Questões de Concurso de Gestão de Pessoas - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 843612

Concurso Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico 2016

Questão 51

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

O fato de os indivíduos estabelecerem conexões humanas uns com os outros favorece o trabalho coletivo, o que, por sua vez, implica maior desempenho na execução das atividades das organizações. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a unidade de trabalho fundamentada na sinergia denomina-se
  • A. repartição.
  • B. equipe.
  • C. grupo.
  • D. setor.
  • E. diretoria.

Questão de Concurso - 811554

Concurso TCE Auditor de Controle Externo - Área Educacional 2016

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes. Para ser caracterizada como educação corporativa, a qualificação profissional deve ser promovida mediante a realização de treinamento dentro da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 790017

Concurso MPOG Técnico em Assuntos Educacionais 2015

Questão 94

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação aos tipos de liderança e aos mecanismos de participação, julgue os próximos itens. São ações e características de um líder alinhado à liderança transformacional: ser carismático, estimular a criatividade, inspirar confiança e propor desafios, além de estimular e motivar seus liderados para superação e desenvolvimento pessoal e no trabalho.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 781907

Concurso DEPEN Especialista em Assistência Penitenciária - Área Pedagogia 2015

Questão 94

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue os itens subsecutivos. Um dos pontos essenciais para o sucesso do trabalho em grupo é a criação de ambientes de confiança, nos quais as relações interpessoais sejam estabelecidas de modo a facilitar a comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 781908

Concurso DEPEN Especialista em Assistência Penitenciária - Área Pedagogia 2015

Questão 95

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue os itens subsecutivos. A produtividade do trabalho em grupo é influenciada pela atmosfera grupal, ou seja, se esta for favorável, haverá grandes chances de se alcançar bons resultados no trabalho desempenhado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1181195

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 35

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Os traços pessoais, considerados tendentes ao sucesso, associados aos comportamentos, podem revelar o perfil do líder realmente eficaz.

George O. Klemp Jr. Competências de liderança: a partir das conclusões de um estudo de grandes empresas mundiais, o modelo dos nove baldes. In: HSM MANAGEMENT. São Paulo: HSM do Brasil, ano 3, n.º 17, nov.-dez. 1999. p. 132-40.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A.

    Os traços e os comportamentos são essenciais para selecionar as pessoas para determinadas funções de liderança.

  • B.

    Os comportamentos são o que as pessoas fazem, exercendo suas funções, e os atributos pessoais são conhecimentos que permitem que as pessoas exerçam as tarefas de liderança.

  • C.

    Os comportamentos, matéria-prima do desempenho, são as habilidades necessárias para exercer as funções de liderança.

  • D.

    Os atributos de um líder dependem de suas práticas: é impossível tomar decisões duras sem um alto grau de autoconfiança.

  • E.

    Os atributos são ingredientes primários para uma liderança eficaz e sua presença garante um bom líder. Em segundo lugar estão os comportamentos, que transformam capacidades em ação.

Questão de Concurso - 1181200

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 39

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

As organizações educacionais são formadas por diferentes tipos de grupos que assumem importante papel no processo educativo. Acerca das organizações grupais, é correto afirmar que

  • A.

    os macrogrupos possibilitam aos participantes estabelecer entre si relações explícitas e ter uma percepção recíproca uns dos outros.

  • B.

    nos microgrupos os participantes só conseguem estabelecer relacionamentos interpessoais com a mediação de terceiros e isto facilita o processo de aprendizagem.

  • C.

    os grupos operativos são formados no campo institucional, organizacional, comunitário, com foco psicoeducativo.

  • D.

    os microgrupos existentes nas organizações, cujo fim é a formação continuada de seus colaboradores, são classificados como microgrupos naturais.

  • E.

    os microgrupos momentâneos prescindem de uma relação afetiva, por isso não devem ser cultivados dentro de uma estrutura organizacional educativa.

Questão de Concurso - 1181204

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 42

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Ainda com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, assinale a opção correta.

  • A.

    O ruído na comunicação é gerado por barreiras impeditivas, tais como a empatia e a lateralidade entre emissores e receptores.

  • B.

    Para a transferência de informação, a comunicação é simétrica, linear e completa, a depender do emissor, do receptor e da fidelidade à mensagem.

  • C.

    Existe uma estruturação hierárquica entre os fluxos de comunicação; a interação do grupo, no entanto, independe da interferência direta dessa estruturação.

  • D.

    Segundo o modelo transacional de comunicação organizacional, são imprescindíveis o significado da mensagem recebida e o comportamento manifestado.

  • E.

    No ambiente organizacional, a comunicação constitui um meio integrador das partes, cuja abrangência intraorganizacional pode ser ascendente, descendente, bilateral ou feedback.

Questão de Concurso - 1181205

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 43

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da constituição de grupos, da aplicação de critérios na distribuição de tarefas, da articulação com outros grupos sociais e do processo de planejamento, assinale a opção correta.

  • A.

    A troca de informações em reuniões de grupos, a afetividade das aproximações e o sentimento de pertença ao grupo podem resultar em uma rede de relações geradora de informações facilitadoras da aprendizagem.

  • B.

    A importância do processo de comunicação intragrupos e intergrupos pode ser medida por pressupostos conceituais e práticos expostos no planejamento para maximizar o processo educativo.

  • C.

    A supervisão pedagógica de atividades formativas em grupo deve ser exercida por um profissional externo à equipe, pois esse profissional tem uma visão privilegiada de aspectos que os integrantes da equipe não são capazes de perceber.

  • D.

    A avaliação sistemática do planejamento prima por atender às necessidades da equipe ao longo do processo, constituindo-se em ferramenta estimativa de valor homogêneo e estruturante dos objetivos a posteriori.

  • E.

    A distribuição de tarefas a um grupo começa pelo mapeamento e pelo monitoramento, etapas que somente serão exitosas se forem identificados todos os processos da atividade.

Questão de Concurso - 1181212

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 48

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Ainda considerando a figura 8A2-I e o processo de planejamento e de planejamento participativo, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando uma questão de fé e lógica.

  • B.

    O planejamento atende à especificidade de suas funções ao realizar a diagnose e a análise da realidade, a definição de objetivos e metas e o estabelecimento de atividades a serem desenvolvidas.

  • C.

    As organizações são classificadas em três níveis: o estratégico, o tático e o operacional; neste último, o planejamento é desenvolvido a longo prazo, por haver um grau de certeza maior e uma execução mais simples.

  • D.

    O planejamento é privilégio de um grupo gestor que irá coordenar uma ação coletiva dos indivíduos, devendo acontecer de forma que a decisão do gestor oriente a participação nas responsabilidades do processo de ensino-aprendizagem.

  • E.

    O planejamento não deve ser um compromisso político do professor, pois isso envolveria individualidades no fazer pedagógico do educador que repensa o ensino, conferindo um significado dúbio à prática docente.