

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os transplantes de órgãos são procedimentos cirúrgicos que visam salvar a vida e garantir o bem-estar de indivíduos com condições de saúde delicada.
Em geral, os transplantes de córnea estão entre os transplantes que apresentam as menores taxas de rejeição. Assinale a opção que apresenta a razão para esse fenômeno.
A córnea é um órgão vascularizado, formado por diversas camadas de fibras de proteínas elásticas avascularizadas.
A córnea é um órgão avascularizado, formado exclusivamente por tecido conjuntivo denso que recobre todo o bulbo do olho.
A córnea é um órgão avascularizado, formado apenas por uma fina camada fibrosa transparente que recobre a íris.
A córnea é um órgão vascularizado, que se situa na parte mais externa do bulbo do olho, possuindo três camadas distintas (fotorreceptora, bipolar e de células ganglionares).
A córnea é um órgão altamente vascularizado, o que permite a rápida cicatrização, pois há uma alta taxa de migração de plaquetas para a área lesionada durante a cirurgia.
O esfregaço de um paciente com anemia hemolítica apresentou anisocitose, com presença de poiquiloitose, esferocitose e policromasia. Foram encontrados ainda reticulócitos, evidenciados pela coloração
Panótico Rápido.
May Grunwald Giemsa.
Azul de Cresil Brilhante.
Leishman.
Conforme os princípios da hematologia, o estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa em razão da ausência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a origem dessa ausência, é denominado:
Asma.
Anemia.
Hepatite.
Doença de Parkinson.
Tuberculose.
Os esfregaços de sangue, após coloração, fornecem dados valiosos no estudo de doenças relacionadas ao sangue e demais sistemas do organismo. Estudar as hemácias quanto ao tamanho, forma, conteúdo de hemoglobina, inclusões e maturidade é de grande importância para um laboratório de análises clínicas.
Pode-se observar as seguintes alterações nestas células, exceto:
Hipercromia.
Policitemia.
Corpos de Heinz.
Corpos de Auer.
O eritrograma avalia os parâmetros relacionados às células vermelhas do sangue, também conhecidas como eritrócitos, hemácias ou glóbulos vermelhos. Esse exame fornece informações como:
Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) e número de neutrófilos.
Volume corpuscular médio (VCM) e a hemoglobina corpuscular média (HCM).
Hematócrito, amplitude de distribuição das hemácias (ADH) e concentração de linfócitos.
Volume globular médio (VGM) e número de monócitos.
Concentração de Eosinófilos e basófilos.
Assinale a alternativa correta.
Alguns parâmetros necessitam ser transportados e centrifugados sob refrigeração para a manutenção da estabilidade, tais como: PTH (Paratormônio), Atividade de renina, ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico) e Catecolaminas.
O teste do pezinho deve ser colhido em todo recém-nascido, preferencialmente com 6 a 10 dias de vida, com exceção das crianças prematuras (idade gestacional < 37 semanas), cuja coleta deve se dar no segundo mês de vida.
As metodologias utilizadas para análises bioquímicas quantitativas em urinas de períodos (12 ou 24 horas) não exigem adição de conservantes químicos ou refrigeração deste material biológico desde o início da coleta até o preparo da amostra para a realização do teste.
Em um esfregaço sanguíneo e após coloração adequada para análise microscópica dos elementos do hemograma, a cauda é a área de escolha para análise microscópica qualitativa da morfologia eritrocitária e confirmação da contagem de plaquetas.
O volume de sangue recomendado para a realização de hemocultura em um adulto e criança é de 10 a 15 mL e até 5% da volemia, respectivamente, por frasco contendo anticoagulante, meio de cultura e, em alguns, resinas para adsorção de antibióticos.
A anemia ferropriva (AF) é uma condição patológica gerada por uma deficiência de ferro no organismo. Como consequência, o indivíduo desenvolve diversos graus de anemia, o que pode levá-lo a complicações graves (Ref.: Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas na Anemia por Deficiência de Ferro – Portaria do MS n.º 1247/2014). No diagnóstico da AF, são considerados como parâmetros laboratoriais:
aumento do receptor solúvel da transferrina (sTfR), aumento do nível de zinco protoporfirina e aumento da capacidade total de ligação do ferro à transferrina (TIBC).
diminuição dos níveis de ferritina, diminuição dos níveis de hemoglobina e diminuição da capacidade total de ligação do ferro à transferrina (TIBC).
aumento do grau de anisocitose, diminuição do receptor solúvel da transferrina (sTfR) e diminuição do volume corpuscular médio dos eritrócitos (VCM).
aumento do volume corpuscular médio dos eritrócitos (VCM), diminuição do nível de zinco protoporfirina e aumento da capacidade total de ligação do ferro à transferrina (TIBC).
Hemocitopoese é o processo contínuo e regulado de produção de células do sangue, que envolve renovação, proliferação, diferenciação e maturação celular. Admite-se que todas as células do sangue derivam de um único tipo celular da medula óssea, por isso chamada célula-tronco pluripotente. A proliferação das células-tronco pluripotentes origina células-filhas com potencialidade menor. Essas células-filhas são as células progenitoras multipotentes que produzem as células precursoras (blastos). Essas células proliferam e formam duas linhagens: linfoide e mieloide. Em relação às linhagens, assinale a alternativa correta.
Os neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos fazem parte da linhagem mieloide.
Os eritrócitos, as plaquetas, granulócitos e monócitos fazem parte da linhagem mieloide.
Os eritrócitos e as plaquetas fazem parte da linhagem linfoide.
Os linfócitos e os monócitos fazem parte da linhagem linfoide.
Os megacariócitos fazem parte da linhagem linfoide.
A avaliação do estado ácido-básico do sangue é feita na grande maioria dos doentes que são atendidos em Unidades de Terapia Intensiva, qualquer que seja a doença de base; essa avaliação é fundamental, pois, além dos desvios do equilíbrio ácido-base (EAB) propriamente ditos, pode-se fornecer dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. Sobre o equilíbrio ácido-base, assinale a alternativa incorreta.
Os sistemas orgânicos enfrentam dois desafios básicos para a manutenção do EAB: o primeiro é a disposição da cota fixa de ácidos ingerida na dieta diária; e, o segundo, é o destino dado ao CO2 gerado como produto final do metabolismo.
Para manter o pH em limites compatíveis com os processos vitais, o organismo lança mão de uma série de mecanismos bioquímicos, com destaque para o papel desempenhado pelo chamado sistema tampão.
O sistema tampão do organismo apresenta quatro grandes componentes: bicarbonato/ácido carbônico, proteínas e fosfatos monoácidos/fosfatos biácidos e hemoglobinato/hemoglobina.
A hiperventilação com alcalose respiratória, desviando a reação do CO2 com a água para a direita, é um mecanismo natural de compensação da acidose metabólica, que pode ocorrer normalmente, por exemplo, no exercício físico.
As técnicas de hemaglutinação direta ou indireta permitiram o conhecimento dos grupos sanguíneos, sendo hoje relatados mais de 280 antígenos agrupados em 30 sistemas – notadamente o ABO, o Rh e o MNS, além de outros mais complexos.
Fonte: https://www.epsjv.fiocruz.br
Considerando o sistema ABO é correto afirmar:
Os antígenos do sistema ABO estão restritos à membrana eritrocitária, não sendo encontrados em outros fluidos corporais.
Os antígenos ABO estão expressos desde a 5ª semana de vida intrauterina, porém é somente ao redor dos 2 a 4 anos de vida que o número de sítios antigênicos apresenta expressão plena.
Os anticorpos do sistema ABO aparecem espontaneamente depois dos 2 meses de idade, com pico de produção aos 5 anos de idade e com diminuição progressiva na velhice.
A presença regular de anticorpos naturais hemolíticos no sistema ABO, é uma regra básica transfundir hemácias portadoras de antígenos que possam ser reconhecidos pelos anticorpos do receptor.
A identificação dos fenótipos ABO está relacionada à ausência dos antígenos A e/ou B na membrana das hemácias e a presença de antígenos contra os anticorpos no plasma.
Aobservação do tamanho dos elementos figurados do sangue é uma importante informação sobre o processo hematogênico e possíveis anormalidades. Nas distensões sanguíneas coradas de pacientes adultos sadios, é possível observar que os maiores leucócitos correspondem aos:
eosinófilos
neutrófilos
monócitos
basófilos
linfócitos
Algumas situações na clínica hemoterápica exigem cuidados adicionais na transfusão dos hemocomponentes, como a desleucocitação, a irradiação e a lavagem com solução salina.
Em relação a esses cuidados adicionais, assinale a alternativa correta.
A desleucocitação é realizada para a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro associada à transfusão; nesse caso, os hemocomponentes devem ser submetidos a congelamento e descongelamento.
A irradiação dos hemocomponentes é realizada para a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro associada à transfusão; nesse caso, os hemocomponentes devem ser submetidos à irradiação gama na dose de 25Gy.
A lavagem com solução salina é realizada para a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro associada à transfusão; nesse caso, os hemocomponentes devem ser adicionados com solução isotônica de cloreto de sódio estéril em quantidades iguais antes de transfundir.
A desleucocitação é realizada para a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro associada à transfusão; nesse caso, os hemocomponentes devem ser centrifugados e o “buffy-coat” retirado manualmente.
Trata-se de um exame de sangue que avalia a presença de anticorpos específicos contra as células vermelhas do sangue (hemácias). Esses anticorpos, se presentes, podem atacar as hemácias, desencadeando sua destruição e levando a uma condição chamada anemia hemolítica. Este teste é essencial para o diagnóstico e acompanhamento de várias condições médicas relacionadas à destruição das hemácias por anticorpos, como a anemia hemolítica autoimune, doença hemolítica do recém-nascido e outras desordens imunológicas. O exame descrito é conhecido como teste de:
aglutinuloma.
antiglobulina.
hemoglobuloma.
linfoglanuloma.
hemocitoma-G.
A integração dos Hospitais Universitários (HU) ao SUS representa uma estratégia fundamental para proporcionar assistência de saúde de alta qualidade, formação de profissionais qualificados e avanço científico no campo da saúde. Nos termos da Lei Federal n° 8.080/1990, que dispõe sobre a organização do SUS, os serviços de saúde oferecidos pelos HU são integrados ao SUS por meio de:
convênio.
contrato de gestão.
adesão filantrópica.
contrato de terceirização.
cessão compulsória.
O teste de fragilidade osmótica mede a intensidade de hemólise dos eritrócitos submetidos às soluções de NaCl em concentrações que variam de 0,1% a 0,9%. Esse teste é específico para anemia esferocítica e pode ser realizado da forma direta ou induzida, sendo que, na forma direta, o sangue deve ser coletado preferencialmente com o anticoagulante:
EDTA.
Oxalato de potássio.
Fluoreto de sódio.
Heparina.
Citrato de sódio.
A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS.
I- A Humanização do SUS aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho.
II- Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos nas mudanças no serviço de saúde.
III- As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças, são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da PNH.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A anemia é uma doença que pode ter como uma de suas causas a falta de um nutriente muito importante encontrado em vários alimentos. Como consequência, as hemácias não conseguem ser produzidas na qualidade ideal e o indivíduo sente cansaço e fraqueza. Assinale a alternativa que aponta o mineral necessário para a formação das hemácias.
Potássio
Magnésio
Ferro
Cobre
O líquido cefalorraquidiano (LCR) é, rotineiramente, coletado por punção lombar entre a terceira, quarta ou quinta vértebras lombares. O volume a ser coletado baseia-se no volume disponível no paciente (adulto versus neonato). As amostras são coletadas em três tubos estéreis, que são rotulados em 1, 2 e 3, na ordem em que são retiradas.
Marque a alternativa correta referente a distribuição desses tubos para a análise:
1-Hematologia, 2-Bioquímica/Sorologia, 3- Microbiologia
1- Bioquímica/Sorologia, 2- Microbiologia, 3- Hematologia
1- Microbiologia, 2-Hematologia, 3- Bioquímica/Sorologia
1- Hematologia, 2- Microbiologia, 3- Bioquímica/Sorologia
1- Bioquímica/Sorologia, 2-Hematologia, 3- Microbiologia
Na análise do hemograma o aparelho apresentou os seguintes dados:

Qual a suspeita diagnóstica com os dados da automação?
Leucemia Linfoide Crônica - LLC
Leucemia Linfoide Aguda - LLA
Leucemia Mieloide Crônica - LMC
Leucemia Aguda - LA
Leucemia Eosinofílica Crônica - LEC
Os índices hematimétricos são parâmetros utilizados na análise de um hemograma. Dentre os índices existentes qual é usado para avaliar o tamanho médio dos glóbulos vermelhos?
Índice de Heterogeneidade Eritrocitária (IHE).
Índice de Forma Eritrocitária (IFE).
Índice de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM).
Índice de Distribuição Eritrocitária (IDR).
Índice de Volume Corpuscular Médio (VCM).