Questões de Concurso sobre Espaços ambientais especialmente protegidos. Aspectos Gerais.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
118 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Lei nº 6.902, de 27 de abril de 1981, dispõe sobre a criação de Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental (APAs).


Qual o objetivo principal da criação de uma Área de Proteção Ambiental, conforme estabelecido nesta lei?


A

Preservar integralmente ecossistemas representativos, destinados à pesquisa científica e à proteção da biota, com restrição à visitação pública.


B

Assegurar condições para o desenvolvimento socioeconômico, conciliando-o com a proteção dos ecossistemas e a utilização sustentável dos recursos naturais.


C

Proteger sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, permitindo a visitação pública controlada.


D

Garantir a preservação de áreas com relevante diversidade biológica, permitindo o manejo sustentável dos recursos por populações tradicionais.


E

Promover a recuperação de áreas degradadas e a restauração de ecossistemas, visando a melhoria da qualidade ambiental.

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e a criação de Unidades de Conservação (UCs) são instrumentos fundamentais para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, especialmente em âmbito municipal.


Com relação a esses temas, é correto afirmar que


A

o Sistema de Gestão Ambiental é uma ferramenta exclusivamente utilizada em empresas privadas e não se aplica a órgãos públicos ou municípios.


B

as UCs de Proteção Integral permitem o uso direto dos recursos naturais, desde que para atividades turísticas de grande impacto.


C

o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) classifica as UCs em dois grupos: Proteção Integral e Uso Sustentável, sendo que, no primeiro grupo, o objetivo principal é a preservação da natureza, admitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais.


D

a certificação ISO 14001 é obrigatória para que uma área seja reconhecida como UC, conforme diretrizes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).


E

as Áreas de Proteção Ambiental (APAs), classificadas como UCs de Proteção Integral, têm como principal objetivo proibir qualquer ocupação humana e garantir a proteção absoluta da biodiversidade.

Diante das numerosas tragédias climáticas registradas, ganhou força nas recentes discussões jurídicas a pauta relacionada à designada litigância climática, por meio da qual o Judiciário é instado a se manifestar para impor medidas com vistas a reduzir efeitos deletérios sobre o clima, especialmente por meio de ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público.

A associação Puravida, que atua na área ambiental, tem especial interesse na aludida matéria, de modo que procurou você, como advogado(a), para esclarecer dúvidas acerca do respectivo arcabouço jurídico.


Com relação à atuação jurisdicional da litigância climática, assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, seu esclarecimento.


A

Inexiste qualquer amparo no ordenamento jurídico, diante da primazia do princípio da livre iniciativa e do desenvolvimento econômico do país.


B

Tem assento, exclusivamente, em normas infraconstitucionais, notadamente na lei que institui a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC).


C

A temática dispõe de previsão em normas nacionais e internacionais que versam sobre o tema, mas não há fundamento constitucional que lhe confira amparo.


D

Decorre das normas previstas na CRFB/88 para a proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado e de normas internacionais, além das editadas internamente para tal fim, como a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC).

Considerando as seguintes unidades de conservação:


I - Área de Proteção Ambiental

II - Área de Relevante Interesse Ecológico

III - Floresta Nacional

IV - Reserva Extrativista

V - Refúgio da Vida Silvestre


Assinale a afirmativa que está correta.


A

Todas integram o grupo de uso sustentável.


B

Somente a Floresta Nacional permite um certo grau de ocupação humana em seu território.


C

A Reserva Extrativista é uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.


D

Uma Área de Proteção Ambiental (APA) pode ser constituída sobre propriedade privada.


E

São categorias que não admitem visitação pública, mas apenas pesquisa científica em seu território.

A área de relevante interesse ecológico (ARIE) disporá de um conselho presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes dos órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e da população residente.


C

Certo


E

Errado

Qual é o principal objetivo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs):


A

Promover a urbanização de áreas naturais.


B

Permitir a exploração intensiva dos recursos naturais.


C

Proteger a diversidade biológica e disciplinar a ocupação humana.


D

Proporcionar a exploração mineral em áreas preservadas.

Sobre a Lei nº 6.902/1981 — Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental, assinalar a alternativa CORRETA.


A

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, ou órgão equivalente no âmbito estadual, em conjunto ou isoladamente, ou mediante convênio com outras entidades, fiscalizará e supervisionará as Áreas de Proteção Ambiental.


B

Nas Áreas de Proteção Ambiental, o não cumprimento das normas disciplinadoras sujeitará os infratores ao embargo das iniciativas irregulares, sendo vedada a apreensão do material e das máquinas usadas nessas atividades.


C

As penalidades previstas serão aplicadas por iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis ou do órgão municipal correspondente e constituirão, respectivamente, receita da União ou do Estado, quando se tratar de multas.


D

Aplicam-se às multas as normas da legislação civil e do processo administrativo fiscal que disciplinam a imposição e a cobrança das penalidades fiscais.

De acordo com a Lei Federal nº 6.902/1981, em cada Área de Proteção Ambiental, dentro dos princípios constitucionais que regem o exercício do direito de propriedade, o Poder Executivo estabelecerá normas:


I. limitando ou proibindo a implantação e o funcionamento de indústrias potencialmente poluidoras, capazes de afetar mananciais de água;

II. proibindo a realização de obras de terraplenagem e a abertura de canais, quando essas iniciativas não importarem em sensível alteração das condições ecológicas locais;

III. limitando ou proibindo o exercício de atividades capazes de provocar uma acelerada erosão das terras e/ou um acentuado assoreamento das coleções hídricas;

IV. proibindo o exercício de atividades que ameacem extinguir, na área protegida, as espécies raras da biota regional.


Estão corretas:


A

apenas I, II e III.


B

apenas II, III e IV.


C

apenas I, III e IV.


D

apenas II e IV.


E

apenas III e IV.

A respeito das Estações Ecológicas e das Áreas de Proteção Ambiental, conforme a Lei Federal nº 6902/1981, assinale a alternativa INCORRETA.


A

As Estações Ecológicas não poderão ser reduzidas nem utilizadas para fins diversos daqueles para os quais foram criadas.


B

Na área reservada às Estações Ecológicas, será proibido presença de rebanho de animais domésticos de propriedade particular.


C

O Poder Executivo, quando houver relevante interesse público, poderá declarar determinadas áreas do Território Nacional como de interesse para a proteção ambiental, a fim de assegurar o bem-estar das populações humanas e conservar ou melhorar as condições ecológicas locais.


D

Em cada Área de Proteção Ambiental, o Poder Executivo estabelecerá normas, limitando ou proibindo o exercício de atividades capazes de provocar uma acelerada erosão das terras e/ou um acentuado assoreamento das coleções hídricas.


E

Na área reservada às Estações Ecológicas, será permitido, sob autorização da autoridade competente, exploração de recursos naturais para fins industriais e que não importem em prejuízo para a manutenção da biota nativa.

A norma brasileira ISO 14001:2005 versa sobre Sistema de Gestão Ambiental e possui uma lista de termos referentes ao planejamento. Dentre esses termos, estão os Aspectos Ambientais, que são


A

elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização, que interagem ou devem interagir com o meio ambiente.


B

estados ou características do meio ambiente, conforme determinado em certo momento.


C

componentes definidos pela organização, a qual é coerente com a sua política ambiental.


D

processos sistemáticos, independentes e documentados, para determinar a extensão na qual os critérios são atendidos.

O Poder Executivo incentivará as atividades voltadas ao meio ambiente, visando.


A

ao desenvolvimento, no País, de pesquisas e processos tecnológicos destinados a alavancar a degradação da qualidade ambiental.


B

à fabricação de equipamentos antipoluidores.


C

a outras iniciativas que propiciem a extinção do uso de recursos ambientais.


D

Degradação das áreas de reserva ambiental.

Marcos é fiscal do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e atua junto à proteção da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, criada pelo Poder Público com o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas do cerrado. Para efetuar a fiscalização com eficiência, Marcos deve se certificar das normas previstas na Lei Federal nº 6.902/1981, que dispõe sobre a criação de Estações Ecológicas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.


A

Marcos deverá fiscalizar se os usuários da Estação Ecológica estão utilizando os corretos instrumentos de corte de árvores na poda local.


B

Marcos, como fiscal do Ibama, pode fiscalizar as Áreas de Proteção Ambiental, mas não a Estação Ecológica do Tocantins, sendo esta de competência das autoridades estaduais.


C

Marcos deverá fiscalizar se as pesquisas científicas e outras atividades realizadas nas Estações Ecológicas estão considerando a necessidade de colocar em perigo a sobrevivência das populações das espécies ali existentes.


D

Marcos deverá fiscalizar se há plano de manejo florestal legislado na Estação Ecológica, para que sejam autorizadas pesquisas ecológicas que venham a acarretar degradações no ambiente natural.


E

Marcos deverá fiscalizar se a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins está sendo reduzida ou utilizada para fins diversos daqueles para os quais foi criada.

Acerca de espaços territoriais especialmente protegidos, julgue os itens que se seguem, considerando as disposições da Lei n.º 9.985/2000.

I A reserva biológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

II A reserva biológica é sempre de posse e domínio público.

III A reserva extrativista e a reserva de fauna são consideradas unidades de conservação de uso sustentável.

IV O monumento natural, unidade de conservação de proteção integral, pode ser constituído por áreas públicas ou particulares.

Estão certos apenas os itens


A

I e II.


B

I e IV.


C

II e III.


D

I, III e IV.


E

II, III e IV.

É considerada área degradada, exceto:


A

As que forem recuperadas após exploração mineral, ou que forem desmatadas com autorização prévia.


B

As que tiverem suas características naturais alteradas pela poluição, causada por derrame de produtos químicos.


C

As áreas de preservação permanente – APP’s, ocupadas de forma irregular.


D

As que tiveram suas características alteradas por poluição, causadas por disposição irregular de resíduos.


E

As que sofreram erosão em consequência de atividades antrópicas.

Os bens ambientais são protegidos por normas jurídicas que visam assegurar o interesse coletivo e indivisível, sendo de uso comum de toda a população. Considerando essa natureza difusa, assinale a alternativa correta:


A

O "macrobem" refere-se aos elementos isolados do meio ambiente, como a fauna e flora, enquanto o "microbem" se refere ao meio ambiente como um todo, abrangendo seu equilíbrio ecológico global.


B

O meio ambiente é considerado um bem jurídico ambiental de uso comum, e sua preservação é de interesse de toda a coletividade, incluindo elementos como ar, água, solo, fauna e flora.


C

Bens ambientais, por serem de uso comum, podem ser apropriados individualmente desde que o indivíduo garanta sua preservação.


D

O meio ambiente é um bem jurídico ambiental que se preserva por si só, independentemente de ações do poder público ou da coletividade.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Arquipélago do Marajó é considerada a maior Unidade de Conservação na costa norte do Brasil.


A respeito da APA Marajó, é correto afirmar que


A

protege a biodiversidade dos ecossistemas que compõem os biomas amazônico e o pantanal, marcado pelas savanas alagadas.


B

apresenta uma paisagem alterada pelo período chuvoso, quando as várzeas e os campos baixos são inundados por 3 a 4 meses.


C

possui uma vegetação predominantemente composta por florestas decíduas temperadas, mais densas nas regiões aluvial e de terras baixas.


D

contém uma área de formação pioneira, com vastas áreas de dunas, caatinga e de florestas tropical ainda intocada.


E

abriga o povo marajoara, descendente de etnias indígenas pré-colombianas que se mantiveram isoladas do resto do continente.

No exercício de suas atribuições enquanto servidor público do Estado de Santa Catarina, Orlando, que estava atuando em grupo de trabalho sobre a gestão de espaços ambientalmente protegidos, foi questionado quanto à necessidade das unidades de conservação definidas pela Lei nº 9.985/2000 possuírem zonas de amortecimento e, quando conveniente, corredores ecológicos.


Diante dessa situação hipotética, Orlando respondeu, corretamente, que é necessária a sua implementação com relação aos seguintes tipos de unidades de conservação, à exceção de um. Assinale-o.


A

Estação Ecológica e Refúgio da Vida Silvestre.


B

Parque Nacional e Reserva Biológica.


C

Reserva Extrativista e Área de Relevante Interesse Ecológico.


D

Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural.


E

Monumento Natural e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

A infestação de áreas portuárias geralmente se dá pela espécie Columba livia (pombo-doméstico), pertencente à família Columbidae da ordem Columbiformes. A principal enfermidade associada a esses animais é a chamada Criptococose, doença infecciosa provocada pelo fungo Cryptococcus neoformans, que pode entrar em contato com o homem ou outros animais através da inalação de esporos presentes nos dejetos de pombos e psitacídeos. Para dimensionamento das ações a serem tomadas por esse plano de controle, inicialmente deverá ser feito um breve senso populacional e o mapeamento das possíveis e efetivas áreas de abrigo e nidificação de pombos, a fim de subsidiar as etapas seguintes e avaliar a eficácia subsequente das atividades realizadas. De maneira contínua nos últimos anos, dentro da rotina de operação do Terminal, algumas ações já são executadas, como forma de controle e redução desses animais nas áreas do terminal portuário, sendo estas:


A

fechamento de frestas e manutenção das iscas de roedores pelo terminal e fechamento de caixas de inspeção de esgoto, águas pluviais ou de fiação elétrica que possam estar abertas ou quebradas.


B

acondicionamento e disposição adequada dos resíduos gerados pelo terminal, de forma que não permaneçam expostos durante as horas mais quentes do dia e mantendo sempre os contêineres ou recipientes de coleta de lixo tampados.


C

remoção e destinação adequada de entulhos e sucatas, vistoria e manutenção de coleções de água como caixas de água, cisterna, vazamentos e outras fontes de água parada e manutenção e limpeza constantes de gramados e jardins.


D

disponibilização de ramal telefônico para informes e denúncias sobre possíveis focos dessas aves dentro das áreas do terminal, instalação e manutenção de armadilhas luminosas nas áreas de maior concentração de trabalhadores e usuários do terminal e disponibilização e manutenção de repelentes nas áreas de maior concentração de trabalhadores e usuários do terminal.


E

instalação de equipamentos que impeçam os animais de se abrigarem e nidificarem em estruturas e construções dentro da área do terminal portuário e redução da oferta de alimentos, água e abrigo, com atividades de limpeza e conservação realizadas pela equipe de Limpeza e Conservação, contando com o auxílio de equipamentos de varrição mecânica que fazem a limpeza de grãos pelo terminal diariamente.

Diante da intenção de implementar determinado projeto importante para o desenvolvimento econômico da localidade, o Estado Delta verificou que será necessário alterar certa unidade de conservação instituída pelo próprio ente federativo por meio de Decreto, no sentido de que deixe de ser de proteção integral e passe a ser de uso sustentável. Além disso, concluiu-se que será indispensável reduzir o espaço especialmente protegido, a importar, portanto, em sua supressão.


Diante dessa situação hipotética, é correto afirmar que


A

a alteração ou supressão da unidade de conservação ambiental em questão apenas pode ser realizada por lei do respectivo ente federativo.


B

tanto a supressão quanto a alteração da unidade de conservação ambiental em questão pode ser realizada por lei ou por decreto.


C

a alteração da unidade de conservação em questão pode ser realizada por lei ou por decreto do respectivo ente federativo, mas a supressão apenas pode ser efetuada por lei da União.


D

apesar de não ser possível a supressão ou alteração da unidade de conservação ambiental em questão por decreto, é cabível a edição de uma medida provisória do respectivo ente federativo para tais finalidades.


E

é viável a supressão da unidade de conservação ambiental em questão por meio de decreto, mas não a alteração do espaço ambientalmente protegido, que somente pode ser realizada por lei do respectivo ente federativo.

As Áreas Especiais de Relevante Interesse Ambiental – AERIAs são espaços destinados à conservação e à preservação da natureza, localizados na área urbana e rural do Município de Palmas. Para tanto, formalizou-se uma categorização dentro do Plano Diretor, no intuito de melhor definir as metas ambientais a serem atingidas por cada área, visando ao equilíbrio entre a atividade humana e a preservação do meio ambiente. Relacione as nomenclaturas a seguir às suas respectivas definições.


I. Áreas Ambientalmente Protegidas – AAPs

II. Corredores Verdes – CVs

III. Áreas Verdes Urbanas – AVUs

IV. Áreas Ambientalmente Controladas – AACs


( ) Formações vegetais com a função de interligar as diversas áreas do Sistema Municipal de Infraestrutura Verde do Município.

( ) Remanescentes florestais contíguos às Áreas de Preservação Permanente – APPs.

( ) Espaços territoriais de propriedade pública ou privada, com tratamento ambiental diferenciado, conforme atividade desenvolvida, para controle e monitoramento de impactos ambientais.

( ) Criadas pelo Poder Executivo Municipal, são espaços territoriais urbanos que apresentam ou não cobertura vegetal nativa ou outras formas de vegetação.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.


A

II – IV – I – III.


B

III – II – IV – I.


C

I – IV – III – II.


D

II – I – IV – III.


E

I – III – IV – II.

   
Gerar simulado