

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo o ordenamento jurídico brasileiro, a atuação do Estado como acionista controlador da sociedade de economia mista deve ser orientada pela
abstenção de perseguir objetivos de interesse público por intermédio da companhia.
não interferência na definição do planejamento estratégico da companhia, cabendo aos administradores decidir sobre todos os assuntos de interesse social.
ausência de responsabilidade patrimonial em face dos acionistas minoritários, relativamente às deliberações tomadas no âmbito da assembleia geral.
necessidade de atendimento ao interesse público que justificou a criação da companhia, ainda que à custa do objetivo da maximização dos lucros.
preocupação primordial de remunerar os recursos investidos pelo Estado na companhia, com base na mesma taxa de retorno demandada pelo capital privado.
Caso autorize o contrato social de uma sociedade limitada a administração da sociedade por não sócios, é CORRETA a afirmação:
Os sócios respondem subsidiariamente pelas obrigações sociais.
Somente os sócios diretores respondem ilimitada e subsidiariamente pelas obrigações sociais, quando não se empregar a palavra limitada na firma ou denominação da sociedade.
Os administradores respondem ilimitada e solidariamente pelas obrigações sociais quando omitirem no uso da firma ou denominação a palavra limitada.
Todos os administradores respondem subsidiariamente pelas obrigações sociais, se agirem em desobediência à lei ou ao contrato.
Em uma sociedade em nome coletivo, sem prejuízo da responsabilidade perante terceiro, os sócios podem limitar entre si a responsabilidade de cada um:
no ato constitutivo, ou por convenção posterior aprovada pela maioria dos sócios.
no ato constitutivo, ou por convenção posterior aprovada por dois terços dos sócios.
no ato constitutivo, ou por unânime convenção posterior.
somente se houver alteração no tipo de sociedade.
somente no ato constitutivo.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta à respeito da Sociedade Limitada.
I. Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.
II. A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.
III. A assembleia dos sócios instala-se com a presença, em primeira convocação, de titulares de no mínimo três quartos do capital social, e, em segunda, com qualquer número.
IV. As deliberações dos sócios para a destituição do administrador será tomada no mínimo por a três quartos do capital social.
Apenas I e II
Apenas II e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Em caso de omissão quanto às regras da sociedade limitada, podem ser aplicadas a ela as regras das sociedades simples.
Observe as seguintes proposições sobre as sociedades por quotas de responsabilidade limitada e assinale a alternativa correta:
I. A desconsideração da personalidade jurídica não objetiva a anulação da personalidade jurídica em toda a sua extensão; cuida somente de declarar a sua ineficácia para determinado ato.
II. É dispensável a cláusula resolutória para a exclusão do sócio remisso.
III. A mora do sócio remisso deve estar acompanhada da sua prévia notificação para que, no prazo de dez dias, liquide a dívida. Ocorrendo a mora, os demais sócios podem promover ação de indenização, pedindo também o dano emergente.
IV. O capital social é representado pelo conjunto de bens da sociedade comercial, incluindo as quotas integralizadas.
V. O sócio-administrador pode delegar o uso da firma a terceiro mesmo que a isso se oponha o contrato social; neste caso, responderá pessoalmente pelas obrigações contraídas pelo seu substituto e terá direito aos lucros havidos com o negócio.
Somente as proposições I e III estão corretas.
Somente as proposições I, II e V estão corretas.
Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
Todas as proposições estão corretas.
A sociedade Delta S.A. está passando por uma forte crise financeira e patrimonial. Na tentativa de sair dessa crise, a empresa procurou maximizar suas vendas e, para isso, chegou a vender seus produtos e bens do ativo a preço bem abaixo do custo. Entretanto, sem conseguir solucionar o problema da empresa, Ricardo, sócio majoritário e administrador, decide ausentar-se do país sem deixar representante habilitado e, antes disso, vende o imóvel que constitui a sede da empresa para seu filho, utilizando-se de interposta pessoa.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Considere as assertivas abaixo sobre sociedade por quotas de responsabilidade limitada.
I - O sócio-gerente poderá ser destituído da gerência, desde que haja aprovação pela assembléia geral representando a maioria do capital social.
II - O sócio remisso pode ser excluído da sociedade, sendo que os demais podem tomar suas quotas para si ou transferi-las para terceiros.
III - O sócio-gerente deve exercitar suas funções dentro dos objetivos sociais da sociedade com lealdade e zelo, porém não cabe ação de perdas e danos, nem de responsabilidade penal nos atos ultra vires por ele praticado.
Quais são corretas?
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e II
I, II e III
O conselho fiscal de uma sociedade possui tanto poderes administrativos quanto de gestão.
A forma limitada pode ser adotada apenas por sociedades com objeto empresarial.
De acordo com o Código Civil brasileiro, a respeito da sociedade limitada, é correto afirmar:
A destituição dos administradores depende dos votos correspondentes a, no mínimo, 3/4 do capital social.
A modificação do contrato social depende dos votos correspondentes à unanimidade do capital social.
A assembléia dos sócios será presidida e secretariada por sócios escolhidos entre os presentes.
As deliberações infringentes do contrato ou da lei não tornam ilimitada a responsabilidade dos que expressamente a aprovaram.
Qualquer sócio, por si ou na condição de mandatário, pode votar matéria que lhe diga respeito diretamente.
Na omissão do contrato social de uma sociedade limitada, os sócios podem
alienar suas quotas e cedê-las a terceiros, independentemente do consentimento dos outros sócios.
transferir suas quotas entre si, livremente, e cedê-las a terceiros se houver o consentimento de mais de 1/4 (um quarto) do capital social.
transferir suas quotas entre si, livremente, e cedê-las a terceiros se não houver oposição de mais de 1/4 (um quarto) do capital social.
transferir suas quotas entre si e cedê-las a terceiros se não houver oposição, em ambos os casos, de mais de 1/4 (um quarto) do capital social.
transferir suas quotas entre si e cedê-las a terceiros se houver o consentimento, em ambos os casos, de mais de 1/4 (um quarto) do capital social.
No contrato de uma sociedade limitada, todas as quotas devem ter igual valor.
Sociedade em comandita simples é o tipo societário em que um ou alguns dos sócios, denominados comanditados, têm responsabilidade limitada pelas obrigações sociais.
Numa assembléia de sociedade limitada com mais de dez sócios, será tomada pelos votos correspondentes, no mínimo, a três quartos do capital social, dentre outras, a deliberação referente
à aprovação das contas da administração.
ao julgamento das contas dos liquidantes.
à modificação do contrato social.
ao pedido de concordata.
à nomeação dos liquidantes.
Na sociedade limitada, embora a responsabilidade do sócio seja restrita às quotas por ele subscritas, todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social.
A sociedade limitada somente adota razão social, sendo a firma e a denominação incompatíveis com seu regime legal.
Na sociedade limitada, desde que estabelecida em contrato, admite-se a exclusão de um sócio pela quebra do affectio societatis.
Assinale a alternativa correta.
Nas sociedades limitadas, as deliberações em assembléia são obrigatórias se o número de sócios for superior a dez.
A administração atribuída ao sócio no contrato social de sociedade limitada presume-se conjuntiva.
Os sócios de sociedade limitada respondem ilimitadamente pela integralização do capital social.
Nas sociedades limitadas, o Conselho Fiscal é órgão de existência obrigatória, mas de funcionamento permanente ou não.
É cláusula contratual essencial a nomeação dos administradores no contrato social.