Norte e Nordeste em decorrência do fator econômico, diferentemente da região Sudeste, onde é motivado unicamente por ineficácia jurídica.

II Fatores culturais como sexismo e machismo interferem no contexto do turismo sexual no Brasil e no mundo.

III Normalmente, as práticas do turismo sexual são manifestadas em grau superior nos países desenvolvidos, devido à predominância de capital de giro nos distintos estratos sociais.

IV A literatura científica identifica uma relação de poder no comportamento sexual de turistas em relação a nativos.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Questão de Concurso - 1176769

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Administração 2019

Questão 15

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

A Procuradoria-Geral da República (PGR), em setembro de 2019, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação contra medidas que possam limitar a liberdade de professores, incluindo o movimento conhecido como “escola sem partido”. Em coletiva realizada, a ex-Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, disse que o projeto Escola sem Partido “fere a autonomia dos professores, a autonomia de cátedra” e “fortalece um tipo de instrução baseado num pensamento único”
(https://www.palmasaqui.com.br/destaque/pgr-ajuiza-acao-no-stf-contra-censura-a-docentes-na-abordagem-plural-nas-escolas/).

Na sua ação, o Ministério Público argumenta que esse projeto fere os “princípios constitucionais caros à educação, como o preparo para o exercício da cidadania (art. 205), a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas, e a gestão democrática do ensino público (art. 206, II, III e VI)”, pois:

  • A.

    incita a “doutrinação” política e ideológica e a emissão de opiniões político-partidárias, religiosas ou filosóficas de professores em sala de aula.

  • B.

    favorece a implantação de práticas de cunho persecutório, de censura e delação em sala de aula.

  • C.

    promove a livre manifestação de convicções morais, religiosas ou ideológicas eventualmente contrárias às de estudantes, pais ou responsáveis por parte de docentes.

  • D.

    autoriza abordagens de questões relacionadas a gênero e sexualidade por parte dos docentes.

Questão de Concurso - 1213735

Concurso Motorista de Ambulância 2019

Questão 21

Instituto Consulplan

Nível Fundamental

A Caixa Econômica Federal antecipou os saques de até R$ 500,00 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para não correntistas do banco. Com a mudança, todos os trabalhadores poderão fazer os saques ainda em 2019. São considerados benefícios trabalhistas, EXCETO:

  • A. Bolsa Família.
  • B. Vale-transporte.
  • C. Férias remuneradas.
  • D. Décimo terceiro salário.

Questão de Concurso - 1177227

Concurso CIS - Amures Auxiliar Administrativo 2019

Questão 11

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Médio

Noticiada recentemente, uma expedição da FUNAI do início do ano localizou 34 índios isolados na Amazônia, perto da fronteira com o Peru. O grupo pertence à etnia Korubo, é composto de mulheres e homens, entre adultos e crianças, e corria o risco de enfrentar um conflito com índios da etnia Matis em razão de tensões na terra indígena Vale do Javari. Analise as afirmativas abaixo a respeito dos índios no território brasileiro.

1. A Fundação Nacional do Índio, FUNAI, é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro e está vinculado ao Ministério da Educação.

2. Cabe à FUNAI promover estudos de identificação e delimitação, demarcação e regularização fundiária, e registro de terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de coordenar e implementar as políticas de proteção aos povos isolados e recém- contados.

3. A atuação da FUNAI está orientada por diversos princípios, dentre os quais se destaca o reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas, sendo contrária, porém, à plena autonomia e autodeterminação desses povos.

4. Em todos os Estados da federação, inclusive no Distrito Federal, há populações indígenas, segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE, em 2010.

5. Em Santa Catarina, os índios das etnias Kaingang, Guarani e Xokleng podem ser encontrados nas reservas indígenas localizadas no Alto Vale do Itajaí, no Norte e Oeste do Estado, e também em Biguaçu, na grande Florianópolis.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Questão de Concurso - 1178822

Concurso

Questão 70

Nível

A respeito da greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio de 2018 no Brasil, analise as seguintes assertivas e marque a alternativa correta:

I. O protesto dos caminhoneiros abarcou a política de preços praticada pela Petrobras e o sistema de exploração do petróleo.

II. No Paraná, o Poder Judiciário autorizou o bloqueio total de estradas federais por caminhoneiros.

III. Uma das principais reivindicações dos caminhoneiros era a redução da carga tributária sobre o diesel.

IV. O protesto dos caminhoneiros brasileiros abarcou apenas a política de preços praticada pela Petrobras e o sistema de exploração do petróleo.

  • A. Estão corretos os itens II e III.
  • B. Somente o item III está correto.
  • C. Os itens II e III estão incorretos.
  • D. Estão corretos os itens I e III.
  • E. Apenas os itens II e III estão corretos.

Questão de Concurso - 1167492

Concurso CORE RJ Assistente Administrativo 2019

Questão 11

Dédalus Concursos

Nível Médio

Cerca de 50 mil pessoas acompanharam o rito de canonização da brasileira Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a irmã Dulce, e de outros quatro beatos, realizado no dia 13 de outubro de 2019, na Praça São Pedro, no Vaticano.

(Fonte adaptada: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019- 10/dez-mil-brasileiros-participam-da-canonizacao-da-irma-dulce >acesso em 14 de outubro de 2019)

Analise sobre a agora Santa Brasileira:

I- A Santa Brasileira nasceu em Salvador;

II- A partir de sua canonização Irmã Dulce passa a ser reconhecida como Santa Dulce dos Pobres;

III- Irmã Dulce ganhou um prêmio Nobel da Paz no ano de 1991, por sua atuação politica e bondade com os pobres.

Dos itens acima:

  • A.

    Apenas os itens I e III estão corretos.

  • B.

    Apenas os itens I e II estão corretos.

  • C.

    Apenas os itens II e III estão corretos.

  • D.

    Apenas o item II está correto.

  • E.

    Todos os itens estão corretos.

Questão de Concurso - 1167493

Concurso CORE RJ Assistente Administrativo 2019

Questão 12

Dédalus Concursos

Nível Médio

Uma equipe do Instituto Biota de Conservação encontrou um golfinho morto, com manchas de óleo pelo corpo, na praia de Feliz Deserto, em Alagoas. Porém, não está claro se o óleo foi o que causou a morte do animal. Esse é o primeiro mamífero encontrado com manchas de óleo desde que o produto começou a aparecer nas praias nordestinas.

(Fonte disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/golfinho-commanchas- de-oleo-e-encontrado-morto-em-alagoas/>acesso em 14 de outubro de 2019)

Com base na notícia acima, é correto afirmar que a mesma:

  • A.

    Relata o problema ambiental causado pelo rompimento da barragem de Brumadinho – MG em janeiro de 2019.

  • B.

    Relata o problema ambiental causado pelas queimadas na Amazônia, durante o ano de 2019.

  • C.

    Relata o problema ambiental causado pelo vazamento de óleo que se espalhou por praias do nordeste no mês de setembro de 2019.

  • D.

    Relata o problema ambiental caudado pela poluição com plásticos no oceano, principalmente na região nordeste.

  • E.

    Relata o problema ambiental causado pelo aumento da temperatura do oceano na região nordeste.

Questão de Concurso - 1083926

Concurso Agente de Apoio Operacional 2012

Questão 40

Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Fundamental

“O _______________ tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    Enem

  • B.

    Enade

  • C.

    ProUni

  • D.

    Encceja

  • E.

    SiSU