Questões de Concurso de Iniciação científica - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1087160

Concurso SEC Professor Docente I - Artes 2013

Questão 16

CONSULTEC

Nível Superior

O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:

  • 1.

    Todo conhecimento é produto de uma prática social e histórica que os indivíduos assimilam e transformam para a compreensão da realidade.

  • 2.

    A atitude crítica é constitutiva do trabalho científico, cujas explicações nem sempre são submetidas a testes rigorosos para serem aceitas como verdade, porque essa verdade será provisória.

  • 3.

    O conhecimento científico preocupa-se com o rigor que a experiência científica exige, sem questionar os problemas colocados pelo cotidiano.

  • 4.

    O senso comum não é uma forma válida de conhecimento, porque o homem não precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia a dia.

  • 5.

    A educação formal se baseia no senso comum, pois o conhecimento científico é de competência dos pesquisadores, responsáveis pelas descobertas do saber em todas as áreas.

Questão de Concurso - 1019558

Concurso SEDUC CE Professor - Área: Química 2018

Questão 79

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

O conhecimento científico é muito importante para o ensino de Química. A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. No que concerne à pesquisa, é INCORRETO afirmar que
  • A. a pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada.
  • B. toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação.
  • C. nenhuma pesquisa pode gerar subsídios para o surgimento de novas teorias.
  • D. para solucionar um problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa.