Questões de Concurso de Tendências Pedagógicas - Pedagogia

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Questão de Concurso - 794434

Concurso STJ Analista Judiciário - Área Pedagogia 2015

Questão 76

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem. A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o professor e o aluno como cumpridores de tarefas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1042403

Concurso IFSP Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2018

Questão 15

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Nível Superior

Ao caracterizar a relação entre educação e sociedade para as teorias não-críticas, Saviani (2018, p. 4) afirma que concebem “a educação com uma ampla margem de autonomia em face da sociedade”, cabendo-lhe “um papel decisivo na conformação da sociedade evitando sua desagregação e, mais do que isso, garantindo a construção de uma sociedade igualitária”.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as pedagogias que Saviani (2018) define como teorias não-críticas.

  • A. Pedagogia Nova e Teoria da Escola como Aparelho Ideológico de Estado (AIE).
  • B. Pedagogia Tradicional, Pedagogia Tecnicista e Teoria da Escola Dualista.
  • C. Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.
  • D. Pedagogia Tecnicista e Teoria da Escola como Aparelho Ideológico de Estado (AIE).

Questão de Concurso - 1106443

Concurso Prefeitura de Tuntum Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 36

Instituto Machado de Assis

Nível Superior

As tendências pedagógicas, formuladas ao longo dos tempos por diversos teóricos que se debruçaram sobre o tema, foram concebidas com base nas visões desses pensadores em relação ao contexto histórico das sociedades em que estavam inseridos, além de suas concepções de homem e de mundo, tendo como principal objetivo nortear o trabalho docente, modelando-o a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social em que viviam. 


A respeito da relação professor, aluno e aprendizagem, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Na Tendência Liberal Tecnicista, existe uma relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno deve fixá-las. A aprendizagem é baseada no desempenho.

  • B.

    Na Tendência Progressivista Libertária, a relação entre professor e aluno é não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. A aprendizagem prima pela valorização da vivência cotidiana e se dá informalmente via grupo.

  • C.

    Na Tendência Progressivista "Crítico-social dos conteúdos ou histórico-crítica", a relação entre professor e aluno apresenta o papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. A aprendizagem é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.

  • D.

    Na Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova), a relação entre professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente. A aprendizagem valoriza a experiência vivida como base da relação educativa. Codificação-decodificação. Resolução da situação problema.

Questão de Concurso - 1181192

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 32

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil.

I A concepção pedagógica tradicional, trazida pelos jesuítas, esteve presente na educação brasileira desde a colonização do país, tendo desaparecido após a reforma pombalina.

II A educação libertadora, proposta por Paulo Freire, se fez presente nos movimentos sociais desde a década de 60 do século passado e durante todo o período militar.

III A concepção tecnicista remonta à segunda metade dos anos 50 do século passado, tendo como ápice a implementação da Lei n.º 5.692/1971.

IV A concepção crítico-social dos conteúdos teve seu auge no período da Segunda República.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Questão de Concurso - 1060824

Concurso IFGO Pedagogo 2019

Questão 41

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

No período de influência do tecnicismo na educação, o planejamento prevaleceu como
  • A. prática refletida a serviço da transformação da realidade e humanização e emancipação do sujeito.
  • B. instrumento de diagnóstico sobre a prática com vistas a incorporar na ação docente os anseios dos discentes.
  • C. abordagem que favoreceu o desenvolvimento de práticas coletivas e colaborativas.
  • D. mecanismo burocrático de padronização e controle do trabalho dos professores, privilegiando a forma.

Questão de Concurso - 1181238

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 66

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

     O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.

A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

  • A.

    crítica.

  • B.

    bancária.

  • C.

    construtivista.

  • D.

    cognitivista.

  • E.

    behaviorista.

Questão de Concurso - 1177766

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 1

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Com base no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.


Chamado de tecnicismo esse pensamento está presente no pensamento pedagógico brasileiro e nas políticas públicas de educação no período entre


  • A.

    1920 e 1932.

  • B.

    1932 e 1969.

  • C.

    1549 e 1759.

  • D.

    1980 e 1991.

  • E.

    1969 e 1980.

Questão de Concurso - 1177862

Concurso SEC Professor - Área: Língua Portuguesa 2017

Questão 1

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos "competentes" para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas.


Numa concepção de educação tecnicista,


  • A.

    a essência do ensino é a criação de ambientes propícios à autoeducação; ao professor cabe a tarefa de estimular o aluno a estudar de forma autônoma e autodisciplinada.

  • B.

    a ação do professor tem como foco principal o interesse espontâneo do aluno, a ser alcançado por meio de atividades significativas que levem à concentração natural nos estudos.

  • C.

    o professor transmite os conteúdos conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informações.

  • D.

    o professor tem o papel de ser mediador do processo de ensino-aprendizagem, levando o aluno a ser sujeito ativo e participante da construção do conhecimento.

  • E.

    o ensino é direcionado às questões sociais, visando possibilitar uma inteira participação do aluno nos processos de formação de sua própria cultura.

Questão de Concurso - 1106766

Concurso IFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 28

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Nível Superior

A tendência pedagógica_____________________coloca a prática social como ponto de partida e ponto de chegada do processo de ensino. É na prática social, que os professores encontrarão os grandes temas para o ensino. O processo de ensino-aprendizagem deveria começar pela problematização, extraída da prática social e estaria baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. 


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.

  • A. Progressista Histórico-crítica
  • B. Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova)
  • C. Liberal Tradicional
  • D. Liberal Tecnicista
  • E. Progressista Libertadora

Questão de Concurso - 1195325

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 15

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Correlacione as correntes com as modalidades listadas a seguir, considerando o que Libâneo (2005) explica sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, também chamadas de correntes pedagógicas: 



 Assinale a alternativa que indique as associações corretas.

  • A.

    1a – 2b – 3c – 4d – 5e

  • B.

    1b – 2a – 3c – 4e – 5d

  • C.

    1c – 2a – 3b – 4d – 5e

  • D.

    1d – 2b – 3c – 4a – 5e

  • E.

    1b – 2c – 3a – 4e – 5d