Questões de Concurso sobre Lei 8.080/1990

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.582 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com base, na lei orgânica de saúde 8080/90, é um dos objetivos do Sistema Único de Saúde – SUS:


A

a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.


B

a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.


C

a organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.


D

a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais.


E

a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

Segundo a Lei nº 8.080/1990 - SUS, sobre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

( ) Formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a saúde como direito fundamental.

( ) Assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção e proteção da saúde, com a realização inspecionada de ações exclusivamente assistenciais.


A

E - C - C.


B

C - C - E.


C

C - E - E.


D

E - C - E.

Considerando o disposto na Portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017, assinale a alternativa que apresenta um princípio e uma diretriz do SUS, respectivamente.


A

Resolutividade e Coordenação do cuidado.


B

Equidade e Longitudinalidade do cuidado.


C

Cuidado centrado na pessoa e Territorialização.


D

Integralidade e Equidade.


E

População Adscrita e Universalidade.

A rotina dos serviços ofertados na Atenção Básica deve ser orientada conforme diretrizes e princípios previstos na PNAB. Leia o texto e analise as figuras a seguir para responder a essa pergunta.


Ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade. Ficando proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, cor, crença, nacionalidade, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade ou limitação física, intelectual, funcional, entre outras, com estratégias que permitam minimizar desigualdades, evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação; de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.


Fonte: BRASIL. Portaria n.º 2.436, 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília/DF, 2017.


Imagem associada para resolução da questão


Marque a alternativa que evidencia um princípio ou diretriz representado pelo texto e figuras acima.


A

Universalidade.


B

Equidade.


C

Integralidade.


D

Resolutividade.


E

Longitudinalidade.

   
Gerar simulado