Questões de Concursos COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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Questão 1074695

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 1

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Após analisar o tema global abordado no Texto 1, assinale a alternativa que contém um título também adequado ao referido texto.

  • A.

    Na História, tudo é religião.

  • B.

    Na História, tudo se confirma.

  • C.

    Na História, tudo é grandioso.

  • D.

    Na História, tudo está encadeado.

  • E.

    Na História, tudo depende do clima.

Questão 1074696

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 2

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Ao escrever o Texto 1, o autor tem por finalidade principal e mais importante mostrar ao público leitor que:

  • A.

    grandes acontecimentos históricos, muitas vezes, decorrem de fatos fortuitos, que nunca foram planejados.

  • B.

    só a pesquisa científica pode vir a esclarecer as causas e as consequências dos grandes eventos históricos.

  • C.

    alterações climáticas decorrentes de erupções vulcânicas ocorridas no século 6º a.C. estão na origem da Idade Média.

  • D.

    uma reportagem anterior não trouxe todas as informações necessárias para o esclarecimento das causas do fim do mundo antigo.

  • E.

    o frio intenso causado por uma erupção vulcânica está na origem da ideologia religiosa que veio a constituir o Islamismo.

Questão 1074697

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 3

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

No trecho: “Por que estou me saindo com essa conversa mole?” o autor mostra que procura, no seu texto, empregar uma linguagem:

  • A.

    correta, sob o ponto de vista linguístico, a fim de adequar-se ao veículo da publicação.

  • B.

    cuidadosa, a fim de se fazer compreender por um leitor leigo no tema.

  • C.

    imparcial, própria de um texto de caráter eminentemente jornalístico.

  • D.

    objetiva, comum a quem vai tratar de conhecimento científico.

  • E.

    simples, de modo a se identificar com o seu público leitor e a atraí-lo.

Questão 1074698

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 4

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Para compreender os sentidos de um texto, o leitor precisa estabelecer suas relações de sentido. Assinale a alternativa em que o segmento destacado com aspas duplas está coerentemente interpretado, tendo em vista o Texto 1.

  • A.

    A expressão “escorregadas feias” (1º parágrafo) equivale semanticamente a ‘erros sérios’.

  • B.

    O termo “engrenagens da história” (1º parágrafo) quer dizer ‘detalhes da história’.

  • C.

    Com “eventos históricos caóticos” (1º parágrafo), o autor quer dizer ‘acontecimentos históricos previsíveis’.

  • D.

    O segmento “empolgante ideologia religiosa” (4º parágrafo) equivale semanticamente a ‘envolvente narrativa religiosa’.

  • E.

    A expressão “pronta para exportação” (4º parágrafo) equivale semanticamente a ‘pronta para ser aceita’.

Questão 1074699

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 5

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Reconhecer os recursos de coesão de um texto é fundamental para compreender os sentidos veiculados.

Acerca do emprego de tais recursos no Texto 1, analise as afirmativas a seguir.

1) A expressão: “Em outras palavras” (1º parágrafo) anuncia que, na sequência, o autor vai incluir uma informação nova.

2) O pronome relativo “o qual” (1º parágrafo) retoma o segmento “um termo meio técnico, meio filosófico” (1º parágrafo).

3) No trecho: “Por que estou me saindo com essa conversa mole?” (2º parágrafo), o segmento destacado, articulando-se ao parágrafo anterior, promove, também, a continuidade temática.

4) No trecho: “mais chuva = mais grama para os camelos e cavalos comerem.” (4º parágrafo), a substituição do sinal de igualdade manteria os sentidos originais de causa/consequência em:

“Como houve mais chuva, houve mais grama para os camelos e cavalos comerem”.

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1, 3 e 4, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    2, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Questão 1074700

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 6

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Considerando, ainda, outros recursos expressivos que concorrem para a compreensão do Texto 1, analise as afirmativas a seguir.

1) No trecho: “alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes” (1º parágrafo), a seleção vocabular conseguiu criar um expressivo efeito de contraste.

2) No trecho: “um dos efeitos do frio intenso (...) pode ter sido um considerável aumento da umidade — chuva, portanto — na Arábia.”, o segmento entre travessões introduz uma ideia de comparação.

3) Em: “Mais camelos e cavalos = mais poderio militar para as tribos árabes. As quais, no período (...)”, a opção de iniciar novo período por um pronome relativo (destacado) promoveu uma desarticulação que comprometeu a compreensão.

4) No trecho: “uma ideologia que estava ‘pronta para exportação.’, digamos assim” (4º parágrafo), o autor alude com certa ironia a um conhecimento partilhado com o leitor.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1,2 e 3.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2, 3 e 4.

  • E.

    3 e 4.

Questão 1074701

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 7

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Sobre o emprego de alguns sinais de pontuação no Texto 1, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A articulação de “O termo é contingência.” (1º parágrafo) ao período anterior por meio de vírgula, além de contrariar a norma-padrão vigente, daria um destaque desnecessário a esse período curto.

  • B.

    Em: “os eventos históricos são caóticos: alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes” (1º parágrafo), os dois-pontos introduzem uma espécie de explicação do que foi dito antes.

  • C.

    O emprego do sinal de interrogação em: “Por que estou me saindo com essa conversa mole?” (2º parágrafo) mostra-se inadequado, já que o autor não espera, de fato, obter uma resposta do leitor.

  • D.

    As vírgulas em: “As quais, no período de que estamos falando, tinham acabado de adotar uma nova e empolgante ideologia religiosa” separam um segmento que alude a uma circunstância de lugar.

  • E.

    Em: “A expansão árabe certamente não teria acontecido sem o surgimento do Isl㠗 mas talvez não fosse viável sem aquele monte de camelos e cavalos” (5º parágrafo), a substituição do travessão por vírgula iria contrariar o que
    prescreve a norma vigente.

Questão 1074702

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 8

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Analise as formas verbais destacadas nos enunciados e assinale a alternativa em que elas estão empregadas em conformidade com a norma-padrão da língua.

  • A.

    Mesmo que não conhecemos todos os dados relativos ao clima na Antiguidade, temos recursos tecnológicos para prever os seus efeitos.

  • B.

    Quem poderia supor que simples erupções vulcânicas contribuiriam para explicar uma questão histórica?

  • C.

    Se os cientistas manterem a mente aberta às possibilidades, sempre poderão realizar descobertas importantes.

  • D.

    Os povos antigos nunca preveram que as erupções iriam influenciar tanto a história da humanidade.

  • E.

    Fatores climáticos ocorridos no século 6º d.C. interviram em acontecimentos cruciais para a história da humanidade.

Questão 1074703

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 9

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

O trecho: “no período de que estamos falando.” (4º parágrafo) também estaria em conformidade com a norma-padrão em:

  • A.

    'no período que pensamos?.

  • B.

    ‘no período a que evitamos citar’.

  • C.

    ‘no período a que nos referimos’.

  • D.

    ‘no período que temos interesse’.

  • E.

    ‘no período cuja história não sabemos’.

Questão 1074704

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 10

Banca: COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível:

Analise o emprego das convenções ortográficas nos enunciados a seguir e assinale aquele que atende as regras válidas atualmente no português do Brasil.

  • A.

    Por traz das erupções vulcânicas, estavam as condições necessárias para transformar a História.

  • B.

    As causas porque o Islamismo se expandiu no passado e chegou até os nossos dias são surpreendentes.

  • C.

    Uma Arábia chuvoza, quem diria, já existiu séculos atrás, por mais que pareça diferente de tudo o que imaginamos.

  • D.

    As mudanças climáticas têm sua influência comprovada na ascensão do Islamismo, porque permitiram maior poderio militar.

  • E.

    Um modelo computacional contribue para desvendar o passado climático da Terra e esclarecer certos fatos históricos.