

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Vigilância em Saúde, por meio dos seus diferentes componentes, deve realizar ações que contemplem toda a população em território nacional, buscando priorizar, no entanto, territórios, pessoas e grupos em situação de maior risco e vulnerabilidade, com vistas à superação das desigualdades sociais e de saúde (BRASIL, 2010). Em relação à Vigilância em Saúde e seus componentes, é correto afirmar que
a atuação da Vigilância Ambiental não prevê ações relacionadas à qualidade da água para consumo humano e aos desastres de origem natural.
a Vigilância em Saúde tem como um dos seus aspectos fundamentais o cuidado integral com a saúde das pessoas por meio da promoção da saúde.
a Vigilância em Saúde do Trabalhador deve concentrar sua atuação exclusivamente nas ações de reabilitação voltadas aos trabalhadores adoecidos.
a Vigilância Sanitária fornece orientação técnica àqueles que têm a responsabilidade de decidir acerca da execução das ações de controle de doenças e agravos.
a atuação da Vigilância Epidemiológica está relacionada, sobretudo, a produção e circulação de bens, além da prestação de serviços de interesse da saúde.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O percentual de mulheres que fizeram o exame ginecológico durante o pré-natal é um exemplo de indicador de saúde útil para a melhoria da gestão das campanhas de imunização de idosos em uma região de saúde.
II. As ações de Vigilância em Saúde Ambiental têm por objetivo acompanhar a interação dos indivíduos com o meio ambiente para garantir uma relação saudável, respeitosa e não harmônica entre o ser humano e o meio ambiente.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A Vigilância em Saúde Ambiental tem como objetivo principal:
identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.
fazer atividades de intervenção ambiental para o controle das doenças transmitidas por vetores.
contratar, por meio de processos seletivos, profissionais para realizar visitas domiciliares.
executar ações de vigilância sanitária.
formular a política de medicamentos, equipamentos e imunobiológicos.
No que se refere a Vigilância em saúde e seus componentes, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coleta e processamento de dados, análise e interpretação dos dados processados, divulgação das informações, investigação epidemiológica de casos e surtos, análise dos resultados obtidos e recomendações e promoção das medidas de controle indicadas.
( ) A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde.
( ) A vigilância em saúde ambiental visa ao conhecimento e à detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do ambiente que interferiram na saúde humana.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
V, F, V.
V, V, V.
F, V, V.
F, F, F.
A evolução da Vigilância Sanitária no Brasil decorre da criação do Ministério da Saúde, instituído pela Lei n. 1920, de 25 de julho de 1953, e da criação
da Agência Nacional em Saúde em 1959.
do Centro Nacional de Saúde em 1961.
da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em 1999.
do Centro Nacional de Vigilância Sanitária em 2001.
Sobre o manejo do lixo em áreas onde se manipulam alimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
A área de armazenamento do lixo deve também ser limpa e desinfetada.
As latas de lixo devem ser retiradas das áreas de trabalho, todas as vezes que seja necessário, ou no mínimo uma vez por semana.
Deve manipular-se o lixo de maneira que se evite a contaminação dos alimentos e ou da água potável.
Especial cuidado é necessário para impedir o acesso de vetores aos lixos.
Imediatamente depois da remoção dos lixos, os recipientes utilizados para o seu armazenamento e todos os equipamentos que tenham entrado em contato com os lixos devem ser limpos e desinfetados.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) é elaborado com base em mais de 80 indicadores e monitora o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cidades. Nesse contexto, considere as seguintes sentenças:
I - O aumento no IDHM associado ao crescimento da atividade agrícola está correlacionado positivamente com a queda no IDSC no mesmo município, o que provavelmente acontece devido à expansão agrícola sobre biomas nativos e captação de mananciais para culturas de larga escala.
II - Qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar e qualidade do solo (notadamente em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos) são objetos da vigilância em saúde ambiental que permitem o monitoramento do impacto de ações de promoção de desenvolvimento econômico sobre elementos do ambiente diretamente associados à saúde humana.
III - O campo da saúde ambiental compreende a área da saúde pública afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano sob o ponto de vista da sustentabilidade. Dessa maneira, a promoção do IDHM e do IDSC pode se dar harmoniosamente.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Cabe ao Estado brasileiro o dever constitucional de proteção da saúde através da ação de organismos legalmente constituídos para Vigilância da Saúde. Segundo SETA (2017), a defesa da alimentação saudável se justifica pela necessidade de controlar as doenças crônicas de alta prevalência no país, como a cárie dentária, a obesidade infantil e a hipertensão arterial. Com base nessas informações, qual das alternativas abaixo descreve uma das principais dificuldades que a Vigilância Sanitária vem enfrentando para regular essa questão?
Incompetência da ANVISA para regular sobre propaganda de produtos.
Falta de evidências para o adequado embasamento científico.
Interesses e influências dos setores produtivos e de comunicação.
Atuação do controle social na regulação da publicidade de alimentos e bebidas.
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) foi concebido como um modelo de organização de serviços, orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando a medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com controle social. Assinale a alternativa correta sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Nas aldeias, a atenção básica será realizada por intermédio de especialistas em saúde indígena nos postos de saúde.
Cada DSEI deve manter uma rede de serviços de atenção básica de saúde dentro das áreas indígenas, integrada e hierarquizada, complementarmente ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os DSEI foram definidos e organizados com base em um detalhado estudo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reuniu antropólogos de vários países.
É previsto que as equipes de saúde dos DSEI contem com agentes indígenas de saúde e participação sistemática de antropólogos e educadores, entre outros.
Os pólos-base são a referência para os agentes indígenas de saúde que atuam nas aldeias e devem sempre corresponder a uma unidade básica de saúde (UBS) existente no município.
Sobre a Vigilância Epidemiológica no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi instituído em 1975.
A notificação compulsória de doenças é a principal fonte de dados dos sistemas de vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis.
A ficha individual de notificação e a ficha individual de investigação são os únicos instrumentos utilizados pela vigilância epidemiológica.
Os serviços de saúde também devem notificar a ausência de casos, configurando-se o que se denomina notificação negativa.
Para conferir maior impacto epidemiológico às medidas de controle e viabilizar a execução das atividades necessárias em todos os níveis do sistema, é imprescindível a padronização de procedimentos e condutas.
Assinale a alternativa que contenha apenas diretrizes da Política Nacional de Vigilância em Saúde.
I- Inserção da vigilância em saúde no processo de regionalização das ações e serviços de saúde.
II-Cooperação e articulação intra e intersetorial para ampliar a atuação sobre determinantes e condicionantes da saúde.
III-Articular e pactuar responsabilidades das três esferas de governo, consonante com os princípios do SUS, respeitando a diversidade e especificidade locorregional.
Apenas a afirmação I está correta
Apenas a afirmação III está correta
Apenas as afirmações I e II estão corretas
Apenas as afirmações II e III estão corretas
Todas estão corretas
Em relação à inspeção industrial e sanitária de leite e derivados, não se pode afirmar que:
É permitida a mistura de leite de espécies animais diferentes, desde que conste na denominação de venda do produto e seja informada na rotulagem a porcentagem do leite de cada espécie.
Logo após a ordenha, manual ou mecânica, o leite deve ser filtrado por meio de utensílios específicos previamente higienizados.
É permitido o desnate parcial ou total do leite nas propriedades rurais.
O vasilhame ou o equipamento para conservação do leite na propriedade rural até a sua captação deve permanecer em local próprio e específico e deve ser mantido em condições de higiene.
O tanque comunitário deve estar vinculado a estabelecimento sob inspeção federal e deve atender a norma complementar.
Em conformidade com o Caderno de Atenção Básica nº 21- Vigilância em Saúde, assinalar a alternativa que preenche as lacunas CORRETAMENTE:
O Tracoma é uma inflamação crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e acomete ________ sendo a principal causa de ___________ evitável no mundo.
o estômago | úlcera gástrica
o intestino | colite
os olhos | cegueira
a pele | dermatite
A vigilância em saúde do trabalhador do Município de Almirante Tamandaré promove:
as atividades de prevenção, promoção e proteção à saúde, com foco na redução da morbimortalidade, respeitando os princípios de universalidade, integralidade, participação da comunidade, descentralização, hierarquização, equidade e precaução.
as atividades de vigilância de saúde, aplicando e fazendo aplicar a legislação correspondente, com campanhas preventivas de educação sanitária.
o levantamento dos problemas de saúde da população do município, a fim de identificar as causas e combater as doenças com eficácia, por meio de promoção social.
a imunização, controle e notificação de agravos, a vigilância de nascidos vivos e de óbitos e orienta a Rede de Proteção contra a Violência e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.
estratégias de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde.
A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 43/2015, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dispõe sobre:
Regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
Responsabilidades para a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa.
Categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário.
Registro e cadastro de pessoas jurídicas nos conselhos regionais de nutricionistas e dá outras providências.
Sobre as ações de Vigilância em Saúde na Atenção Básica, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Estão inseridas nas atribuições de todos os profissionais da Atenção Básica e envolvem práticas e processos de trabalho voltados para a vigilância da situação de saúde da população, com análises que subsidiem o planejamento, estabelecimento de prioridades e estratégias, monitoramento e avaliação das ações de saúde pública.
( ) Envolvem práticas e processos de trabalho voltados para a detecção oportuna e adoção de medidas adequadas para a resposta de saúde pública.
( ) Envolvem práticas e processos de trabalho voltados para a vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.
( ) Envolvem práticas e processos de trabalho voltados para a vigilância das violências, das doenças crônicas não transmissíveis e acidentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – F – V.
F – F – V – V.
V – V – V – V.
V – V – F – F.
V – F – V – F.
Entende-se por Vigilância em Saúde o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. Em relação aos princípios da vigilância em saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
Integralidade: Articulação das ações de vigilância em saúde com as demais ações e serviços desenvolvidos e ofertados no SUS para garantir a integralidade da atenção à saúde da população.
Universalidade: Acesso universal e contínuo a ações e serviços de vigilância em saúde, integrados à rede de atenção à saúde, promovendo a corresponsabilização pela atenção às necessidades de saúde dos usuários e da coletividade.
Garantia do direito das pessoas e da sociedade às informações geradas pela Vigilância em Saúde, respeitadas as limitações éticas e legais.
Construir práticas de gestão e de trabalho que assegurem a integralidade do cuidado, com a inserção das ações de vigilância em saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde e, especialmente, na Atenção Primária, como coordenadora do cuidado.
Inserção da vigilância em saúde no processo de regionalização das ações e serviços de saúde.
A respeito da Vigilância Ambiental em Saúde, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A Vigilância Ambiental em Saúde tem como universo de atuação os fatores ambientais que não interferem na saúde humana.
( ) As interrelações entre o ser humano e o ambiente são relevantes para a Vigilância Ambiental em Saúde, no que tange os fatores de risco que interferem na saúde humana.
( ) A articulação permanente entre diferentes atores institucionais públicos, privados e com a sociedade civil garante que a atuação da Vigilância Ambiental em Saúde seja implementada de forma eficaz.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
A estruturação de um órgão ou equipe de vigilância sanitária no município deve partir do diagnóstico de situação, isto é, do conhecimento dos problemas sanitários, do universo de estabelecimentos ou áreas a serem fiscalizados, do dimensionamento dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários, de um plano organizado de trabalho, da definição de prioridades e das ações programáticas a serem assumidas, enfim, do estabelecimento de uma Política de Vigilância Sanitária, que defina claramente os objetivos, as metas, os programas e a estratégia de implantação ou implementação das ações. Não é uma função e responsabilidade do nível federal em vigilância sanitária, mesmo que em alguns casos exercidas com a participação de Estados e municípios:
Legislar sobre normas e padrões técnicos minimamente necessários neste âmbito para todo o território nacional.
Coordenar e implementar uma política nacional de vigilância sanitária.
Validar tecnologias médicas, fornecendo registro e liberando-as para o mercado.
Identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenças e outros agravos à saúde.
Pode-se definir como um alimento seguro aquele cujos constituintes ou contaminantes que podem causar perigo à saúde estão ausentes ou em concentrações abaixo do limite de risco.
(SOUZA et al., 2005).
Um alimento pode tornar-se de risco por:
Contaminação e/ou crescimento microbiano.
Manipulação adequada.
Uso adequado de aditivos químicos.
Uso de matérias primas de boas fontes e limpas.