Questões de Concurso de Método geográfico - Arquivologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 818065

Concurso

Questão 63

Nível

Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos de arquivamento, julgue os itens a seguir. O método geográfico de organização dos documentos é o do sistema direto, que deve ser utilizado quando a procedência ou o local for o principal elemento a ser considerado na busca de um documento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 374432

Concurso BACEN Técnico 2009

Questão 78

Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível Médio

Nas localidades onde o Banco Central do Brasil possui representação regional, um cidadão comum pode enviar carta com reclamação, elogio ou sugestão, e ela será encaminhada à Ouvidoria do Banco. Se a Ouvidoria receber cartas do Rio Grande do Sul, como, por exemplo, de (1) Santa Maria; (2) Caxias do Sul; (3) Novo Hamburgo; (4) Gramado e (5) Porto Alegre, deverá fazer a ordenação dessas cartas. Se for utilizado o método geográfico de arquivamento, na modalidade estado, cidade e correspondente, a ordenação será a seguinte:

  • A.

    5,4,3,2,1

  • B.

    5,2,4,3,1

  • C.

    4,3,2,5,1

  • D.

    2,4,3,5,1

  • E.

    1,2,4,3,5

Questão de Concurso - 373506

Concurso ANAC Técnico Administrativo 2009

Questão 40

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Uma das principais funções do arquivo é permitir o acesso rápido e eficiente aos documentos. Essa função somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lógica e racional, respeitando as características dos documentos de arquivo. Quanto aos métodos de arquivamento, julgue os itens subsequentes.

A ordenação geográfica, que é típica do sistema direto, tem como elemento principal o correspondente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 279182

Concurso ANTAQ Técnico Administrativo 2008

Questão 57

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir.

Na ordenação geográfica de documentos relativos à correspondência com outros países, deve-se alfabetar em primeiro lugar o país, seguido da cidade e do correspondente. Por exemplo: França Paris — Duchein, Michel.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 281116

Concurso Ministério do Esporte Agente Administrativo 2008

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Os arquivos têm um papel fundamental nas organizações contemporâneas. Quanto maior o número e a qualidade das informações, mais decisões seguras são tomadas. O arquivo, como um estoque informacional estratégico e privilegiado, tem muito a contribuir para a tomada de decisão e comprovação de direitos e deveres. Entretanto, para cumprir essa função primordial de disponibilizar as informações contidas nos documentos, é necessário que esses documentos estejam organizados.

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens de 81 a 87.

Quando se organiza um arquivo por estados da Federação, as capitais são ordenadas alfabeticamente como qualquer outra cidade, mas quando o principal elemento de identificação é a cidade e não o estado da Federação, as capitais devem ser alfabetadas em primeiro lugar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 281117

Concurso Ministério do Esporte Agente Administrativo 2008

Questão 83

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Os arquivos têm um papel fundamental nas organizações contemporâneas. Quanto maior o número e a qualidade das informações, mais decisões seguras são tomadas. O arquivo, como um estoque informacional estratégico e privilegiado, tem muito a contribuir para a tomada de decisão e comprovação de direitos e deveres. Entretanto, para cumprir essa função primordial de disponibilizar as informações contidas nos documentos, é necessário que esses documentos estejam organizados.

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens de 81 a 87.

Na correspondência com outros países, as pastas devem ser alfabetadas, em primeiro lugar, pelo país, seguido da capital e do correspondente. As pastas das demais cidades serão alfabetadas em ordem alfabética, após as respectivas capitais dos países a que se referem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 272939

Concurso MPE RR Atendente - Área Telefonista 2008

Questão 104

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.

Em um arquivo que contenha uma pasta para cada uma das cidades do estado de Roraima, se o método adotado para a classificação das pastas for o alfabético, deve-se observar a ordem alfabética por cidades, havendo destaque especial para Boa Vista, por ser a capital do estado, cuja pasta será a primeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 272955

Concurso MPE RR Atendente - Área Telefonista 2008

Questão 120

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.

O método geográfico de arquivamento de documentos é o método indicado quando o principal elemento a ser considerado em um documento é a procedência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 474523

Concurso Ministério do Turismo Agente Administrativo 2010

Questão 49

Fundação Universa (FUNIVERSA)

Nível Médio

O método de arquivamento de documentos que tem como principal elemento a ser considerado no documento a procedência ou o local é o

  • A.

    duplex.

  • B.

    ideográfico.

  • C.

    unitermo.

  • D.

    soundex.

  • E.

    geográfico.

Questão de Concurso - 375121

Concurso IBGE Arquivologista 2009

Questão 43

Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível Superior

A organização de documentos em arquivos pode obe- decer a uma variedade de métodos. Quando o elemento principal a ser considerado é a procedência ou o local, o melhor método para organização é o geográfico.

A esse respeito, nas correspondências trocadas com ou- tros países, como Portugal, aparecem os seguintes nomes:

1 - José de Oliveira – Lisboa

2 - Maria Albuquerque – Coimbra

3 - Manoel Ferreira – Aveiros

4 - Augusto Silveira – Porto

Por meio do método geográfico, ficam eles organizados na seguinte ordem:

  • A.

    1 , 2 , 3 , 4

  • B.

    1 , 3 , 2 , 4

  • C.

    2 , 3 , 1 , 4

  • D.

    3 , 1 , 2 , 4

  • E.

    3 , 2 , 1 , 4