Questões de Concurso de Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1064938

Concurso IFPR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 47

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Em relação aos indicadores Educacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Os indicadores são compostos por parâmetros quantitativos e qualitativos que auxiliam no acompanhamento de determinada atividade, apontando se os objetivos estão sendo atingidos ou se há necessidade de intervenção.

II. Indicadores qualitativos podem ser expressos em quantidades e percentuais. Resultantes de apurações, contabilizações e estatísticas, são apresentados em valores objetivos ou absolutos, referentes a fatos e empíricos da realidade social em uma pesquisa ou em um processo de avaliação.

III. Os indicadores educacionais atribuem valor estatístico à qualidade do ensino, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • C. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Questão de Concurso - 1146514

Concurso IFPE Pedagogo 2019

Questão 30

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Superior

Faça a correspondência entre os indicadores de qualidade do curso e a definição de cada um deles:


1. Conceito do Curso (CC)

2. Conceito Preliminar do Curso (CPC)

3. Conceito Enade

4. Conceito Institucional (CI)



( ) Conceitos existentes acerca da Avaliação de Desempenho do Estudante divulgados no Cadastro eMEC.


( ) Conceito da Avaliação Externa divulgado no Cadastro e-MEC.


( ) Conceito da Avaliação Externa da instituição divulgado no Cadastro e-MEC.


( ) Indicador divulgado no Cadastro e-MEC.




A sequência CORRETA, de cima para baixo, é

  • A.

    2, 1, 4, 3.

  • B.

    3, 2, 4, 1.

  • C.

    1, 3, 2, 4.

  • D.

    3, 4, 2, 1.

  • E.

    3, 1, 4, 2.

Questão de Concurso - 679489

Concurso SEDUC CE Professor de Classe Pleno I - Área Matemática 2013

Questão 75

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.

  • A.

    O momento ideal para a avaliação é ao final do bimestre, dado o acúmulo de conteúdo já absorvido pelos estudantes ao longo desse período.

  • B.

    A avaliação deve ocorrer basicamente em dois momentos: no início do bimestre, como função diagnóstica, e ao final do bimestre, para avaliar as aprendizagens ocorridas ao longo desse período.

  • C.

    A discussão e reflexão sobre a escolha de instrumentos/procedimentos avaliativos é irrelevante, pois qualquer instrumento/procedimento é capaz de avaliar qualquer objetivo traçado.

  • D.

    Os instrumentos/procedimentos avaliativos devem ser diversificados e utilizados em vários momentos do processo educativo, pois o uso de diferentes instrumentos de avaliação propicia ao professor, ao estudante e aos pais uma visão mais próxima da aprendizagem em matemática.

  • E.

    O mais eficiente instrumento de avaliação, a prova escrita, deve ter a função de quantificar e classificar o aluno.

Questão de Concurso - 538394

Concurso SEE SP Assistente de Diretor de Escola 2012

Questão 29

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.

  • A.

    ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar

  • B.

    destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar

  • C.

    estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação

  • D.

    estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação

  • E.

    promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender

Questão de Concurso - 1085950

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica II - Área Biologia 2010

Questão 12

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP), indicador que avalia a qualidade da escola, tem como pressuposto que uma boa escola é aquela em que

  • A.

    a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal – o ano letivo.

  • B.

    o ensino oportuniza uma formação integral a todos, de forma a tornar os alunos críticos e conscientes de sua responsabilidade de aprender.

  • C.

    os alunos podem discutir sua cultura sem medo de serem excluídos, por meio de um ensino uniformizado e padronizado.

  • D.

    todos os professores estão comprometidos com um ensino que considera as necessidades diferenciadas de conhecimento de cada grupo socioeconômico e cultural.

  • E.

    o currículo e o ensino são organizados de acordo com as necessidades culturais e discutidos com toda a comunidade, de forma sistemática.

Questão de Concurso - 411286

Concurso ABIN Oficial Técnico de Inteligência - Área Pedagogia 2010

Questão 132

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.

A carência de instrumentos precisos de avaliação da qualidade da educação a distância explica-se, em especial, pelo desinteresse crescente na realização de estudos avaliativos nessa modalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 375075

Concurso IBGE Pedagogo 2009

Questão 37

Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível Superior

Os itens que se seguem dizem respeito a indicadores de qualidade em educação.

I–Gestão eficaz de meios com mecanismos de controle.

II–Descentralização administrativa e de recursos vinculada ao desempenho.

III–Fortalecimento da sociedade civil e controle da gestão pública.

IV–Integração da cultura provida por meio da ciência, da técnica, da linguagem, da estética e da ética.

V–Condições igualitárias de ofertas dos meios de escolarização.

VI–Atendimento a imperativos econômicos e técnicos.

Estão relacionados a uma concepção de qualidade social APENAS os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e VI.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    IV, V e VI.

  • E.

    I, IV, V e VI.

Questão de Concurso - 91693

Concurso SEE SP Diretor de Escola 2007

Questão 47

Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível Superior

A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.

  • A.

    Unidade de linguagem – todos os membros da comunidade educativa têm de adotar as mesmas concepções filosóficas, a fim de a escola ser bem avaliada.

  • B.

    Competência técnico-metodológica – o projeto de avaliação deve ter uma base científica que o direcione e que proporcione legitimidade aos dados coletados.

  • C.

    Adesão voluntária – só devem ser avaliados aqueles que tiverem segurança em relação a seu trabalho, havendo respeito às subjetividades.

  • D.

    Qualificação de resultados – qualquer quantificação mascara as conquistas, devendo-se adotar registros que expressem aspectos mais profundos.

  • E.

    Respeito à identidade da escola – a prática avaliadora não pode comprometer o processo histórico construído institucionalmente.