

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A concepção de Referência Cultural surge no Brasil na década de 1970 e se torna base para as políticas patrimoniais subsequentes.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Investe em uma política de reconhecimento baseada no valor inerente aos próprios objetos culturais para a cultura.
II. Inspira o estabelecimento de critérios universais para a identificação e a valorização do patrimônio.
III. Instaura uma concepção de bem cultural ligada aos valores atribuídos pela comunidade e à diversidade de expressões.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Aloísio Magalhães, na Funarte, apoiou-se na moderna Antropologia para tombar o Terreiro Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador (BA), na década de 1980, como forma de proteger e garantir:
seu espaço;
sua atividade;
seus frequentadores;
sua natureza;
seu entorno.
A promulgação do Decreto no 3.551, de 4 de agosto de 2000, promoveu alterações no processo de patrimonialização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que contribuíram para o reconhecimento do patrimônio cultural indígena.
O referido criou o seguinte programa e instituiu a seguinte forma de registro do patrimônio nacional.
Programa Nacional do Patrimônio Material / Registro de Bens Culturais de Natureza Material.
Programa Nacional do Patrimônio Imaterial / Registro de Rituais Indígenas.
Programa Nacional do Patrimônio Indígena / Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial.
Programa Nacional de Patrimônio Popular / Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial.
Programa Nacional do Patrimônio Imaterial / Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial.
No Mercado do Km 1, em Porto Velho, determinada comerciante, faz uma das melhores tapiocas de Rondônia. Pode parecer simplória, mas a técnica de fazer essa iguaria é um dos bens de natureza imaterial de Rondônia, que, a partir de agora, ganha valor e passa a integrar o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural rondoniense, objeto do Decreto nº 27.147/2022. A exemplo de outros estados, e sob o comando da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), o governo de Rondônia se adiantou em sua política de preservação do Patrimônio Cultural Imaterial, estabelecendo regras claras para proteção e registro.
(Casa Civil – Rondônia cria Registro de Bens Culturais Imaterial e Programa Estadual de Valorização – Governo do Estado de Rondônia - Governo do Estado de Rondônia – rondonia.ro.gov.br. Adaptado.)
Para produzir uma das melhores tapiocas rondonienses, e dar o sentido exato das disposições legais da Normativa Estadual, eis que o conhecimento e talento da comerciante, foi herdado do pai, que herdou da avó, e que herdou da bisavó, e mantém e aprimora a técnica por quatro gerações. Sendo assim, esse tipo de bem cultural de natureza imaterial é:
Inflexível, pois, como bem de caráter não formal – faz e ensina – apenas por meio dos exemplos e das palavras.
Inatingível, pois são importantes formadoras da memória e da identidade de apenas alguns grupos sociais mais estereotipados do Brasil.
Inexequível, pois as formas tradicionais e artesanais de expressão podem ser classificadas, pura e simplesmente, como aprendizados culturais.
Inestimável, pois é aquele que se relaciona com a maneira como os diferentes grupos sociais se expressam por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios e rituais.
Contraproducente, pois contém em si os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade e não pode ser comercializado a nível de obtenção de lucro.
O Registro é um instrumento legal proposto como forma de reconhecimento social da propriedade cultural, o qual se materializa na identificação e produção de conhecimento sobre o objeto cultural em pauta. No Brasil, os bens imateriais considerados patrimônio cultural são acolhidos em diferentes livros de registro.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré (Pará) e o Complexo cultural do bumba meu boi do Maranhão estão inscritos no livro de registro
Saberes: conhecimento e formas de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.
Formas de expressão: manifestações literárias, musicais, cênicas e recreativas.
Memórias: práticas e dispositivos culturais de suporte à identidade coletiva e social.
Celebrações: rituais e celebrações que marcam a experiência coletiva de trabalho, religiosidade, entretenimento e outras práticas sociais.
Lugares: mercados, feiras, santuários, parques e outros espaços onde as práticas coletivas culturais se concentram e se reproduzem.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Em 1972, a Conferência Geral da Unesco passou a abordar o patrimônio mundial, cultural e natural. Nesse sentido, são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade, EXCETO:
Monumentos, como obras arquitetônicas.
Vestígio arqueológicos.
Sítios naturais em áreas de valor científico ou de beleza natural.
Habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas por extinção.
Propagandas políticas que marcaram a história.
Sobre patrimônio cultural, é INCORRETO afirmar:
Para que a função do patrimônio cultural se realize é essencial que a representatividade dos bens, em termos da diversidade social e cultural do país, permita que diferentes grupos sociais possam se reconhecer.
Um repertório de bens, “ou coisas”, ao qual se atribui excepcional valor cultural, faz com que esses bens sejam merecedores de proteção por parte do poder público.
Constituem patrimônio cultural brasileiro as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, documentos, edificações e os conjuntos urbanos de valor histórico, arqueológico e científico.
A elaboração e a aplicação de instrumentos legais, como o tombamento, são suficientes para assegurar que um bem venha a cumprir efetivamente sua função de patrimônio cultural junto a uma sociedade.
No que se refere às Premissas da Política de Patrimônio Cultural Material, assinale a alternativa INCORRETA.
As ações e atividades relacionadas com a preservação do Patrimônio Cultural Material devem compreender e considerar exclusivamente as sociedades e culturas do passado.
As ações e atividades devem considerar a indissociabilidade entre as dimensões materiais e imateriais do Patrimônio Cultural.
As ações e atividades devem buscar promover a articulação institucional com diferentes níveis de governo e sociedade civil.
As ações e atividades devem buscar articular com os entes federados, os demais órgãos e as entidades componentes do Estado Brasileiro, na construção de instrumentos de compartilhamento e de delimitação de atribuições relativas à preservação dos bens protegidos.
As ações e atividades devem buscar estimular o fortalecimento de grupos sociais para preservação do seu próprio patrimônio cultural material.
Sobre o conceito de patrimônio cultural, marque a alternativa INCORRETA.
O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
A preservação do patrimônio cultural significa, principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados, ou seja, cuidar de bens representativos da história e da cultura de um lugar, da história e da cultura de um grupo social, que pode (ou, mais raramente não) ocupar um determinado território.
A ideia de preservar o patrimônio cultural implica em cuidar da conservação de edifícios, monumentos, objetos e obras de arte (esculturas, quadros), e de cuidar também dos usos, costumes e manifestações culturais que fazem parte da vida das pessoas e que se transformam ao longo do tempo.
O objetivo principal da preservação do patrimônio cultural é fortalecer a noção de pertencimento de indivíduos a uma sociedade, a um grupo, ou a um lugar, contribuindo para a ampliação do exercício da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida.
A ideia de patrimônio está restrita apenas ao conjunto de bens materiais de uma comunidade ou população, deixando de fora tudo aquilo que é considerado valioso pelas pessoas, mesmo que isso não tenha valor para outros grupos sociais ou valor de mercado.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como_________ “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu_____________ ”.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto correta e respectivamente.
patrimônio cultural … patrimônio cultural imaterial
salvaguarda … patrimônio artístico
patrimônio cultural imaterial … patrimônio cultural
patrimônio arquitetônico … patrimônio materia
patrimônio histórico … patrimônio cultural
Em 2013, a cidade de São Paulo sediou a exposição itinerante “Grandes mestres da arte popular ibero-americana”, com peças variadas em termos de técnicas, cores, formas e matérias-primas, com forte impacto visual. Nos textos de apoio da exposição, o discurso oscilava entre chamar essas peças de artesanato e de arte popular. Consequentemente, seus criadores, oriundos de camadas populares urbanas, zonas rurais ou comunidades indígenas, eram ora designados mestres da arte popular, ora artesãos. Essa situação reflete
o processo de internacionalização do sistema das artes, no qual as criações populares e indígenas ocupam o primeiro plano.
uma tensão classificatória que pode ser observada em outras mostras e publicações, revelando disputas simbólicas estruturais e estruturantes do campo da arte.
a retirada de circulação no sistema das artes das formas expressivas dos povos indígenas.
o recente reconhecimento das artes indígenas como patrimônio cultural, garantindo a sua ampla circulação no sistema das artes.
o reconhecimento da atividade profissional dos mestres de ofícios por meio do título de “notório saber”, tornando-os amplamente aceitos no sistema das artes.
Os grupos étnicos caracterizam-se pelo fato de seus integrantes possuírem o sentimento étnico, compartilharem a língua falada no domicílio e a localização geográfica, residirem no mesmo território e partilharem da mesma cultura e tradições culturais.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A influência de agentes pastorais da Igreja Católica na Amazônia contribui para que a população valorize e retome antigas práticas de natureza política e religiosa.