Questões de Concurso sobre Diabetes mellitus

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
290 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na assistência de uma criança com diabetes, uma das metas é manter a glicemia pré-prandial entre


A

50 e 80 mg/dL.


B

60 e 90 mg/dL.


C

65 e 110 mg/dL.


D

70 e 130 mg/dL.


E

80 e140 mg/dL.

Considere as afirmativas relacionadas ao Diabetes Mellitus, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Indivíduos com idade superior a 45 anos, sobrepeso, obesidade central, hipertensão arterial, ou antecedentes familiares de diabetes são considerados de maior risco e devem ser avaliados para diabetes tipo 2.

(__)O rastreamento para diabetes tipo 2 pode incluir testes laboratoriais como glicemia de jejum e teste de tolerância à glicose, especialmente para indivíduos com múltiplos fatores de risco;

(__)Não é necessário realizar rastreamento para diabetes tipo 2 em indivíduos com histórico de macrossomia ou diabetes gestacional, já que eles não são considerados de risco para a doença.


Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:


A

V − V − F.


B

F − V − F.


C

V − F − V.


D

F − F − V.

O Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose, devido à deficiência total ou parcial da produção do hormônio insulina, resultando em adaptação metabólica ou alteração fisiológica em quase todas as áreas do organismo. O diabetes na infância aumentou gradativamente, tornando-se o distúrbio endócrino mais frequente, particularmente, o diabetes tipo 1 (DM1), com alta incidência em menores de 5 anos. Sobre os cuidados prestados aos pacientes com essa doença pela equipe de enfermagem, considere as seguintes afirmações.


I - Cabe à equipe de enfermagem demonstrar a forma de aplicação da insulina, demonstrar a técnica de aplicação de medicação subcutânea e desincentivar o rodízio dos locais de aplicação.

II - A inapetência pode ser comum entre os pacientes internados, e a presença de hiperglicemia pode, equivocadamente, retardar a introdução de terapias de suporte nutricional.

III - As insulinas podem ser administradas por meio de seringas descartáveis ou canetas de aplicação, com graduação em Unidades Internacionais (UI). As seringas disponíveis são comumente graduadas a cada três UI, e as canetas permitem até mesmo o uso de doses de 0,5 UI, apresentando grande vantagem para crianças e adolescentes em que o ajuste insulínico é pequeno.

IV - Algumas manifestações clínicas do diabetes em crianças/adolescentes são: polifagia, anúria, polidipsia, perda de peso, enurese, irritabilidade, aparência cansada.

V - Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, um dos critérios diagnósticos para Diabetes mellitus é glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL.


Quais estão INCORRETAS?


A

Apenas I, II e III.


B

Apenas I, II e V.


C

Apenas I, III e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

Apenas II, IV e V.

O Diabetes mellitus é uma das doenças que mais cresce em todo o mundo, com projeção de afetar 693 milhões de adultos até 2045 (IDF, 2021). Em relação as complicações do Diabetes mellitus, é CORRETO afirmar:


A

A cetoacidose metabólica surge quando a quantidade de insulina é inadequada, ausente ou em pequena quantidade, resultando em distúrbios no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios, que se manifesta pela hiperglicemia, desidratação, perda de eletrólitos, acidose.


B

As complicações crônicas estão relacionadas com os desequilíbrios dos níveis de glicose no sangue por um período de tempo curto.


C

A síndrome não cetótica hiperosmilar hiperglicêmica consiste em uma elevação da glicemia sem a presença de corpos cetônicos. Ocorre pela falta de insulina efetiva (resistência à insulina) e é mais comum nas pessoas com Diabetes mellitus tipo 1.


D

As principais patologias relacionadas com as macroangiopatias são: retinopatia diabética, nefropatia diabética, neuropatia.


E

As complicações crônicas podem ser classificadas em macroangiopatia e microangiopatia. A microangiopatia é a aceleração dos processos de aterosclerose das grandes artérias.

O Ministério da Saúde recomenda que toda pessoa com Diabetes Mellitus realize o exame dos pés anualmente, identificando fatores de risco para úlcera e amputação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator de risco para úlcera nos pés:


A

Amputação prévia.


B

Neuropatia periférica.


C

Sobrepeso.


D

Doença vascular periférica.


E

Mau controle glicêmico.

No pré-natal de baixo risco o diagnóstico de diabetes mellitus gestacional é fundamental, pois tal doença é o problema metabólico mais comum na gestação, o que pode acarretar riscos elevados de morbimortalidade materno-infantil. Assinale a alternativa que não apresente um fator de risco para o diabete mellitus gestacional e obesidade materna que deve ser avaliado em toda gestante.


A

Síndrome de ovários policísticos.


B

Antecedentes obstétricos de abortamentos de repetição.


C

Grande estatura (≥ 1,70m).


D

Deposição central excessiva de gordura corporal.

Entre as complicações crônicas do diabetes mellitus (DM), as úlceras de pés (também conhecido como pé diabético) e a amputação de extremidades são as mais graves e de maior impacto socioeconômico. Após consulta com a enfermeira da equipe de uma unidade de atenção básica do município, J.L.B., 69 anos, foi classificado como categoria de risco 2 para complicações no pé. Nesse caso, o paciente deverá ser orientado a um acompanhamento


A

a cada período de 1 a 2 meses com médico e/ou enfermeiro da Atenção Básica ou médico especialista.


B

a cada período de 3 a 6 meses com médico ou enfermeiro da Atenção Básica ou médico especialista.


C

a cada período de 2 a 3 meses com médico e/ou enfermeiro da Atenção Básica, que deverá avaliar encaminhamento ao cirurgião vascular.


D

a cada período de 4 a 6 meses com médico ou enfermeiro da Atenção Básica, que deverá avaliar encaminhamento ao cirurgião vascular.

Assinale a afirmativa INCORRETA:


A

O diabetes melito é uma doença crônica hereditária, caracterizada por hipoglicemia (nível altos de glicose sangüínea) devido a uma relativa insuficiência ou a uma falta de insulina, que conduz à anormalidade no metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras.


B

O enfermo diabético de longa duração está associado à arteriosclerose dos grandes vasos do cérebro, coração, rins e extremidades, bem como espessamento das paredes dos capilares dos olhos, rins, músculos e pele.


C

A lesão dos nervos periféricos (neuropatia) está relacionada à hiperglicemia persistente


D

A administração de insulina é feita por via subcutânea, devendo-se sempre variar o local de aplicação devido à ocorrência de lipodistrofia insulínica, que é a atrofia ou a hipertrofia do tecido gorduroso subcutâneo no local da injeção. Se a insulina é injetada em áreas fibrosas, a absorção é irregular e a ação imprevisível.

Sobre os sintomas de diabetes Mellitus, assinale a alternativa CORRETA:


A

Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso.


B

Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e aumento involuntária de peso.


C

Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: hiperatividade, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição.


D

Os sintomas clássicos de diabetes são: oliguria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso.


E

Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, perda do apetite e perda involuntária de peso.

O termo “Diabetes Mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (WHO 1999). É importante que os profissionais de saúde estejam atentos, não apenas para os sintomas de diabetes, mas também para seus fatores de risco (hábitos alimentares não saudáveis, sedentarismo e obesidade). Com base nestas afirmações, assinale a alternativa CORRETA.

I-São público alvo para o rastreamento do DM preconizado pela Associação Americana de Diabetes: história de pai ou mãe com diabetes; história de diabetes gestacional ou de recém-nascido com mais de 4 kg; exame prévio de HbA1c (hemoglobina glicada) ≥5,7%, tolerância diminuída à glicose ou glicemia de jejum alterada, síndrome de ovários policísticos; doença hepática crônica.

II-São objetivos da consulta de rastreamento: conhecer a história pregressa da pessoa; realizar o exame físico, incluindo a verificação de pressão arterial, de dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal) e do cálculo do IMC; identificar os fatores de risco para DM; avaliar as condições de saúde e solicitar os exames laboratoriais.

III-No DM tipo 2, o início é insidioso e muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas. Não infrequentemente, a suspeita da doença é feita pela presença de uma complicação tardia, como proteinúria, retinopatia, neuropatia periférica, doença arteriosclerótica ou então por infecções de repetição.

IV-Quando a pessoa requer diagnóstico imediato e o serviço dispõe de glicosímetro e tiras reagentes, a glicemia casual é o primeiro exame a ser solicitado, pois fornece um resultado na própria consulta. Nesse caso, o ponto de corte indicativo de diabetes é maior ou igual a 160 mg/dL na presença de sintomas de hiperglicemia

(AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013).


A

As alternativas I, II e III estão corretas


B

As alternativas II, III e IV estão corretas


C

As alternativas I e IV estão incorretas


D

As alternativas II, III e IV estão corretas


E

Todas as alternativas estão corretas

A detecção precoce do DM é importante para evitar complicações, mas pode constituir um desafio, visto que os sintomas podem estar ausentes ou serem inespecíficos. Por isso, são determinados critérios para o diagnóstico. Tendo como base os parâmetros diagnósticos, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Tem-se alta probabilidade de ter diabetes, se a glicose plasmática em jejum superior ou igual a 126 mg/dℓ (7,0 mmol/ℓ). O jejum é definido pela ausência de aporte calórico durante pelo menos 8 horas.


B

No TTG-75 g, o paciente recebe uma carga de 75 g de glicose, em jejum e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes e entre 140 mg/dL e 200 mg/dL, indica tolerância à glicose diminuída.


C

A hemoglobina glicada, também conhecida pelas siglas A1C e HbA1C, indica o percentual de hemoglobina que se encontra ligada à glicose. Reflete os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos dois a três meses. Tem a vantagem de não necessitar de períodos em jejum para sua realização.


D

Pessoas com hiperglicemia intermediária (glicemia de jejum entre 110 mg/dl e 125 mg/dl, e duas horas pós-carga de 140 mg/dl a 199 mg/dl e HbA1c entre 5,7% e 6,4%), também denominadas de casos de pré-diabetes, pelo seu maior risco de desenvolver a doença, deverão ser orientadas para prevenção do diabetes, bem como reavaliação anual com glicemia de jejum.


E

A glicemia casual é aquela medida a qualquer momento do dia, mas há a necessidade de atentar para o período pós-prandial, ao qual a glicemia estará normalmente elevada e o exame será contra-indicado.

Diabetes mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente de insulina ou sua má absorção, hormônio este, que tem a função de quebrar o açúcar ingerido para transformá-lo em energia para o organismo. É um grande problema de saúde pública e, em casos mais sérios, pode levar à morte. Sobre a referida afecção, identifique a afirmativa correta.


A

Nem sempre o paciente com diabetes precisa fazer uso de insulina, podendo utilizar medicações orais, as quais o agente de saúde deve orientar quanto à importância do tratamento correto e surgimentos de complicações.


B

O paciente que faz uso de insulina deve ser orientado quanto à necessidade de aplicação sempre no mesmo local do corpo, visto que ele precisa se acostumar a esse procedimento e com o passar do tempo a área perde a sensibilidade e, assim, diminui a dor local.


C

A população deve ser orientada quando à possibilidade de desenvolver diabetes tardia, a diabetes tipo I, caso não evite sedentarismo, tabagismo, dieta inadequada, entre outros fatores de risco e, nesses casos, o controle da glicemia se torna praticamente impossível.


D

São orientações que podem ser repassadas para o paciente portador de diabetes pelo agente de saúde: manter a higiene dos locais de aplicação de insulina, diminuir a quantidade de líquidos ingeridos, em especial sucos e chás, orientar quanto ao uso de cremes ou óleos para evitar ressecamento da pele, principalmente entre os dedos dos pés e vigiar quanto ao aparecimento de rachaduras na pele dos pés, entre outras observações.

As duas maiores complicações do Diabetes Melito são Cetoacidose Diabética (CAD) e Síndrome Não Cetótica Hiperglicêmica Hiperosmolar (SNHH). Um dos sintomas característicos da CAD é:


A

Ausência de hálito cetônico.


B

Hipernatremia.


C

Osmolaridade sérica acentuadamente elevada.


D

Ausência de acidose.


E

Hipopotassemia extrema.

O tipo de diabetes cuja principal característica é a falta de produção de insulina pelo pâncreas é denominado:


A

Diabetes tipo 1.


B

Diabetes tipo 2.


C

Diabetes tipo 3.


D

Diabetes gestacional.


E

Diabetes medicamentosa.

Diabetes ocorre quando o corpo humano não produz insulina ou não emprega corretamente a insulina que produz, afetando o controle da quantidade de glicose no sangue e impactando a saúde da pessoa.


Por exemplo, o nível muito baixo de glicose no sangue, inferior a 70 mg/dL, pode provocar uma crise de:


A

Hipotrofia.


B

Hipoglicemia.


C

Hipermetropia.


D

Hipotireoidismo.


E

Hemoglobina.

O International Working Group on the Diabetic Foot (IWFGD) conceitua pé diabético como “infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos moles associadas a alterações neurológicas e vários graus de doença arterial periférica (DAP) nos membros inferiores”. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019), são recomendações para a prevenção de ulcerações nos pés em pessoas com diabetes mellitus, EXCETO:


A

Instruir a pessoa com diabetes em risco 1 a 3 para não andar com os pés descalços, não usar sapatos sem meias ou com chinelos de sola fina, seja em ambientes fechados, seja ao ar livre.


B

Prescrever calçados com efeito de alívio da pressão plantar (PP) para pessoa com diabetes em risco 1 a 3. O uso consistente deve ser encorajado.


C

Instruir e incentivar a pessoa com risco 1 a 3 a inspecionar diariamente os pés e o interior dos calçados; lavar os pés diariamente e secar bem entre os dedos; usar emolientes para lubrificar a pele seca; cortar as unhas dos dedos dos pés de lado a lado; evitar o uso de agentes químicos ou qualquer outra técnica para remover calos ou hiperqueratose.


D

Fornecer educação estruturada a uma pessoa com diabetes com risco 1 a 3 sobre o autocuidado adequado dos pés, para prevenir ulceração.


E

Realizar anualmente o exame para detectar sinais ou sintomas de perda de sensibilidade protetora e doença arterial periférica, classificar o risco de ulceração e proceder ao seguimento.

A medida da hemoglobina glicada constitui uma ferramenta útil para a avaliação do controle glicêmico de portadores de diabete melito. Ao interpretar os resultados obtidos para HbA1c, o enfermeiro deve considerar, de acordo com as metas no tratamento do diabetes propostas na Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes atualizada, que


A

níveis próximos a 7% correspondem a glicemias médias diárias de, aproximadamente, 125 mg/dL, variando de 90 a 180 mg/dL.


B

doenças que alteram a sobrevida das hemácias, como a anemia hemolítica e hemorragia, podem resultar em valores falsamente altos.


C

portadores de anemia por carência de ferro, de vitamina B12 ou de folato podem apresentar valores falsamente elevados.


D

a variabilidade glicêmica (média das glicemias diárias) é corretamente representada por esse parâmetro.


E

é o indicador mais eficiente para o controle glicêmico da gestante diabética.

Conforme as Recomendações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Diabetes, um dos objetivos glicêmicos para uma criança de 10 anos com Diabetes Melito tipo 1 é uma glicemia pós-prandial de


A

70 a 145mg/dL.


B

80 a 162mg/dL.


C

90 a 180mg/dL.


D

100 a 150mg/dL.


E

120 a 180mg/dL.

A neuropatia autonômica no diabetes é uma complicação que geralmente se inicia como uma neuropatia sensorial, com formigamento e perda da sensibilidade das mãos e dos pés. Em alguns pacientes, a dor é o sintoma primário. Cerca de 30% dos pacientes diabéticos desenvolvem neuropatias autonômicas, que se manifestam por disfunções dos sistemas circulatório, digestório, urinário e genital (frequência cardíaca anormal, constipação, incontinência, impotência).


C

Certo


E

Errado

O distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia que resulta da produção, secreção ou utilização defeituosa da insulina é:


A

Doença de von Willebrand.


B

Doença Falciforme.


C

Diabetes Melito.


D

Encefalite.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado