Questões de Concurso sobre Vigilância alimentar e nutricional na Atenção Básica.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
198 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um paciente acamado, com tosse fraca e dificuldade para deglutir líquidos, inicia alimentação por via oral após liberação da dieta. Durante o cuidado, o Técnico de Enfermagem deve adotar conduta que reduza o risco de broncoaspiração, consistindo em:


A

Ofertar maior volume de líquido no início da refeição para facilitar a passagem do alimento.


B

Manter o paciente em decúbito lateral durante a dieta para reduzir esforço abdominal.


C

Administrar a dieta rapidamente enquanto o paciente estiver desperto e colaborativo.


D

Posicionar o paciente com cabeceira elevada e observar tosse, engasgos e alteração vocal.

A alimentação saudável constitui um dos principais pilares para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida. Com base nesse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:


(__)Uma alimentação saudável deve ser baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, com consumo moderado de alimentos processados e evitando os alimentos ultraprocessados.

(__)O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados está associado ao aumento do risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas não transmissíveis, impactando diretamente a qualidade de vida da população.

(__)A qualidade da alimentação depende do valor nutricional dos alimentos ingeridos, sendo o ambiente, a companhia e a regularidade das refeições fatores sem relevância para a promoção da saúde.


Assinale a alternativa com a sequência correta.


A

V, F, V.


B

F, F, F.


C

V, V, F.


D

V, V, V.

A alimentação adequada e saudável é um dos pilares da promoção da saúde e da prevenção de doenças na Atenção Básica. O Técnico de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família atua no apoio às ações educativas, no acompanhamento dos usuários e na orientação conforme protocolos institucionais e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Considerando as atribuições do Técnico de Enfermagem relacionadas aos fundamentos de nutrição, assinale a alternativa CORRETA.


A

Definir políticas alimentares locais, fiscalizar estabelecimentos e aplicar sanções administrativas.


B

Realizar avaliação nutricional completa, emitir diagnóstico nutricional e estabelecer condutas dietéticas.


C

Orientar os usuários quanto a hábitos alimentares saudáveis, apoiar ações educativas e comunicar à equipe situações observadas.


D

Prescrever dietas individualizadas, calcular necessidades nutricionais e definir planos alimentares terapêuticos.

O cuidado nutricional integra a assistência de enfermagem e envolve a avaliação do estado nutricional, o acompanhamento da ingestão alimentar e a prevenção de agravos relacionados à nutrição. O enfermeiro atua na identificação de riscos nutricionais, na orientação do paciente e no monitoramento das respostas às intervenções propostas pela equipe multiprofissional.


Com base no texto apresentado, analise as proposições a seguir:


I. A avaliação nutricional permite identificar riscos como desnutrição, sobrepeso e obesidade, subsidiando o planejamento do cuidado.

II. O enfermeiro participa do cuidado nutricional por meio da observação da aceitação alimentar e do monitoramento do estado clínico do paciente.

III. O cuidado nutricional é atribuição exclusiva do nutricionista, não cabendo ao enfermeiro qualquer atuação nessa área.

IV. A orientação nutricional contribui para a prevenção de complicações e para a recuperação da saúde do paciente.


Abaixo marque a alternativa correta de cima para baixo:


A

I, II, III e IV.


B

I, II e IV.


C

I e III.


D

II e III.

A criação de medidas regulatórias e fiscais para reduzir o consumo de ultraprocessados e promover o consumo de alimentos in natura não deve depender de subsídios técnico-científicos e políticos.


C

Certo


E

Errado

O enfermeiro, no âmbito da atenção básica, desempenha um papel essencial na promoção da saúde e prevenção de agravos. Um dos instrumentos utilizados para o monitoramento nutricional da população é o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).


Sobre as finalidades desse sistema, é correto afirmar que:


A

Fornece informações para o planejamento e a formulação de políticas públicas com base em dados sobre a nutrição da população atendida.


B

Analisa o impacto de programas de alimentação escolar na redução da mortalidade infantil associada à desnutrição.


C

Prioriza intervenções baseadas nos agravos e nos distúrbios de alimentação e nutrição de diagnósticos clínicos individuais.


D

Atua diretamente na coleta de dados relacionados a doenças transmissíveis de origem alimentar.

Em uma visita domiciliar junto a um enfermeiro, o técnico de enfermagem auxilia na avaliação do estado geral dos membros da família e percebe que a avaliação nutricional é um componente importante, pois todos parecem obesos. Considerando as formas ou métodos disponíveis para avaliar se há algum caso de obesidade, o que o técnico de enfermagem pode fazer para auxiliar nessa avaliação?


A

Classificar os últimos resultados com os valores de hemoglobina glicada dos membros.


B

Fazer interconsulta com um nutricionista, para que este faça a devida conclusão.


C

Calcular o índice de massa corporal, utilizando o peso (em kg) e a altura (em metros).


D

Observar características como abdome globoso e com tecido adiposo.


E

Fazer um recordatório alimentar de 24 horas e observar os formatos corporais.

Em visita domiciliar, o técnico de enfermagem observa idosa acamada, portadora de demência avançada, com risco elevado de broncoaspiração durante a alimentação. Considerando princípios de segurança do paciente e limites legais da categoria, qual conduta é apropriada?


A

Posicionar a paciente em decúbito dorsal durante a refeição, facilitando a deglutição pela força gravitacional direta sobre o trato digestório.


B

Estimular ingestão rápida de líquidos, reduzindo tempo de exposição e evitando aspiração por permanência prolongada de alimentos na boca.


C

Manter a paciente sentada ou semi ortostática, oferecer dieta conforme prescrição e registrar intercorrências observadas durante a alimentação.


D

Realizar prescrição de dieta enteral por sonda nasoenteral, fundamentando decisão no risco de broncoaspiração iminente e contínuo.


E

Administrar espessantes alimentares de forma autônoma, sem avaliação multiprofissional, visando prevenção imediata de episódios aspirativos.

A dieta líquida é indicada principalmente para pacientes:


A

Pós-operatório de cirurgias na boca.


B

Com febre alta.


C

Com alergia alimentar.


D

Com fratura exposta.


E

Com queimadura extensa.

No Brasil, a alimentação, assim como a saúde, é um direito constitucional previsto na lei que cria o Sistema Único de Saúde (SUS), Lei nº 8.080/1990. Essa lei estabelece o caráter determinante da alimentação e atribui ao Ministério da Saúde o papel de formular políticas de alimentação e nutrição. Nesse sentido, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, instituída em 1999, chega para dar concretude às ações de alimentação e nutrição no SUS.


(Ministério da Saúde.)


O Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI) obteve uma redução em sua prevalência, em decorrência da obrigatoriedade da iodação em todo o sal destinado ao consumo humano. O iodo no corpo humano é utilizado na síntese do hormônio:


A

Tireoidianos.


B

Testosterona.


C

Estrogênio.


D

Progesterona.

Dietas básicas e especiais são prescritas para atender às necessidades nutricionais específicas dos pacientes. Sobre a implementação dessas dietas, qual das seguintes alternativas é correta?


A

Dietas especiais, como a dieta livre de glúten, são indicadas para pacientes com condições como doença celíaca, e devem ser rigorosamente seguidas para evitar complicações e garantir a saúde do paciente.


B

As dietas básicas, como a dieta comum, devem ser utilizadas como uma abordagem universal para todos os pacientes, sem considerar suas condições específicas ou necessidades dietéticas individuais.


C

A adaptação de dietas especiais deve ser realizada apenas pelos pacientes, sem a necessidade de monitoramento ou acompanhamento contínuo pelos profissionais de saúde, desde que o paciente esteja ciente das restrições alimentares.


D

As dietas básicas podem incluir restrições específicas, como a redução de sódio, para pacientes com hipertensão, e devem ser ajustadas conforme as necessidades individuais e recomendações médicas.

Uma orientação importante a se dar em dietas de restrição de calorias é a de que minerais e vitaminas estão entre os nutrientes mais calóricos.


C

Certo


E

Errado

O peso é a medida mais comum utilizada na avaliação nutricional, sendo de fácil obtenção, baixo custo e boa sensibilidade. Sobre essa medida, analisar os itens.


I. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde disponibiliza a norma técnica para a coleta e a análise de dados antropométricos em serviços de saúde.

II. O peso habitual é utilizado como referência na avaliação de mudanças recentes de peso e nos casos em que há impossibilidade de pesar o paciente.

III. A perda de peso em baixa porcentagem é sempre considerada irrelevante do ponto de vista clínico, principalmente em idosos ou crianças.


Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas nos itens I e II.


B

Apenas nos itens I e III.


C

Apenas nos itens II e III.


D

Em todos os itens.

(RM - Obstetrícia) Observe a imagem sobre o estado nutricional de gestantes no Brasil, conforme dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 2022.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa CORRETA:


A

Mais da metade das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde em 2020, de todas as faixas etárias, está com excesso de peso.


B

Menos da metade das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde em 2020, de todas as faixas etárias, está com excesso de peso.


C

Mais da metade das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde em 2020, de todas as faixas etárias, está com obesidade.


D

Mais da metade das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde em 2020, de todas as faixas etárias, está com baixo peso.

Em um ambiente hospitalar, os profissionais de enfermagem desempenham um papel essencial no monitoramento e na orientação nutricional de pacientes com condições clínicas diversas. É importante que o enfermeiro compreenda as recomendações dietéticas específicas para cada condição de saúde, uma vez que a nutrição adequada pode acelerar a recuperação e prevenir complicações. A seguir, relacione os tipos de dietas (Coluna A) com as condições clínicas ou necessidades específicas dos pacientes (Coluna B).


Coluna A - Tipos de Dietas


1.Dieta hipossódica.

2.Dieta hipercalórica e hiperproteica.

3.Dieta com restrição de potássio.

4.Dieta pobre em fibras.

5.Dieta branda.


Coluna B - Condições Clínicas ou Necessidades Específicas


(__)Pacientes em tratamento de insuficiência renal crônica.

(__)Pacientes com hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca.

(__)Pacientes com úlceras por pressão ou desnutrição.

(__)Pacientes no pós-operatório de cirurgia gastrointestinal.

(__)Pacientes com doença diverticular em fase aguda.


A sequência correta é:


A

1 − 5 − 4 − 3 − 2.


B

5 − 1 − 3 − 2 − 4.


C

2 − 5 − 3 − 4 − 1.


D

3 − 1 − 2 − 5 − 4.


E

4 − 3 − 5 − 1 − 2.

Considerando que a alimentação balanceada e diversificada constitui uma importante medida para a promoção do envelhecimento saudável, o enfermeiro deve fornecer aos idosos, seus familiares e cuidadores, orientações práticas sobre como ter uma alimentação saudável, tais como


A

consumir, diariamente, 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos.


B

diminuir a quantidade de sal na comida, dando preferência ao uso do saleiro na mesa.


C

incluir nas refeições, diariamente, 3 porções do grupo dos cereais, como o arroz e o milho; tubérculos, como a batata; e raízes, como a mandioca.


D

consumir, no máximo, 2 porções por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.


E

beber pelo menos 6 a 8 copos de água ou sucos por dia, reservando pelo menos 1/3 do volume para a hora das refeições, para facilitar a deglutição dos alimentos sólidos.

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) está inserida no contexto da Vigilância Epidemiológica, considerada como o sistema de coleta, análise e disseminação de informações relevantes para a prevenção e o controle de problemas em saúde pública. Aferir as medidas antropométricas adequadamente é uma das funções do profissional técnico de enfermagem de família. Para aferir corretamente o comprimento de crianças menores de 2 anos de idade deve-se:


A

Posicionar as nádegas e as pontas dos pés da criança em pleno contato com a superfície que apoia o infantômetro.


B

Apoiar a cabeça da criança firmemente contra a parte fixa do equipamento, com o pescoço reto e o queixo afastado do peito.


C

Deitar a criança no centro do infantômetro, descalça ou não, com a cabeça livre para movimentação e livre de adereços.


D

Deixar os ombros totalmente em contato com a superfície de apoio do infantômetro e os braços estendidos acima da cabeça.

Os macronutrientes são três: Carboidratos, Proteínas e Vitaminas. Cada um deles exerce uma função específica no nosso corpo e representa as substâncias que precisamos em maior quantidade no organismo, estando presentes em maior quantidade nos alimentos.


C

Certo


E

Errado

As vitaminas são substâncias orgânicas presentes nos alimentos e são indispensáveis para o funcionamento normal do nosso organismo.


Assinale a alternativa que apresenta uma vitamina que é responsável pela síntese dos fatores de coagulação do sangue no fígado, produz a forma ativa da protrombina, se combina com o cálcio para ajudar a produzir o efeito coagulante e é necessária para manter a saúde dos ossos.


A

Vitamina D.


B

Vitamina C.


C

Vitamina A.


D

Vitamina K.

 
 
Gerar simulado