

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

A tabela acima apresenta dados relacionados à empresa Alfa, que fabrica, unicamente, o produto alfa. Com base nessas informações, assinale a opção correta em relação à análise de custo-volumelucro.
Os sócios decidiram implementar novos controles gerenciais em sua empresa. Verificaram que a empresa apresenta custos e despesas fixos mensais de, respectivamente, R$80.000,00 e R$70.000,00, e custos variáveis unitários de R$40,00. Com relação às vendas, no último exercício foram comercializadas 3.000 unidades ao mês, sendo R$120,00 a venda por unidade. Sendo assim, qual é a margem de segurança operacional?
27,5%
37,55
45%
52,5%
60%
Considerando-se os dados da tabela abaixo, referentes à venda de 45.000 unidades de um mesmo produto por uma empresa, é correto afirmar que essa empresa precisará vender 13.000 unidades desse produto para atingir o ponto de equilíbrio.

A política de preços da empresa define o quanto o produto ou serviço vale para o consumidor. O desejado é que o preço praticado cubra os custos e que ofereça um lucro adequado ao risco do negócio. Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Os preços devem ser estáticos no curto e médio prazos para manter a estabilidade do negócio.
II. Os preços podem ser definidos por objetivos como aumentar presença em determinado mercado ou inibir a entrada de novos.
III. A política de preços, em condições normais de mercado, deve considerar o preço praticado pelos concorrentes.
É correto o que se afirma em:
todas.
somente I e III.
somente II e III.
somente I e II.
nenhuma.
Um aumento no valor dos custos fixos de uma empresa afeta tanto o seu ponto de equilíbrio contábil quanto a margem de contribuição unitária de seus produtos.
Certo
Errado
De acordo com os dados a seguir, assinale a alternativa que apresenta o Ponto de Equilíbrio de um projeto de viabilidade econômica. “O total de vendas na ordem de R$ 30.000,00; Custos Fixos = R$8.400,00; Custos Variáveis = R$12.000,00”.
Aproximadamente 36% das vendas.
Aproximadamente 42% das vendas.
Aproximadamente 47% das vendas.
Aproximadamente 50% das vendas.
Aproximadamente 60% das vendas.
Qual é o ponto de equilíbrio onde receitas menos custos e despesas totais dão resultado nulo?
Ponto de equilíbrio financeiro.
Ponto de equilíbrio unitário.
Ponto de equilíbrio econômico.
Ponto de equilíbrio restrito.
Ponto de equilíbrio contábil.
Considere os dados, a seguir, extraídos dos relatórios gerenciais de uma empresa.
Faturamento Total ................. R$ 12.000,00
Despesas Fixas ...................... R$ 1.000,00
Despesas Variáveis ................ R$ 3.000,00
Custos Fixos ........................... R$ 2.000,00
Custos Variáveis ..................... R$ 5.000,00
Capital Social ........................ R$ 50.000,00
Quantidade vendida ........... 1.000 unidades
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor do ponto de equilíbrio (em reais).
R$ 1.000,00
R$ 7.000,00
R$ 9.000,00
R$ 11.000,00
R$ 12.000,00
Se um aumento de R$ 12.000,00 no gasto mensal com propaganda provoca um aumento de R$ 20.000,00 nas receitas de vendas mensais, é correto concluir, com base na análise da relação custo-volume-lucro, que o aumento do gasto com propaganda deve ser autorizado.
O ponto de equilíbrio da empresa, em quantidades produzidas, é igual a 200 unidades.
A margem de contribuição unitária é a diferença entre a receita e a despesa variável unitária de cada unidade do produto, o que representa o valor que cada unidade efetivamente contribui para o pagamento dos gastos fixos e para a formação do lucro da empresa.
Se não houver alteração na estrutura de custos ou no preço de venda, um aumento de 2.500 unidades vendidas ocasionará um aumento de R$ 6.000,00 no lucro líquido operacional.
Saber se a empresa está auferindo lucro ou prejuízo é indispensável em qualquer situação – indústria, comércio, prestação de serviços. Leia a sentença e preencha a lacuna corretamente: “___________________ indica a quantidade (ou receita) faturada quando a empresa não tem lucro, tampouco prejuízo. Mostra o nível de atividade ou volume operacional, quando a receita total de vendas se iguala ao somatório dos custos variáveis totais mais os custos e despesas fixos. É um poderoso instrumento para se enxergar em que momento o empreendimento começa a dar lucro, ou mesmo prejuízo.”
Taxa de retorno.
Margem de lucratividade.
indice de solvência.
Ponto de equilíbrio.

Considere que uma empresa tenha elaborado diversos produtos, com custos e despesas variáveis diferençados para cada um desses produtos. Nessa situação, não será possível calcular o ponto de equilíbrio global dessa empresa.
A margem de segurança operacional corresponde à quantidade de produtos ou receitas que uma empresa opera abaixo do ponto de equilíbrio.
O valor do ponto de equilíbrio contábil do principal produto da empresa, considerando APENAS os custos e despesas fixos identificados, em unidades, é
3.600.
4.500.
5.000.
6.250.
10.750.