

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre os diversos conceitos de conflito, uma escola de pensamento argumenta que ele deve ser evitado a todo custo, pois seria um sinal de que alguma coisa não está funcionando dentro do grupo. Outra perspectiva propõe que o conflito não só é uma força positiva no grupo, mas que certo grau de conflito é absolutamente necessário para que um grupo tenha um desempenho eficiente. Essas visões são, respectivamente, chamadas de
tradicional e moderna.
tradicional e interacionista.
disfuncional e funcional.
disfuncional e moderna.
Se há um conflito num ambiente de trabalho, qual cenário que pode advir positivamente disso?
Os funcionários não mais perderão tempo conversando.
O foco do conflito indica uma situação do trabalho que precisa ser discutida.
Cada um fazendo seu serviço, em silêncio, aumenta a produtividade.
Um funcionário não se importará com o serviço alheio e o respeitará, acima de tudo.
Sobre o conflito funcional, podemos afirmar que:
I. Estimula a criatividade e a inovação.
II. Gera ressentimento e hostilidade.
III. Ocorre entre pessoas ou grupos com objetivos diferentes.
IV. Favorece a cooperação e a integração.
V. Pode ser resolvido por meio de negociação ou mediação
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Analise as informações a seguir:
I. Sobre gestão de conflitos, é certo afirmar que, mesmo sendo bem gerenciado, o conflito não pode se tornar um aspecto positivo para a instituição. A noção de conflito funcional ou positivo é insustentável no ambiente público.
II. O conflito é chamado disfuncional, em oposição ao conflito funcional, quando prejudica a organização ou quando o nível de conflito é muito alto, gerando acomodação, perda de tempo e esforço da equipe.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Relações humanas nas organizações são importantes na construção de um ambiente de trabalho saudável, produtivo e harmonioso, centrando-se nas pessoas, nas maneiras que interagem e se relacionam, referindo-se às interações, conexões e vínculos estabelecidos entre os indivíduos. Entretanto, o conflito é inevitável, inerente aos agrupamentos humanos; ele constitui-se no desentendimento entre dois ou mais indivíduos. Porém, os conflitos funcionais são considerados bons pois apoiam e desenvolvem os grupos, motivam o aprendizado e a busca por novos desafios; os conflitos disfuncionais são vistos de forma negativa pois atrapalham o desempenho do grupo, se referindo a situações de desconfiança, discordância e confronto de ideias que causam discórdia e antipatia.
(GRIFFIN, 2007; CHIAVENATO, 2020; ROBBINS, 2010. Adaptado.)
Tendo em vista os Conflitos Funcionais (CF) e os Conflitos Disfuncionais (CD), relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) Ambiente de aprendizado; os conflitos são vistos como oportunidades de aprendizado e crescimento, podendo as partes envolvidas lidar com diferentes opiniões e suas habilidades de resolução de conflitos.
( ) Competição agressiva e, que, em vez de colaboração, pode gerar conflitos quando as pessoas buscam interesses individuais em detrimento do bem-estar da equipe.
( ) Comunicação aberta e honesta entre os membros da equipe, o que permite que os conflitos sejam discutidos de maneira construtiva, evitando mal-entendidos e ressentimentos.
( ) Conflitos de personalidade podem intensificar as incompatibilidades, os valores e os diferentes estilos de trabalho; e, ainda, conduzir a disputas individuais, pois diferenças não resolvidas geram frequentes tensões.
( ) Construção de confiança, permitindo a abordagem dos conflitos de maneira mais aberta, pois as pessoas têm confiança de que suas preocupações serão tratadas com respeito.
( ) Desconfiança mútua e discórdia, ainda que não ditas, dificultam a resolução de conflitos, pois as partes podem não acreditar nas intenções umas das outras.
A sequência está correta em
CF, CF, CD, CD, CD, CF.
CF, CD, CF, CD, CF, CD.
CD, CD, CF, CF, CD, CD.
CD, CF, CD, CF, CD, CF.
Os autores estruturalistas – como Blau, Etzioni, Thompson e outros – trouxeram importantes aportes para o desenvolvimento do campo teórico da administração. Entre as contribuições trazidas, o estruturalismo apontou que os conflitos organizacionais não são disfuncionais, mas sim processos sociais fundamentais, propulsores da mudança e do desenvolvimento. Esses conflitos têm origem nos interesses e racionalidades divergentes dos grupos, gerando tensões e dilemas que não podem ser eliminados, pois são inerentes às relações de produção e constituintes da dinâmica organizacional.
Na organização, um dos dilemas básicos é aquele entre:
maximização de resultados e decisão satisfatória;
planejamento administrativo e iniciativa individual;
burocracia normativa e burocracia híbrida;
autonomia gerencial e participação;
cooptação informal e coerção.
O conflito, embora seja um elemento, em certa medida, presente em qualquer grupo ou organização, pode gerar diferentes consequências, a depender da forma como é tratado.
Considere uma organização em que o conflito é encorajado pelos gestores, sendo entendido como importante para a manutenção da eficácia de um grupo.
Com base nos diferentes tipos de abordagens dadas ao tratamento de conflitos, a organização adota a chamada visão
tradicional.
humanística.
mecanicista.
disfuncional.
interacionista.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de conflito que, em nível baixo a moderado, demonstra um efeito positivo no desempenho do grupo, por estimular a discussão de ideias que ajudam o trabalho em equipe.
Conflito de poder.
Conflito de tarefa.
Conflito de função.
Conflito de processo.
Conflito de relacionamento.
Por serem sempre disfuncionais, os conflitos devem ser evitados ou combatidos, pois eles prejudicam o desempenho de grupos e equipes.
Certo
Errado
Em relação aos conflitos, qual deles é demonstrado pelos estudos que são quase sempre conflitos disfuncionais?
Conflitos de relacionamento.
Conflitos de desempenho.
Conflitos de processo.
Conflitos de objetivo.
Conflitos de tarefa.
Uma das perspectivas do conflito dentro das organizações propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva em um grupo, mas que algum conflito é absolutamente necessário para um grupo ter desempenho eficaz. Essa perspectiva é denominada visão
tradicional.
interacionista.
do conflito gerenciado.
do conflito percebido.
Lawler et al. (2000) confirmam, em suas pesquisas, que quando um indivíduo se relaciona com outras pessoas, este é afetado emocionalmente. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta quanto às relações interpessoais.
Indivíduos estabelecem fracas ligações com grupos que são percebidos como fonte de sentimentos ou emoções negativas.
O grupo de trabalho emocionalmente estabelecido ganha mais coesão no exercício.
O grupo que possui repetidas interações com emoções positivas desenvolve um maior desejo de permanecimento.
A emoção é um motivador de participação em uma equipe.
O feedback interpessoal deve ser indireto, a fim de se evitar conflitos.
As relações interpessoais, quando são dotadas de pouca clareza, no que diz respeito às atitudes das pessoas, podem criar mal entendidos e desconfianças, desencadeando muitas vezes conflitos entre os colegas de trabalho. Com isso, os problemas ou conflitos surgem, criando dificuldades na conciliação das diferenças e dos desejos individuais. Com relação aos conflitos nas relações interpessoais, marque a alternativa INCORRETA.
Atualmente é nítida a preocupação das organizações com os grupos de trabalho para o alcance de melhores resultados e a interação deve acontecer somente em cada setor específico da empresa, pois o grupo influencia diretamente a participação individual das pessoas.
Os sentimentos e emoções que o ser humano leva consigo tem relação direta com suas convicções e isso interfere na questão do saber ouvir e ser ouvido porque nem sempre as pessoas estão prontas para essa troca, o que pode vir a causar conflitos.
O tamanho de um grupo intraorganizacional, a motivação existente entre as pessoas, os ruídos de comunicação e a ausência de coesão, são alguns dos fatores que podem interferir no rendimento, tanto coletivo como individual dessas pessoas.
As pessoas não escolhem com quem devem trabalhar por possuírem afinidade ou porque se adaptam melhor no ambiente interno da organização, e isso pode ser uma causa de conflito, em se tratando de relacionamento interpessoal.
Sentimentos de antipatia e rejeição tendem a diminuir as interações, a afastar as pessoas, ter menor comunicação e provavelmente ter queda de produtividade.
Considerando as aplicações de projetos de organização, uma universidade que tem sua estrutura dividida em pró-reitorias de ensino, pesquisa e extensão, apresenta que tipo de estrutura organizacional?
Matricial.
Funcional.
Divisional.
Educacional.
Baseada em equipes.
Situação hipotética: Na elaboração do planejamento estratégico de um órgão público que utiliza a metodologia BSC (balanced scorecard), definiu-se o objetivo estratégico “desenvolver competências de liderança”. Assertiva: Nessa metodologia, o referido objetivo deve ser classificado na perspectiva interna.
Certo
Errado
O programa de relações com empregados deve incluir comunicação, cooperação, proteção, assistência, disciplina e conflito. Em relação às características de um programa de relações com empregados, assinale a alternativa correta.
comunicação – a organização deve compartilhar o processo decisório com os funcionários para obter colaboração e comprometimento
cooperação – a organização deve transmitir e explicitar sua filosofia aos funcionários e solicitar deles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho
proteção – a organização deve responder às necessidades especiais de cada funcionário, dando-lhes suporte e apoio para atender às suas expectativas
assistência – do ponto de vista físico, o local de trabalho deve oferecer bem-estar às pessoas e, do ponto de vista psicológico, proporcionar um ambiente agradável
conflito – a organização deve resolver os conflitos que se desenrolem em um processo no qual as partes se influenciem mutuamente e as condições antecedentes (diferenciação, recursos compartilhados e interdependência) criem condições para ocorrência de conflitos
Segundo o autor Idalberto Chiavenato, o conflito nas organizações é resultado da existência de idéias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes motivados pelas diferenças de objetivos e interesses pessoais, tendo como condições desencadeantes as seguintes
diferenciação de atividades e percepção da incompatibilidade de objetivos.
recursos compartilhados e atividades interdependentes.
percepção da incompatibilidade de objetivos e percepção da oportunidade de interferência.
atividades interdependentes e diferenciação de atividades.
diferenciação de atividades e percepção da oportunidade de interferência.
O autor Idalberto Chiavenato diz que o conflito nas organizações pode ter resultados construtivos ou destrutivos para as partes envolvidas, destacando como resultados positivos, entre outros, os seguintes
aumenta a coesão grupal e gera distorções perceptivas.
desperta a atenção para problemas e aumenta a motivação para a tarefa.
provoca dispersão de energia e reduz diferenças de poder.
cria pressão para a conformidade das pessoas e aumenta a coesão.
produz ações de bloqueio e provoca dispersão de energia.
Sabe-se que os conflitos interpessoais representam uma dificuldade no ambiente de trabalho, assim como no exercício de profissões que lidam diretamente com situações de vulnerabilidade social. Diante dessa realidade:
é legítimo o uso de força como forma de resolver os conflitos nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
é permitido agir com mais rigor ou com excesso de poder e arbitrariedade, quando se trata de conflitos entre os cidadãos oriundos das camadas populares.
preciso a aplicação de conhecimentos e habilidades relacionados às ciências humanas para o manejo adequado de conflitos nas relações interpessoais.
no ambiente de trabalho os conflitos são vistos de forma negativa e devem ser eliminados por interferência direta dos gestores que detêm o poder de decisão.
a mediação de conflitos tornou-se uma realidade nas periferias das cidades em detrimento do uso da força física, levando a uma grande diminuição da criminalidade.