

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A difusão pressupõe o desenvolvimento de instrumentos de busca, o que ocorre na função de descrição.
Certo
Errado
Somente a descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando tanto o conhecimento quanto a localização dos documentos que o integram.
(LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. p. 12.)
Tendo Lopez como referência a respeito da descrição arquivística e dos instrumentos de pesquisa, assinale a afirmativa correta.
A normalização da descrição arquivística facilita o acesso às informações do acervo.
A descrição arquivística tem como função principal a criação de resumos de documentos individuais do acervo.
O instrumento de pesquisa guia busca oferecer ao consulente um quadro sumário de um ou mais fundos ou coleções do acervo arquivístico.
O instrumento de pesquisa inventário deve conter uma pequena introdução que apresente o histórico da instituição e explique o processo pelo qual seu acervo foi formado.
A descrição é feita a partir do todo e de suas partes, devendo chegar ao nível dos itens documentais.
Certo
Errado
Na Norma Interacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas. Pessoas à Famílias (ISAMR-CPF), a identificação das fontes consultadas para a criação do registro de autoridade encontra-se na área die
controle.
relacionamentos.
descrição.
identificação.
notas.
A descrição de produtores de documentos é uma atividade essencial dos arquivistas, independentemente do fato de as descrições serem mantidas em sistemas manuais ou automáticos. Isto requer plena documentação e contínua manutenção do contexto de produção e uso dos documentos, principalmente a proveniência dos arquivos e documentos. Considere as diretivas da ISAAR (CPF) e, no que se refere ao uso do registro de autoridade, assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmativas seguintes.
(__) Descrever uma entidade coletiva, pessoa, ou família como unidades dentro de um sistema de descrição arquivístico.
(__) Controlar a criação e o uso de pontos de acesso em descrições arquivísticas.
(__) Documentar relações entre diferentes produtores de documentos e entre essas entidades e os documentos que produziram e/ou outros recursos sobre ou produzidos por essas mesmas entidades.
(__) Estabelecer diretrizes para a descrição de instituições com acervo arquivístico.
(__) Descrever instituições como unidades em um sistema de descrição arquivística.
A sequência correta é
V – F – V – F – F.
F – V – F – F – V.
V – V – V – F – V.
F – V – V – F – F.
V – V – V – F – F.
A descrição, no contexto arquivístico, é definida pelo Arquivo Nacional em seu Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 67) como o conjunto de ações que considera os elementos de forma e conteúdo dos documentos com vistas à elaboração de instrumentos de pesquisa, importante recurso para a recuperação do documento e da informação nele contida.
Neste aspecto, a Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE (2006) não representa apenas uma versão brasileira de normas internacionais; pelo contrário, trata-se de uma adequação à nossa realidade. Com base na estrutura da NOBRADE (2006, p. 18), assinale a alternativa que corresponde à área 8:
Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232p. - Publicações Técnicas; nº 51.
Área de condições de acesso e uso.
Área de pontos de acesso e descrição de assuntos.
Área de fontes relacionadas.
Área de controle da descrição.
Área de notas.
Em uma visita ao arquivo permanente da Hemobrás, o arquivista se deparou com uma edição de fontes, na qual constam textos integrais, que se caracteriza como um instrumento de:
Pesquisa.
Destinação.
Transferência.
Hierarquização.
As funções arquivísticas de descrição e difusão facilitam a divulgação da memória institucional.
Certo
Errado
Instrumentos de pesquisa orientam acesso a fundos e coleções permanentes. Assinale a alternativa que distingue finalidades e granularidade de guia, inventário e catálogo em programa de descrição.
Guia descreve itens em profundidade; inventário apresenta visão de conjunto; catálogo agrupa séries por assunto e formato.
Guia lista somente coleções temáticas; inventário organiza instrumentos; catálogo reúne bibliografias institucionais.
Guia substitui descrição multinível; inventário restringe acesso a pesquisadores; catálogo descreve funções administrativas.
Guia oferece visão geral de fundos e serviços; inventário detalha séries e dossiês; catálogo descreve unidades documentais com elementos específicos de identificação.
Guia detalha processos correntes; inventário consolida documentos intermediários; catálogo distribui termos de assunto.
Os instrumentos de pesquisa são obras de referência que visam identificar, resumir e localizar, em variados graus e amplitudes, os documentos do arquivo permanente.
Certo
Errado
Considere o seguinte enunciado: Instrumento de pesquisa que fornece um panorama geral de um acervo, facilitando a localização e a consulta de documentos.
O enunciado corresponde ao:
Inventário.
Catálogo.
Guia.
Índice.
O processo de descrição consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização dos dados.
Certo
Errado
No processo de descrição de documentos de arquivo, a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD-G) sugere que, na existência de instrumentos de pesquisa relativos à unidade de descrição, estes sejam incluídos no processo descritivo, desde que
forneçam informação sobre o estatuto legal ou regulamentos que restrinjam ou afetem o acesso à unidade de descrição.
Informem a existência e a localização dos originais ou cópias, dependendo da situação.
tenham sido produzidos pela instituição custodiadora do acervo.
forneçam informações relativas ao contexto e conteúdo da refenda unidade de descrição.
identifiquem quaisquer restrições quanto à reprodução da unidade de descrição.
A área de descrição da ISAD(G) que Inclui informações sobre o nome do produtor e a história administrativa/biografia é a Área de
Identificação.
Contextualização.
Conteúdo e Estrutura.
Condições de Acesso e Uso.
Controle da Descrição.
São instrumentos de pesquisa: guia; inventário; catálogo; livro; e repertório.
Certo
Errado
A elaboração de instrumentos de pesquisa é uma etapa importante da Descrição Arquivística para garantir um acesso eficiente às informações contidas nos arquivos permanentes. Uma boa descrição, entretanto, requer um planejamento adequado que leve em conta tanto o estabelecimento de prioridades como a infraestrutura necessária para tal atividade.
Acerca dos tipos de instrumentos de pesquisa, é correto afirmar:
Os catálogos e índices constituem instrumentos voltados para a localização específica de unidades documentais.
Não devem constar no guia informações práticas, como o endereço da entidade custodiadora, telefones e horário de atendimento.
Os catálogos são instrumentos que apresentam informações específicas sobre o acervo, como por exemplo os fundos e as coleções que ele possui, seu nível de organização, as condições físicas e jurídicas do acesso, as possibilidades de reprodução de documentos etc.
Os inventários são, pela ordem hierárquica dos níveis da classificação, os primeiros instrumentos de pesquisa a serem elaborados pela entidade custodiadora.
A especificidade dos documentos arquivísticos inviabiliza a elaboração de instrumentos de pesquisa temáticos.
O código AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, 2ª edição) constitui um dos principais instrumentos utilizados na representação descritiva de documentos. Sobre suas características e usos, é correto afirmar que
o AACR2 é voltado à descrição de documentos textuais em suporte papel, não sendo aplicável a outros formatos ou mídias.
o AACR2 substitui integralmente os códigos de classificação, uma vez que organiza os documentos a partir de categorias temáticas.
a principal função do AACR2 é indicar as áreas de conhecimento a que pertencem os documentos, facilitando sua indexação temática.
a aplicação do AACR2 restringe-se a acervos arquivísticos de instituições governamentais, sendo desnecessária em bibliotecas e centros de documentação.
o AACR2 orienta a descrição bibliográfica padronizada de recursos informacionais, independentemente do suporte, com foco em elementos essenciais à identificação do documento.
São tipos básicos de instrumento de pesquisa do arquivo permanente: guia; inventário; catálogo; e repertório.
Certo
Errado
Embora não exista atividade de gestão documental nos arquivos permanentes, há a realização de outras atividades igualmente importantes para o bom funcionamento do arquivo, são elas: o arranjo; a descrição; e a difusão.
Considerando essa informação, assinale a opção correta.
Para que ocorra a descrição, não é necessário que o arranjo já tenha sido executado.
As tarefas de descrição levam à elaboração de instrumentos de pesquisa. O inventário é, então, o instrumento mais abrangente, com linguagem que permite atingir o grande público, permitindo, também, uma visão geral do acervo.
A fase de difusão busca aproximar o arquivo da comunidade, deixando o documento de ter a função de servir às necessidades das administrações a que serviram.
Diferente do arranjo, a descrição não é atividade exclusiva do arquivo permanente.
A sistemática do arranjo inicia‑se no recolhimento, que é o momento em que os documentos deixam de ser intermediários e passam a ser permanentes, sendo realizado quando se recebem documentos desordenados.
A descrição é tarefa típica dos arquivos de terceira idade e possibilita que o pesquisador tenha acesso ao que consta nos documentos
Certo
Errado