Questões de Concurso sobre Extinção do Processo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
106 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
O juiz poderá conhecer de ofício e a qualquer tempo as questões que seguem, de forma a promover a extinção do feito sem resolução do mérito, EXCETO:

A
quando homologar a desistência da ação.

B
quando verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.

C
em caso de morte da parte, e a ação for considerada intransmissível por disposição legal.

D
quando reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada.

E
quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

O reconhecimento da ilegitimidade passiva da parte pelo magistrado implica


A

no julgamento antecipado da lide.


B

na nulidade do processo.


C

na extinção do processo com resolução do mérito.


D

na extinção do processo por carência da ação.


E

na extinção do processo por falta de pressuposto processual.

O poder jurisdicional terá concretude máxima ao ser prolatada sentença no processo, que pode ocorrer com ou sem análise do mérito da demanda. O juiz não resolverá o mérito quando:

A
o processo ficar parado durante mais de 30 (trinta) dias por negligência das partes.

B
acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência.

C
reconhecer a existência de preempção, de litispendência ou de coisa julgada.

D
reconhecer liminarmente a ocorrência de prescrição e decadência.

E
homologar a renúncia do direito realizada pelo autor.

De acordo com a lei n° 13.105/2015, Novo Código de Processo Civil, é correto afirmar que haverá resolução de mérito quando:


A

o juiz indeferir a petição inicial.


B

o juiz reconhecer a existência de coisa julgada.


C

o juiz homologar a desistência da ação.


D

em caso de morte da parte, a ação for considerada intransmissível por disposição legal.


E

o juiz homologar a transação.

Quanto à formação, suspensão e extinção do processo assinale a opção incorreta:


A

Suspende-se o processo pela perda da capacidade processual do representante legal ou do procurador da parte.


B

Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for distribuída.


C

Da decisão que põe fim ao processo, resolvendo ou não o mérito caberá o recurso de apelação.


D

A transação é uma forma de autocomposição que põe fim ao processo com resolução de mérito.


E

A renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção é uma forma de autocomposição que põe fim ao processo com resolução de mérito.

Proposta demanda em que o autor visa apenas à concessão de tutela de urgência de natureza cautelar, o réu, depois de citado, ofertou contestação em que suscitou, entre outras matérias defensivas, a ocorrência da prescrição, a fulminar o próprio direito subjetivo afirmado na inicial.

Na sequência, o juiz proferiu sentença em que reconhecia a prescrição, decisão esta que, à falta de interposição de qualquer recurso, transitou em julgado. O autor, pouco tempo depois, intentou demanda em que formulou o pedido principal.

O juiz da causa deve


A
julgar extinto o processo, sem resolução do mérito, haja vista o óbice da coisa julgada material.

B
conhecer do mérito do processo, pois a sentença proferida no feito precedente não deu azo à formação da coisa julgada material.

C
conhecer do mérito do processo, desde que a petição inicial tenha sido instruída com prova nova.

D
julgar extinto o processo, sem resolução do mérito, haja vista o óbice da litispendência.

E
suspender o curso do processo, até que o autor pleiteie e obtenha, em ação impugnativa autônoma, a desconstituição da sentença proferida no feito precedente.
Sobre a coisa julgada é INCORRETO afirmar:

A
A decisão concessiva de tutela antecipada estabilizada, segundo a lei, não faz coisa julgada material, ainda que a estabilidade só possa ser afastada mediante a propositura de ação própria que busque a revisão, reforma ou anulação do que se decidiu.

B
A decisão que determina a expedição de mandado monitório, se não for cumprida a prestação pelo requerido, nem forem apresentados embargos, enseja a formação de coisa julgada material e, portanto, ação rescisória.

C
Como regra, a improcedência por insuficiência de provas não impede nova propositura da mesma demanda e julgamento do mérito respectivo se o interessado apresentar novos elementos de prova, desde que não ocorra prescrição ou decadência.

D
Em ação de dissolução parcial de sociedade, segundo a lei, a pessoa jurídica ficará vinculada pela coisa julgada, ainda que não citada, desde que todos seus sócios o sejam.
Assinale, das situações a seguir, a que retrata uma sentença de mérito.

A
Extinção do feito por inércia das partes.

B
Reconhecimento de perempção.

C
Homologação de transação.

D
Reconhecimento de ilegitimidade de parte.

E
Acolhimento de convenção de arbitragem.
Caberá ao juiz não resolver o mérito quando

A
homologar a renúncia à pretensão formulada na ação.

B
decidir, de ofício, sobre a ocorrência de prescrição.

C
homologar reconhecimento da procedência do pedido formulado na reconvenção.

D
homologar a transação.

E
acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem.

A extinção do processo dar-se-á por sentença, conforme normas do novo ordenamento processual civil. É correto afirmar que a ausência de legitimidade ou de interesse processual acarreta sentença extintiva sem a apreciação do mérito, sendo que, quando se reconhece a perempção, a listipendência ou a coisa julgada, a sentença extintiva é proferida com a apreciação do mérito da demanda.


C
Certo

E
Errado

Com relação à formação, suspensão e extinção do processo, assinale a alternativa correta.


A

Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for despachada pelo Juiz, com determinação de citação do Réu.


B

Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu.


C

Durante a suspensão do processo o Juiz pode determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, mesmo nos casos de arguição de impedimento e de suspeição.


D

O atual Código de Processo Civil admite suspensão do processo pela convenção das partes, desde que observe o prazo máximo de 1 (um) ano.


E

O processo será extinto sem resolução de mérito quando o juiz decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição.

Quanto às hipóteses de extinção do processo previstas no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A decretação da litispendência pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não ocorrer o trânsito em julgado, acarretará a extinção do processo sem resolução de mérito.

( ) O processo será extinto sem resolução de mérito quando for acolhida alegação de incompetência relativa ou absoluta do juiz da causa.

( ) O juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar acórdão do Supremo Tribunal Federal em julgamento de recursos repetitivos e extinguirá o processo com resolução de mérito.

( ) Haverá resolução de mérito quando o juiz decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição.


Assinale a sequência correta.


A

F, V, F, V


B

F, V, V, F


C

V, F, V, V


D

V, F, F, F

Quanto às despesas processuais, honorários advocatícios e multas aplicadas no curso do processo, é correto afirmar que


A

incumbe ao réu adiantar as despesas relativas a ato cuja realização o juiz determinar de ofício ou a requerimento do Ministério Público, quando sua intervenção ocorrer como fiscal da ordem jurídica.


B

não são devidos honorários advocatícios na reconvenção e no cumprimento de sentença.


C

se cada litigante for, em parte, vencedor e vencido, ainda que um deles venha a sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre eles as despesas.


D

se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, os honorários serão reduzidos pela metade.

Com relação à extinção do processo, é correto afirmar que

A
não há resolução de mérito quando o juiz homologar transação ou renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção.

B
não há resolução de mérito quando o juiz extinguir o processo em razão de decadência ou prescrição.

C
há resolução de mérito quando o juiz extinguir o processo por ausência de legitimidade ou de interesse processual.

D
interposta apelação contra o ato jurisdicional que extinguir o processo sem resolução de mérito, o juiz poderá, em 5 (cinco) dias, retratar-se.

E
o juiz poderá extinguir o processo por abandono da causa pelo autor em qualquer momento, independentemente de requerimento do réu.

Com relação ao novo CPC, assinale a alternativa correta.


A

O réu poderá oferecer contestação, por petição e através de advogado, no prazo de dez dias.


B

Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor, inclusive quando houver pluralidade de réus e somente um deles contestar a demanda.


C

O ônus da prova caberá sempre ao autor da ação, que é quem está pleiteando algo, não sendo possível a inversão do ônus da prova ao réu.


D

O juiz não resolverá o mérito quando o processo ficar parado mais de um ano por negligência das partes ou quando reconhecer a existência de perempção, litispendência ou coisa julgada.


E

Transitada em julgado a decisão de mérito, consideram-se resolvidas todas as alegações e as defesas que a parte poderia opor tão somente em relação ao acolhimento do pedido.

O juiz poderá conhecer de ofício algumas matérias que levam à extinção do processo sem resolução do mérito, enquanto não ocorrer o trânsito em julgado, podendo agir dessa forma quando


A

verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.


B

indeferir a petição inicial.


C

o processo ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes.


D

não promover os atos e as diligências que lhe incumbir, e o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias.


E

acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência.

O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em


A
I e IV.

B
II e IV.

C
I e II.

D
III e IV.

E
II e III.

A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando


A

for proferida por juiz impedido ou por juízo relativamente incompetente.


B

resultar de dolo ou coação da parte vencida em detrimento da parte vencedora.


C

violar manifestamente norma jurídica.


D

ofender a coisa julgada de sentença homologatória.


E

houver a preclusão, por força maior, do recurso correspondente.

   
Gerar simulado