

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A proporção de pessoas com obesidade e excesso de peso continua aumentando no Brasil, tendência verificada desde 2006. De acordo com o inquérito telefônico para vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis (Vigitel), 2020, 57,5% da população adulta no Brasil está com excesso de peso e 21,5% está com obesidade. A vigilância alimentar e nutricional como um componente da vigilância em saúde possibilita a descrição contínua e a predição de tendências da alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes.
Assinale a alternativa correta sobre essa temática.
As pessoas em situação de rua por motivos óbvios não são população de ações de vigilância alimentar e nutricional, pois a prioridade nesse caso é a alimentação de qualquer espécie.
A estratégia mais importante da vigilância alimentar e nutricional é a realização de palestras nos serviços de saúde que informem sobre os malefícios do alimento ultraprocessado.
Um dos grandes obstáculos atuais para que as equipes da Atenção Primária da Saúde (APS) atuem adequadamente em ações de vigilância alimentar e nutricional é a ausência de nutricionistas.
As equipes da APS devem conhecer o que é produzido no seu território e a relação das família e da comunidade com esta produção para analisar os determinantes da situação alimentar e nutricional.
O período mais crítico para o desenvolvimento da obesidade está na vida adulta, particularmente após os 60 anos de idade, sendo prioritário que se promova o acesso dessa população ao Programa Academia da Saúde.
Atividade de vigilância em saúde, executada rotineiramente em área urbana com a finalidade de levantar os índices larvários, visando monitorar a introdução do Aedes, detectar seus focos e debelá-los precocemente.
Trata-se de uma atividade denominada vigilância
de epizootias.
laboratorial.
entomológica.
de vetores.
genômica.
As ações de Vigilância em Saúde estão inseridas nas atribuições de todos os profissionais da Atenção Básica. Tais ações consistem em:
Monitorar indicadores de situação de saúde comunitária, como os acidentes, as doenças transmissíveis e as doenças crônicas não transmissíveis.
Coordenar os processos de trabalho das equipes que atuam na Atenção Básica contribuindo para implementação de políticas, estratégias e programas de saúde.
Realizar diagnóstico individual visando obter perfil epidemiológico para planejamento e programação em saúde no território.
Realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos em saúde, incluindo atendimento das urgências.
Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais e se responsabilizando pelo acompanhamento do plano terapêutico prescrito.
De acordo com a Vigilância em Saúde, o conceito de Vigilância em Saúde inclui, entre outros, a vigilância:
I. Da situação de saúde.
II. Da saúde do trabalhador.
III. Das doenças e agravos não transmissíveis.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e III.
Todos os itens.
No que diz respeito às disposições legais da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), instituída pela Resolução n.o 588/2018, e a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (CASAPS), assinale a opção correta.
Um dos princípios da PNVS é integrar as práticas e os processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e em saúde do trabalhador e da trabalhadora e dos laboratórios de saúde pública.
No que se refere à hipertensão arterial, que é uma doença crônica, multifatorial, classifica-se como hipertenso estágio 2 o indivíduo com pressão arterial sistólica entre 140 mmHg e 159 mmHg e/ou pressão arterial diastólica entre 90 mmHg e 99 mmHg.
A lista de vacinas disponibilizadas para pessoas com 60 anos de idade ou mais inclui, além da vacina anual contra a gripe, a vacina contra hepatite B, febre amarela, herpes zoster, dupla adulto (dT) e pneumocócica 23 valente.
O rastreamento do diabetes melito do tipo 2 (DM2) em indivíduos assintomáticos está indicado em todos os adultos a partir dos 45 anos de idade ou em relação àqueles com sobrepeso, cujo IMC é maior ou igual a 25 Kg/m2 e mais um fator de risco para DM2.
O tratamento diretamente observado (TDO), que é uma estratégia recomendada para todas as pessoas com diagnóstico de tuberculose, caracteriza-se pela ingestão diária dos medicamentos antituberculose pelo paciente sob observação direta de um profissional de saúde, amigos ou familiares.
Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 22: Vigilância em Saúde - zoonoses, sobre a leptospirose, analisar os itens abaixo:
I. A leptospirose é transmitida aos seres humanos através da mordida de animais infectados.
II. O controle do vetor pode ser obtido por meio da desratização, que visa à eliminação direta dos roedores por meio de métodos mecânicos e químicos.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Segundo a portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde constitui a
Vigilância à Saúde do Trabalhador.
Vigilância em Saúde.
Notificação Compulsória de Doenças.
Análise de Riscos Ambientais.
Gestão da Unidades de Saúde.
De acordo com a Constituição Federal, Art. 200, ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, EXCETO:
Ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
Fiscalizar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.
O controle da poluição do solo se dá pelas técnicas preventivas e corretivas, que visam à minimização dos riscos ambientais, e cuja aplicação dependerá das circunstâncias locais. As técnicas de controle mais utilizadas estão listadas a seguir, EXCETO:
execução de sistemas de prevenção da contaminação das águas subterrâneas.
implantação de sistemas de prevenção e erosão, tais como alteração de declividade, operação em curvas de nível, execução de dispositivos de drenagem e manutenção da cobertura vegetal.
implementação de sistemas de disposição final de resíduos, desconsiderando critérios de proteção do solo.
minimização de resíduos industriais, pela redução da geração na fonte, segregação, reciclagem e alteração dos processos produtivos.
minimização de sistemas de disposição final de resíduos urbanos, pela coleta seletiva, reciclagem e tratamento.
De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 22, sobre vigilância em saúde – zoonoses, analisar os itens abaixo:
I. A transmissão da febre amarela ocorre por meio da picada de mosquitos hematófagos infectados. Os mosquitos que participam da transmissão de febre amarela são, principalmente, aqueles da família Culicidae, dos gêneros Aedes, Haemagogus e Sabethes.
II. Os mosquitos, além de transmissores, são os reservatórios do vírus, responsáveis pela manutenção da cadeia de transmissão, pois uma vez infectados permanecem transmitindo o vírus por toda a vida.
III. O modo de transmissão ocorre a partir de mosquitos fêmeas, que se infectam quando vão se alimentar de sangue de primata (macaco) ou do homem infectado com o vírus da febre amarela.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e III.
Todos os itens.
Preencha as lacunas da segunda coluna de acordo com a primeira, associando corretamente as atividades de vigilância em saúde.
(1) Levantamento e registro dos domicílios existentes em áreas de ocorrência do Triatoma infestans.
(2) Monitoramento de indicadores fundamentais de saúde através da ocorrência de sintomas (tosse, sibilância, dispneia), bem como dos agravos (bronquite, asma).
(3) Identificação e avaliação de toxicidade e persistência ambiental de produto exógeno.
(4) Registro de ocorrência de sintomas precoces de leptospirose, gastroenterites e hepatite A.
(_) Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos.
(_) Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos.
(_) Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres.
(_) Vigilância entomológica associada ao controle de vetores de doenças.
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
2 – 3 – 1 – 4.
2 – 4 – 3 – 1.
3 – 2 – 4 – 1.
2 – 3 – 4 – 1.
1 – 2 – 3 – 4.
O Sistema de Vigilância em Saúde no Brasil foi criado concomitantemente com
a tomada do poder político pelos militares nos anos de 1960.
a revolução verde e o aumento do uso de agrotóxicos na produção agrícola.
a reforma sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde.
o aprimoramento dos métodos epidemiológicos e da análise espacial.
o aumento de doenças infectocontagiosas e o desenvolvimento industrial.
Sobre vigilância em saúde, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Os componentes da vigilância em saúde são as ações de vigilância, ___________, prevenção e __________ de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir em espaço de articulação de conhecimentos e técnicas.
decesso | controle
promoção | controle
decesso | estudo
promoção | ciência
estudo | controle
O Sistema de Vigilância em Saúde é classicamente dividido nestas quatro áreas: área epidemiológica, área sanitária, área de alimentos e área ambiental.
Certo
Errado
Considerando-se a Vigilância Ambiental em Saúde, analisar a sentença abaixo:
-
É um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana (1ª parte). Tem como um objetivo estabelecer os principais parâmetros, atribuições, procedimentos e ações relacionadas à vigilância ambiental em saúde nas diversas instâncias de competência (2ª parte).
-
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
Com o objetivo de controlar a qualidade dos alimentos, um processo que utiliza a ação do calor através do cozimento do alimento à temperatura superior a 100 graus Celsius, destruindo os microorganismos presentes, mas podendo ocasionar alteração do teor de algumas substâncias nutritivas, é conhecido como:
pasteurização
desidratação
esterilização
defumação
Qual serviço de saúde é responsável pela fiscalização de estabelecimentos que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos (assinale a alternativa CORRETA):
Conselhos de Saúde
Saneamento Básico
Unidade de Pronto Atendimento
Vigilância Sanitária
Programa Municipal de Imunização
São princípios da Política Nacional de Vigilância em Saúde, EXCETO:
Conhecimento do território: utilização da epidemiologia e da avaliação de risco para a definição de prioridades nos processos de planejamento, alocação de recursos e orientação programática.
Integralidade: articulação das ações de vigilância em saúde com as demais ações e serviços desenvolvidos e ofertados no SUS para garantir a integralidade da atenção à saúde da população.
Articular e pactuar responsabilidades das três esferas de governo, consonante com os princípios do SUS, respeitando a diversidade e especificidade locorregional.
Descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo.
Inserção da vigilância em saúde no processo de regionalização das ações e serviços de saúde.
Em 12 de julho de 2018, foi instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), por meio da Resolução Nº 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A PNVS apresenta, como responsabilidades partilhadas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios: assegurar a oferta de ações e de serviços de vigilância em saúde; estabelecer e garantir a articulação entre os setores responsáveis pelas políticas públicas; desenvolver estratégias para identificar e controlar situações que resultem em risco de agravos à saúde, entre outras. Assinale o item que se refere a definição de Linha de Cuidado para efeito dessa política.
Linha de Cuidado (LC): situação que demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.
Linha de Cuidado (LC): arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
Linha de Cuidado (LC): uma forma de articulação de recursos e das práticas de produção de saúde, orientadas por diretrizes clínicas, entre as unidades de atenção de uma dada região de saúde, para a condução oportuna, ágil e singular, dos usuários pelas possibilidades de diagnóstico e terapia, em resposta às necessidades epidemiológicas de maior relevância.
Linha de Cuidado (LC): sistema lógico que organiza o funcionamento das redes de atenção à saúde, articulando, de forma singular, as relações entre os componentes da rede e as intervenções sanitárias, definido em função da visão prevalecente da saúde, das situações demográfica e epidemiológica e dos determinantes sociais da saúde, vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade.
“A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar os determinantes, riscos e danos à saúde de populações [...] ” (BRASIL, 2010, p.16). Estas ações têm papel fundamental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a integralidade do cuidado. Em relação à Vigilância em Saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Vigilância em Saúde deve estar inserida na construção das redes de atenção à saúde, coordenadas pela Atenção Especializada.
( ) As ações da Vigilância em Saúde possuem especificidades que as tornam incompatíveis com as práticas das equipes da atenção primária no território.
( ) As ações da Vigilância em Saúde devem estar cotidianamente inseridas em todos os níveis de atenção, abrangendo os serviços de saúde públicos e privados.
( ) Na atenção primária, a Vigilância em Saúde contribui para as ações de planejamento, de maneira a organizar os serviços com ações programadas de atenção à saúde das pessoas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
V F V F
V F F V
F V F V
F F V V
F V V F