Questões de Concurso de Textos - Língua Portuguesa

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Questão 1190444

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - RS (TJ/RS/RS) 2020

Cargo: Oficial de Justiça / Questão 2

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Texto 1 


É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.

O texto 1 é formado por dois períodos. O segundo período, em relação ao primeiro, mostra uma:

  • A.

    retificação do pensamento expresso no primeiro período;

  • B.

    explicação necessária de opiniões manifestadas;

  • C.

    limitação do alcance da afirmativa anterior;

  • D.

    oposição a um pensamento já expresso;

  • E.

    informação comprovadora do que é escrito antes.

Questão 1190457

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - RS (TJ/RS/RS) 2020

Cargo: Oficial de Justiça / Questão 7

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Observe o texto a seguir, retirado de uma revista de computação. 


“Por mais poderoso que seja, um computador sem programas adequados tem pouca utilidade. E um ‘programa adequado’ com certeza não é aquele aplicativo profissional, caro e sofisticado que, às vezes, já vem instalado. De nada adiantam funções, botões e janelas, se você não conseguir fazer alguma coisa com eles”. 

Um dos elementos que dá coerência aos textos é a ocorrência de vocábulos que estão dentro de um mesmo campo semântico; nesse texto, as palavras que pertencem ao mesmo bloco conceitual são:

  • A.

    computador, programas, aplicativo, janelas;

  • B.

    computador, programa, aplicativo, sofisticado;

  • C.

    programas, aplicativo, caro, instalado;

  • D.

    caro, sofisticado, instalado, funções;

  • E.

    poderoso, aplicativo, instalado, funções.

Questão 1192858

Polícia Militar de São Paulo - SP (PM/SP/SP) 2020

Cargo: Cabo da Polícia Militar / Questão 17

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Leia o texto a seguir para responder às questões de números 15 a 19.


A disciplina do amor


         Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Ficava na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta para casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam- -lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo o caminho, animado atrás dos mais íntimos. Mas logo voltava, atento ao seu posto, para ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.

         Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.

          Com o passar dos anos, as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva do soldado com um primo, os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem soldado partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.

(Lygia Fagundes Telles. A disciplina do amor. Rio de Janeiro: Ed. Rocco. 9a ed. 1998.Adaptado)


De acordo com o primeiro parágrafo, é correto afirmar que

  • A.

    o cachorro era conhecido e querido pelos vizinhos.

  • B.

    a história do cachorro e do soldado ocorreu numa batalha que durou poucos meses.

  • C.

    o cão chegava à esquina exatamente às seis horas e ali esperava o rapaz.

  • D.

    a história se passa durante a guerra civil ocorrida na França.

Questão 1038824

Polícia Rodoviária Federal (PRF) 2019

Cargo: Policial Rodoviário Federal / Questão 2

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

No que se refere aos sentidos e às construções linguísticas do texto precedente, julgue os itens a seguir.

Infere-se do primeiro parágrafo do texto que “boêmios da pá virada e vampiros” diferem biologicamente dos seres humanos em geral, os quais tendem a desempenhar a maior parte de suas atividades durante a manhã e a tarde.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1038831

Polícia Rodoviária Federal (PRF) 2019

Cargo: Policial Rodoviário Federal / Questão 9

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

No que se refere aos sentidos e às construções linguísticas do texto precedente, julgue os itens a seguir.

É correto inferir do trecho “o homem da luz já deve ter se transferido para o mundo das trevas eternas” (ℓ. 34 e 35) que provavelmente o funcionário responsável pelo acionamento da iluminação urbana já morreu.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1038835

Polícia Rodoviária Federal (PRF) 2019

Cargo: Policial Rodoviário Federal / Questão 13

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e das construções linguísticas do texto apresentado.

Com o emprego da expressão “assim como” (?.12), estabelece-se uma relação de comparação entre ideias expressas no período.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1038836

Polícia Rodoviária Federal (PRF) 2019

Cargo: Policial Rodoviário Federal / Questão 14

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e das construções linguísticas do texto apresentado.

Conclui-se do texto que, devido à abundância de recursos, nas sociedades tribais os indivíduos não têm necessidade de separar as práticas laborais das outras atividades sociais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1038841

Polícia Rodoviária Federal (PRF) 2019

Cargo: Policial Rodoviário Federal / Questão 19

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior


No que concerne ao texto precedente, julgue os próximos itens.

O vocábulo “um” (ℓ.14) refere-se a um indivíduo cujo nome é idêntico ao do autor do texto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1040103

Câmara de Serrana - SP 2019

Cargo: Técnico Legislativo / Questão 1

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

O título do texto refere-se ao imperador romano Nero, que ordenou atear fogo em Roma, e à lira, instrumento musical que simboliza as artes. Assinale a alternativa que, de acordo com o texto, explica o sentido expresso no título.
  • A. Os quadros e todo o acervo museológico viraram cinzas, tamanho o descaso na manutenção.
  • B. O patrimônio científico do museu foi carbonizado, apesar do empenho em salvá-lo.
  • C. O incêndio nos museus é um alerta de risco para espaços artistícos, como o da Sala São Paulo.
  • D. Os danos trazidos pelo incêndio poderão motivar as autoridades em evitar outras ocorrências.
  • E. O empobrecimento do campo científico no país já é consenso entre as autoridades.

Questão 1040720

Ministério Público de São Paulo - SP (MPE/SP) 2019

Cargo: Analista Técnico Científico - Área Contador / Questão 2

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Considere as passagens:

• ... combate persistente a empecilhos burocráticos e ineficiências do setor público. (2o parágrafo)

• Numa perspectiva mais ampla, o ambiente de negócios vai se tornando mais amigável na maior parte do mundo. (6º parágrafo)

• ... dados a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo. (7º parágrafo)

Conforme o contexto em que ocorrem, as expressões em destaque significam, correta e respectivamente:

  • A. intermitente; justo; grupo restrito; que têm efeitos.
  • B. fortuito; amistoso; conjunto ordenado; que se refletem.
  • C. continuado; favorável; mistura confusa; que recaem.
  • D. ocasional; sentimental; ajuntamento incoerente; que amenizam.
  • E. frequente; harmonioso; compilação minuciosa; que se revertem.