

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A teoria de hierarquia das necessidades é uma teoria da motivação em que necessidades de alta ordem, como a de auto-realização, tornam-se dominantes à medida que necessidades de baixa ordem, como a de estima, são satisfeitas.
Pessoas mais motivadas intrinsecamente tendem a estar mais comprometidas com o trabalho e a estabelecer relação mais profunda com a organização e com as pessoas que a compõem.
Teoria da personalidade – defende que todos os traços de comportamento e características fundamentais de uma pessoa, aí incluída a motivação, permanecem com a passagem do tempo, e explicam as reações às situações do dia-a-dia.
À medida em que o indivíduo compreende e aceita seu próprio mundo pessoal, também se torna mais compreensivo e tolerante com os outros. Essa habilidade interpessoal é a automotivação.
Teoria da percepção – propõe que o processo de selecionar, organizar e interpretar estímulos — eventos, informações, objetos, outras pessoas etc. — é que favorece a motivação.
Um dos vários planos que pode ser utilizado para se contar com pessoas motivadas na organização é o plano de pagamento baseado em habilidades, que pode estar relacionado à teoria de reforço, existindo ligação entre o respectivo plano e a teoria.
Teoria dos dois fatores – o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. A motivação resulta de fatores que podem ser divididos em duas categorias: os fatores relacionados ao próprio trabalho, ou intrínsecos, e os fatores relacionados às condições de trabalho, ou extrínsecos.
Tendo em vista a teoria Y, que tem uma visão negativa sobre a natureza do ser humano, pode-se dizer que necessidades de ordem mais elevadas, como a auto-realização, dominam mais os indivíduos do que as necessidades de ordem mais baixa.
A comunicação tem a função de controle e de informação, mas não tem a função de motivação.
A descentralização pode ser muito interessante para as organizações, especialmente no que diz respeito à motivação de seus empregados.
É correto afirmar que Márcia é uma pessoa auto-motivada para o trabalho.
Certo
Errado
A satisfação com o trabalho resulta de um somatório de elementos, entre os quais se inclui a qualidade das relações humanas vividas no ambiente de trabalho, variável de grande impacto na produtividade.
Teoria da expectativa – propõe que as pessoas esforçam-se para alcançar resultados ou recompensas que para elas são importantes ao mesmo tempo em que evitam os resultados indesejáveis.
Teoria das necessidades – propõe que as pessoas são motivadas, essencialmente, pelas necessidades humanas. Quanto mais forte a necessidade, mais intensa é a motivação. Uma vez satisfeita a necessidade extingue-se o motivo que movimenta o comportamento e a motivação cessa.
As pessoas naturalmente motivadas para a participação, quando descritas por aqueles com os quais trabalham, são percebidas como portadoras dos seguintes traços comportamentais: estão sempre disponíveis para prestar ajuda, são idealistas e assumem responsabilidades por estarem sempre envolvidas em causas importantes.
São situações que trazem grande satisfação motivacional:
I. Usar os seus talentos pessoais para o desenvolvimento da organização.
II. Promover o desenvolvimento dos talentos daqueles com os quais trabalha.
III. Sentir que as suas intenções não são reconhecidas.
Marque a alternativa CORRETA:
Segundo a visão de Herzberg, em sua Teoria Motivaçãohigiene, não se encontram em uma mesma escala avaliativa os termos insatisfação e satisfação. Isso quer dizer que o oposto de Marina estar satisfeita não é estar insatisfeita.
Teoria da atitude – sugere que os estados mentais de predisposição ou de prontidão não influenciam a avaliação dos estímulos e, conseqüentemente, a motivação.
De acordo com algumas teorias, o indivíduo poderá motivar-se caso tenha a expectativa de que um determinado nível de esforço levará a um bom desempenho. Esse desempenho trará certas recompensas que têm valor para o indivíduo.
A partir da compreensão das teorias motivacionais, é possível definir alguns programas que podem levar a organização a contar com empregados motivados em seus quadros, como o programa de pagamento variável, compatível com a teoria de expectativa, a qual relaciona desempenho e recompensas.
Em um órgão público, um novo gestor tem encontrado uma série de problemas relacionados aos seus subordinados. Nos últimos meses, tem sido observado um alto índice de absenteísmo por parte dos trabalhadores. Procurando conhecer melhor a origem dos problemas, o gestor conversa informalmente com um colega com mais tempo na organização. Na conversa, ele é informado que a grande maioria dos trabalhadores está, em verdade, preparando-se para um concurso interno para preenchimento de vagas em outro departamento da mesma Instituição, com condições de trabalho um pouco melhores que as encontradas no setor de origem, mas na mesma referência salarial. Como alternativas para resgatar a motivação e o interesse dos trabalhadores, o gestor deve:
I) indicar um responsável para acompanhar o cumprimento das funções, fazendo valer o princípio do rigor no controle das atividades que evita a dispersão da atenção e otimiza os resultados da coletividade.
II) envolver os subordinados na discussão dos problemas encontrados no dia-a-dia, possibilitando a identificação de padrões de anormalidade e a proposição de alternativas para se enfrentar os desafios.
III) ampliar a percepção sobre a rotina do setor, estabelecendo um fluxo de comunicações bidirecional, ressaltando o compromisso com o aprendizado constante através do trabalho.
IV) estabelecer uma linha de comando orientada para resultados e premiar os melhores trabalhadores, manifestando publicamente o desapontamento com os que não corresponderam às expectativas.
V) consultar os trabalhadores para ouvir as críticas e sugestões e implantar, sem reservas, as que estiverem em consonância com os interesses da nova gestão, especialmente, as de maior impacto no curto prazo.
Das proposições acima, estão corretas
I e V.
I e III.
II e III.
IV e V.
I, IV e V.