Questões de Concurso de Gestão do Escopo do projeto - Ciência da Computação

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 685635

Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região (TRT 12ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Tecnologia da Informação / Questão 38

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O Gerenciamento do Escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto abrange todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Está de acordo com o guia PMBoK 4ª edição afirmar que

  • A.

    no contexto do projeto, o termo escopo pode se referir ao escopo das funcionalidades, que descreve as características e funções de um produto e ao escopo de entrega, que se refere ao trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto com as características e funções especificadas.

  • B.

    os processos usados para gerenciar o escopo, assim como as ferramentas e técnicas de suporte, são os mesmos, independentemente da área de aplicação, e são definidos como parte do ciclo de vida do projeto. A declaração detalhada e aprovada do escopo do projeto é linha de base para os requisitos do projeto.

  • C.

    o resultado do trabalho envolvido na execução dos 10 processos de gerenciamento do escopo é usado para se definir o processo “Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto”, que produz um plano de gerenciamento do escopo fornecendo diretrizes sobre como o escopo do projeto será definido, documentado, verificado, gerenciado e controlado.

  • D.

    coletar os requisitos é parte da definição do escopo. Estes requisitos se transformam no termo de abertura do projeto. O planejamento do custo, do cronograma e do escopo são todos construídos com base nesses requisitos. O desenvolvimento dos requisitos começa com uma análise da informação contida no escopo e no registro dos stakeholders.

  • E.

    definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. A preparação detalhada da declaração do escopo é crítica para o sucesso e baseia-se nas entregas principais, premissas e restrições que são documentadas durante a iniciação do projeto. Durante o planejamento, o escopo é definido e descrito com maior especificidade, conforme as informações a respeito do projeto são conhecidas.

Questão 722670

Tribunal Regional do Trabalho / 17ª Região (TRT 17ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Tecnologia da Informação / Questão 92

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue os itens a seguir. As consequências de perda de confidencialidade, integridade e disponibilidade devem ser tratadas no sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) e não constam da análise de riscos, visto que podem ser mensuradas somente após a avaliação do risco.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 554498

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Sistemas / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O Gerente de Projetos de Software aplica os conhecimentos, habilidades e ferramentas às atividades do projeto com o objetivo de garantir que o produto seja desenvolvido de acordo com os requisitos. A métrica de análise de Pontos de Função, de acordo com a norma ISO/IEC 20968,

  • A.

    auxilia o Gerente de Projetos de Software a estimar o esforço necessário e custo para o desenvolvimento de sistemas com a abordagem da análise estruturada de sistemas.

  • B.

    possibilita ao Gerente de Projetos de Software medir o esforço e qualidade necessários para desenvolver softwares, desde que esteja usando a análise orientada a objetos e os diagramas da UML.

  • C.

    classifica a contagem das funções do tipo dado em Entradas Externas (EE), Consultas Externas (CE) e Saídas Externas (SE), representando requisitos que gerem o armazenamento de dados do usuário.

  • D.

    define que os Arquivos Lógicos Internos (ALI) e os Arquivos de Interface Externa (AIE) são funções do tipo transição, os quais representam requisitos relacionados ao processamento.

  • E.

    auxilia o Gerente de Projetos de Software com técnicas para medir o esforço necessário para o desenvolvimento de um sistema, apoiando-o, também, no levantamento dos custos, análise de qualidade e análise de produtividade.

Questão 554516

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Sistemas / Questão 45

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O modelo de planejamento de sistemas de negócio (BSP − business system planning) foi desenvolvido pela IBM e influenciou outros esforços de planejamento. Este modelo conta maciçamente com o uso de métricas na análise dos processos e dados, com o objetivo de desenvolver a arquitetura da informação. O BSP é uma abordagem de cima para baixo que começa com

  • A.

    os processos de negócio.

  • B.

    as estratégias de negócio.

  • C.

    a definição de bancos de dados.

  • D.

    a arquitetura da informação.

  • E.

    as classes de dados.

Questão 554523

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Sistemas / Questão 48

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Uma maneira importante de classificar sistemas de informação é pela natureza das atividades que eles suportam. Esse suporte pode ser, entre outros, para atividades operacionais que dizem respeito às

  • A.

    tarefas automáticas, como testes unitários, varredura de antivírus, incluindo também atividades de tomada de decisão e governança.

  • B.

    atividades da gerência de nível médio como planejamento, organização e controle de curto prazo, incluindo resumos estatísticos e automação das decisões de rotina.

  • C.

    atividades ou decisões que lidam com situações que poderiam mudar significativamente como o negócio é feito, envolvendo apenas planejamento de longo prazo.

  • D.

    operações de alto risco, envolvendo sistemas críticos e de decisão imediata, como a operação de bolsas de valores.

  • E.

    operações diárias de uma organização, como atribuir tarefas a funcionários, registrar o número de horas que eles trabalham, ou fazer um pedido de compra.

Questão 554692

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Suporte em Tecnologia da Informação / Questão 49

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Existem diversas formas de se dividir o Planejamento Estratégico de TI em etapas, todas levando ao mesmo princípio. Uma dessas formas indica a existência das seguintes etapas:

I. Identificação de como as tecnologias da informação emergentes podem auxiliar a alcançar os objetivos da empresa.

II. Análise e identificação dos processos mais críticos da empresa.

III. Conhecimento de todos os processos de negócios da empresa.

IV. Identificação e eliminação de procedimentos e práticas de TI obsoletas e/ou desnecessárias.

A ordem indicada para a consecução dessas etapas é a representada pela sequência

  • A.

    III, II, IV e I.

  • B.

    III, I, IV e II.

  • C.

    IV, III, II e I.

  • D.

    I, II, III e IV.

  • E.

    I, IV, III e II.

Questão 562419

Ministério Público Estadual - AP (MPE/AP) 2012

Cargo: Analista Ministerial - Área Tecnologia da Informação / Questão 23

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O plano de continuidade do negócio deve

  • A.

    ter a mesma definição e desenvolvimento para todas as organizações e utilizar uma abordagem genérica, já que dessa forma poderá abranger todos os aspectos críticos que causam impactos negativos ao negócio.

  • B.

    ser eficiente e eficaz, ser mantido atualizado e ser testado periodicamente contando com a participação de todos os envolvidos.

  • C.

    ser do conhecimento apenas da alta administração que deve conhecer e aprovar as ameaças e riscos que estão fora do escopo do plano.

  • D.

    ser elaborado de forma que possibilite seu funcionamento em condições perfeitas, em nível otimizado, garantindo que não haja a possibilidade de incidentes que gerem impactos financeiros ou operacionais.

  • E.

    prever um plano para recuperação de desastre elaborado apenas em situações em que não haja perda de recursos, apesar da imagem da organização ser afetada, por exemplo, pela falha de um produto.

Questão 929675

Tribunal Regional Eleitoral / Rio de Janeiro (TRE RJ) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Analista de Sistemas / Questão 28

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Essas informações se referem a um processo do Gerenciamento do Escopo do Projeto. São atividades de entrada desse processo, EXCETO:

  • A. Linha de base do escopo.
  • B. Documentação dos requisitos.
  • C. Fatores ambientais da empresa.
  • D. Ativos de processos organizacionais.

Questão 541323

Tribunal de Justiça de Alagoas - AL (TJ/AL) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Sistemas / Questão 49

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação ao alinhamento estratégico de TI nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento estratégico da empresa causa impacto inexpressível no alinhamento estratégico da TI.

  • B.

    A etapa de identificação dos fatores críticos de sucesso da empresa é fundamento para a análise estratégica do negócio da organização como um todo, mas não é base, contudo, para a elaboração da estratégia de TI.

  • C.

    O alinhamento estratégico compõe o plano estratégico de TI, em virtude de, neste plano, serem definidos os objetivos de negócio e as estratégias para atingi-los.

  • D.

    A análise estratégica do negócio para TI é realizada mediante diversos procedimentos, entre os quais não se inclui a análise de planos táticos funcionais.

  • E.

    Alinhamento dinâmico consiste no processo por meio do qual é alterada a estratégia de TI em função da ocorrência de uma mudança aleatória na estratégia de negócios da empresa.

Questão 543702

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará - CE (ARCE/CE) 2012

Cargo: Analista de Regulação - Área Analista de Sistemas / Questão 76

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

  • A.

    Governança de TI.

  • B.

    ERP − Enterprise Resource Planning.

  • C.

    Gerenciamento de Serviços de TI.

  • D.

    Automação de Processos de Trabalho (workflow).

  • E.

    CRM − Customer Relationship Management.