

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere um circuito elétrico de baixa tensão de seção dos condutores de 2,5 mm2 , saindo do quadro de referência com o padrão de tensão de 220/127 volts. A corrente de atuação do disjuntor de proteção desse circuito é de 500 A.
Para proteção contra contatos indiretos, esse circuito deve ter o comprimento máximo de aproximadamente:
Dado: Resistividade do fio = 0,0225 Ω.mm2/
8,22 metros;
14,11 metros;
16,33 metros;
18,11 metros;
20,22 metros.
Um sistema de fornecimento de energia em baixa tensão em 60,0 Hz, bifásico, possui tensão nominal de 115/230 V, e é fornecido com três condutores: dois condutores de fase F1 e F2 e um condutor de neutro. Esses cabos partem de um transformador de distribuição 13,8:0,23 kV. Sobre esse sistema pode-se afirmar que F1 e F2 possuem tensões
fase-neutro de 115,0 V e estão em contrafase, defasadas em 180°. O transformador de distribuição é do tipo delta-aberto.
fase-neutro de 115,0 V e estão defasadas de 120°. O transformador de distribuição é do tipo delta-estrela isolada.
fase-fase de 230,0 V e estão defasadas de 120°. O transformador de distribuição é do tipo estrela aterrada-estrela isolada.
fase-neutro de 115,0 V e não apresentam qualquer defasagem entre si. O transformador de distribuição é do tipo delta-delta.
fase-neutro de 230,0 V e estão defasadas de 90°. O transformador de distribuição é do tipo estrela aterrada, estrela aterrada.
Segundo a norma vigente (NBR 5410) a seção mínima do condutor neutro, num sistema elétrico de distribuição secundária (BT), tem por finalidade o equilíbrio e a proteção desse sistema elétrico. Analise as afirmativas abaixo, e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O condutor neutro pode ser comum a mais de um circuito, somente em casos de circuitos de baixa tensão.
( ) O condutor neutro de um circuito monofásico deve ter a mesma seção do condutor de fase.
( ) Em circuitos trifásicos com condutores de fase superior a 25mm², e, com presença de condutor neutro, a seção do condutor neutro não pode ter sua seção inferior ao do fase em nenhuma hipótese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V – V – F
F – V – V
F – V – F
V – V – V
De acordo com a NBR 5410, em salas e dormitórios, os pontos de tomada devem ser espaçados tão uniformemente quanto possível e devem ser previstos pelo menos
um ponto com tomada dupla para cada 3 m, desprezando a fração de perímetro.
três pontos com tomadas duplas, independente do perímetro.
dois pontos de tomada para cada 2 m, ou fração de perímetro.
um ponto de tomada para cada 10 m, desprezando a fração de perímetro.
um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro.
Segundo a NBR 5410, para instalações alimentadas diretamente pela rede de distribuição pública em baixa tensão, deve ser consultada a empresa distribuidora local para partida direta de motores com potência acima de
1,4 kW.
3,7 kW.
2,9 kW.
1,8 kW.
2,5 kW.
Segundo a NBR 5410, a seção nominal mínima dos condutores de alumínio em Instalações de estabelecimentos comerciais deve ser
≥ 50 mm2
> 50 mm2
≥ 16 mm2
> 16 mm2
≥ 25 mm2
Deve‐se prever circuito de reserva nos Quadros de Distribuição, de forma a satisfazer determinados critérios determinados pela NBR 5410. Quadros de distribuição contendo de 7 a 12 circuitos, devem ter espaço reserva para no mínimo:
Dois circuitos de reserva.
Três circuitos de reserva.
Quatro circuitos de reserva.
Cinco circuitos de reserva.
Nas instalações elétricas, por vezes, é inevitável as emendas e conexões de condutores. Considerando o que diz a NBR 5410, analise as afirmativas a respeito das conexões e emedas de condutores e assinale a alternativa CORRETA.
I. As conexões de condutores entre si e com outros componentes da instalação devem garantir continuidade elétrica durável, adequada suportabilidade mecânica e adequada proteção mecânica.
II. É permitida e aconselhável a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores utilizados em instalações prediais, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos.
III. Em condutores de alumínio, somente são admitidas emendas por meio de conectores por compressão ou solda adequada.
IV. As conexões prensadas devem ser realizadas por meio de ferramentas adequadas ao tipo e ao tamanho do conector utilizado, de acordo com as recomendações do fabricante do conector.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. Fios e cabos elétricos devem ser avaliados quanto a garantir condições satisfatórias de operação e isolação, portanto devem ser submetidos aos efeitos térmicos produzidos pela circulação da corrente elétrica. Os valores de temperatura máxima para serviço contínuo com condutores com isolação em XLPE - Polietileno Reticulado é de aproximadamente ______.
90°C
130°C
250°C
60°C
40°C
Ainda a respeito das recomendações da ABNT NBR 5410 sobre a utilização de eletrodutos, quando se tem a utilização de três condutores em um eletroduto o limite da taxa de ocupação do eletroduto não deve ser superior a:
53%.
25%.
31%.
40%.
De acordo com a ABNT NBR 5410 condutores utilizados nas linhas elétricas devem ser de cobre ou alumínio, sendo que, no caso do emprego de condutores de alumínio, devem ser atendidas as prescrições específicas. Trata-se de condição específica para a utilização de condutor de alumínios:
Seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 16 mm2 em estabelecimentos comerciais.
Seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 50 mm2 em estabelecimentos comerciais.
Seção nominal igual ou superior a 2,5 mm2 em estabelecimentos industriais.
A instalação seja alimentada diretamente por subestação de transformação ou transformador para o caso de estabelecimentos comerciais.
Analise a Figura 3 abaixo e assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura dos condutores, de acordo com a NBR 5410.

Figura 3
I – Fase; II – Fase; III – Neutro; IV – Terra.
I – Neutro; II – Fase; III – Fase; IV – Terra.
I – Fase; II – Fase; III – Retorno; IV – Neutro.
I – Terra; II – Neutro; III – Fase; IV – Retorno.
I – Fase; II – Terra; III –Fase; IV – Neutro.
O cômodo apresentado, pelas características da instalação, dispensa o uso de dispositivo diferencial-residual como medida adicional de proteção.
Certo
Errado
Um circuito terminal que alimente tomadas de uso geral deve ter condutores com seção transversal mínima de 2,5 mm2, se eles forem de cobre.
Certo
Errado
Um dos condutores que compõem um circuito elétrico residencial. Ele é responsável pela condução da energia elétrica onde existe a tensão da rede (127V ou 220V). É ligado diretamente ao disjuntor do quadro de distribuição elétrica, que é responsável por interromper a energia em caso de curto-circuito ou sobrecarga. Para esse condutor elétrico a escolha de cores é livre desde que não sejam usadas as mesmas que são especificadas para os demais condutores. A definição refere-se corretamente ao fio:
Neutro
Fase
Terra
Retorno
SERVIÇO DE SEGURANÇA é definido como: serviços essenciais numa edificação para segurança de pessoas, para evitar danos ao ambiente ou aos bens. De acordo com o está descrito na NBR 5410, podemos marcar como INCORRETO:
Iluminação de segurança
Instalação de quadro de distribuição secundário
Sistemas de alarme, como os de incêndio, fumaça, CO e intrusão
Sistemas de exaustão de fumaça
Elevadores para brigada de incêndio e bombeiros
O método de instalação dos condutores impacta diretamente na capacidade de condução de corrente.
Certo
Errado
A planta baixa a seguir mostra uma instalação elétrica com quatro circuitos: 1 – iluminação, 2 – tomadas de uso geral (127 V), 3 – ar-condicionado e, 4 – chuveiro.

a instalação, observa-se que
o ar-condicionado está instalado na parte baixa da parede C.
o chuveiro está ligado em 127 V.
a lâmpada “a” está ligada com interruptores paralelos (three-way).
a tomada de meia altura (1,3 m) da parede C é de 220 V.
a lâmpada “a” está ligada com interruptor intermediário (four-way).
Um dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) que o profissional da área de elétrica deve utilizar são as luvas isolantes. A fabricação dessas luvas é regida pela NBR-10622, que estipula as condições de proteção a fim de garantir a segurança dos eletricistas. Estas luvas são divididas por classe (00, 0, 1, 2, 3 e 4). Para a segurança do eletricista que trabalha com baixa tensão, a luva de classe 00 atende. A luva classe 00 permite uma tensão máxima de uso em valor eficaz de
220V.
380V.
440V.
500V.
A NBR 5410 limita a queda de tensão na partida de motores a 10% da sua tensão nominal no ponto de instalação do dispositivo de partida. Contudo, exceções são permitidas em situações de cargas de alto conjugado resistente, desde que a tensão mínima das bobinas da chave de partida seja menor que a tensão resultante durante a partida do motor.
A respeito dos limites da tensão percentual, interprete as seguintes afirmações sobre suas consequências no sistema:
I- Tensão de 85 % da Vnm: tensão abaixo da qual os contatores da classe 600 V não operam.
II - Tensão de 85 % da Vnm: tensão em que os motores de indução e síncronos deixam de operar, quando funcionando a 115 % da sua potência nominal.
III - Tensão de 71 % da Vnm: tensão em que os motores de indução deixam de operar, quando em funcionamento a plena carga.
IV - Tensão de 71 % da Vnm: tensão em que motores síncronos deixam de operar.
É incorreto o que se afirma em:
I e III apenas
Il e IV apenas
III e IV apenas
IV apenas
I e II apenas