Questões de Concurso sobre Lei 8.080/1990

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.582 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O princípio da Atenção Básica (SUS) que corresponde ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade, é denominado:


A

equidade.


B

integralidade.


C

universalidade.


D

igualdade.


E

individualidade.

De acordo com a lei orgânica de saúde nº 8080/90, o documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde denomina-se:


A

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME.


B

Medicamentos, Produtos e Procedimentos do SUS.


C

Linha Assistencial de Baixa, Média e Alta Complexidade.


D

Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica.

Todo cidadão, sem qualquer tipo de discriminação, incluindo os estrangeiros e refugiados, tem acesso ao Sistema Único de Saúde. Trata de um princípio do SUS denominado


A

Equidade.


B

Universalidade.


C

Integralidade.


D

Participação Social.


E

Solidariedade.

Marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.


( ) De acordo com o Art. 4º. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

( ) De acordo com o Art.8º, As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

( ) Art 12. Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.


Marque a alternativa correta.


A

V, F, V.


B

V, V, V.


C

F, F, V.


D

V, V, F.

Julgue os itens a seguir:


I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar ao SUS, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos;

II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos;

III. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;

IV. Lei federal, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Existem dois itens falsos.


B

Apenas o item III é falso.


C

Apenas um item é verdadeiro.


D

Apenas o item I é falso.


E

O item II não é falso.

   
Gerar simulado