

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual é a tensão de Thévenin e a sua impedância nos terminais de ZL no circuito a seguir?
Vth=8Ve ZTh=5,22−j2,67 Ω
Vth=9,33 Ve ZTh=3,33−j4,8 Ω.
Vth=8 Ve ZTh=3,33 −j4,8 Ω.
Vth=9,33 Ve ZTh=5,22 −j2,67 Ω.
Vth=8 Ve ZTh=15+j5 Ω.
Na Figura abaixo, está representado o diagrama esquemático de um circuito empregando dois transformadores e uma fonte de tensão vS(t) = 120 sen(ωt), expressa em volts. Considerando-se os transformadores ideais, haverá uma corrente elétrica i2 (t) = A2 sen(ωt) no resistor R2 .

Qual será, em amperes, a amplitude A2 da corrente elétrica i2 (t)?
1,5
2,0
3,0
4,0
6,0
Uma forma bastante comum de controle do acendimento de um conjunto de diodos emissores de luz (LED) está ilustrada no circuito da Figura abaixo, onde o transistor bipolar de junção Q1 funciona como uma fonte de corrente, fazendo com que todos os LEDs conduzam a mesma corrente elétrica, independentemente do número N de dispositivos conectados em série. Entretanto, esse circuito possui uma limitação no número máximo de LEDs que podem ser conectados em série, de modo que o transistor continue a operar como uma fonte de corrente.

Nesse circuito, considere que todos os LEDs apresentam uma tensão de joelho igual a 1,8 V, quando em condução direta, e que o transistor Q1 apresenta um ganho de corrente β muito alto, uma tensão VBE = 0,7 V, quando em condução, e VCE(Sat) = 0,2 V, quando em saturação.
Dessa forma, quantos LEDs, no máximo, podem ser conectados em série no circuito acima e qual é a corrente elétrica no terminal de coletor de Q1 , expressa em miliamperes, respectivamente?
3 e 15
5 e 10
5 e 15
6 e 10
6 e 15
Ao aplicar o sinal de tensão senoidal v(t) = 150 sen(ω0t) sobre a impedância complexa, dada por Z(jω0) = 10 - j10, ambos operando na mesma frequência, a expressão do sinal da corrente elétrica resultante será
i(t) = 152 sen (ω0t+2π)
i(t) = 215 sen (ω0t+4π)
i(t) = 152 sen(ω0t+4π)
i(t) =215 sen (ω0t−4π)
i(t) = 15 sen (ω0t)
Três componentes elétricos foram agrupados em paralelo, formando o arranjo mostrado na Figura.

Sabe-se que R = 10 Ω, L = 1 mH e C = 0,8 mF.
Caso esse arranjo seja alimentado por uma fonte de tensão senoidal, com frequência de operação w = 1000 rad/s, qual deverá ser sua impedância, em ohms?
5 + 1j
4 + 2j
3 + 3j
2 + 4j
1 + 5j
No circuito RL ligado conforme mostrado abaixo, R = 3 Ω, Rbobina = 2 Ω e L = 65 mH.

Fonte: Banca Examinadora, 2023.
Com base nos dados e no circuito da figura acima, desprezando as perdas adicionais, a corrente circulante, a potência transformada em calor e a potência reativa exigida pelo circuito são
I = 5 A , P = 75 W, Q = 625 VAr.
I = 3 A , P = 45 W, Q = 220 Var.
I = 5 A , P = 125 W, Q = 612 VAr.
I = 4,2 A, P = 90 W, Q = 432 VAr.
Um circuito RLC é constituído por uma bobina com indutância de 100 mH ligada em série com um resistor de 10 Ω e com um capacitor de 2 μF. O circuito está operando na ressonância, alimentado por uma fonte de corrente alternada de 12 V com frequência igual ao sexto harmônico da frequência usada no sistema elétrico brasileiro. A corrente circulante e o fator de mérito Q do circuito são, respectivamente
0,053 A e 10.
0,12 A e 12.
0,6 A e 16.
1,2 A e 22,6.
Uma das vantagens do transistor MOS é a robustez quanto à eletricidade estática, se comparado ao bipolar de junção.
Certo
Errado
Em regime permanente, a corrente elétrica que não muda de polaridade, e possui um único valor ao longo do tempo, é denominada corrente contínua.
Certo
Errado
A tensão no elemento de 20 Ω é de 50 V.
Certo
Errado
Considere um circuito elétrico composto por uma fonte de tensão de valor U e oito resistores em paralelo colocados da esquerda para a direita, em que seus valores se alternam em 2R e R, começando por 2R.
A corrente elétrica fornecida pela fonte é de
3 U/R.
4 U/R.
6 U/R.
12 U/R.

Na figura acima, é possível observar o esquema de um circuito elétrico de tensão contínua. Considerando essa informação e a figura, assinale a alternativa que apresenta o valor da corrente elétrica que atravessa o resistor desse circuito.
40 A
10 A
4 A
0,2 A
0,1 A
Na Tabela abaixo, são listados os valores e as incertezas padrão das variáveis a, b e c.
Variável | Valor | Incerteza padrão |
a | 3,75 | 0,1 |
b | 5,05 | 0,2 |
c | 2,47 | 0,2 |
Qual a incerteza padrão combinada para o resultado da expressão f = (a-b+c)?
0,10
0,15
0,20
0,25
0,30
O circuito de polarização do transistor Q1 é composto de dois resistores 𝑅1 = 100 𝑘Ω e 𝑅2 = 1,5 𝑘Ω.
O transistor bipolar de junção npn Q1 possui ganho de corrente de emissor comum 𝛽 = 100 e 𝑉𝐵𝐸 = +0,7 𝑉.

Sabendo-se que 𝑉1 = +4𝑉 e 𝑉2 = +12𝑉, a tensão 𝑉𝐶𝐸 é aproximadamente igual a
0,7 𝑉.
4,7 𝑉.
7,1 𝑉.
7,3 𝑉.
11,3 𝑉.
Os circuitos de polarização de Transistores Bipolares de Junção têm por objetivo ajustar um ponto de operação desse dispositivo. Os resistores associados à Figura a seguir têm os seguintes valores: R1 = 800 Ω, R2 = 230 kΩ e R3 = 200 Ω. O valor do ganho de corrente do TBJ é βcc = 100, e o valor da tensão de alimentação é Vcc = 20,7 V.

Considerando-se que todos os componentes sejam ideais, e que o valor das correntes de emissor e coletor sejam aproximadamente iguais, a classificação desse circuito de polarização e o seu ponto de operação, são, respectivamente:
polarização com realimentação do coletor; (Ic=8 mA, VCE=12,7 V)
polarização com realimentação do emissor; (Ic=8 mA, VCE=12,7 V)
polarização com realimentação do coletor; (Ic=15 mA, VCE=5,7 V)
polarização por divisor de tensão; (Ic=10,4 mA, VCE=10,3 V)
polarização com realimentação do emissor; (Ic=15 mA, VCE=5,7 V)
Um circuito é composto por uma fonte de tensão de 10V e dois resistores em série de valores de 2Ω e 4Ω.
Mantendo-se o resistor de 2Ω, a fonte e o resistor de 4Ω podem ser substituídos por uma fonte de corrente de
2,5A em paralelo com um resistor de 4Ω.
5,0A em paralelo com um resistor de 2Ω.
2,5A em paralelo com um resistor de 2Ω.
5,0A em paralelo com um resistor de 4Ω.
O circuito RC na Figura é alimentado por uma fonte de tensão senoidal, em volts, cujo sinal vi (t) 7 sen(ωt). A frequência de operação é ajustada em ω 5000 rad/s.

Nessas condições, em regime permanente, o valor aproximado, em volts, da amplitude de pico do sinal de tensão de saída Vo é de
5,0
4,2
3,5
2,8
2,1
O circuito CC puramente resistivo, mostrado na Figura a seguir, tem seus componentes considerados ideais, e seus valores expostos na Figura.

Sabendo-se que a carga resistiva RL é alimentada pela corrente IL = 1A, o valor da resistência de carga RL , em ohms, deverá ser igual a
5
10
15
25
30
Considere a tensão da fonte em regime permanente V(t)=250 cos(2000t)mV para o circuito mostrado abaixo. Qual o valor da impedância entre os pontos a e b, denotados na mesma figura?

200 – j200 Ω.
400 + j400 Ω.
400∠0° Ω.
200 + j200 Ω.
200∠45° Ω.
Considere o circuito elétrico abaixo.

Sendo U1=6V, U2= 1V, R1= 2Ω, R2=1Ω, qual deve ser o valor do resistor R3 para que a corrente i3 seja igual a 1340 A?
0,2 Ω
0,4 Ω
0,6 Ω
0,8 Ω
1,0 Ω