Questões de Concurso de Rio de Janeiro - Atualidades e Conhecimentos Gerais

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Questão de Concurso - 426512

Concurso TJ ES Analista Judiciário - Área: Administrativa 2011

Questão 32

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Acerca da violência que se verifica no Rio de Janeiro e das ações policiais contra gangues de traficantes e milícias que ocorreram nos morros cariocas ao longo do ano de 2010, julgue os itens que se seguem.

Depois da instalação de uma unidade de polícia pacificadora no morro do Alemão, em agosto de 2010, iniciaram-se os ataques dos criminosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 431035

Concurso BB Escriturário 2011

Questão 30

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Em janeiro de 2011, a tragédia relatada no texto ocorreu no Estado

  • A.

    de Minas Gerais.

  • B.

    do Rio de Janeiro.

  • C.

    da Bahia.

  • D.

    do Rio Grande do Sul.

  • E.

    de Santa Catarina.

Questão de Concurso - 909137

Concurso CRECI RJ Assistente Contábil 2016

Questão 40

MS Concursos

Nível Médio

De acordo com o site http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/museus:

( ) O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional.

( ) O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, também conhecido como Ecomuseu de Santa Cruz, tem por missão primordial a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural do bairro de Santa Cruz.

( ) O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro possui um vasto acervo documental, arquivístico e museológico. Nele encontram-se obras de artistas consagrados como Visconti, Thomas Ender, Antonio Parreiras, Armando Vianna, Antonio Malta e Marc Ferrez, além dos acervos dos prefeitos Pereira Passos, Pedro Ernesto e Carlos Sampaio.

Analisando se estão verdadeiras(V) ou falsas(F) essas afirmações, assinale a alternativa correta.

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, V.
  • C. V, V, F.
  • D. V, V, F.

Questão de Concurso - 99155

Concurso TJ SP Técnico Judiciário - Área Escrevente 2006

Questão 35

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

As ações do Exército nas favelas e nos morros do Rio de Janeiro, em março de 2006, tiveram por objetivo

  • A.

    prender os envolvidos em contrabando de armas na Tríplice Fronteira.

  • B.

    apreender material eletrônico contrabandeado da China.

  • C.

    identificar os autores de roubos a turistas estrangeiros durante o carnaval.

  • D.

    encontrar e recuperar fuzis roubados de um quartel.

  • E.

    reprimir o tráfico de drogas, atendendo a pedido do governo estadual.

Questão de Concurso - 1179065

Concurso PM RJ 1º Tenente - Área: Pedagogia 2010

Questão 2

Polícia Militar RJ (PM RJ)

Nível Superior

Grande parte dos cariocas acredita que feijoada é uma comida leve, que eles são sempre os mais espertos dos malandros e que manga com álcool faz mal à saúde.

A partir dessas atitudes de muitos cariocas, podemos afirmar que esse comportamento tem suas raízes no conhecimento

  • A.

    popular, porque faz parte da cultura universal.

  • B.

    científico, pois pode ser observável, é racional, sistemático e verificável.

  • C.

    filosófico, porque é oriundo da realidade social.

  • D.

    popular, pois é fruto da experiência e das relações sociais presentes na diversidade cultural da cidade.

Questão de Concurso - 1179069

Concurso PM RJ 1º Tenente - Área: Pedagogia 2010

Questão 6

Polícia Militar RJ (PM RJ)

Nível Superior

De acordo com os PCNs, “a diversidade marca a vida social brasileira. Diferentes características regionais e manifestações de cosmologias ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, a organização social nos grupos e regiões, os modos de relação com a natureza, a vivência do sagrado e sua relação com o profano. O campo e a cidade propiciam às suas populações vivências e respostas culturais diversas, que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida.”

Frequentemente, porém, esse processo complexo presente na vida brasileira é ignorado e/ou descaracterizado. Na escola, onde a diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade, essa presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada. São múltiplas as origens da omissão com relação à Pluralidade Cultural. (p.125).

Devido à heterogeneidade de sua população, o Brasil desconhece a si mesmo. Muitas vezes, no cotidiano escolar, tendemos a assumir estereótipos. Para superar o racismo e a discriminação presentes no dia a dia escolar, é necessário que os professores

  • A.

    discutam pluralidade cultural a partir do reconhecimento das diferenças dos próprios alunos.

  • B.

    ensinem artes, literatura e teatro para seus alunos.

  • C.

    conheçam as manifestações folclóricas de cada uma das regiões do país.

  • D.

    reconheçam as diferenças de seus próprios alunos, mas ensinem as tradições estabelecidas pelo currículo.

Questão de Concurso - 735456

Concurso CODESP Dentista Periodontista 2014

Questão 28

Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

Relacione os pontos turísticos às respectivas cidades de origem. (Os números serão utilizados mais de uma vez.)

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 2, 1, 2, 1
  • B. 2, 1, 1, 2, 1,2
  • C. 1, 2, 2, 1, 1, 2
  • D. 2, 1, 2, 2, 1, 1
  • E. 1, 2, 1, 1, 2, 2

Questão de Concurso - 1035543

Concurso Guarda Municipal 2014

Questão 31

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nível Médio

Leia com atenção o trecho abaixo. No final da década de 60 inicia-se a construção da ponte Rio-Niterói, a qual recebeu o nome de ____.

Neste mesmo período, a cidade de Niterói sofreu impacto em sua estrutura econômica, com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, efetivada pela Lei Complementar nº 20, de ____, que retirava de Niterói a condição de ____. A fusão trouxe o esvaziamento econômico imediato, mas aos poucos este quadro foi sendo modificado com a conclusão da ponte Rio-Niterói, obra que intensificou a produção imobiliária nas áreas centrais e nos bairros da zona sul, além de redirecionar a ocupação para áreas expansivas da cidade, como as regiões oceânicas e ____. (2014/cidades/IBGE).

Para o correto preenchimento das lacunas acima, devem ser usados, respectivamente, os termos:

  • A. Presidente Costa e Silva / 1974 / capital / Pendotiba.
  • B. Presidente Castelo Branco / 1975 / sede / Itaipu.
  • C. Presidente João Baptista de Figueiredo / 1974 / sede / Itaipu.
  • D. Presidente Costa e Silva / 1975 / capital / Pendotiba.
  • E. Presidente Castelo Branco / 1975 / sede / Pendotiba.

Questão de Concurso - 1035552

Concurso Guarda Municipal 2014

Questão 40

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nível Médio

Niterói pertence à Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, composta por vários outros municípios.

Das opções abaixo, aquela que contém município que NÃO pertence à Região Metropolitana é:

  • A. Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim e Itaboraí.
  • B. Tanguá, Seropédica, Rio de Janeiro, Belford Roxo e Itaboraí.
  • C. Barra Mansa, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí e Itaguaí.
  • D. Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá e Mesquita.
  • E. Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

Questão de Concurso - 609412

Concurso MCT Analista em Ciência Júnior I (Z9) 2008

Questão 63

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito do Jardim Botânico, do seu papel institucional, da conduta de seus funcionários e da sua participação nas questões ambientais atuais, julgue os itens a seguir.

Pelo fato de o Jardim Botânico ser um espaço organizado, planejado e artificial, que contém exemplares de espécies plantadas em canteiros divididos em setores, não é possível realizar nele trilhas interpretativas de visitação, tal como ocorre em parques nacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado