Questões de Concurso de Programa Brasil Alfabetizado (PBA) - Pedagogia

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Questão de Concurso - 964783

Concurso SEDUC Professor - Área: Artes 2017

Questão 62

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 964786

Concurso SEDUC Professor - Área: Artes 2017

Questão 65

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Na primeira metade do século XX, no Brasil, as disciplinas desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas hegemônicas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1014309

Concurso SECULT Analista de Cultura - Área Pedagogia 2018

Questão 31

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por
  • A. José de Anchieta.
  • B. Marquês de Pombal.
  • C. Pe. Antônio Vieira.
  • D. Manoel da Nóbrega.

Questão de Concurso - 961180

Concurso DETRAN Analista de Trânsito - Área Assuntos Educacionais 2017

Questão 55

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

O quadro abaixo apresenta dados relativos à estimativa do Investimento Público Direto em Educação por Estudante, por Nível de Ensino – Valores Nominais – Brasil 2000 – 2014.

 Considerando o quadro acima, atente ao que se diz a seguir sobre a evolução dos investimentos públicos no período 2000 – 2014.

I. No período considerado, os investimentos públicos na educação básica cresceram mais do que na educação superior.

II. O período 2007 – 2010 registra o maior crescimento de investimento públicos em todas as etapas da educação básica.

III. No período considerado, os investimentos em educação básica cresceram mais de 7 vezes, enquanto na educação superior cresceram 2,5 vezes.

IV. O ensino médio é a etapa da educação básica que teve maior crescimento de investimento público no período 2000 – 2014.

V. Um aluno do ensino superior em 2014, custa 3,7 vezes mais que um aluno da educação básica no mesmo ano.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III, IV e V apenas.
  • B. II, III e IV apenas.
  • C. I, II e V apenas.
  • D. I, II, III, IV e V.

Questão de Concurso - 628049

Concurso UNIPAMPA Técnico em Assuntos Educacionais 2013

Questão 96

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.

As reformulações introduzidas no sistema educacional brasileiro durante a década de 70 do século passado pautaram-se pelo tecnicismo, tendência educacional que substituiu, no plano legal, as orientações do pensamento escolanovista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 950519

Concurso IFRN Professor - Área: Políticas Escolar 2017

Questão 9

FUundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Nível Superior

A partir da década de 1990, teorias que tematizam sobre as políticas educacionais brasileiras consideram que as categorias centralização e descentralização
  • A. ocorrem simultaneamente por meio de mecanismos de controle das políticas sociais e por meio de mecanismos de desresponsabilização do Estado.
  • B. assumem conotação distinta, na medida em que a centralização deve ser superada, e deve dar lugar aos processos de descentralização.
  • C. são processos mal compreendidos e pouco efetivos, o que explicaria a pouca eficiência e eficácia das políticas educacionais.
  • D. promovem a elaboração coletiva de propostas pedagógicas que visem à realidade e às demandas de cada unidade escolar.

Questão de Concurso - 476514

Concurso TJ PE Analista Judiciário - Área Pedagogia 2011

Questão 37

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre

  • A.

    a escola, gestão escolar, professores e alunos.

  • B.

    a escola, gestão escolar e dados dos municípios e estados.

  • C.

    os alunos e pais de escolas públicas e privadas.

  • D.

    os professores, coordenadores, diretores e pais dos alunos.

  • E.

    as secretarias municipais e estaduais de educação em todo país.

Questão de Concurso - 1177987

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 25

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

O Conselho Nacional de Educação é composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação. A Câmara de Educação Superior tem, entre suas atribuições,

  • A.

    deliberar sobre os estatutos das universidades e o regimento das demais instituições de educação superior que fazem parte do sistema federal de ensino.

  • B.

    estabelecer a hierarquia entre a Câmara de Educação Básica e a Câmara de Educação Superior, de acordo com a relevância de suas competências.

  • C.

    promover o processo de avaliação da qualidade das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

  • D.

    analisar e fazer cumprir as questões relativas à aplicação da legislação referente à educação superior.

Questão de Concurso - 1177988

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 26

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

No processo de organização do ensino superior realizado pelas instituições de nível estadual, é competência do Conselho Estadual de Educação

  • A.

    autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior do seu sistema de ensino.

  • B.

    elaborar, adaptar e alterar o regimento das instituições de ensino superior de seu sistema de ensino, que será aprovado pelo Plenário do Conselho.

  • C.

    dar estrutura ao ensino superior em face da exigência constitucional, devendo ainda oferecer oportunidade de acesso ao ensino a toda população desse nível de ensino.

  • D.

    elaborar, fiscalizar e supervisionar o cumprimento dos dispositivos legais em matéria de educação, em particular as aplicações financeiras e orçamentárias nos mínimos previstos em lei.

Questão de Concurso - 1210185

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 28

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Responsabilidades como: elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios, e assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino, são incumbências:

  • A.

    Dos Municípios.

  • B.

    Do Estado.

  • C.

    Da União.

  • D.

    Do Conselho Estadual de Educação.

  • E.

    Dos estabelecimentos de ensino.