

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A produtividade de um sistema aumenta quando a quantidade de recursos aumenta para produzir os mesmos resultados ou quando a mesma quantidade de recursos produz resultados cada vez maiores.
Certo
Errado
A avaliação de desempenho é uma das ferramentas benéficas para a busca de melhoria na produtividade e na eficiência organizacional. Assinale a alternativa correspondente ao tipo de avaliação em que se baseia no cumprimento de metas de cada colaborador fazendo uma análise dos seus resultados em concomitância com a influência de fatores contextuais e até externos.
Avaliação de Cima pra Baixo.
Avaliação Designada.
Avaliação Semântica.
Avaliação por Objetivo.
Avaliação Estratégica.
Uma organização está buscando alinhar seu sistema de Gestão de Desempenho com sua estratégia de negócios, enfatizando a avaliação do desempenho em relação aos objetivos estratégicos. Assinale qual dos seguintes componentes da Gestão de Desempenho é mais relevante para essa abordagem.
Feedback contínuo.
Avaliação de competências.
Avaliação de desempenho 360 graus.
Gestão por Objetivos (MBO).
A Participação nos Lucros e Resultados é um benefício estipulado em Lei Federal, aplicado a um grande contingente de organizações como instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade.
A legislação atual sobre a Participação nos Lucros e Resultados estabelece que
é vedado o pagamento de qualquer antecipação ou distribuição de valores a título de participação nos lucros ou resultados da empresa em mais de 4 (quatro) vezes no mesmo ano civil e em periodicidade inferior a 1 (um) semestre civil.
a participação nos lucros e resultados deve ser negociada entre a empresa e seus empregados somente através de uma convenção ou acordo coletivo, incluindo um representante do sindicato e um representante da empresa.
a participação nos lucros e resultados pode substituir ou complementar a remuneração devida a qualquer empregado e constitui base de incidência de qualquer encargo trabalhista.
a participação nos lucros e resultados deve ser negociada entre a empresa e seus empregados mediante comissão paritária escolhida pelas partes, incluindo um representante do sindicato da categoria ou através de uma convenção ou acordo coletivo.
a participação nos lucros e resultados será tributada pelo imposto sobre a renda, em conjunto com os demais rendimentos recebidos, e integrará a base de cálculo do imposto devido pelo beneficiário na Declaração de Ajuste Anual.
O modelo de administração gerencial enfatiza apenas o resultado, em detrimento de processos e ritos.
Certo
Errado
Em relação à gestão de resultados na produção de serviços públicos, analise as afirmativas a seguir:
I.O monitoramento e a avaliação de desempenho são essenciais para garantir a efetividade da gestão de resultados. É fundamental acompanhar constantemente os indicadores-chave de desempenho e analisar os resultados obtidos.
II.Com base nessas informações, é possível identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, permitindo ajustes e ações corretivas para maximizar os resultados.
III.A gestão eficiente dos recursos é um aspecto crucial para alcançar melhores resultados na produção de serviços públicos. As prefeituras devem analisar e otimizar seu orçamento, priorizando investimentos estratégicos e evitando desperdícios e gastos desnecessários.
Assinale
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A competência para gerar resultados, o nível de realização dos objetivos e a habilidade para solucionar problemas definem o(a)
método.
eficácia.
expertise.
produtividade.
A gestão pela qualidade é antagônica à gestão por resultados.
Certo
Errado
Quanto menor o esforço necessário para produzir um resultado, mais eficiente é o processo. O princípio da eficiência é o da relação entre esforço e resultado.
Certo
Errado
No controle de montante, uma empresa não pode ser controlada por resultados, mas, sim, controlada durante o processo.
Certo
Errado
No planejamento otimizante, as decisões são tomadas com base na obtenção de bons resultados.
Certo
Errado
“Apesar de a vinculação entre práticas de gestão de resultados e injustiças e desigualdades ainda perdurar em alguns ambientes empresariais, as tendências contemporâneas de gestão de resultados humanos sinalizam cada vez mais para ________________. ”
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a assertiva, tornando-a verdadeira:
a avaliação de competências com foco na centralização de autoridade.
a importância da democratização do trabalho.
a responsabilização técnico-operacional como foco das relações.
o incremento da ação individual e de resultados pessoais.
A gestão por resultados contribui para o alinhamento de expectativas entre os diversos agentes internos e externos à organização no que se refere à contratualidade de resultados e às consequências decorrentes dos resultados obtidos.
Certo
Errado
TEXTO 13
“O conceito de gestão por resultados vem do inglês Management by Objectives (MBO) ou Management by Results (MBR). Nos últimos anos, vem sendo muito discutido no setor público no Brasil, mas também se aplica à iniciativa privada.”
Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/portal-da-estrategia/artigos-gestao-estrategica/o-que-e-gestao-por-resultados. Acesso em 02 jun 2023.
De acordo com o texto, analise as afirmativas:
I. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que os processos são o foco;
II. Os colaboradores do nível operacional na gestão de resultados são os responsáveis pelos resultados;
III. As unidades de negócio na gestão por resultados devem ser integradas, objetivando elevar o desempenho organizacional;
IV. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que a ênfase está nos resultados alcançados.
Sobre a gestão por resultados, assinale a alternativa que representa APENAS as afirmações CORRETAS:
I e III.
II e IV.
III e IV.
I e IV.
I e II.
Na gestão por resultados, o foco é o formalismo.
Certo
Errado
Analise as informações a seguir:
I. O processo da gestão por resultados segue três etapas, a saber: a definição dos resultados desejados; a medição e monitoramento dos resultados; e a retroalimentação do sistema.
II. A Gestão para resultados defende uma descentralização da tomada de decisão, ou seja, maior autonomia para o gestor e o foco é nos resultados.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A obtenção do resultado “ganha-ganha” em uma negociação, deve ser o objetivo de todo negociador. Este resultado apresenta algumas características. Diante o exposto, assinale a alternativa que não retrata este tipo de negociação.
Há preocupação com as necessidades do outro
Há falta de visão a longo prazo
Há transmissão de confiança
Existe o cumprimento do que é prometido
Na gestão por resultados, o cidadão é tradado como cliente do serviço.
Certo
Errado
Para um serviço público de educação, uma medida satisfatória de desempenho pode ser o ganho relativo em termos de cidadania aprimorada.
Certo
Errado
Entender o clima organizacional em uma organização pública é fundamental para que o entendimento melhor dos colaboradores que podem apresentar melhorias para o ambiente de trabalho, podendo promover mudanças graduais vidando uma gestão pública focada em:
Gestão de Suprimentos.
Gestão da produção.
Gestão de resultados.
Gestão de pessoas.
Gestão de processos.