

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma instituição pública tem compromissos com a sociedade, convivendo com as diferenças sociais, ideológicas e étnicas, fazendo prevalecer a sua preocupação com a cidadania. Desta forma, qual a linguagem, sob a ótica da comunicação em geral (jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas), que a Instituição deve utilizar para se relacionar com o cidadão?
Institucional.
Promocional.
Jornalística.
Publicitária.
Para compreender corretamente as redes de sistemas de dados e os fluxos que ligam a organização a seu ambiente é preciso analisar a comunicação em seus níveis interpessoal e intrapessoal.
Alguns cuidados devem pautar a elaboração de um house organ. NÃO faz parte dessa premissa
evitar a linguagem jornalística, pois a publicação se destina a públicos diferenciados.
fazer a previsão dos recursos humanos necessários e dos custos para a elaboração desta publicação.
elaborar o projeto gráfico para o veículo.
definir a periodicidade do veículo.
determinar o público.
O uso de efemérides nos jornais e revistas foi altamente criticado e praticamente expurgado das edições dos grandes jornais e revistas nacionais. Até mesmo em tablóides e house organs, as efemérides tendem a ser eliminadas.
Uma empresa pública ou privada que tem obrigação de publicar seus balanços ou atos administrativos em jornais de grande circulação estará fazendo, para tal fim, publicidade legal.
Em relação ao jornal interno, é INCORRETO afirmar que:
É fundamental que o jornal interno tenha somente objetivos institucionais de forma que o veículo seja mais bem aproveitado com matérias e informações de estrito interesse da instituição.
É um excelente meio de comunicação quando criado para um objetivo específico. Requer um planejamento institucional e deve prever sua evo-lução visual e editorial ao longo de um período.
É um veículo já consagrado pela moderna administração como instrumen-to de relações públicas capaz de atenuar os efeitos da rede de boatos e-xistente na empresa, por constituir um meio seguro de informações para seus empregados.
Serve como instrumento de Recursos Humanos, apoiando a dinâmica do desenvolvimento profissional, através da divulgação de cursos e treina-mentos, planos de carreira e políticas de benefício da instituição.
Antes de planejar, nas grandes empresas, existe um departamento que cria idéias para serem avaliadas e planejadas pelos executivos. Como se chama esse departamento?
P e D (Processamento e Desafios)
P e D (Padrão e Desenvolvimento)
C e E (Causa e Efeito)
P e D (Pesquisa e Desenvolvimento)
Departamento de Criação e Desenvolvimento de Idéias.
Qual a principal utilidade de um sistema de comunicação eficiente na organização empresarial?
Manter bons padrões de interação.
Conhecer melhor os colaboradores.
Aproximar líderes e comandados.
Garantir decisões mais eficientes.
Todas as alternativas.
São considerados mandamentos do veículo jornalístico organizacional todas as opções abaixo, EXCETO:
Para estabelecer os objetivos da publicação, é necessário fazer uma sondagem na organização observando quais os interesses envolvidos e quais serão os interlocutores.
Em casos de organizações que apresentam públicos heterogêneos de localização, funções, idades, a melhor opção é segmentar as publicações da comunicação organizacional.
O informativo organizacional é um veículo de comunicação que não necessita ter uma periodicidade definida.
A pauta e a linguagem devem ser acessíveis e atraentes, bem como a aparência do jornal ou informativo deve ser clara e dinâmica.
São corretas as seguintes afirmativas sobre as técnicas do jornalismo empre-sarial, EXCETO:
Deve adotar uma postura, prioritariamente, noticiosa.
Os leitores necessitam de textos que, além de explicar a situação, pos-sam ser lidos por muito tempo depois de publicados.
O jornalismo empresarial não anula a necessidade de editoriais, colunas fixas, artigos, crônicas.
Rigor em relação à periodicidade e à distribuição do veículo de informação.
É CORRETO afirmar que:
O trabalho de comunicação pode ser comprometido, ao se considerar como público externo todos os demais públicos que não constituem o pú-blico interno da empresa, sem dar-lhes tratamento diferenciado.
Os empregados constituem um dos públicos prioritários da instituição e para ele devem ser dirigidas ações de comunicação específicas e assis-tencialistas.
Público-alvo é aquele que a empresa tem em mente para ser trabalhado e para quem ela cria seu produto ou serviço, podendo estar presente em todas as classes sociais e possuir idade compreendida em faixas etárias totalmente diversas.
Consumidor é o público-alvo da empresa, aquele que consome com fide-lidade seu produto ou serviço.
São corretas as afirmativas sobre informação on line, EXCETO:
É sempre importante localizar, na página da organização na rede eletrônica, o endereço, nome, missão, histórico e os recursos humanos.
Disponibilizar discursos e artigos de dirigentes, técnicos, bem como entrevistas.
A boa organização do site da organização na internet não deve ser tarefa estratégica do comunicador.
Relatórios de gestão e balanço social são indispensáveis num site organizacional.
Toda empresa tem um sistema de Administrar Informação, no qual as peças chaves são:
entradas e saídas
o feedback ou retorno
o controle e as saídas
as entradas, saídas e o feedback
as saídas, as entradas, o controle e o retorno.
A comunicação entre organizações é classificada como:
Interpessoal
Intergrupal
Internacional
Institucional
Nenhuma das anteriores.
Em seu livro, Frank Corrado explica o que o executivo principal de uma organização deve fazer para demonstrar liderança na comunicação. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Nunca iniciar e nem gerenciar qualquer mudança, mas sim fornecer os recursos financeiros e humanos para conseguir que o trabalho seja feito.
Desenvolver uma visão compartilhada de futuro, conhecendo as necessidades e expectativas dos interessados, criando uma missão abrangente e depois comunicando-a.
Estabelecer e manter a confiança no líder da organização, mostrando credibilidade e integridade.
Dar poderes e motivação aos empregados, afastando a organização da administração autoritária e levando-a em direção a uma cultura de concessão de poder (empowerment).
No livro "Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional", Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, ao discorrer sobre a imprensa e o sistema de comunicação, define as funções das publicações empresariais na organização.
É correto afirmar que é objetivo das publicações internas, EXCETO:
Ampliar e consolidar uma consciência de qualidade em relação a produtos e processos da empresa.
Contribuir para a integração dos funcionários.
Promover um maior relacionamento entre empregado e empresa.
Substituir a comunicação informal.
Em relação à Comunicação Empresarial é INCORRETA a afirmativa:
A Comunicação Empresarial contribui para melhorar as relações de trabalho, aumentando a satisfação dos empregados em relação à empresa.
A Comunicação Empresarial é a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa, devendo ser planejada e executada de forma multidisciplinar.
A Comunicação Empresarial pretende criar em seus funcionários maior consciência em relação ao seu dever dentro da organização, bem como influenciar comportamentos e preferências.
A Comunicação Empresarial tem como objetivo criar uma relação positiva da organização com seus públicos prioritários, sem, contudo, utilizar posturas e técnicas de persuasão.
Para Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, no livro "Jornalismo Empresarial", os efeitos gerados sobre os empregados pelas publicações internas são, entre outros, os seguintes, EXCETO:
Melhor compreensão do negócio da empresa, conduzindo à maior eficiência.
Sentimento de união e posse entre os empregados e as unidades dentro de uma empresa ou grupo ramificado.
Sentimento de isolamento no processo produtivo.
Oportunidade para os empregados se exprimirem e ventilarem suas opiniões, sentindo que estão tomando parte nos assuntos da empresa.
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando os tipos de matérias veiculadas em jornais empresariais, segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, Francisco
Gaudêncio Torquato do Rego: A numeração CORRETA encontrada é: