Questões de Concurso sobre Cálculo do ponto de equilíbrio (econômico, contábil e financeiro)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
581 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Imagem associada para resolução da questão

A tabela acima apresenta dados relacionados à empresa Alfa, que fabrica, unicamente, o produto alfa. Com base nessas informações, assinale a opção correta em relação à análise de custo-volumelucro.


A
Se forem vendidas 100 unidades do produto alfa, a empresa alcançará o ponto de equilíbrio contábil em quantidade.

B
Para atingir o ponto de equilíbrio contábil em valores, é necessário que a receita de venda alcance R$ 28.800,00.

C
O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro em valor do produto alfa resultará em um montante de R$ 35.200,00.

D
A margem de contribuição representa aproximadamente 64% do preço de venda.

E
O ponto de equilíbrio econômico em quantidade do produto alfa será alcançado após a venda de 90 unidades.

Os sócios decidiram implementar novos controles gerenciais em sua empresa. Verificaram que a empresa apresenta custos e despesas fixos mensais de, respectivamente, R$80.000,00 e R$70.000,00, e custos variáveis unitários de R$40,00. Com relação às vendas, no último exercício foram comercializadas 3.000 unidades ao mês, sendo R$120,00 a venda por unidade. Sendo assim, qual é a margem de segurança operacional?


A

27,5%


B

37,55


C

45%


D

52,5%


E

60%

Considerando-se os dados da tabela abaixo, referentes à venda de 45.000 unidades de um mesmo produto por uma empresa, é correto afirmar que essa empresa precisará vender 13.000 unidades desse produto para atingir o ponto de equilíbrio.

Imagem associada para resolução da questão


C
Certo

E
Errado

A política de preços da empresa define o quanto o produto ou serviço vale para o consumidor. O desejado é que o preço praticado cubra os custos e que ofereça um lucro adequado ao risco do negócio. Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.


I. Os preços devem ser estáticos no curto e médio prazos para manter a estabilidade do negócio.

II. Os preços podem ser definidos por objetivos como aumentar presença em determinado mercado ou inibir a entrada de novos.

III. A política de preços, em condições normais de mercado, deve considerar o preço praticado pelos concorrentes.


É correto o que se afirma em:


A

todas.


B

somente I e III.


C

somente II e III.


D

somente I e II.


E

nenhuma.

Um aumento no valor dos custos fixos de uma empresa afeta tanto o seu ponto de equilíbrio contábil quanto a margem de contribuição unitária de seus produtos.


C

Certo


E

Errado

De acordo com os dados a seguir, assinale a alternativa que apresenta o Ponto de Equilíbrio de um projeto de viabilidade econômica. “O total de vendas na ordem de R$ 30.000,00; Custos Fixos = R$8.400,00; Custos Variáveis = R$12.000,00”.


A

Aproximadamente 36% das vendas.


B

Aproximadamente 42% das vendas.


C

Aproximadamente 47% das vendas.


D

Aproximadamente 50% das vendas.


E

Aproximadamente 60% das vendas.

Uma empresa produz e vende exclusivamente o produto x, cujo preço unitário é de R$ 200,00. Cada unidade de x tem custo variável de R$ 120,00. Ademais, a empresa paga comissão de venda de 5% da receita bruta. No ano de 2013, a empresa produziu e vendeu 200 unidades de x a um custo total de R$ 40.000,00. O valor da receita de vendas que a empresa precisa auferir, mensalmente, para funcionar no Ponto de Equilíbrio Contábil é de

A
R$ 24.800,00.

B
R$ 40.000,00.

C
R$ 45.800,00.

D
R$ 100.000,00.

E
R$ 114.400,00.
A abordagem relativa ao Ponto de Equilíbrio Contábil faz referência ao volume de vendas necessário para que um determinado empreendimento cubra todos os seus custos e despesas. Então, a partir das informações disponibilizadas de um determinado mês, identifique a alternativa que faz referência à receita no Ponto de Equilíbrio Contábil.

• Preço unitário de venda: R$ 19,00

• (Custos + Despesas) variáveis totais para um volume de 12.000 unidades: R$ 108.000,00

• (Custos + Despesas) fixas unitárias para um volume de 12.000 unidades: R$ 7,00

A
R$ 159.600,00

B
R$ 228.000,00

C
R$ 192.000,00

D
R$ 169.600,00

E
R$ 182.000,00

Qual é o ponto de equilíbrio onde receitas menos custos e despesas totais dão resultado nulo?


A

Ponto de equilíbrio financeiro.


B

Ponto de equilíbrio unitário.


C

Ponto de equilíbrio econômico.


D

Ponto de equilíbrio restrito.


E

Ponto de equilíbrio contábil.

Considere os dados, a seguir, extraídos dos relatórios gerenciais de uma empresa.

Faturamento Total ................. R$ 12.000,00

Despesas Fixas ...................... R$ 1.000,00

Despesas Variáveis ................ R$ 3.000,00

Custos Fixos ........................... R$ 2.000,00

Custos Variáveis ..................... R$ 5.000,00

Capital Social ........................ R$ 50.000,00

Quantidade vendida ........... 1.000 unidades

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor do ponto de equilíbrio (em reais).


A

R$ 1.000,00


B

R$ 7.000,00


C

R$ 9.000,00


D

R$ 11.000,00


E

R$ 12.000,00

Se um aumento de R$ 12.000,00 no gasto mensal com propaganda provoca um aumento de R$ 20.000,00 nas receitas de vendas mensais, é correto concluir, com base na análise da relação custo-volume-lucro, que o aumento do gasto com propaganda deve ser autorizado.


C
Certo

E
Errado

A margem de contribuição unitária é a diferença entre a receita e a despesa variável unitária de cada unidade do produto, o que representa o valor que cada unidade efetivamente contribui para o pagamento dos gastos fixos e para a formação do lucro da empresa.


C
Certo

E
Errado

Se não houver alteração na estrutura de custos ou no preço de venda, um aumento de 2.500 unidades vendidas ocasionará um aumento de R$ 6.000,00 no lucro líquido operacional.


C
Certo

E
Errado

Saber se a empresa está auferindo lucro ou prejuízo é indispensável em qualquer situação – indústria, comércio, prestação de serviços. Leia a sentença e preencha a lacuna corretamente: “___________________ indica a quantidade (ou receita) faturada quando a empresa não tem lucro, tampouco prejuízo. Mostra o nível de atividade ou volume operacional, quando a receita total de vendas se iguala ao somatório dos custos variáveis totais mais os custos e despesas fixos. É um poderoso instrumento para se enxergar em que momento o empreendimento começa a dar lucro, ou mesmo prejuízo.”


A

Taxa de retorno.


B

Margem de lucratividade.


C

indice de solvência.


D

Ponto de equilíbrio.

Considere que uma empresa tenha elaborado diversos produtos, com custos e despesas variáveis diferençados para cada um desses produtos. Nessa situação, não será possível calcular o ponto de equilíbrio global dessa empresa.


C
Certo

E
Errado

O valor do ponto de equilíbrio contábil do principal produto da empresa, considerando APENAS os custos e despesas fixos identificados, em unidades, é


A

3.600.


B

4.500.


C

5.000.


D

6.250.


E

10.750.

   
Gerar simulado