Quanto à aplicação da lei penal no tempo, é correto afirmar que:
A
a lei penal em branco tem em comum com a lei excepcional o regime específico da ultratividade gravosa;
B
a lei penal em branco tem em comum com a lei excepcional a impossibilidade de revogação por lei posterior;
C
quando o complemento da lei penal em branco não tem natureza penal, a norma não se submete às regras que disciplinam a sucessão de leis penais no tempo;
D
quando o complemento da lei penal em branco objetiva assegurar efeito regulador, a norma não se submete ao critério da ultratividade;
E
em relação à norma penal em branco, o “fator tempo” componente do tipo penal incriminador é tido como dispensável para garantir sua real eficácia.
Se a ANVISA retirasse o tetraidrocanabinol, princípio ativo da maconha, da lista de substâncias entorpecentes, haveria, nessa hipótese, efeitos retroativos, operando-se verdadeira abolitio criminis, a qual beneficiria todos aqueles que tivessem anteriormente sido condenados ou que ainda estivessem sendo processados por fatos delituosos envolvendo a mercancia ou o uso de maconha.
A respeito de aspectos diversos dos crimes bem como dos
princípios aplicáveis ao direito penal, assinale a opção correta de
acordo com as disposições do CP e da doutrina penal.
A
Caracteriza situação de arrependimento eficaz o caso do agente
que, durante a ação, diz para si “posso prosseguir, mas não
quero” e encerra sua empreitada criminosa.
B
Chama-se de dolo direto de segundo grau aquele que se dirige
em relação ao fim proposto e aos meios escolhidos.
C
Norma penal em branco homogênea, ou em sentido amplo, é
aquela cujo complemento é oriundo da mesma fonte legislativa
que editou a norma que necessita desse complemento.
D
Negligente é o agente que pratica um ato perigoso sem os
cuidados que o caso requer.
E
No erro de tipo essencial incriminador, o erro recai sobre os
pressupostos fáticos de uma causa de justificação, isto é,
excludente de ilicitude, que se encontra em tipos penais
permissivos.